domingo, 18 de dezembro de 2011

O TRANSITO


                            O TRÂNSITO
            IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
Como Médico e estudioso do corpo humano que é a minha obrigação para o bom exercício  da profissão , tenho me deparado com os engarrafamentos do trânsito e passo a imaginar:

SERÁ QUE OS HOMENS QUE ORGANIZAM ESTA TAREFA NÃO ATENTARAM AINDA  QUE NÃO DEVEM INVETAR,DEVEM APENAS COPIAR O QUE EXISTE DE MAIS SUBLIME QUE É O CORPO HUMANO PARA ELABORAREM UM TRÂNSITO MAIS TRANQUILO?

SERÁ TAMBÉM QUE OS MOTORISTAS ,OS GUIADORES DEVERIAM ENTENDER QUE EXISTEM DIRETRIZES, EXISTEM LEIS E ESTAS DIRETRIZES E LEIS DEVERIAM SER SEGUIDAS PELOS PORTADORES DA CARTA MAGNA DE MOTORISTA?

AO ASSUNTO:

O corpo humano é o mais complexo sistema que existe no Universo e este possui os seus sistemas viários: o elétrico, o telefônico e os hidráulicos ,   nos apegaremos apenas neste último,o hidráulico.

O Sistema Hidráulico é constituído das Artérias,das Veias e do sistema linfático.


As Artérias são os vasos que conduzem o sangue oxigenado para o consumo celular e as veias os recolhe  devolvendo ao coração e aos pulmões para ser recarregado e redistribuído para consumo, isto acontece até o dia da morte do ser vivo.

As artérias são as vias que percorrem todo o corpo, à proporção que vão se distanciado do coração vão ficando menos calibrosas, vão ficando mais finas,recebem o nome de capilares,não diferente destas grosseiras e fajutas imitações chamadas Avenidas,ruas , travessas e depois caminhos.Acontece que as artérias  obedecem a  um sistema lógico que é a  DICOTOMIA,quando uma artéria no seu trajeto origina duas artérias menores,estas mantêm , apresentam  e suportam a mesma capacidade da original,isto é :não existem engargalamentos  neste sistema.

Fato relevante também,é que nas curvas,nas dobras,nos entroncamentos existem acabamentos buliando e polindo estas quinas para que as hemácias que são os veículos não encontrem dificuldades nas suas manobras, fato também de suma importância é que nestas artérias as hemácias  que são os veículos não podem parar ou estacionar ao seu bel prazer ,se não serão atropeladas e causarão um grande prejuízo ao sistema como um todo.

Os veículos que transitam por estas artérias são de diversas variedades: Hemácias,leucócitos,plaquetas,proteínas,vitaminas,sais minerais,gorduras,açucares e um cem números de outras estruturas , mais uma vez  imitados pelos seres humanos,com os seus carros,caminhões,tratores,motocicletas,bicletas,patins,transeuntes de diversas naturezas ,agora todos estes elementos sangüineos têm consciências de suas funções  e obedecem uma lei maior- alei do corpo humano,que os conduzem com maestria e muita harmonia ,numa conduta diretiva chamada laminar.

Não vou me prolongar, uma vez que o recado já foi dado, apenas apelo para que as autoridades do setor convoquem quem realmente entende de trânsito:
UMA EQUIPE DE MÉDICOS, OS ENGENHEIROS DE TRÂNSITO, BONS MOTORISTAS DE TAXI, DE ÔNIBUS E DE GRANDES CARRETAS E ALGUNS CIDADÃOS QUE TRANSITAM A PÉ NESTAS ARTÉRIAS.

1-Que as quinas das ruas sejam buliadas, não deixem nenhuma quina pontiaguda ,com bicos dificultando as curvas do veículos.
2-Que acabem com todos os gargalos construídos nas bifurcações E ENTRADAS  das grandes avenidas e ruas calibrosas.
3-Que as grandes avenidas sejam portadoras de saídas de veículos com mais freqüência,exemplo nosso : A PARALELA  tem que ter mais saídas, uma para cada bairro no mínimo ou empreendimentos.
4-Que abram os retornos inteligentemente,devido os motoristas inocentes ,despreparados ou irresponsáveis.

Para se abrir um retorno numa grande avenida se faz necessários que  se faça uma entrada com alargamento progressivo bem antes do retorno e logo que se faça a curva a saída obedece o principio inverso,vai se estreitando paulatinamente até a saída total,o detalhe é que o veículo que transita na mesma direção deste retorno não tenha a menor condição de atropelar o veiculo que realizou o retorno,esta manobra é feita construindo o retorno sempre   nos limites do canteiro.Meus amigos, está claro que é isso o que faz o corpo o humano,basta imitá-lo  sem emendas.

Não vou falar mais, pois muitas são as idéias ,basta vontade política.A urbanização tem que ser plena, todos os cidadãos tem que tratar os outros com urbanismo. Sejam  mais pela sua cidade.
Do amigo que pensa na comunidade e por dias melhores

O TRÂNSITO TEM SOLUÇÃO-BASTA EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA

Iderval Reginaldo Tenório

 VISITEM ,ACESSEM E DIVULGUEM UM BLOG  CULTURAL


Nenhum comentário: