sábado, 11 de fevereiro de 2012

A VOÇOROCA

                                                  
A VOÇOROCA 
ENCHENTES,DESABAMENTOS,INUDAÇÕES,CATÁSTROFES ,FENÔMENOS NATURAIS 
Amigos, existe um fenômeno  na natureza chamado Voçoroca que acontece normalmente e que  hoje é artificialmente alimentado pela fúria do homem , na invasão  do campo,na derrubada das matas,no assoreamento dos Rios , no rasgamento dos morros para construir estradas e para a retirada da matéria prima para construção de casas,na exploração do petróleo,do ouro,do cobre,do ferro e etc,nas invasões  para a construção civil,no criatório do gado,na plantação da soja e nos diversos setores para a sobrevivência do homem moderno e para suprir as necessidades em todos os sentidos , com esta posição o homem fere a mãe terra contribuindo para o aparecimento deste fenômeno arrasador, urge cuidado com a mãe natureza.O homem  sempre pergunta :porquê tantas catástrofes,o que é que está acontecendo,alguns inocentementes falam que é castigo de Deus, acredito que Deus jamais faria uma coisa dessa, porque punir um filho com tantas perdas,com tantas mortes e com tanto estrago à terra? Falo que é o próprio homem que contribui para estes fenômenos avassaladores com a sua engenharia agressiva e pecuniária, invadindo o espaço que deveria ser da natureza.Os Oceanos ,os rios,morros,serras,ventos,grutas estão sendo desrespeitados pelo homem.Hoje falarei sobre  VOÇOROCAS.     O Mundo rural hoje é urbano com todas as suas consequências,cabe saber como ocupar cada faixa de terra sem destruir o ecossistema.Jovens lutem pela terra.

                                                             Iderval Reginaldo Tenório
                                                                   o blog écultural
A VOÇOROCA
A voçoroca ou boçoroca é uma ferida aberta num terreno, seja ele horizontal ou não; ou um talude de um morro.
Vamos entender, primeiro, como ela aparece para, depois, mostrar as conseqüências por ela existir.
Basicamente, há duas formas de se começar uma voçoroca; a primeira é pelo corte de um talude (a parte lateral de um morro) para a construção de uma estrada ou utilização de espaço, ou para se aproveitar o material em aterros (chamados empréstimos) em outros locais, ou ainda para possibilitar uma mineração.
Evidente é que, o corte de um terreno carrega consigo toda a vegetação e a terra fértil nele existente. Supondo que não se faça uma recuperação rápida na parte cortada, ela ficará exposta ao impacto direto da chuva e, também, às correntezas das chuvas passando por cima dela. Começa, então, a acontecer o fenômeno denominado erosão, que é o transporte do material terroso pelas águas.
A outra forma de acontecer uma voçoroca é pelo desmatamento. Os vegetais, não importando seus tamanhos, têm raízes que funcionam com "presilhas" do solo; as árvores agem como "guarda-chuvas" do solo, e a vegetação em geral age como um redutor de velocidade das águas que correm no solo. No desmatamento, as "presilhas" ficam frágeis; sem a árvore, desaparece o "guarda-chuvas", possibilitando o impacto direto que "machuca" o terreno; já, sem a vegetação, principalmente a rasteira, a velocidade das águas fica aumentada sobre o terreno, possibilitando alastrar a "ferida" da terra. Em outras palavras, vai havendo o arraste de material terroso e, com o tempo, a "ferida" do solo vai aumentando em profundidade e largura.

Outra maneira é quando a água que cai das chuvas penetra na terra fofa e esburacada pelo homem , forma verdadeiros rios por baixo do solo e fica na camada impermeável da terra, com o peso do barranco sobre estes rios  e com  a terra molhada esta area cai e forma verdadeira cratera.(A VOÇOROCA)

Agora, vamos explicar as conseqüências.
A primeira delas, que começa na voçoroca e se estende até os caminhos próximos para onde estiverem indo às águas, é a promoção da infertilidade na região da voçoroca e depois dela, pois haverá um cobrimento das camadas férteis adiante (desertificação ou aridez), visto que quase todos os terrenos têm uma camada de solo fértil por cima. No caso, essa camada, quando arrastada, promoverá, de imediato, a infertilidade. No campo, onde se retira a vegetação para dar lugar às pastagens, volta e meia a natureza se vinga pelo alagamento das próprias áreas de pastagens, visto que os rios principais, de tão assoreados, isto é, preenchidos com o material terroso para eles carregados, começam a procurar caminhos preferenciais para o escoamento das águas que seus leitos primitivos não conseguem mais transportar. Além disso, o alagamento irá destruir as árvores restantes pelo afogamento de suas bases acima do solo.
Outra conseqüência é que, os rios naturais passam a ter seus leitos (suas calhas) assoreadas, soterrando toda a flora e fauna situadas nessas calhas, e que são os alimentos dos animais que dependem do fundo. O soterramento dos vegetais e de pequenos animais de fundo faz com que esses morram e essa matéria orgânica morta comece a dar origem a reações bioquímicas que irão prejudicar a qualidade das águas, como um todo.
O outro efeito é que, esse material terroso, no caso das zonas urbanas, vai também sendo levado para o leito dos rios e canais (assoreamento) e para as galerias de águas pluviais.
Nas cidades, tanto o enchimento das calhas dos rios e canais, quanto o enchimento dos bueiros e tubulações de água pluviais, dificultarão o livre escoamento das águas de chuva e, com isso, ficará facilitado o processo das enchentes urbanas. Aqui mesmo em Volta Redonda temos exemplos de voçorocas que contribuem muito para as enchentes da Vila Santa Cecília, através de galerias e bueiros componentes do sistema dos rios Brandão e Cachoeirinha; tais voçorocas estão na região da Cobrapi e Rua 60 e contribuem, também, para o assoreamento dos lagos próximos, inclusive o do zôo.
Com tudo que foi falado, fica claro que cuidados preventivos devem ser tomados quando se pretende alterar a natureza dos terrenos, pois os custos para acertar as conseqüências serão bastante altos.
Gil Portugal

ACESSEM  E DIVULGUEM O BLOG pelo menos para os jovens.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mãe terra grita... Em desespero...
A quem recorrer?!
O estrago feito por nós mesmo já foge do controle... E agora é só esperar e ver as consequências de tantos erros.

iderval.blogspot.com disse...

O Homem até 02 séculos atrás vivia dos frutos da terra,vivi do extrativismo,depois passou a viver da terra e do extrativismo,hoje literalmente para sobreviver tem que viver do extrativismo e do consumo industral da terra, come literalmente a terra na grande produção dosbens de consumo- Ferro,ouro,petróleo,carne,grãos,a´gua e na ocupação do espaço aéreo. Haja consumo:Iderval.