terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ESTES PEQUENOS TEXTOS FAZEM PARTE DE MINHA CAMINHADA PELA BAHIA





Adicionar legen




ESTES PEQUENOS TEXTOS FAZEM PARTE DE MINHA CAMINHADA PELA BAHIA 


BATE PAPO ENTRE AMIGOS


LAIBOS


Estavam os filhos , a mãe e alguns convidados num tremendo bate papo, quando a matriarca aos 98 anos de idade para mostrar o bom exemplo para as netas falou:

____Olhem, eu nunca coloquei batom nos meus beiços.

O filho mais velho, semi-analfabeto e tirado a intelectual , num tom esclarecedor disse para a matriarca todo cheio de razão:

___Mãe, num é beiço não mãe, quem tem beiço é os animá, os cavalo e os boi, nós humano tem é láibos.





A SESSÃO


O meu irmão mais velho era presidente da câmara de Vereadores. Na semana da Pátria ao abrir a sessão,  assim falou.

___Dou por abrida a sessão.

O seu secretário,  de imediato,  falou baixinho no seu ouvido.

__Presidente,  num é abrida não Presidente, é aberta.

O Presidente sem titubear,  fala em voz alta:

___Ou aberta ou abrida , a palavra ta dizida.



A PALAVRA

Quando o meu irmão era um simples vereador recém eleito,  pouco falava no plenário.
A sala onde funcionava a câmara não era climatizada e as janelas ficavam abertas nas noites de sessão.

Depois de aberta a sessão,  o presidente falou:

____Está facultada a palavra .

O meu irmão se levantou e de imediato o presidente falou:

___E o novo vereador Clemente Silva levanta para falar



Na bucha , o vereador Clemente retrucou comprimindo os ombros no surrado jaleco de veludo marrom..


___Num quero falar não seu Presidente,  eu me alevantei foi para fechar a ginlena, pois tá fazendo um frie da gota adonde eu tô. 




O FEIO



Outro dia atendi uma senhora com mais de oitenta anos de idade no meu consultório, após muitas gargalhadas, boa anamnese, bom exame físico e excelente bate pato , ela olha para a filha que lhe fazia companhia e falou:

___É minha fia, o coitadinho é feio mesmo,  mas é agradáaaaave. 

Caímos em mais gargalhadas.

E ao comentar com a paciente que logo em seguida entrou para uma nova  consulta,  a mesma retrucou.

___É doutor,  para o senhor vê:
velho e criança não mentem, só falam a verdade.



O BEBEDOR

Geralmente eu fecho o consultório às 19:30 horas, o ultimo paciente eu marco para às 18:30 horas.

Seu Geremias foi o ultimo deste dia.

____Boa noite seu Geremias.

Iniciei a consulta e la´para as tantas perguntei.

__O sr Fuma?

___Não doutor.

____O sr usa remédio para diabetes ou pressão alta?

___Nao doutor.

___Seu Geremias e o sr bebe?

___Bebo sim senhor, mas hoje num dá, num falei cá mué e já é muito tarde. dispois nois maica pra tumar umas.




O PSIU
No consultório gosto de conversar com os amigos pacientes,  principalmente quando idoso, outro dia conversando sobre namorada e casamento falei para uma velha paciente.

___É dona Gertrudes, já estou com 60 anos e não arranjei ainda uma noiva, esses meninos de hoje arranjam cinco ou seis num piscar de olhos, olhe que eu dou é psiu e já acabei com quase 05 buzinas e nada.

Dona Gertrudes,  com a sua experiência de 80 anos retrucou:

___É doutor, o probrema do sinhô é o PSIU , o probrema é a buzinada, pois mulher séra num escuita buzina e nem gosta de psiu, basta ispiá e pronto, logo o sinhô que é todo lutrido e simpático.


DONA MARIA

No Hospital Roberto , Salvador Bahia, quando Médico Residente de Cirurgia Geral descíamos para o almoço-

Uma grande fila tangenciando uma amarela parede com duas janelas,  uma com e a outra sem vidro,  para a colocação das bandejas.
Dona Maria era uma das funcionárias,  que na rampa da alimentação colocava os alimentos nas bandejas de aço, utensílios  divididas em 04 ou 05 compartimentos.
Neste dia seria servido como complemento cubinhos de abóboras, por sinal,  muito gostosos quando untado na manteiga.
Eu na fila, bandeja na rampa e do outro lado dona Maria, roupa comum , um grande jaleco branco por cima, touca na cabeça, braços curtos, luvas de polietileno incolor e voz estridente.


___Quer abroba dotô Reginaldo . 

Já com a concha cheia de cubinhos .

Na fila,  muitos residentes, muitas enfermeiras e muitos funcionários à escuta.

Respondi num tom de brincadeira.

___Dona Maria,  na minha terra, o Ceará,  quem come abóbora é porco.

Dona Maria não contou conversas:

___Aqui tumem dotô, aqui tumem,  quer mais um pouco?

E foi assim os melhores dias naquela casa que era uma verdadeira família.




ARROZ COM OVO

Era manhã de um domingo no ano de 1994, televisão passando a fórmula 1, Airton Sena na cabeça.
Hora do almoço.
O meu caçula , à época com 04 anos de idade ,  só queria comer arroz com ovos mexidos e a mãe como sempre servindo, um dia eu botei o dedo na questão.

___Não vai comer arroz com ovo hoje não, você só come arroz com ovo todos os dias e isso não nutre, vai aumentar o seu colesterol e você vai ficar doente, você vai comer é arroz, feijão e carne que tem proteína e ferro, tem muita sustança.

O menino foi categórico:

____ eu só quero arroz com ovos mexidos e pronto

Deixei o mesmo sentado na mesa ,.

____só sairá quando mudar de opinião e comer feijão, carne e arroz .

Passado trinta minutos, carros correndo, sol a pino, calor escaldante, sentei na sala , peguei o jornal e fiz que estava lendo, mas de olho na mesa e no moleque.

Ele saiu sorrateiramente, pegou no meu queixo lateralmente , colocando olho com olho e disse essas palavras.

___Se você fosse meu filho e se você fosse pequenininho eu deixava você comer tudo que você gosta.

Parti para a mesa e mandei fritar mais dois
ovos e complementamos o saboroso almoço.
Pai é pai e filho é filho, hoje é um grande médico pronto a servir a nação.


Iderval Reginaldo Tenório


A VOLTA DA ASA BRANCA - LUIZ GONZAGA - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=zxakklYlbI8
23 de jan de 2013 - Vídeo enviado por M@rcelo Bissi
A volta do asa branca Luiz Gonzaga Já faz três noites Que pro norte relampeia A asa branca Ouvindo o ...

Luiz Gonzaga - A volta da asa branca - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=whKGCQiD7iY
17 de mai de 2009 - Vídeo enviado por didiloureiro
Luiz Gonzaga - A volta da asa branca. Canal de didiloureiro. SubscribeSubscribedUnsubscribe ...






Um comentário:

Unknown disse...

Amigo doutor! Parabéns pelos seus textos maravilhosos,os seus contos me encantam e me fazem lembrar do interior, é bem isso!adoro e me acabo de rir do vocabulário dos nossos amáveis antigos, mas ainda existem muitos por aí!grande abraço e fico no aguardo de mais contos!
Sua amiga, Rizza Cordeiro (locutora e cantora popular)