terça-feira, 26 de janeiro de 2016

MORRE GRANDE PROFESSOR DA ESCOLA DE MEDICINA DA UFBA- PROFESSOR HELIO RAMOS



   
Foto de Estacio Ferreira Ramos.




HELIO RAMOS ☆ 10-07-1927 + 26-01-2016

A BAHIA DE LUTO 


Hoje o mundo perdeu o meu pai; o pai de nós sete filhos, avó de dezoito, bisavô de vinte e três crianças maravilhosas.

 Quase setenta anos ao lado de Maria Lúcia, com quem festejou recentemente 64 anos de matrimônio; nossa especialíssima mãe, avó e bisavó; eles construíram carreiras profissionais de grande sucesso e realizações, enquanto médicos e professores de medicina.

 Por quase meio século formaram gerações sucessivas de médicos em duas escolas médicas e do trabalho deles resultou o Instituto de Hematologia da Bahia, que dentre muitas outras conquistas trouxe para o país as primeiras bolsas plásticas para coleta de sangue humano, as primeiras ampolas de hidrocortisona e de heparina, os primeiros ensaios laboratoriais isotópicos.

 Em nosso meio, participou diretamente dos primeiros transplantes de medula, coração e rins. No Instituto ~ que em cinquenta e oito anos anos atingiu a impressionante marca de meio milhão de transfusões de sangue (quantas vidas eles terão salvo?...) ~ fez as primeiras exsanguineo-transfusões e transfusões intra-uterinas; e montou o primeiro laboratório de produção de interferon, e depois a primeira unidade de histocompatibilidade na America Latina. 

Helio Ramos foi sócio fundador da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, do Conselho Nacional de Energia Nuclear, do Colégio Brasileiro de Hematologia, da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia; que inclusive presidiu por uma profícua gestão. Foi membro do Conselho Nacional de Saude e do CnPq.

Discípulo de Carlos Lacaz e Jean Dausset, especializou-se no Centre National de Transfusion Sanguine, em Paris. Professor Catedrático mais jovem do país em todos os tempos, aos 29 anos foi nomeado pelo então Presidente da República Juscelino Kubitscheck.

Tendo nossa mãe por companheira profissional e pessoal, ele desfrutou, ao lado de todos nós, de uma vida maravilhosa. Sempre com ela, e muitas vezes com vários de nós ~ filhos e netos ~ viajou por todo o mundo, participando de incontáveis congressos nacionais e internacionais. Ambos são detentores da Ordem do Mérito Médico do Conselho Federal de Medicina.

Erudito da medicina, como ela, e trabalhador incansável, trabalhou até recentemente, com e como ela, que até hoje exerce a profissão.

Ele agora descansa em paz. Adeus meu pai. Dia desses nos encontramos por aí.

Estacio Ferreira Ramos
Médico e filho do Dr Helio..

Eu,  Iderval Reginaldo Tenório tenho muito a agradecer a este mestre, que diante de sua sabedoria e humildade soube passar para nós médicos da Bahia os seus conhecimentos. Dr Helio e Dra Lucia juntos fizeram escola e jamais serão esquecidos, com o chamado do Criador o professor vai em paz em busca de uma nova dimensão, ficarão a Dra Lucia   e os seus descendentes a distribuir os mais sinceros e sublimes conhecimentos  para todos nós.  Professor siga o seu caminho, tenha certeza que a sua passagem neste nosso planeta foi válido e produtivo, o senhor será lembrado como "UM DOS HOMENS QUE FEZ MUITA COISA BOA DURANTE A VIDA, NESTE PLANETA NÃO PASSOU EM BRANCO, FOI MUITO ÚTIL " A Bahia e o Brasil agradecem pelo o seu legado.  
Iderval Reginaldo Tenório
 Id

Nenhum comentário: