A Juventude pede socorro, uma Juventude roubada.
Em Três Capítulos
I
A JUVENTUDE PEDE SOCORRO
Amigos do meu sofrido Brasil, se tem algo a preocupar o cidadão, é o futuro da nação , muitos são os fatores que deixam perplexo toda a população, porém um dos mais importantes é o abandono da juventude menos privilegiada, aquela que escapa nas classes C, D e E.
Os jovens que pertencem as estas classes sociais vivem terríveis dilemas, o primeiro e mais importante é com sua formação educacional, da alfabetização ao curso secundário, formação picotada, interditada e eivada de falhas, na qual as escolas sem infraestrutura, sem manutenção , com programas desatualizados e a mercê da vontade dos gestores municipais e estaduais, salvo ilhas de exceção, todas as escolas deixam a desejar.
A segunda cancela são as suas necessidades primárias, da alimentação ao vestuário, perpassando pelas necessidades básicas de saúde e higiene, alimentadas na atualidade pelo doentio consumismo implantado pelo egoísmo governamental, mesmo assim, muitos conseguem atravessar incólumes os mares e as florestas da vida, livram-se dos tubarões, dos lobos, dos leões e das piranhas sedentas pela vulnerável juventude em todos os ângulos da vida, sempre com maldades.
Por derradeiro, vem o pior, vem a fase do preparo em busca de uma profissão, a busca pelo tão sonhado futuro, os jovens dos 15 aos 18 anos procuram o curso secundário, estabelecimentos mantidos pelo erário publico Estadual, escolas monstruosas, geralmente com mais de 1 500 alunos, bonitas, porém desprovidas de professores, com vacâncias nos horários escolares e falhas em diversas disciplinas de porte, o arcabouço para o futuro, como Matemática, Física, Química e Português , muitas vezes ensinadas pela metade ou com muitas dificuldades, transformando este fator como um dos principais empecilhos para os jovens ingressarem nos cursos técnicos profissionalizantes de primeira linha ou nas Universidades Publica de valor, sobrando para estes guerreiros , as sobras.
II
O JOVEM MERGULHA NO PRE FUTURO
Nesta fase precisa o ser humano de uma vida mais atenta e de grande preparo, citarei alguns pontos pertinentes e que merecem mais empenho por parte destes jovens. Eles geralmente moram em bairros periféricos e desprovidos de boas escolas, ambos os pais trabalham em regime total e saem de casa muito cedo, deixam para a alimentação, quando deixam, produtos pobres em proteínas, em relação aos cuidados sociais os filhos maiores cuidam dos menores ou todos ficam desamparados em casa, em casas de vizinhos, de avós ou parentes , destes jovens, muitos vão para a escola no período da manhã e para sobreviverem procuram no outro período uma ocupação, alguns serão ajudantes no comércio do bairro, outros se arvoram a ajudar os profissionais do crime, muitos enveredam no sexo precoce, engravidam ou deixam a escola, todavia existe um grupo que pensa em crescer e ajudar a nação a sair deste fosso, contudo são fisgados pelos programas oficiais do governo e perdem o elam pelo desejado futuro, muitos são vencidos pelas dificuldades, pelo cansaço e pelo desânimo, uma vez que, estes programas foram idealizados para ocupar os jovens das classes sociais mais baixas em atividades alheias ao aprendizado, em atividades que em nada lhes acrescentam em conhecimentos para qualquer profissão, são meros carimbadores de papeis, muitos não recebem nem idéias de comunidade ou de ética na vida, são programas que funcionam como subempregos ou como mão de obra barata.
III
AO ASSUNTO, O CERNE , OS INTESTINOS.
Estes jovens que pensam no futuro e que estudam no horário matutino possuem diversas rotinas, neste capitulo mostrarei o modus operandi de uma gleba destes verdadeiros guerreiros.
1-Dormem cedo e mal devido o cansaço do dia nos solavancos das conduções , não recarregam as energias.
2-Acordam de madrugada para chegarem cedo na Escola.
3-Devido o poder aquisitivo da família o desjejum deixa a desejar.
4-Nas escolas muitas disciplinas não são ensinadas ou não existem na grade escolar.
5-Muitas vezes as escolas são fechadas no período escolar, para reformas ou pequenos reparos, numa demonstração clara de desrespeito aos cidadãos.
6-As aulas terminam às 12 horas, neste momento nasce mais um problema, o governo criou o programa ”MENOR APRENDIZ , ESTAGIÁRIO OU O MÃO DE OBRA BARATA”, o programa recruta uma gama de estudantes futuristas por 04 ou 06 horas, utilizando o álibi de ocupá-los por este período, esquece o governo que está roubando mais de 08 horas do precioso tempo destes baluartes que deveriam está estudando. Para cumprir esta tarefa, muitos partem desesperadamente para casa, para a casa dos avós, de parentes ou de amigos, apressados , suados , automaticamente abastecem a cavidade gástrica com guloseimas inadequadas, muitos nada comem e tomam o caminho do estágio, digo, do emprego, mais emprego do que estágio, depois de uma viagem cansativa de 90 minutos chegam ao destino , lá permanecem até à 18 ou 19 horas , num serviço repetitivo, maquinal e que nada aprendem, mais uma tarde perdida, é a detonação de um precioso tempo no qual deveriam está estudando em suas casas.
No fim da tarde, uma volta enfadonha, longa, noturna e cheia de perigos, como é natural ao ser humano, vão os jovens perdendo paulatinamente a famosa força de vontade, a auto estima e muitos a própria dignidade, chegam em casa 02 ou 03 horas depois, exaustos, cansados, com fome e consumidos, procuram algo para repor as energias, nada encontram de real valor nutricional, comem o que encontram, comem não, deglutem. Caem na realidade , dominados pela exaustão jogam-se na cama e num sono entrecortado devido os ruídos eletrônicos das novelas, dos bulidos dos veículos a cortarem as avenidas, das suas alarmantes buzinas e dos latidos do cachorros estes humanos varam a noite de um lado para o outro , até chegar o comando de acordar para mais um dia de labuta e às 05 horas da manhã soa o alarme circadiano a anunciar mais um dia de jornada, como recompensa ganham uma péssima escola, uma vida cansada, um desgaste que repercutirá para sempre nas suas vidas e um bônus pecuniário de 500 reais que jamais substituirá o tempo perdido, o pior dos legados é que perdem a chance de crescer na vida, isto é uma verdadeira juventude roubada.
No futuro estes jovens perambularão de emprego em emprego, de subemprego em subemprego, a engrossarem este mundo dominado pelas grandes oligarquias políticas e econômicas, que nada fazem de real valor para educacionalmente alavancá-los e elevá-los ao meio ou ao cume da pirâmide social.
Só existe uma solução, a isonomia educacional, um programa de acolhimento para estes jovens de sangue novo que clamam por dias melhores, basta abrir os olhos para a paisagem diária em que vivemos e que sejam priorizados estes cérebros sedentos pelo saber.
Brasil meu Brasil, olhe por este jovens , alavanque os neurotransmissores desta nossa juventude , alimente estas sinapses que cotidianamente perecem diante dos seus olhos, escute a voz destes neófitos seres humanos, os jovens pedem socorro, prime por estes cérebros robustos e pulsantes , salve esta Juventude Roubada.
Iderval Reginaldo Tenório
ESPERO O SEU COMENTARIO
ESPERO O SEU COMENTARIO
Dom e Ravel - Você também é responsável. - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=G6kwbZIHZmA
3 de jan de 2008 - Vídeo enviado por Rafael Carvalho
"Ravel", ex. integrante da famosa e polêmica dupla da MPB "Dom& Ravel" , que à partir dos anos ...DOM E RAVEL - ANIMAIS IRRACIONAIS - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=LofFghy5-_w
23 de out de 2009 - Vídeo enviado por caminhoneirosp
Linda música da saudosa dupla Dom e Ravel. ... ha 2 anos vim conhecer as músicas de Dom Ravel ...DOM & RAVEL Cd Grandes Sucessos - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=adaSB0rgp4A
13 de jan de 2015 - Vídeo enviado por antoniofsilva54
MUSICAS: 1- CANÇÃO DA FRATERNIDADE 2- SÓ A AMOR CONSTRÓI 3- ANIMAIS IRRACIONAIS 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário