terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FESTIVAL DE VIOLEIROS


Add caption

                                     

X Festival de Violeiros Repentistas acontece no dia 11



Clarissa Pacheco | Divulgação

Paraíba da Viola é o diretor artístico do festival

Com o objetivo de reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro, acontece no Espaço Cultural dos Comerciários, em Nazaré, domingo (11), o X Festival de Violeiros Repentistas de Salvador.
Foram selecionadas sete duplas de violeiros repentistas e cordelistas que cantarão repentes em diversas modalidades, a exemplo de sextilha, quadra, mote de 7, mote de 10, beira mar, martelo agalopado, rojão, pernambucano e martelo  alagoano.

O Festival é apresentado por Bule-Bule, e o encerramento contará com a apresentação do grupo de samba Semente da Roça (Salvador-BA). As duplas receberão um troféu de participação e classificação, e terão publicadas suas obras em um folheto de cordel confeccionado pelo evento.

A direção artística do Festival ficou por conta de Paraíba da Viola, repentista autodidata que mantém a Banca dos Trovadores em Salvador, na Praça Cairu, ao lado do Mercado Modelo. Homenageado em dezembro de 2005 pela Fundação Gregório de Matos como Poeta Popular, Paraíba da Viola é o atual Presidente da Ordem Brasileira de Literatura de Cordel (OBLC).


O ESPAÇO É EXCELENTE E FICA POR DETRÁS DO COLEGIO CENTRAL DA BAHIA,PERTO DA PIEDADE,NOS FUNDOS DO COLÉGIO CENTRAL- PRÓXIMO À FRANCISCO FERRARO. INÍCIO AS 13 HORAS ,VAMOS PRESTIGIAR ESTA CULTURA E O GRANDE BULE BULE

                                                   Iderval Reginaldo Tenório

A Vida Num Barbante

 wsl.cemed.ua.pt/diariobordo/?p=85
Paraíba e seu olhar atento. Observador por natureza.
1
Isa Lorena · Salvador, BA
5/5/2008 · 107 · 6

Isa Lorena

Poeta desde menino, Antônio Tenório Cassiano, mais conhecido como Paraíba da Viola, veio ao mundo em 1942, no dia 25 de julho, no Sítio Bom Conselho, no município de Teixeira, hoje Maturéia, na Paraíba. Baluarte da cultura popular, como é denominado pelos colegas de profissão, o filho de Seu Cândido Tenório e dona Francisca Cassiano já foi pedreiro, carregador, eletricista e alcoólatra, e hoje trabalha de segunda a sábado, de 8h30 às 21h, na Banca dos Trovadores em frente ao Mercado Modelo, centro da cultura artesanal da cidade do Salvador.
Homenageado em dezembro de 2005 pela Fundação Gregório de Matos como Poeta Popular, não imaginava chegar tão longe quando, em 75, aos 32 anos, desembarcou na Bahia, mais precisamente em Conceição do Coité, para passar um mês na casa da irmã Veronice. Com ele, três dos seis filhos e a mulher, Yolanda Gerônimo Cassiano, a quem se refere muito carinhosamente, de quem não se separa de jeito nenhum: “É a razão de meu viver”. Antes da Bahia, o tocador aportou em São Paulo por três meses, mas a situação não era adequada ao homem avesso às metrópoles.

Um comentário:

Anônimo disse...

Saravamos Paraiba!
Grande Amigo!
Dê as nossas lembraças.
Abraços
Heitor de Pedra Azul