quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O GOVERNO VAI DEIXAR O POVO SEM ÁGUA- PLANEJA PRIVATIZAR



Resultado de imagem para CACHOEIRAS
Resultado de imagem para CACHOEIRAS


Guerra da água

O processo de privatização da água, conforme Scheibe, ocorre pela obtenção de concessão de fontes por meio de parcerias com prefeituras – como acontece em cidades do circuito das águas em Minas Gerais, por exemplo –, pelo engarrafamento e venda, participação e controle em empresas de saneamento e até mesmo pela disputa por uma fatia maior do acesso à água.

No sul mineiro, a população e entidades ambientalistas enfrentam o assédio da indústria por meio de parcerias firmadas com o governo estadual, de Fernando Pimentel (PT). O temor é que a entrega das fontes de água mineral à iniciativa privada em cidades como Cambuquira e Caxambu repitam o desastre de São Lourenço, onde a parceria de 25 anos com empresas – atualmente a Nestlé – secou uma das fontes. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público.

A “guerra da água” é travada também no Ceará, onde populações indígenas e tradicionais do município de Caucaia, vizinho da capital Fortaleza, seguem firmes na defesa da soberania hídrica e da preservação ambiental. Um projeto do governador Camilo Santana (PT), para abastecer Umarituba e Catuana, em Caucaia, o centro de São Gonçalo e indústrias do Complexo do Pecém é questionado por essas populações, inclusive na Justiça, já que as indústrias receberão a maior parte da água, em vez de priorizar o consumo humano.

Em São Paulo, estado que enfrentou grave crise hídrica em 2014 e 2015 por má gestão dos recursos hídricos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) quer retirar água do rio Itapanhaú, de Bertioga, litoral norte, para reforçar o sistema Alto Tietê, que abastece grande parte da região metropolitana, onde estão localizadas grandes indústrias. O projeto, alvo de ação civil pública no Ministério Público Estadual, é criticado pelos impactos à fauna, flora e à própria vazão do rio que estão sendo desconsiderados nos estudos de impacto ambiental.

Um dos principais problemas, segundo Luiz Fernando Scheibe, é o engarrafamento da água – uma das faces da privatização –, em garrafas plásticas, derivadas de petróleo, mais conhecidas como “pet“. “Embora reciclável, a maior parte desses recipientes não é reciclada. Junta-se ao meio ambiente, onde levará séculos para se decompor, e grande parte vai para os oceanos, onde agride a fauna aquática. Além disso, quem pode comprar água engarrafada deixa de exigir qualidade na água que chega pelas torneiras. Com isso, a água pública perderá qualidade, como aconteceu com o ensino público“.

Para o especialista, a privatização da água está alinhada ao projeto que inclui a privatização da educação – por meio do enfraquecimento do sistema público de ensino básico e superior e a entrada do setor privado, inclusive com elaboração de conteúdos e métodos “didáticos” a serem repassados aos alunos –; da energia elétrica, por meio da entrega da Eletrobras, da Petrobras e do pré-sal. “Toda a cadeia do petróleo e as reservas estão sendo entregues a valores que não chegam a 1% do que a Petrobras investiu em pesquisa para descobrir o pré-sal“, destacou.

"Planeta Água" "Guilherme Arantes" - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=1BYIw3wq1b8
11 de jan de 2012 - Vídeo enviado por Ademar Costa
BONS AMIGOS Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se ...

Planeta Água - Guilherme Arantes - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=oPwnAq2xMUg
14 de out de 2008 - Vídeo enviado por vilmaquinteiro
Música: Planeta Água Intérprete: Guilherme Arantes O video foi realizado pela profª Delzi para o trabalho ...

1986- Guilherme Arantes - PLANETA ÁGUA - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=YKoFaeXgEUM
26 de mai de 2012 - Vídeo enviado por Planeta Guilherme Arantes Fã Clube
Apresentação no PROJETO SP no show de lançamento do LP " CALOR" , em 07/09/1986.
5 de jun de 2012 - Vídeo enviado por Sesc em São Paulo
Em seu novo show, Guilherme Arantes traz de volta a sonoridade do pop-rock que ajudou a inventar ...

PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=I6iCLPjdN1U
21 de abr de 2011 - Vídeo enviado por TheRosa9611
Natureza Viva 5_ Águas ...depois do AR que respiramos, a Água é o elemento mais importante da Vida ...

Nenhum comentário: