quarta-feira, 11 de julho de 2012

Do amigo Jose Simões Albuquerque =Fortaleza CE.Súplica Cearense-Grande Médico Cearense .Enviado para um simples conterrâneo radicado na Bahia e que continua cada dia mais Cearense


     Cearenses chorem e saibam votar .Respondam nas urnas.
















                Para o amigo Iderval Reginaldo Tenório
                Solicito que coloque no blog cultural
                    Escutem a música no fim do post
                     Súplica Cearense  e a Triste Partida

Agora tenho a satisfação de cumprimentar e agradecer ao colega  Iderval Tenório ai em Salvador durante a formatura da escola Bahiana de medicina onde colou grau seu filho Lucas  e a minha filha Cíntia , foi realmente uma festa muito bonita e grande significado, o que resta  Agora seguirem seus caminhos dignos. estou aqui em fortaleza embora com o pensamento no nosso sertão sofrido, cheguei hoje a tarde de Canindé fica a 120km, a paisagem está mudando, muitos municípios  estão já em calamidade , sei que não só é aqui no nosso ceará relembro agora os versos da canção do compositor.

   Súplica Cearense 
    Gordurinha e Nelinho- 
          Canta-Luiz Gonzaga       

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o Senhor se zangou
E só por isso o sol se arretirou
Fazendo cair toda chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedi pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão

Meu Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe, 
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedi a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará 

             Apesar disto temos sempre a coragem determinada   dos cearenses de todas as regiões e aos poucos vamos superando com trabalho para continuar a nossa jornada . O Rei do Baião Luiz Gonzaga que completa agora 100 anos enfatizou bem este  problema com a imortais composições Asa Branca  e A Volta Asa Branca.  Nas minhas viagens  no ano  de 2006 precisamente em  05 abril quando me deslocava a trabalho entre  Canindé e Santa Quitéria estávamos em pleno inverno naquela tarde  observei o que é um belo entardecer no sertão invernoso. Desejo paz e  progresso, Juazeiro do Norte continua em pleno desenvolvimento e toda região do cariri. 

           Do amigo Jose Simões Albuquerque

                                     =Fortaleza CE


Miniatura

Suplica Cearense

Tributo a Nerino Silva, a melhor interpretação da musica cearense.




Miniatura

A TRISTE PARTIDA - PATATIVA DO ASSARÉ

Um retrato da alma nordestina. Música de Luiz Gonzaga e Poema de Patativa do Assaré.




2 comentários:

Maerlio Fernandes Barbosa disse...

Adorei a postagem, as fotos, os fatos e a vondade danada que deu nesse cabra de mostrar um pouco dessa realidade sofrida e vivida pelos sertanejos em nosso querido e lindo nordeste.
No entanto, se me permitem, houve um erro que em nome das artes gostaria de consertar: a música "Triste Partida" é de autoria apenas de Patativa do Assaré. Seu Luiz, esperto, bem que tentou pegar carona nela e até prensou uma edição com seu nome em destaque como co-autor, mas Patativa, que de bobo só tinha o jeitão matuto de andar, se mandou pro Rio de Janeiro, contratou um advogado e, pela primeira vez na história da discografia brasileira, uma edição de discos teve que ser recolhida.
Gonzaga, por sua vez, que era malandro mas não era besta e sabia o valor de tal música, relançou o disco com a autoria certa: apenas Patativa do Assaré.
Um grande abraço.
Maérlio Fernandes Barbosa

Anônimo disse...

Essa é a realidade em que vivem os nordestinos que habitam nas regiões secas do nosso país.
O povo, que com suas cansadas mãos, faz o país crescer, padece com a falta de água, vendo o seu chão rachar-se de tão seco e seu gado e sua plantação morrendo sem nada poder fazer. E quando a chuva resolve cair,vem as enchentes e arrancam suas casas e levam tudo embora.
O que resta a esse povo sofrido é apenas a sua fé em que um dia tudo mudará.