sábado, 24 de dezembro de 2011

FOTOGRAFIA HISTÓRICA

                            FOTOGRAFIA HISTÓRICA
              E ESTÓRIAS DE SEU LUNGA

FAMILIA GONZAGA NO EXÚ- NO MEU PERNAMBUCO
PAI,MÃE ,IRMÃOS , CUNHADOS E NETOS DO VELHO JANUÁRIO E A SUA PÉ DE BODE DE 8 BAIXOS QUE FALEI MUITO E CONTINUO A FALAR:QUEM TOCA PÉ DE BODE É MUITO MACHO.ESTÁ AÍ, JANUÁRIO,ZÉ CALIXTO,JOÃO CALIXTO,ELINO JULIÃO,GERSON FILHO O REI DOS OITO BAIXOS, ABDIAS E OUTROS MONTROS DOS 08 BAIXOS,É O REINADO DO PÉ DE BODE,É O REINADO DO PÉ DE SERRA .SÓ QUEM AMA O NORDESTE E O BAIÃO CONHECE ESTA HISTÓRIA E QUEM NASCEU NA SERRA DO ARARIPE,VIVEU ESTA HISTÓRIA,VIVA ESTA SAGRADA CHAPADA,EU NASCI NO TOPO DO GEOPARK.  
UM DOS MAIS IMPORTANTES CELEIROS FÓSSIL DA HUMANIDADE.
FOI LÁ ONDE NESCERAM-LUIZ GONZAGA.PATATIVA DO ASSARÉ.CICERO ROMÃO BATISTA. FOI LÁ ONDE PERIGRINARAM- FREI DAMIÃO DE BOZANO,PADRE IBIAPINA E O PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA O FUNDADOR  DE JUAZEIRO DO NORTE.
TRÊS HOMENS DO SÉCULO E TRÊS HOMENS
EM BEATIFICAÇÃO .
EITA SERRA ABENÇOADA.
ZÉ MIGUÉ E DONA TONHA BOTARAM OS FILHOS PARA ESTUDAR,FRUTO DA FARINHA ORIUNDA DAQUELA SERRA.A FAMILIA TENÓRIO É ETERNAMENTE GRATA ÀQUELE TORRÃO ,A FAMILIA CAMILO TAMBÉM .

  Iderval Reginaldo Tenório
O BLOG É CULTURAL
VISITEM,COMENTEM E DIVULGUEM O BLOG DO DR IDERVAL,É APENAS CULTURAL.
SEJAM MAIS PELO NORDESTE,SE ORGULHEM,VISTAM A CAMISA,GRITEM :SOMOS NORDESTINOS COM MUITO ORGULHO E AMAMOS AS DEMAIS REGIÕES DESTE IMENSO BRASIL,SOMOS BRASILEIROS ACIMA DE TUDO.Iderval Tenório



TENHO SAUDADES DESTE TIPO DE CADEIRAS.MADEIRA FORRADA COM COURO,ERAM CADEIRAS DE FECHAR,MAS NA MAIORIA DAS VEZES ERAM TRAVADAS PARA NÃO BELISCAREM AS PERNAS DAS CRIANÇAS.Iderval Tenório

VEJAM NO BLOG ESTÓRIA DE SEU LUNGA,BASTA ACESSAR  O BLOG NESTE PORTAL ABAIXO.ACESSEM E DIVULGUEM, É UM BLOG BACANA, LEGAL E SIMPLES, HUMILDE,NÃO SUBSERVIENTE.

ESTÓRIAS DE SEU LUNGA
LUNGA É UM PRIMO QUE TENHO EM JUAZEIRO DO NORTE,SUL DO CEARÁ A CIDADE QUE NASCI.. O SEU NOME VERADEIRO É JOAQUIM RODRIGUES DOS SANTOS TENÓRIO,NÃO SABE DIZER PORQUE PERDEU O TENÓRIO,MORA NA CIDADE E É UM COMERCIANTE  DE SUCATAS. HOMEM EDUCADO,INTELGENTE ALÉM DA CONTA,PESPICAZ E QUE NÃO GOSTA DE PERGUNTAS BESTAS OU PERGUNTAS SEM LÓGICA,NÃO É BRUTALIDADE SUA,EU APRENDO MUITO COM O COMPADRE LUNGA COMO O CHAMO,HOJE COM 84 ANOS,VIRIL ,VIRGIL  E MUITO SIMPÁTICO. ESTAS ESTÓRIAS  SÃO ATRIBUÍDAS AO MESTRE LUNGA DEVIDO O SEU SUCESSO,MUITAS NÃO TEM CABIMENTO,VEJAM A DO PAPEL HIGIÊNICO SE TEM LÓGICA,NEM LÓGICA CRONOLÓGICA.,POIS NA ÉPOCA NÃO SE CONHECIA NO CARIRI ESTE UTILITÁRIO.ACHO QUE LUNGA DEVERIA DOCUMENTAR  E EXIGIR DIREITOS SOBRE A EXPLORAÇÃO DO SEU NOME.

                                        1- A SOPA
Outro dia Carmelita minha prima que é a esposa de Lunga,no horário do jantar, lá da  cozinha pergunta em voz alta a Lunga que já se encontrava sentado na cabeceira da longa mesa.:

___Lunga estou levando a sopa,levo no prato ou na tigela?

Diante da inusitada pergunta e sem lógica para o menestrel este responde na bucha.

___Bota no chão e traz com um rodo diabo,que pergunta .

                                          2- A COÇADA DE CABEÇA

Lunga um dia sai de sua loja na rua Santa Luzia em Juazeiro do Norte e vai até o mercado Muncipal comprar Fumo Arapiraca na loja do seu irmão . Ao chegar na loja quem está lá é a sua cunhada.

Chega,compra três ou quatro pacotes de  cigarros de fumo e despreocupadamente coça a cabeça sem retirar o seu belo chapéu de massa. A sua cunhada de imediato indaga:

___Oxente cumpadi Lunga,o cumpadi num tira o chapéu pra coçar a cabeça não?

O mestre de chofre devolve a sua resposta.

___Cumadi , a senhora tira a calça pra coçar a bunda?


                                          3- A CABEÇA DE PORCO
Meu pai sempre foi um homem preocupado com a família e nos fins de semana matava um animal e distribuía com os vizinhos e parentes partes do avantajado suíno. Num fim de semana prolongado mandou matar um porcoo de seus 150 kilogramas.Além de sua parte de direito,meu pai presenteou Lunga com a bela cabeça para o mesmo fazer um saboroso cozido. Lunga passa a corda de croá na cabeça do bicho,dá um nó arrochado,coloca  a correia  nos quatros dedos da mão direita passando pela palma da grande mão e sai às pressas para Carmelita preparar o almoço.Ao passar na frente da casa de uma vizinha a mesma pergunta.

____SEU LUNGA ESTA CABEÇA É PARA O SENHOR COMER.?

Lunga olha para a inocente madame,joga a cabeça do porco no chão  e exclama a dizer.

___NÃO MINHA SENHORA,NÃO MINHA SENHORA, É PRA CRIAR ,CUUUUCHI,CUUUUUCHI,CUUUUCHI. ANDA BICHO.
               
                                      4-  A  ABERTURA DA LOJA
Era 6:30 da manhã,segunda-feira Lunga chega pela manhã na sua loja, pára a sua bicicleta freio contra pedal na calçada da loja,pega um feixe de  meio quilo de chaves da cintura,abre meia dúzia de cadeados e quando está elevando o grande portão de aço de enrolar na altura de 1,0 metro, um sujeito passa e pergunta em alta voz:

___ABRINDO A LOJA SEU LUNGA?

 E mais uma vez o mestre Lunga num tom mais alto responde:

___NÃO FIE DA PESTE ,TOU FECHANDO.

Baixa o portão e volta pra casa.
                     

                                         5-O PAPEL HIGIÊNICO
No Cariri era comum os donos de mercearias criarem um tipo de venda a prazo que eram quitadas nos sábados, dia que saia o pagamento do peão,cada cliente  possuia uma caderneta para anotar a dívida. Refere que Lunga ainda criança foi chamado às pressas  pelo seu genitor que o ordenou que fosse na bodega de seu ZEZÉ comprar papel higiênico e que fosse num pé e voltasse noutro feito uma bala devido o desarranjo intestinal agudo que o velho apresentou. Lunga mais do que depressa corre até a bodega,pede o um pacote de papel higiênico e volta correndo, seu ZEZÈ do balcão pergunta aos gritos ao apressado garoto:

____LUNGA É PRA BOTAR NA CADERNETA?

E Lunga do alto dos seus 08 anos ,dá uma paradinha,eleva a cabeça e responde num tom alto e agudo.

___NÃO SEU ZEZÉ,É PRA PAI LIMPAR  A BUNDA.

Vejam se tem cabimento, agora tenho que publicar porque já faz parte do anedotário popular do meu primo LUNGA.

                                                      Iderval Reginaldo Tenório
                                                              o blog é cultural

5 comentários:

tania mota disse...

É muito importante pra nos seu trabalho, assim conhecemos um pouco da nossa historia, e podemos mostrar aos nossos filhos o que so
falavamos, Parabéns!!!!!!!! Estou nesse momento com meus filhos lendo o seu blog, acompanho tudo que você e todos amigos que postam assunto dos quais me interressam, amo saber de historia da minha terra.

iderval.blogspot.com disse...

Querida Tania ser Nordestino é um privilégio,ser Nordestino é ser gente,ser nordestino é amar este Brasil de meu Deus, ser Nordestino é ser minha mãe,meu pai,é ser a sua mãe,o seu pai ,enfim :SER NORDESTINO É UMA GLÓRIA,QUEM NASCE NO NORDESTE JÁ É UM VENCENDOR. Parabens e viva os seus pais e os seus filhos.Iderval.

Balbino e Eliana disse...

Parabens pelo seu BLOG. Excelente os temas abordados por voce. Gostei muito do seu comemtario sobre a sua origem, a QUERIDA SERRA DO ARARIPE pois eu convivi e sou testemunho do quanto voces amavam esse chapada.A familia tenorio fez parte da minha vida durante algum tempo,por isso sou muito grato. Um grande abraco Dr.Iderval. Feliz 2012.Fco balbino

Balbino e Eliana disse...

Parabens pelo seu BLOG. Ja me tornei um assiduo.Gostei do seu comentario sobre a sua QUERIDA SERRA DO ARARIPE. Eu sou testemunho vivo, e sei do amor que voces tinham e demonstram ainda terem por aquela chapada. Lembro de mais que voces esperavam anciosamente pelas ferias escolares, para subirem para a serra querida. Tempo bom!!!. Um feliz ANO NOVO Dr. Iderval. Fco. Soares Balbino

iderval.blogspot.com disse...

Querido Francisco Balbino meu irmão,irmão de todos,pois a nossa Rua era uma verdadeira familia, almoço na casa de seu Manoel,jantar na casa de mamãe, banho em seu Zeca Marques,jogos em Zé Figueiredo,corridas de cabo Dida,brincadeiras com o guarda Faísca, corrida com medo de Tetê,brincadeira com Antoe Quelé.A Rua era uma familia- Chico,Luilson,Jorge ,ZéBalbino,Zuca,Carlos Akberto,Berto,Daktro,João,Vicente,Galego,Nelson ainda menino,muito menino ,aquilo sim é que foi infância,de resto só saudades. Minha querida Serra do Araripe- Cicinha,Fátima,Selma,Aurélio, vou parar pois não consigo prosseguir.um Abraço Francisco, vamos formar um gurpo:cadê o Zé Balbino. Iderval.