sábado, 11 de setembro de 2010

O FIM DO MUNDO

O FIM DO MUNDO




Há bilhões de anos ,não se sabe quando e nem como ,surgiu o universo . Neste as galáxias com os seus milhões de sistemas e na penumbra do sistema solar surgiu o minúsculo e insignificante planeta terra .



O Sistema solar tendo como alimentador de energia o sol,teve a sua origem há cinco bilhões de anos e calcula-se que brilhará por mais cinco bilhões quando iniciará o seu ciclo de morte se transformando numa massa gasosa e ao se expandir fagocitará todos os seus planetas com os respectivos satélites,este é o fenômeno natural que ocorrerá no sistema solar,não se sabe o que acontecerá com os outros,nem com as outras galáxias,por analogia provavelmente será o destino de todos os similares.Este preâmbulo é o que dizem os estudiosos do assunto em milhares de trabalhos após anos e mais anos de estudos.



Alheio ao fenômeno natural,procurarei expor alguns pontos pertinentes ao planeta terra,a origem da vida,a sua evolução,o surgimento e o fim de grandes civilizações ,os povos modernos e por ultimo ,o fim de mais um ciclo ,o fim de mais uma era,o fim da civilização atual.



Indiferente à origem dos homens,estes foram evoluindo até se transformarem nos mais importantes dos animais.Viviam inicialmente em pequenos grupos , para sobreviverem usavam a força bruta e milhares de anos depois começaram a utilizar o cérebro como coadjuvante contra os predadores,contra outros grupos semelhantes e para se defenderem dos fenômenos naturais. Aos poucos descobriram a pedra e o fogo,viviam da caça ,da pesca e do extrativismo . Na luta corpo a corpo promoviam o domínio de grupos sobre grupos,exterminavam os vencidos varões e as fêmeas eram absorvidas e serviam como multiplicadores para os grupos dominantes.Com o passar dos séculos , os vencedores com a anexação de outras culturas evoluíram,perceberam que o homem poderia trabalhar para outro homem.A partir desta descoberta,surgiu a mais importante das leis da natureza e passaram a oferecer aos derrotados, o direito à vida,porém no sistema de escravidão , assim os homens viveram por milhares de séculos.Neste sistema surgiram e desapareceram milhares de civilizações e suas culturas eram acopladas aos vencedores em parte, a depender do grau da evolução cerebral. O que chama a atenção é que durante milhares de anos nenhuma civilização agrediu a terra ,os homens viviam em harmonia com o solo,com os rios,com o mar,com as florestas,os homens viviam da terra. As civilizações sumiam, mas a terra ficava intacta,os dominantes surgiam com novas civilizações e assim foi até o século dezoito quando turbinaram o poder da mente,o poder do conhecimento , a propriedade da tecnologia,o controle das doenças,o surgimento dos seus direitos , a acelerada multiplicação populacional e a necessidade urgente de maneiras que provessem os cidadãos de alimentos,roupas,locomoção e demais insumos pertinentes à vida .



Os homens saíram do período muscular,da força braçal e passaram a utilizar o intelecto como a principal arma para o domínio entre si , na conquista da sobrevivência,começaram a se revoltar contra a terra, agredindo-a em todos os seus flancos,destruindo velozmente todas as suas riquezas em busca do sustento, caminhando a passos largos para o fim desta civilização que sem dúvida, será a menor de todas as que já passaram pela terra,enquanto as outras duravam milhares de séculos,esta será de algumas centenas de anos.



Os homens atuais na busca do poder e de acumularem riquezas pessoais desnecessárias, utilizam-se de todos os meios nas esferas terrestres.Na busca desenfreada dos metais preciosos reviram milhões e milhões de toneladas de terras,primeiro superficialmente,de aluvião e depois penetrando quilômetros abaixo do solo,cortando e contaminando reservas hidrominerais e potáveis guardadas estrategicamente para as gerações futuras,na sua lavra contaminam os mananciais com metais pesados.Na ânsia de produzirem o progresso,procuram ferro,zinco,carvão mineral ,granito e tantos outros ,para isso,detonam os morros,as serras,destroem os campos e perfuram o planeta diametralmente exaurindo as suas riquezas,eliminando e impedindo a continuidade da vida.



Pelas necessidades energéticas , mobiliária e da construção civil,passaram a consumir as matas,com grandes hidrelétricas,exterminando a flora e a fauna



Na busca do combustível fóssil ,principalmente o petróleo,o responsável por esta era energética,que não é infinito,os homens exploraram bilhões e bilhões de toneladas de areias oleosas da superfície terrestre ,utilizando para isso trilhões de metros cúbicos de água, devolvidas aos rios contaminadas pelos efluentes petrolíferos;esgotadas estas reservas, passaram a sugar do subsolo ,deixando milhões de cavernas de milhares de quilômetros cúbicos,destruindo,misturando e contaminando os lençóis freáticos.Em seguida partiram para os oceanos,fincando as suas plataformas no fundo do mar,perfuram e extraem das mais escondidas reservas o abençoado óleo da fortuna.No seu preparo,armazenamento e transporte,cometem catástrofes imperdoáveis para a humanidade,rompendo os seus tanques,contaminam os mares,os céus,os rios,as florestas e acabam com milhões de vidas intoxicadas pelos hidrocarbonetos .



Com a ameaça do fim do petróleo na década de 50,as grandes nações passaram a desenvolver a energia nuclear e só no Estados Unidos foram construídas mais de 50 grandes usinas e outras centenas de pequenos empreendimentos, foi assim na Europa,na Ásia e no Oriente . Hoje com o domínio desta tecnologia suicida o enriquecimento do Urânio constitui uma ameaça à paz,trazendo risco ao meio ambiente em todos os viéses,da sua retirada do subsolo até o seu refino ,culminando com uma catástrofe avassaladora e contínua para todo o Universo,haja vista o que aconteceu com Chernobil na Rússia.



Na produção de alimentos,seja vegetal ou animal,milhares de hectares de terras são destruídos,tanto nas queimadas como nas derrubadas,milhões de toneladas de agrotóxicos são jogados no solo e nas águas na base da cadeia alimentar,exterminando miríades de insetos polenizadores,alimentos das pequenas aves e roedores,primeiros degraus da cadeia alimentar,diminuindo as chances de sobrevivências dos animais predadores.



A alta tecnologia com os aviões,os satélites,os foguetes,os canhões,os tanques de guerra,os carros e as fábricas enchem os espaços de bilhões de objetos microscópicos e macroscópicos, sejam eles líquidos,gasosos e sólidos que flutuam na atmosfera e no vácuo,sendo hoje motivo de preocupação das nações desenvolvidas,chegando ao ponto de imaginarem uma maneira de varrerem os céus,uma maneira de retirar dos céus as diversas estruturas flutuantes,um dos maiores problemas a serem enfrentados pelos homens do futuro.

Catástrofes não desprezíveis são os raios gerados pelas emissoras de rádios,TVs,radioamadores ,telefones e milhões de outros tipos que cortam os céus em todos os sentidos e direções,cruzando cotidianamente os corpos vivos ,modificando programações do bem à distancia,dando cabo a uma grande quantidade de espécies.



Há muito que se fala que na natureza nada se cria ou se constrói ,tudo se transforma e para se transformar a terra necessita de tempo,acredita-se que com o tempo a terra se recuperará e tudo voltará a ser igual ,tanto os recursos animais,vegetais e minerais ,tudo é questão de tempo e desta vez o tempo para a sua recuperação será maior, provavelmente na casa das centenas de milhões de anos.



.Ao abordar o tema: (o fim do mundo ),foi para enfatizar a veloz e agressiva saga humana na conquista da terra e todos os seus ângulos que desta maneira chegará à exaustão e num futuro bem próximo. Muito são os trabalhos que mostram e discutem esta questões. A terra estará totalmente saturada das suas diversas riquezas consumidas por esta geração faminta e irresponsável,simplesmente em nome do domínio,da supremacia entre os povos..



O petróleo é limitado e nos próximos 20 anos de acordo com as reservas atuais irá à exaustão em muitos continentes,dentre estes o Americano,podendo ainda existir nos pólos glaciais gelados,nas camadas profundas do mar e nas grandes florestas,tornando-se inexplorável sob o risco de aceleração do fim desta civilização.



O ferro,o zinco,o carvão mineral,o granito,o ouro ,a prata serão metais de luxo nos próximos trinta anos,tornando quase que impossível a exploração . O seu encontro no subsolo,fruto da devastação desenfreada dos homens atuais,será cada dia mais difícil e mais profunda,podendo ser o tiro de misericórdia para os homens atuais.



As florestas aos poucos estão sumindo,sendo devoradas pela desqualificada produção dos alimentos e da energia hidroelétrica onde consomem milhões de hectares de terras e milhões de tipos de vidas.



Os céus, cortados por milhões de ondas,gases e objetos,ficaram pequenos para a quantidade de estruturas que neles transitam e habitam.Por necessidade os homens terão que produzir objetos maiores para o transporte das massas e haverá congestionamentos em todas as esferas, céu ,terra e mar,complicando ainda mais o tão combalido espaço.



O solo para produção de alimentos a cada dia que passa mingua e no futuro será insuficiente para manter de 10 a 20 bilhões de vidas humanas e mais outros tantos bilhões de outras vidas animais,calcula-se 200 bilhões de outras bocas para alimentar e tudo tem que sair da terra,sendo devolvidos em forma de dejetos e gases poluentes.



Nestes próximos 30 anos,os túneis,os canais,os grandes vazios promovidos pelos homens no subsolo, enfraquecerão a camada superficial da terra,contaminarão os 3% de água potável e este líquido que é a vida ficará escasso,motivo suficiente para grandes batalhas pela sobrevivência intercontinental.



A terra sofrerá desequilíbrio de temperatura liquefazendo as grandes geleiras, as placas tectônicas sofrerão maiores abalos sísmicos promovendo grandes ventanias,enchentes e gigantescas marés,milhões de animais incluindo os homens sucumbirão em fenômenos naturais,reduzindo os ambientes propício à vida,diminuindo as chances de sobrevivência,por falta inclusive de alimentos.



Ocupando o habitat dos outros animais como as florestas ,os mares e os céus,promoverão o desaparecimento de vidas macros e microscópicas e começarão a contrair micro vidas nocivas apenas aos invasores,como o Ebola,a Malária,a Esquistossomose,o Trypanosoma Cruzy e mais de umas centenas de vírus e bactérias normais nas suas origens e que no futuro ficará muito difícil o controle.



Então,com o intuito de preservar os seus pares, as nações começarão a proteger os seus homens como se fossem os donos da terra, muralhas de concretos ,muralhas elétricas,magnéticas e eletrônicas serão erguidas entre as nações tais quais as muralhas diplomáticas de hoje,com os seus passaportes ,com os seus vistos ,quarentenas e outras alegações simplesmente com a finalidade protetora do mercado,num marco claro de separação:rico-pobres,feio-bonitos,grandes e pequenos,desenvolvidos e subdesenvolvidos num mundo que se diz globalizado,porém globalizado para os grandes e engessado para os pequenos,numa concentração galopante de riquezas e de tecnologia .Tudo isso baseado no fim da era dos combustíveis fósseis,hoje o propulsor dos países hegemônicos,que vivem na solidão da frieza,das sombras e pobres em energia solar,consumindo para as suas sobrevivências a contaminante energia petrolífera.



Como as outras civilizações,os homens irão à luta, privatizarão todos os recursos naturais e o saber,controlarão desta maneira as águas,as florestas,os minerais e os genes . Numa batalha desequilibrada dos fortes controladores contra os pequenos controlados,sobrarão os mais fortes e estes serão os continuadores da vida ,terão que oferecer tempo a terra para auto recuperação, assim será o fim trágico de mais uma civilização e o surgimento de uma nova fase do globo terrestre, quando o tempo, por milhões e milhões de anos saberá mais uma vez transformar tudo que se consumiu das desejadas ,admiradas e necessárias riquezas naturais.Vão-se os homens e ficará a terra.



A solução energética se encontra na captação de energia hidrogenada do astro sol,que em um único dia, de uma simples nesga de raio solar que chega à terra é maior do que todas as energias produzidas , somadas e acumuladas de todas as reservas de petróleo que existe na terra,outra maneira importante seria através das microalgas em abundância nos oceanos.Tem-se que se encontrar um mecanismo que não polua,um mecanismo onde uma célula elétrica retire dos raios solares a energia necessária à sobrevivência da humanidade,quando os motores deixarão de vomitar e expelir substancias que aos poucos vão matando e diminuindo as chances da vida na terra.Será que o mundo se resume apenas na questão energética , claro que não.



Conflitos virão,guerras acontecerão e tudo pelo domínio da energia,aquele que por ventura descobrir,catalogar,produzir , dominar e esconder uma forma de energia renovável e perene,utilizando a sua força, provavelmente privatizará o sistema,e indubitavelmente será o criador e precursor da nova civilização ,iniciando na terra mais um ciclo,mais uma era ,a era da renovação,a era da recuperação e do ressurgimento de novas vidas.Nem tudo estar perdido e salve a natureza.



Iderval Reginaldo Tenório

Nenhum comentário: