quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O Incêndio de 1964 -Relato do menino Zezinho


CRÔNICAS DO SERTÃO NORDESTINO
Iderval Reginaldo Tenório





O Incêndio de 1964
Relato do menino Zezinho

A caatinga ardia em chamas, seu Zé,  desesperadamente ajudado por mais de cem homens roçavam as ressecadas moitas  de jiquiris,  as copas das canafistas e os troncos de fumo  bravo, no outro lado da velha estrada, construída pelo grande líder  com recursos próprios, dona Tonha providencialmente como uma guerreira , rodeada por mais 30 mulheres e 20 rapazolas,  limpavam o aceiro contra lateral ao fumegante fogo, retiravam os garranchos, os gravetos , os capins desidratados e a caatinga seca,  que tem a mesma combustão da bucha ensopada com gasolina, com  Álcool e com  querosene, quase semelhante a queima da pólvora. 

As últimas chuvas datavam de um ano atrás, os barreiros secos, os animais esquálidos e as asas brancas a procurarem outras plagas, apenas os pássaros mais resistentes voavam contracenando com as miragens que vibravam tangenciando o duro, vermelho e esturricante solo serrano. 

O verde da vegetação rasteira  encontrava-se cinza, o sol queimava a pele, a cabeça, o coração, a mente e a alma dos fortes homens autóctones, era mais um período de seca, mais um ano sem água, mais um ano  de fome e de sofrimento.

Os anuns, os calangos, os preás, os carcarás, os gaviões e as cascavéis rodeavam as ilhas ensombreadas  pelos umbuzeiros, dos mandacarus e dos cajueiros que  resistiam a baixa umidade do tempo , os seres vivos xerófilos  iam à procura e em busca  de uma presa, de um naco para matar a fome.

As rajadas de ventos quentes, muitas vezes em redemoinhos, levavam de eito tudo que encontravam pela frente, penas, ciscos,  folhas, ninhos de pássaros, argilas e estercos secos. As lufadas do mormaço invadiam a descampada floresta e consumiam sem piedade os últimos lampejos de vida.  Os insetos rasteiros e os alados , os repteis, a vegetação xerófila , os cabeças de frades, os rabos de raposas e os mandacarus mirins  nos últimos suspiros , um visível processo de desertificação.

O céu azul de brigadeiro, sem nenhuma nuvem, propiciava a visibilidade do mais longínquo infinito, o astro rei do sistema solar como se estivesse a metros, com as suas cortantes línguas em labaredas a consumir a ressecada carcaça vazia da velha Serra do Araripe. 

Zezinho viu, viveu e apagou fogo, o menino sobreviveu, a sua mente de criança gravou aquela inesquecível e dantesca cena, o fogaréu vermelho , os estalos dos gravetos finos e secos em chamas, as faiscantes fuligens carregadas pelos ventos, os homens com molambos molhados nos rostos a proteger as narinas, mulheres com panos e vassouras de galhos secos a varrerem as margens, adolescentes correndo em desesperos  aos gritos de guerras e o Zezinho no meio deste furdunço, foi mais um fato vivido e registrado na sua existência pueril, foi mais uma lição da natureza e a certeza que o homem do campo, o homem do nordeste é forte , resistente e merece respeito.

O menino Zezinho cresceu, lutou, estudou  e envelheceu, porém, jamais deixou que a criança agreste que existe dentro de si sucumbisse, desaparecesse, entendeu que os segredos da vida só sabe  quem viveu, quem presenciou e sentiu. 

 Zezinho fez e faz parte deste tenebroso  universo, ele viu, viveu e sobreviveu, o Zezinho é um sobrevivente, como disse o Euclides da Cunha , é antes de tudo, um forte.

Iderval Reginaldo Tenório


Zé Ramalho - Último Pau de Arara - YouTube

www.youtube.com/watch?v=2Cau_bWVBzg
13 de fev de 2015 - Vídeo enviado por ZeRamalhoVEVO
Music video by Zé Ramalho performing Último Pau de Arara. (C) 2005 Sony Music Entertainment Brasil ...

Último pau-de-arara - Gilberto Gil - YouTube

www.youtube.com/watch?v=5-uanIwEbPI

5 de jul de 2011 - Vídeo enviado por Gilberto Gil
Na minha opinião, quando vemos o passado nós vemos tudo calmo tirando o fato que antigamente era ...

O último pau de arara - YouTube

www.youtube.com/watch?v=gzlseJcIm7U

11 de out de 2009 - Vídeo enviado por turmageo177
... que te faz olar somente pro seu umbigo. Fique ai. Cancoes como Ultimo Pau de Arara incomodam ...

Último Pau-de-Arara - YouTube

www.youtube.com/watch?v=lqmzocMiBb4
17 de mar de 2012 - Vídeo enviado por apfrezende G
Música Último Pau-de-Arara com Luiz Gonzaga. ... Music. "Último Pau De Arara/Maria Joana" by ...

FAGNER - O ÚLTIMO PAU DE ARARA - YouTube

www.youtube.com/watch?v=NRvhdZtVxbc
3 de out de 2010 - Vídeo enviado por N2010R
A vida aqui só é ruim Quando não chove no chão Mas se chover dá de tudo Fartura tem de montão Tomara ...

Fagner - Último Pau de Arara - YouTube

www.youtube.com/watch?v=o2GK8gWzGoA
17 de dez de 2012 - Vídeo enviado por Rose Moraes
A vida aqui só é ruim, quando não chove no chão, Mas se chover dá de tudo, fartura tem de porção, Tomara ..


 

Nenhum comentário: