quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

A TRISTE PARTIDA Do poeta Patativa do Assaré, o Cearense do Século Na voz do Imortal Luiz Lua Gonzaga , O Pernambucano do Século




                                                                     
A  História
 da  
A TRISTE PARTIDA
Resultado de imagem para a triste partida
Imagem relacionada


A TRISTE PARTIDA
Do poeta Patativa do Assaré, o Cearense do Século
Na voz do Imortal Luiz Lua Gonzaga , O Pernambucano do Século

LUIZ GONZAGA O MAIOR ARTISTA BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS. 

A  História
 da  
A TRISTE PARTIDA

1960 a 1964 e a Ditadura Militar.
Nesta época passava o Brasil por um entrave político do maior quilate, saia da Presidência da Republica o Juscelino Kubitschek  em janeiro de 1961, assumia o Jânio Quadros em janeiro, renunciando no mesmo ano , em agosto de 1961, assumia o Presidente da Câmara , o Dep. Ranieri Mazzilli interinamente por 14 dias , uma vez que o vice João Goulart se encontrava na China, ao chegar assumiu de 1961 até abril de 1964 , Jango foi deposto pelo golpe militar articulado pelo alto comando,  voltou o Ranieri do dia 02 de abril de 1964  até o dia 15 de abril, por 13 dias,  quando em definitivo assumiu o General  cearense   Humberto Castelo Branco até março de 1967, o país fervia com o desmando e com o inicio de uma ditadura militar, foi um período dificil , duro e que trouxe muitas feridas que jamais serão cicatrizadas.

No sertão do Ceará, terra de grandes poetas, se ouvia uma música muito penosa,  cantada por duplas de violeiros, cantadores, repentistas nas feiras das cidades do sertão cearesne , uma verdadeira ladainha de sofrimento, mostrando o desrespeito com o povo, a fome, o êxodo rural e a procura pelo dicumê nas terras do Sul, principalmente São Paulo e Paraná. 

Era eu menino, nas terras do Padre Cicero,  quando muitos parentes,romeiros  e trabalhadores da minha serra do Araripe iam para Juazeiro do Norte e de lá para o Sul do país ESCAPAR DA FOME FEROZ.

O Patativa do Assaré , um agricultor auto didata, num dia de muito trabalho e suor,  debaixo do sol causticante da Serra de Santana,   documentou na sua mente o que realmente acontecia na época e colocou o nome de  A TRISTE PARTIDA com os seus MEU DEUS , MEU DEUS, os seus  AI, AI, AI, AI ,  os meses do ano,  Setembro, outubro , novembro e dezembro..., o sol,  a peste, a fome, o natá, seu berço, seu lá, os gemidos, as águas dos óios,  a cigarra,  o carro, o patrão, a boneca, a menina, a seca, o mês de março, as pedras de sal, a barra, o escravo, o sul, as caras estranhas, o norte, a ausência de cidadania, o desprezo, a lama, o paú,  o choro, o milagre, a saudade, o cachorro, meu gato, meu mimi, meu pé de fulô,  a poeira , o meu Ceará, São José, o burro, o cavalo, o galo, a poeira, a saudade, a morte,  Sum Palo, o feliz fazendeiro , a vida e o êxodo, O BRASIL. 

O Rei do Baião Luiz Gonzaga numa de suas viagens pelo Sertão ouviu, gostou e perguntou quem era o autor, os violeiros disseram , é de um agricultor de Assaré, um rapaz muito simples que vive da lavoura, o Antonio Gonçalves, o Patativa do Assaré. O Rei Luiz ,já famoso,  tomou o endereço e foi até Assaré, uma pequena cidade na micro região Sul do Ceará, chegando lá se identificou, o Patativa se emocionou e disse: 


___Luiz Gonzaga,  o Rei do Baião,  na minha casa? O que se assucede?

Luiz Disse
__Sim senhor , o Rei do Baião, Luiz Gonzaga na sua casa.

Patativa revidou
__E o que quer o senhor, este monstro importante,  na minha casa?

Luiz disse
__Venho pedir permissão para gravar esta sua música e botar o meu nome como o autor.

O Patativa deu um pulo da moléstia e irritado falou
__Como é  mesmo seu Luiz? gravar e dizer que a poesia é sua?  qualquê, qualquê seu Luiz, qualquer coisa, isso  jamais , a poesia seu Luiz  é como  um filho, só possui um pai e o pai sou eu,  não vai gravar.

Seu Luiz rebate  
__Homem,  esta música eu tenho que gravar,  é a musica mais bonita que já vi na minha  vida e eu tenho que gravar

Patativa do Assaré completa
__Só grava se for assim e se colocar o meu nome, tem mais, eu não quero nenhum tostão do senhor, sei que vai fazer sucesso.

Este foi o histórico diálogo.

Depois de muitos acertos , gargalhadas e   selado as pazes, o Luiz disse ao  Patativa que a música era muito bonita , porém não poderia gravar seca e sacudida, ao pé da letra, era muita ofensa ao sul,  tinha que modificar algumas coisas, foi quando o Patativa se irritou ainda mais, fechou a cara e ficou turrão, o Luiz tomou uma cachaça, um café com o roceiro,  sentou-se no pátio, fez uma pequena modificação e assim se justificou ao mestre Patativa diplomaticamente , o rei não era rei à toa, o Luiz Gonzaga era um visionário, nasceu para ser o que foi e continuará sendo   a maior expresssão da musica brasileira.
 LUIZ GONZAGA ,  UM IMORTAL. 

__Patativa me diga uma coisa , quando você fala na estrofe 10  no ultimo verso  rimado , só se aplica ao seu Ceará ou se aplica a todos os nordestinos que vão escapar em São Paulo?  Se aplica ao Pernambucano, ao Baiano, ao Paraibano, ao Potiguar, ao homem do Piauí , do Maranhão e de outros recantos secos do Brasil?: ou é só para o Ceará? Só para o sofredor cearense?

O Patativa reforça que pode ser para qualquer  nordestino que deixa a sua terra, pode ser usado para todos os  que saem de sua terra natal e vão escapar no Sul.  

Então Luiz , com a sua educação e sabedoria diz ao poeta.
__Então Poeta, em vez de gravar como o mestre criou, eu vou fazer a seguinte modificação , veja se o mestre concorda.

O rei modificou o ultimo verso da décima estrofe que dizia:
............................
Aquele nortista
Partido de pena
De longe acena
Adeus meu  CEARÁ
e mudou para

.............................. 
Aquele nortista
Partido de pena
De longe acena
ADEUS MEU lugar.

Antes do Patativa fumar o segundo cigarro o Luiz disse 
__Tem mais, nos últimos versos da   ultima estrofe , o poeta diz que o nortista vai ser escravo no sul e vai sofrer, o poeta não acha que ele sofre mais aqui do que  lá, pelo menos lá Patativa ,  ele come, ele trabalha, ele terá um fio de esperança, enquanto aqui ele sofre, não come e morrerá no abandono, então ele sofre cá e sofre lá,  mais cá do que lá, então eu queria fazer esta simples modificação  , assim o poeta fala :

......................................
"  Faz pena o nortista
Tão forte e  tão bravo
Viver como escravo
Nas Terras do Sul.
Eu queria fazer esta pequena modificação, porque se não fizer, eu , você e o retirante , nós todos juntos   estaremos fazendo uma injustiça com o Sul e sendo muito ingrato, a gratidão é uma das virtudes do homem, principalmente  com os  Estado de São Paulo e do Paraná  que nos acolhem muito bem, acredito que não receberão bem a música e será um fiasco.


O Luiz , o Rei do Baião, apresentou a seguinte modificação, acrescentou  a palavra " NO NORTE E NO SUL" 

Faz pena o nortista
Tão forte E  tão bravo
Viver como escravo
(NAS TERRAS DO SUL)
No norte e no sul

No fim do encontro, choro e abraço,  o Patativa disse ao Rei.
__Seu Luiz , pode colocar o seu nome, estas modificações deram vida e alma ao poema e a música, era isso que eu queria falar.


A Triste Partida foi imortalizada pelo Rei e muitos outros ícones, considerada pelo próprio Luiz  a sua mais importante música sem se esquecer da ASA BRANCA.

Durante muitos anos chovia de direitos autorais alguns trocados na conta do Antonio Gonçalves, o meu mestre Patativa do Assaré, que pessoalmente me disse , que  foi o Raimundo Fagner quem mais lhe enviou recursos para a sua subsistência financeira .


            E assim falou 
"o Fagner é um grande homem"
Patativa do Assaré.


Iderval Reginaldo Tenório

Livros do Patativa da Editorta Vozes- 
1- Cante Lá que eu canto cá. 
2-Espinho e Fulô
e outros 
PESQUISEM - PATATIVA DO ASSARÉ.


A TRISTE PARTIDA - PATATIVA DO ASSARÉ - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=r-8rsqTJi-0
25 de jun de 2009 - Vídeo enviado por senhorincrivel
Um retrato da alma nordestina. Música de Luiz Gonzaga e Poema de Patativa do Assaré.

Luiz Gonzaga -- A Triste Partida - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Yu0bvuK8s_k
13 de dez de 2012 - Vídeo enviado por Ellis Stoffel
2012 - 100 anos O Rei do Baião, cantou a vida e o sofrimento do Nordestino, ficando imortalizado na ...

A Triste Partida - Luiz Gonzaga - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=DS6fRsfnzIw
18 de dez de 2014 - Vídeo enviado por wally ricardo
Musica encenada pelos alunos do EJAI da Escola municipal Letícia de Campos Goés.

A TRISTE PARTIDA- PATATIVA DO ASSARÉ (LUIZ GONZAGA ...

https://www.youtube.com/watch?v=Y-wyivZPShU
29 de set de 2013 - Vídeo enviado por Mariane Frota
Vídeo editado e incluído legenda para fins de trabalhado acadêmico. LINK DO VÍDEO ORIGINAL: ..

Um comentário:

Paulo Roberto disse...

Parabéns, amigo Iderval pelo seu blog.