segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Mercado Modelo Salvador Bahia

                                                                             
                       

                 
                                                         

                                                                         
        

                                                                 

                                                                         


                                                                           

O Mercado Modelo localiza-se na cidade de Salvador, estado da Bahia, no Brasil.
Situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, constitui-se em importante atração turística. Diante da Baía de Todos os Santos, é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico/Pelourinho.
Abriga duzentas e sessenta e três lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois dos mais tradicionaisrestaurantes de culinária baiana, o Maria de São Pedro, com oitenta anos de existência e o Camafeu de Oxossi.
Inaugurado em 1912, o Mercado Modelo surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador. Entre a Alfândega e o largo da Conceição, constituía-se em um centro comercial onde era possível adquirir itens tão variados como hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para o Candomblé.
Mercado Modelo e Praça Cayru
Era servido pela rampa que leva o seu nome, antigo porto dos saveiros que atravessavam abaía de Todos os Santos.
Em 1969 foi vítima do mais violento incêndio de sua história, a tal ponto que se tornou necessária a demolição do antigo imóvel. A partir de 2 de Fevereiro de 1971, passou a ocupar o edifício da 3º Alfândega de Salvador, uma construção de 1861 em estilo neoclássico, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No local, onde funcionava o primitivo Mercado, foi erguida uma escultura de Mário Cravo Junior.
Um novo incêndio que lhe destruiu as instalações levou a uma extensa reforma do edifício, em 1984, permitindo a sua reinauguração.

Mercado ModeloMercado Modelopor Lamyla





Miniatura

celia mara: mercado modelo

célia mara live at sunsplash / wiesen: "mercado modelo" is a song dedicated to the black population of salvador de bahia. VISIT US @ www.celiamara.net
de celiamara  5 anos atrás  12502 exibições








Miniatura

Mercado modelo - Capoeira music

This song is from the cd Capoeira Mercado Modelo - Mestre Gajé, Mestre Valú. It is a very beutifull song and gives a lot of energy when sang in a ...
de cabelinhodcdo  3 anos atrás  38588 exibições

Nenhum comentário: