sexta-feira, 30 de maio de 2025

É O ENEM DEMOCRATICO? OU É EXCLUDENTE

                             É O ENEM DEMOCRATICO? OU É EXCLUDENTE

  Pode ser uma imagem de 1 pessoa, papagaio e lorico

É DEMOCRÁTICO O ENEM? O POBRE VERSUS O RICO
 
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É DEMOCRÁTICO O ENEM? É EXCLUDENTE? 
OU 
É UM CRIME CONTRA A BAIXA RENDA
 
                                           CRODINEY DA SILVA x ROSIVELTINO GIBSON

                      Crodiney mora num bairro periférico, trabalha como empacotador de um supermercado e os pais são assalariados de baixa renda, a mãe é domestica e o pai serviços gerais.

                      Estuda no Colégio Estadual Clemente Cipó. As aulas só começaram 60 dias após o início do ano letivo. Das 08 disciplinas, apenas  03 tem professores, foi assim os três últimos anos do Crodiney.

                    Mora numa rua enladeirada e sem calçamento, a casa fica  no meio de uma  pirambeira. Dois anos atrás um barranco quase derruba a casa do Crodiney depois de uma torrencial chuva. A  alimentação do jovem é a base de macarrão e refresco, poucas são as proteínas, mesmo nestas condições,  é um jovem que pensa no futuro.

                  Rosiveltino, classe média alta, mora num bairro nobre da capital, bairro Ouro do Sucesso, na cobertura da Mansão Diamante House. Não trabalha, vive de casa para a escola, o clube e o curso de inglês. Os pais são formados e tem o curso superior completo, o pai é Engenheiro Eletricista, tal qual o seu avô, e a mãe uma Médica especialista em oncologia.

                  Estuda no Colégio Pan-Europa do Futuro, as aulas foram pré anunciadas com um curso preparatório para os novos alunos 15 dias antes do início do ano letivo. Das 08 disciplinas previstas, 06 são ministradas por professores PhD e mestres, a rotina do aluno nos últimos três anos foi estudar em boas escolas. O Rosiveltino é um ótimo aluno e sonha em seguir o caminho dos pais, estuda inglês  e mandarim  numa boa escola, disciplinas extra curriculares.

                   O país que eles moram não prioriza o ensino básico, fundamental e nem o médio. Os ricos e a classe média alta estudam em boas escolas, os pobres ocupam as vagas nas escolas publicas ou privadas de péssima qualidade,  é o aluno pelo aluno. Nada é feito para melhorar o ensino até os 18 anos, fica por conta das famílias e cada uma trilha o seu caminho.

                   O país possui as suas Universidades Públicas Federais, algumas Escolas Superiores Particulares de boa qualidade e um balaio de escolas pagas de péssima qualidade.

                   Para ingressar nas Escolas Federais gratuitas, em vez do vestibular Escola por Escola, Região por Região, o governo criou o ENEM, um sistema no qual, com a mesma prova o aluno escolhe a escola que quiser cursar, vai depender de suas notas, as maiores têm a autonomia de escolher a Universidade de sua preferencia em qualquer estado do país.

Quem obterão as melhores classificações? Os milhões de Crodineys ou os milhares de Rosiveltinos ?

 É democrático o ENEM? É excludente? Ou é um crime contra a baixa renda? Quantos Crodineys existem no país? 

 Jovens Crodineys, não desistam, insistam, estudem e façam de tudo para crescer, o Brasil foi feito por  muitos Crodineys . 


Quando um Crodiney quer,  ele consegue e com muita garra mesmo pedalando ladeira acima,  nadando contra as correntezas nos rios repletos de piranhas, lutando contra os Leões  da raia alta e sendo esmagados pela ausência das  Políticas Públicas educacionais. 
 
Quando um Crodiney ascende socialmente, não se transforma num subserviente e nem num analfabeto funcional em várias áreas, notadamente na política,    merece muito respeito 
 
É injusto o filho do rico herdar todas as riquezas dos pais, todos os privilégios sociais e na ciência política um espaço privilegiado, ocupar o espaço dos pais em todos os setores, inclusive na politica, apenas pelo sobrenome. É o nepotismo em voga.  Porém, o mais injusto é o pobre não ter a chance de sair da pobreza e nela se perpetuar


Iderval RegnaldoTenório
 
 

 
             A criação, finalidade e destino do ENEM

Criação: O Enem foi criado em 1998, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, com Paulo Renato Souza como ministro da Educação.

 Objetivo inicial: Avaliar o aprendizado dos alunos do ensino médio e fornecer dados para o MEC auxiliar na melhoria do ensino.

  Evolução: A partir de 2004, o Enem passou a ser utilizado como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, e em 2009, passou a ser usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

O EXCLUDENTE ENEM


O  ENEM avalia o nível de conhecimento  global de cada participante, o nível de escolaridade de cada região, Estado , município e de cada escola .
 
O injusto do ENEM é que o resultado é avaliado na mesma régua . Os classificados escolhem em qual escola  quer estudar, independente do local que tenham feito a prova.  O Enem  é Universal e vale para todo o Brasil.
 
 As melhores notas escolhem as vagas dos principais cursos, nas melhores escolas Públicas do País,  tirando qualquer chance do pobre acender na escala SOCIAL, uma vez que são oriundos de escolas de baixa qualidade, muitas vezes desconhecem até o conteúdo das questões.
 
O ENEM não considera a origem do aluno e nem o nível da Escola que o mesmo estudou.  As caras escolas privadas preparam os seus alunos visando as provas do ENEM e de olhos bem abertos para ocupar  as melhores Universidades Públicas do país. A finalidade do aluno é passar, tanto que, nas vésperas das provas são revisadas todas as matérias  estudadas durante o ano letivo. A única ocupação destes estudantes é estudar, tem por obrigação passar nesta avaliação nacional e enviesada.
 
 
O ENEm tem três degraus- SISU,   PROUNI  E FIES.
 
Notas máximas-"SiSú" é uma abreviação do "Sistema de Seleção Unificada", um sistema do governo brasileiro que permite aos candidatos se inscreverem em Universidades públicas do país.

Notas médias -O "ProUni " (Programa Universidade para Todos) 
 
Notas baixas Classificatórias-  " FIES" (Fundo de Financiamento Estudantil) são programas federais que visam facilitar o acesso ao ensino superior, mas com mecanismos diferentes: 
 
o ProUni oferece bolsas de estudo, enquanto o FIES oferece um empréstimo estudantil. 
 
É possível, em algumas situações, utilizar ambos os programas conjuntamente, desde que o estudante tenha uma bolsa parcial do ProUni e utilize o FIES para cobrir a parte restante das mensalidades

É injusto o filho do rico herdar todas as riquezas dos pais, todos os privilégios sociais e na ciência política um espaço privilegiado, ocupar o espaço dos pais em todos os setores, inclusive na politica, apenas pelo sobrenome. É o nepotismo em voga.  Porém, o mais injusto é o pobre não ter a chance de sair da pobreza e nela se perpetuar. 
 
 Iderval Reginaldo Tenório

Martinho da Vila - O Pequeno Burguês (O Pequeno Burguês)

www.youtube.com › watch
3:07
"O Pequeno Burguês" faz parte do álbum ao vivo "O Pequeno Burguês" de Martinho da Vila. Gravado no Teatro FECAP, São Paulo.
YouTube · Nas Nuvens Music Group · 8 de dez. de 2016

FOTOGRAFIA 3 X 4 - BELCHIOR - YouTube

FOTOGRAFIA 3X4   UM CLÁSSICO DOOS MAIS ALTO VALOR E SIGNIFICADO
11 de jun de 2010 - Vídeo enviado por Vangodias
"FOTOGRAFIA 3X4" É UM APANHADO MAIS DETALHISTA, REALISTA, CRUEL, DAS REALIDADES .

 

quinta-feira, 29 de maio de 2025

É DEMOCRÁTICO O ENEM? O POBRE VERSUS O RICO

                                                .

     MEU PRIMO IRMÃO  ANTONIO REGINALDO E O MESMO PÁSSARO NA SERRA

DO ARARIPE PERNAMBUCO.                                     .Pode ser uma imagem de 1 pessoa, papagaio e lorico

                                           Nenhuma descrição de foto disponível.

 11 de agosto é o Dia do Estudante - SOMOS Educação

 Dia Internacional do Estudante: uma homenagem em memória da bravura. -  Faculdade IBRA Blog
 
Pesquisa aponta falhas no monitoramento das cotas raciais nas universidades
 
Pandemia tirou renda da classe média e aumentou desigualdade no Brasil,  aponta FGV
É DEMOCRÁTICO O ENEM? É EXCLUDENTE? 
OU 
É UM CRIME CONTRA A BAIXA RENDA
 
                                           CRODINEY DA SILVA x ROSIVELTINO GIBSON

                      Crodiney mora num bairro periférico, trabalha como empacotador de um supermercado e os pais são assalariados de baixa renda, a mãe é domestica e o pai serviços gerais.

                      Estuda no Colégio Estadual Clemente Cipó. As aulas só começaram 60 dias após o início do ano letivo. Das 08 disciplinas, apenas  03 tem professores, foi assim os três últimos anos do Crodiney.

                    Mora numa rua enladeirada e sem calçamento, a casa fica  no meio de uma  pirambeira. Dois anos atrás um barranco quase derruba a casa do Crodiney depois de uma torrencial chuva. A  alimentação do jovem é a base de macarrão e refresco, poucas são as proteínas, mesmo nestas condições,  é um jovem que pensa no futuro.

                  Rosiveltino, classe média alta, mora num bairro nobre da capital, bairro Ouro do Sucesso, na cobertura da Mansão Diamante House. Não trabalha, vive de casa para a escola, o clube e o curso de inglês. Os pais são formados e tem o curso superior completo, o pai é Engenheiro Eletricista, tal qual o seu avô, e a mãe uma Médica especialista em oncologia.

                  Estuda no Colégio Pan-Europa do Futuro, as aulas foram pré anunciadas com um curso preparatório para os novos alunos 15 dias antes do início do ano letivo. Das 08 disciplinas previstas, 06 são ministradas por professores PhD e mestres, a rotina do aluno nos últimos três anos foi estudar em boas escolas. O Rosiveltino é um ótimo aluno e sonha em seguir o caminho dos pais, estuda inglês  e mandarim  numa boa escola, disciplinas extra curriculares.

                   O país que eles moram não prioriza o ensino básico, fundamental e nem o médio. Os ricos e a classe média alta estudam em boas escolas, os pobres ocupam as vagas nas escolas publicas ou privadas de péssima qualidade,  é o aluno pelo aluno. Nada é feito para melhorar o ensino até os 18 anos, fica por conta das famílias e cada uma trilha o seu caminho.

                   O país possui as suas Universidades Públicas Federais, algumas Escolas Superiores Particulares de boa qualidade e um balaio de escolas pagas de péssima qualidade.

                   Para ingressar nas Escolas Federais gratuitas, em vez do vestibular Escola por Escola, Região por Região, o governo criou o ENEM, um sistema no qual, com a mesma prova o aluno escolhe a escola que quiser cursar, vai depender de suas notas, as maiores têm a autonomia de escolher a Universidade de sua preferencia em qualquer estado do país.

Quem obterão as melhores classificações? Os milhões de Crodineys ou os milhares de Rosiveltinos ?

 É democrático o ENEM? É excludente? Ou é um crime contra a baixa renda? Quantos Crodineys existem no país? 

 Jovens Crodineys, não desistam, insistam, estudem e façam de tudo para crescer, o Brasil foi feito por  muitos Crodineys . 


Quando um Crodiney quer,  ele consegue e com muita garra mesmo pedalando ladeira acima,  nadando contra as correntezas nos rios repletos de piranhas, lutando contra os Leões  da raia alta e sendo esmagados pela ausência das  Políticas Públicas educacionais. 
 
Quando um Crodiney ascende socialmente, não se transforma num subserviente e nem num analfabeto funcional em várias áreas, notadamente na política,    merece muito respeito 
 
É injusto o filho do rico herdar todas as riquezas dos pais, todos os privilégios sociais e na ciência política um espaço privilegiado, ocupar o espaço dos pais em todos os setores, inclusive na politica, apenas pelo sobrenome. É o nepotismo em voga.  Porém, o mais injusto é o pobre não ter a chance de sair da pobreza e nela se perpetuar


Iderval RegnaldoTenório
 
 

 
             A criação, finalidade e destino do ENEM

Criação: O Enem foi criado em 1998, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, com Paulo Renato Souza como ministro da Educação.

 Objetivo inicial: Avaliar o aprendizado dos alunos do ensino médio e fornecer dados para o MEC auxiliar na melhoria do ensino.

  Evolução: A partir de 2004, o Enem passou a ser utilizado como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, e em 2009, passou a ser usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

O EXCLUDENTE ENEM


O  ENEM avalia o nível de conhecimento  global de cada participante, o nível de escolaridade de cada região, Estado , município e de cada escola .
 
O injusto do ENEM é que o resultado é avaliado na mesma régua . Os classificados escolhem em qual escola  quer estudar, independente do local que tenham feito a prova.  O Enem  é Universal e vale para todo o Brasil.
 
 As melhores notas escolhem as vagas dos principais cursos, nas melhores escolas Públicas do País,  tirando qualquer chance do pobre acender na escala SOCIAL, uma vez que são oriundos de escolas de baixa qualidade, muitas vezes desconhecem até o conteúdo das questões.
 
O ENEM não considera a origem do aluno e nem o nível da Escola que o mesmo estudou.  As caras escolas privadas preparam os seus alunos visando as provas do ENEM e de olhos bem abertos para ocupar  as melhores Universidades Públicas do país. A finalidade do aluno é passar, tanto que, nas vésperas das provas são revisadas todas as matérias  estudadas durante o ano letivo. A única ocupação destes estudantes é estudar, tem por obrigação passar nesta avaliação nacional e enviesada.
 
 
O ENEm tem três degraus- SISU,   PROUNI  E FIES.
 
Notas máximas-"SiSú" é uma abreviação do "Sistema de Seleção Unificada", um sistema do governo brasileiro que permite aos candidatos se inscreverem em Universidades públicas do país.

Notas médias -O "ProUni " (Programa Universidade para Todos) 
 
Notas baixas Classificatórias-  " FIES" (Fundo de Financiamento Estudantil) são programas federais que visam facilitar o acesso ao ensino superior, mas com mecanismos diferentes: 
 
o ProUni oferece bolsas de estudo, enquanto o FIES oferece um empréstimo estudantil. 
 
É possível, em algumas situações, utilizar ambos os programas conjuntamente, desde que o estudante tenha uma bolsa parcial do ProUni e utilize o FIES para cobrir a parte restante das mensalidades

É injusto o filho do rico herdar todas as riquezas dos pais, todos os privilégios sociais e na ciência política um espaço privilegiado, ocupar o espaço dos pais em todos os setores, inclusive na politica, apenas pelo sobrenome. É o nepotismo em voga.  Porém, o mais injusto é o pobre não ter a chance de sair da pobreza e nela se perpetuar. 
 
 Iderval Reginaldo Tenório

Martinho da Vila - O Pequeno Burguês (O Pequeno Burguês)

www.youtube.com › watch
3:07
"O Pequeno Burguês" faz parte do álbum ao vivo "O Pequeno Burguês" de Martinho da Vila. Gravado no Teatro FECAP, São Paulo.
YouTube · Nas Nuvens Music Group · 8 de dez. de 2016

FOTOGRAFIA 3 X 4 - BELCHIOR - YouTube

FOTOGRAFIA 3X4   UM CLÁSSICO DOOS MAIS ALTO VALOR E SIGNIFICADO
11 de jun de 2010 - Vídeo enviado por Vangodias
"FOTOGRAFIA 3X4" É UM APANHADO MAIS DETALHISTA, REALISTA, CRUEL, DAS REALIDADES ...


quarta-feira, 28 de maio de 2025

Como exigir honestidade de um povo, se os espelhos pregam a desonestidade?

Hoje, 30 de maio de 2025, mais um escândalo político financeiro.

O Brasil só tem políticos desonestos.  É prefeitos, governadores , juízes e vendas de sentenças .  

 Isto na Bahia. São Paulo . Mato Grosso, Ceará, Tocantins e outros estados .

 Pergunto:  como exigir honestidade da raia baixa se é a raia alta os principais desonestos e professores do Brasil.? 

   A desonestidade está no sangue e no DNA de muitos pseudo líderes 

Iderval Reginaldo Tenório 

segunda-feira, 26 de maio de 2025

O "economicismo" e a manutenção de privilégios no Brasil

Economicismo. Por definição, o capitalismo organizado pelo Estado
envolveu o uso do poder político público para regular (e em alguns casos,
substituir) os mercados econômicos. Esta foi em grande parte uma questão de
gestão da crise no interesse do capital. Todavia, os Estados em questão derivaram
muito de sua legitimidade política de suas pretensões em promover inclusão,
igualdade social e solidariedade entre classes. No entanto, estes ideais foram
interpretados de um modo economicista e classecêntrico. Na cultura política
do capitalismo organizado pelo Estado, as questões sociais foram estruturadas
principalmente em termos distributivos, como assuntos relativos à distribuição
equitativa de bens divisíveis, especialmente renda e empregos, enquanto as divisões
sociais foram vistas principalmente pelo prisma de classe. Assim, a injustiça social
perfeita era a distribuição econômica injusta, e sua expressão paradigmática era
a desigualdade de classes. O efeito deste imaginário classecêntrico e economicista
era marginalizar, se não completamente obscurecer, outras dimensões, locais e
eixos de injustiça

O QUE É ANDROCENTRISMO? | O QUE É, DEFINIÇÃO E SIGNIFICADO

Androcentrismo (em grego clássico: ἀνήρ, "homem, masculino") é a prática, consciente ou não, de colocar um ponto de vista masculino no centro de sua visão de mundo, cultura e história, marginalizando culturalmente a feminilidade. O adjetivo relacionado é androcêntrico, enquanto a prática de colocar o ponto de vista feminino no centro é ginocêntrica. Etimologia O termo androcentrismo foi introduzido como um conceito analítico por Charlotte Perkins Gilman em um debate científico. Perkins Gilman descreveu as práticas androcêntricas na sociedade e os problemas resultantes que elas criaram em sua investigação sobre The Man-Made World; ou Our Androcentric Culture, publicado em 1911. Por causa disso, o androcentrismo pode ser entendido como uma fixação social na masculinidade pela qual todas as coisas se originam. Sob o androcentrismo, a masculinidade é normativa e todas as coisas fora da masculinidade são definidas como outras. De acordo com Perkins Gilman, os padrões masculinos de vida e as mentalidades masculinas reivindicavam universalidade, enquanto os padrões femininos eram considerados como divergentes.

O ESTADO e a SOBERANIA - A Paz de Vestfália!

Westfalianismo. Finalmente, o capitalismo organizado pelo Estado
foi, por definição, uma formação nacional, destinada a mobilizar as capacidades
de Estados-nações para apoiar o desenvolvimento econômico nacional em
nome – se nem sempre no interesse – da cidadania nacional. Possibilitada pela
estrutura regulatória de Bretton Woods, esta formação se baseava em uma divisão
de espaço político em unidades territorialmente limitadas. Como resultado, a
cultura política do capitalismo organizado pelo Estado institucionalizou a visão
“Westfaliana” de que comprometimentos compulsórios da justiça só se aplicam
entre concidadãos. Subtendendo a maior parte da luta social na era do pós-guerra,
esta visão canalizava reivindicações de justiça nas arenas políticas internas
de Estados territoriais.

Os Contratos de Paz de Westfália, também conhecidos como Tratados de Münster e Osnabrück, marcaram um ponto de inflexão na história das Relações Internacionais ao darem fim à Guerra dos Trinta Anos. Esses acordos, assinados em 1648, estabeleceram princípios fundamentais que moldaram o sistema internacional moderno, como a soberania estatal, o equilíbrio de poder e a liberdade religiosa