A Juventude pede
socorro, uma Juventude roubada.
Em Três Capítulos
I
A
JUVENTUDE PEDE SOCORRO
Amigos do meu sofrido Brasil, se
tem algo a preocupar o cidadão, é o futuro da nação , muitos são os fatores que
deixam perplexo toda a população, porém um dos mais importantes é o abandono da
juventude menos privilegiada, aquela que
escapa nas classes C, D e E.
Os jovens que pertencem as estas
classes sociais vivem terríveis dilemas, o primeiro e mais importante é com sua formação educacional, da alfabetização ao
curso secundário, formação picotada, interditada e eivada de falhas, na qual as
escolas sem infraestrutura, sem manutenção , com programas desatualizados e a
mercê da vontade dos gestores municipais e estaduais, salvo ilhas de exceção,
todas as escolas deixam a desejar.
A segunda cancela são as suas
necessidades primárias, da alimentação ao vestuário, perpassando pelas
necessidades básicas de saúde e higiene,
alimentadas na atualidade pelo doentio
consumismo implantado pelo egoísmo governamental, mesmo assim, muitos conseguem atravessar incólumes os mares
e as florestas da vida, livram-se dos tubarões, dos lobos, dos leões e das
piranhas sedentas pela vulnerável juventude em todos os ângulos da vida, sempre com maldades.
Por derradeiro, vem o pior, vem a
fase do preparo em busca de uma profissão, a busca pelo tão sonhado futuro, os
jovens dos 15 aos 18 anos procuram o
curso secundário, estabelecimentos mantidos pelo erário publico Estadual, escolas
monstruosas, geralmente com mais de 1
500 alunos, bonitas, porém desprovidas de professores, com vacâncias nos horários
escolares e falhas em diversas
disciplinas de porte, o arcabouço para o futuro, como Matemática, Física, Química e Português
, muitas vezes ensinadas pela metade ou
com muitas dificuldades, transformando este fator como um dos principais empecilhos
para os jovens ingressarem nos cursos técnicos profissionalizantes de primeira linha ou nas Universidades Publica
de valor, sobrando para estes guerreiros , as sobras.
II
O
JOVEM MERGULHA NO PRE FUTURO
Nesta fase precisa o ser humano de uma vida mais atenta e
de grande preparo, citarei alguns pontos pertinentes e que merecem mais empenho
por parte destes jovens. Eles geralmente moram em bairros periféricos e
desprovidos de boas escolas, ambos os pais trabalham em regime total e saem de
casa muito cedo, deixam para a alimentação, quando deixam, produtos pobres em
proteínas, em relação aos cuidados sociais os filhos maiores cuidam dos menores ou todos
ficam desamparados em casa, em casas de
vizinhos, de avós ou parentes , destes jovens, muitos vão para a escola no
período da manhã e para sobreviverem procuram no outro período uma ocupação,
alguns serão ajudantes no comércio do bairro, outros se arvoram a ajudar os
profissionais do crime, muitos enveredam no sexo precoce, engravidam ou deixam
a escola, todavia existe um grupo que pensa em crescer e ajudar a nação a sair
deste fosso, contudo são fisgados pelos programas oficiais do governo e perdem
o elam pelo desejado futuro, muitos são vencidos pelas dificuldades, pelo
cansaço e pelo desânimo, uma vez que, estes programas foram idealizados para ocupar
os jovens das classes sociais mais baixas em atividades alheias ao aprendizado, em atividades que em nada lhes
acrescentam em conhecimentos para qualquer profissão, são meros carimbadores de
papeis, muitos não recebem nem idéias de comunidade ou de ética na vida, são
programas que funcionam como subempregos ou como mão de obra barata.
III
AO ASSUNTO, O CERNE ,
OS INTESTINOS.
Estes jovens que pensam no futuro
e que estudam no horário matutino possuem diversas rotinas, neste capitulo
mostrarei o modus operandi de uma gleba destes verdadeiros guerreiros.
1-Dormem cedo e mal devido o
cansaço do dia nos solavancos das conduções , não recarregam as energias.
2-Acordam de madrugada para chegarem cedo na Escola.
3-Devido o poder aquisitivo da
família o desjejum deixa a desejar.
4-Nas escolas muitas disciplinas
não são ensinadas ou não existem na grade escolar.
5-Muitas vezes as escolas são
fechadas no período escolar, para
reformas ou pequenos reparos, numa demonstração clara de desrespeito aos
cidadãos.
6-As aulas terminam às 12 horas,
neste momento nasce mais um problema, o governo criou o programa ”MENOR APRENDIZ , ESTAGIÁRIO OU O MÃO DE OBRA
BARATA”, o programa recruta uma gama de estudantes
futuristas por 04 ou 06 horas, utilizando
o álibi de ocupá-los por este período, esquece o governo que está roubando mais de 08 horas do precioso
tempo destes baluartes que deveriam está estudando. Para cumprir esta tarefa, muitos partem desesperadamente para casa, para
a casa dos avós, de parentes ou de
amigos, apressados , suados , automaticamente abastecem a cavidade gástrica
com guloseimas inadequadas, muitos nada comem e tomam o caminho do estágio, digo, do emprego, mais emprego do que estágio,
depois de uma viagem cansativa de 90 minutos
chegam ao destino , lá permanecem até à 18 ou 19 horas , num serviço
repetitivo, maquinal e que nada aprendem, mais uma tarde perdida, é a detonação
de um precioso tempo no qual deveriam
está estudando em suas casas.
No fim da tarde, uma volta enfadonha, longa, noturna e cheia de
perigos, como é natural ao ser humano, vão os jovens perdendo paulatinamente a
famosa força de vontade, a auto estima e muitos a própria dignidade, chegam em casa 02 ou 03
horas depois, exaustos, cansados, com fome e consumidos, procuram algo para
repor as energias, nada encontram de real valor nutricional, comem o que
encontram, comem não, deglutem. Caem na
realidade , dominados pela exaustão jogam-se na cama e num
sono entrecortado devido os ruídos eletrônicos das novelas, dos bulidos dos veículos
a cortarem as avenidas, das suas alarmantes buzinas e dos latidos do
cachorros estes humanos varam a noite de
um lado para o outro , até chegar o comando de acordar para mais um dia de
labuta e às 05 horas da manhã soa o
alarme circadiano a anunciar mais um dia de jornada, como recompensa ganham uma péssima
escola, uma vida cansada, um desgaste que repercutirá para sempre nas suas
vidas e um bônus pecuniário de 500 reais que jamais substituirá o tempo perdido,
o pior dos legados é que perdem a chance de crescer na vida, isto é uma
verdadeira juventude roubada.
No futuro estes jovens
perambularão de emprego em emprego, de
subemprego em subemprego, a engrossarem
este mundo dominado pelas grandes oligarquias políticas e econômicas, que nada
fazem de real valor para educacionalmente alavancá-los e elevá-los ao meio ou
ao cume da pirâmide social.
Só existe uma solução, a isonomia
educacional, um programa de acolhimento para estes jovens de sangue novo que clamam
por dias melhores, basta abrir os olhos para a paisagem diária em que vivemos e
que sejam priorizados estes cérebros sedentos pelo saber.
Brasil meu Brasil, olhe por este
jovens , alavanque os neurotransmissores desta nossa juventude , alimente estas
sinapses que cotidianamente perecem diante dos seus olhos, escute a voz destes
neófitos seres humanos, os jovens pedem socorro, prime por estes cérebros robustos
e pulsantes , salve esta Juventude
Roubada.
Iderval Reginaldo Tenório
Dom e Ravel - Você também é responsável. - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=G6kwbZIHZmA
3 de jan de 2008 - Vídeo enviado por Rafael Carvalho
"Ravel", ex. integrante da famosa e polêmica dupla da MPB "Dom& Ravel" , que à partir dos anos ...DOM E RAVEL - ANIMAIS IRRACIONAIS - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=LofFghy5-_w
23 de out de 2009 - Vídeo enviado por caminhoneirosp
Linda música da saudosa dupla Dom e Ravel. ... ha 2 anos vim conhecer as músicas de Dom Ravel ...DOM & RAVEL Cd Grandes Sucessos - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=adaSB0rgp4A
13 de jan de 2015 - Vídeo enviado por antoniofsilva54
MUSICAS: 1- CANÇÃO DA FRATERNIDADE 2- SÓ A AMOR CONSTRÓI 3- ANIMAIS IRRACIONAIS 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário