segunda-feira, 2 de agosto de 2021

O Esporte Amador pede socorro. As Olimpíadas na sua essência pedem socorro

                                                                       Modalidades Olímpicas - Guia Estudo

Jesse Owens, o primeiro mito do atletismo - Esportes - Estadão
Da glória à tragédia, as duas faces do esporte olímpico

O Esporte Amador pede socorro.    

As Olimpíadas na sua essência pedem socorro

Sete séculos antes de Cristo,  ano 776 ,  em Olímpia na Grécia,  foram criados os jogos olímpicos. Competições  que perduraram até o século IV depois de Cristo ,  ano 394, em seguida  caíram  no esquecimento e foram abandonados  por séculos.

No fim no século  XIX,  ano 1894,  foi criado por um aristocrata e pedagogo suíço chamado Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin o Comitê Olímpico Internacional, que passou a administrar  e dirigir  as olimpíadas. Foi redigido uma carta com todas as suas diretrizes e as Olimpíadas passaram a ser  elos do bem  entre as nações.

O símbolo destes encontros passou a ser 05 anéis entrelaçados  representando os cinco continentes e as suas cores.  O fulcro destes encontros era proporcionar amadoristicamente    a paz, a educação , o esporte, a juventude e a amizade entre os povos da terra, tanto que com a evolução foi necessário expandir  os encontros aos esportes no gelo, competições  para os adolescentes e o esporte para os atletas com deficiência física. O foco primordial era  o Esporte Amador nas escolas, nas  fábricas e nos clubes, tudo patrocinado pelos poderes públicos em nome da Educação, da Paz, da Cultura e da União dos Continentes. 

Venciam os melhores estudantes, os melhores operários, os mais sadios, os países que mais investiam na Educação e na  Cultura. As Olimpíadas existiam para alavancar a disseminação da cultura e a melhora da qualidade de vida  no Universo.  Terminadas  as provas  as nações mais premiadas passariam aos demais o que foi feito para conseguir tantas medalhas.

Veio o século XX e com ele a coisificação do homem, a mercantilização dos pensamentos, o patenteamento  das  ideias e a homogeneização dos costumes em todo o universo  . Com estas ideias o mundo foi fatiado em dois blocos: o primeiro constituído dos países  hegemônicos, os países que mandam, os donos das tecnologias, os que consomem e contaminam 70% do  Mundo atual, os donos da energia , do capital, os que manuseiam o tabuleiro de todas as nações.  O segundo  constituído do resto, as nações periféricas, as que alimentam,  sustentam e trabalham para as do primeiro ,  as donas das patentes e que manuseiam o tabuleiro da vida no globo terrestre . 

Com esta catástrofe artificial humana e maquiavélica as Olimpíadas ganharam  cunho político e  comercial, deixando de ser  de cunho amador e democrática. Passaram a ser patrocinadas pelos comitês políticos das  nações do primeiro bloco e pelos comitês financeiros das grandes multinacionais, donas de mais de 70% da riqueza mundial e que   deram origem ao famigerado afunilamento do poder entre os povos, que em vez de patrocinarem a amizade, a paz, a educação , a união e o entendimento político,  patrocinaram e   patrocinam o inverso, patrocinam o distanciamento, a exclusão e o fosso entre as nações.

Os jovens deixaram de praticar o esporte por prazer.  As atividades saíram das Escolas    e migraram para as mega Empresas, migraram para a clausura do esporte comercial em todas as nações civilizadas, migraram para o confinamento obrigando   os atletas a serem super humanos,  à exaustão física e psíquica desde a infância em algumas plagas. Estes comportamentos,  com regras forçadas em nome da rígida disciplina levam pontualmente a um adoecimento seletivo que contamina toda a sociedade . Com as regras impostas em nome do poderío Político e Financeiro das  Nações  as quais representam, os atletas viraram verdadeiras máquinas descerebradas, viraram músculos programados, viraram peças alimentadas por combustíveis do imaginario humano . 

O esporte amador pede socorro, a profissionalização  assassinou a Educação, a Cultura e a  Paz entre as nações.  Um segmento genuinamente do povo e para o povo foi entregue ao guloso   poder  econômico e aos interesses políticos , segmentos que paulatinamente empurram e encaminham  o esporte para ser uma atividade  primordialmente de exclusão. 

Os Bancos estatais, as empresas, os poderes públicos patrocinam à luz do sol o esporte comercial, o esporte profissional. Esquecem os verdadeiros atletas que penam nos diversos  estabelecimentos de educação deste pais , tudo em nome do poder político e comercial, quando na verdade deveriam injetar estes fundos para a criação e recuperação de uma juventude sedenta e sem rumo.

Sim ao esporte educação para todos e não ao esporte seletivo , excludente e  pecuniário, a juventude pede socorro.

Quanto ao Brasil, o bom  seria que fosse campeão e medalha de ouro na Educação , no Esporte Amador, na Matemática, Física, Química e no Português . Que fosse medalha de ouro no ensino infantil, básico , fundamental , médio e técnico.   Seria de bom alvitre que o país encarasse o ensino com isonomia em todos os níveis da educação  para todos os jovens  até os dezoito (18) anos,  independente da classe social . Com esta conduta não veríamos mais os jovens das classes média e baixa perambulado por sub empregos, sem escola, sem perspectiva e sem um rumo definido. Muitos se perdem na depressão,  na marginalidade e na prostituição, é isto que se vivencia neste país com os menos privilegiados .

Todos os patrocínios da grandes empresas saem dos bolsos e dos estômagos de todos os consumidores, eles estão nos preços   dos produtos consumidos  pela população.  Encontram-se embutidos nas caras peças publicitárias, nacionais e internacionais,  que circulam nas mídias. Todos pagam  estas estonteantes propagandas, independente da classe social da qual o individuo pertença . 

As  Olimpíadas são patrocinadas pelo suor do povo, não deveriam ser utilizadas como  manobras de convencimento e  de exclusão . 

As Olimpíadas vieram  do povo e para o povo deveriam voltar     

              Iderval Reginaldo Tenório      

 

               

QUERO A SUA OPINIÃO .

 

 

domingo, 1 de agosto de 2021

O POETA PERNAMBUCANO! LOURINALDO VITORINO por Guilherme Machado Historiador Historiador

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Lourinaldo Vitorino, um repentista pernambucano, vídeo 1 - YouTube

 

CANTORIA DESAFIO LOURINALDO VITORINO E ZÉ VIOLA PARTE 4 - YouTube 

Guilherme Machado Historiador Historiador


GRANDES PERSONAGENS DA POESIA NORDESTINA E DO REPENTE BRASILEIRO E BREJEIRO! O POETA PERNAMBUCANO! LOURINALDO VITORINO
 
Nasceu em Venturosa, Pernambuco, é filho do poeta Joaquim Vitorino, escreve versos desde 7 anos. Depois de iniciar sua carreira artística no Nordeste brasileiro, aos 16 anos, cantando com vários poetas famosos, como o seu irmão, o cantador Diniz Vitorino, e tantos outros, mudou-se para São Paulo, dando seqüência à sua profissão.
 
Apresentou-se em vários programas de televisão, dentre eles: Som Brasil, com Rolando Boldrin e depois com Lima Duarte, na Rede Globo; teve participação marcante no programa de Moacir Franco, na Rede Record.
 
Organizou vários festivais e cantorias na CPC-Umes, tem dois CDs solo e um em parceria com o poeta cantador Oliveira de Panelas, várias músicas gravadas por artistas da MPB, como por exemplo Adauto Oliveira, Fortaleza.
 
Lança agora seu mais ressente trabalho, o CD Ópera de Cordel, com direção musical do poeta e cantor Maciel Melo, um belo ajuntamento de poesias e canções autorais.

Enviado pelo Historiador -

Guilherme Machado Historiador

Lourinaldo Vitorino & Oliveira de Panelas 1999 | Cantoria ...

Lourinaldo Vitorino & Oliveira de Panelas - Cantoria em São Paulo, dia 31/07/1999CURTA NOSSA ...
20 de jul. de 2020 · Vídeo enviado por Viva a Cultura
Sebastião da Silva & Lourinaldo Vitorino | TV MancheteCURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: https ...
21 de dez. de 2020 · Vídeo enviado por Viva a Cultura
Galope da beira-do-mar - Lourinaldo Vitorino e Ivanildo Vila Nova. 654 views654 views. Premiered Dec ...
21 de dez. de 2020 · Vídeo enviado por Canal do Vicente Reinaldo
Comigo o rojão é quente - Ivanildo Vila Nova e Lourinaldo Vitorino. 1,071 views1K views. Dec 27, 2020 ...
27 de dez. de 2020 · Víde

WILSON ARAGÃO - O CANCIONEIRO DO SERTÃO DE PIRITIBA

 

WILSON ARAGÃO - O CANCIONEIRO DO SERTÃO DE PIRITIBA 




Wilson Aragão nasceu em 25 de Abril de 1950. É um cantor e compositor nascido em Piritiba, no sertão baiano. Com mais de 20 anos de carreira, 04 CD's gravados, participação de várias coletâneas, autor de sucessos como “Capim-Guiné”, gravada por Raul Seixas e Tânia Alves e “Guerra de Facão” gravada por Zé Ramalho, Falcão, Antonio Rocha  e outros artistas brasileiros.
Começou cantando na adolescência em corais de igreja e de colégio. Mais tarde ganhou o mundo: São Paulo , Salvador,Minas Gerais,  Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Pará   e outros estados, fazendo shows e divulgando seus trabalhos em rádios e televisões.
A sua música fala, principalmente, do homem do campo, suas lutas e anseios, seus amores e dissabores. Seus ritmos passeiam por baladas, xotes, martelos, galopes e canções.
Tem como Pátria o sertão baiano, inspiração do seu cancioneiro, sempre voltado para a dignidade, humildade e sapiência do sertanejo. Aragão já faz parte do grande São João e cantorias pelos sertões nordestinos, tornando-se parte da vida poética da Bahia.
Em seu vasto trabalho, já teve parcerias com grandes nomes da música brasileira, dentre esses nomes está o do inesquecível Raul Seixas com a canção Capim Guiné, título do seu primeiro disco, hoje em CD.
Este poeta-cantador, faz as suas andanças, sempre irreverente, levando consigo vários "causos" que, sempre bem contados, despertam, no povo, o sentido alegre da vida após um dia de batalha e é respeitado por todos os cantadores pela grande luta por uma música de qualidade.
Wilson Aragão é casado com Mirian Aragão, e possui 3 filhos: Pedrinho Aragão (o mais velho), Wilsinho Aragão e Rui Aragão.

Mirian e Wilson Aragão

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wilson_Arag%C3%A3o 


WILSON ARAGÃO (Entrevista)



ENTREVISTA com Autor de “Capim-Guiné”, música que se tornou famosa na voz de Raul Seixas, quando viveu em um assentamento do MST, em Santo Amaro, na Bahia



(Paulo A. Magalhães, Paulo A. Magalhães Fº e Vagner Carneiro de Salvador (BA))



ARTISTA IDEALISTA, pedagogo e engajado na luta do povo,  Wilson Aragão é natural de Piritiba, mas morou muito tempo na roça, em Mira Serra e Morro do Chapéu. É filho de um pedreiro negro com uma professora primária, descendente de portugueses, e neto de uma cabocla da mata, que “foi pega no laço pra casar com seu avô”, como ele diz. Lúdico e imprevisível conciliou, por um período de sua vida, a arte com a burocracia, ao trabalhar no setor de recursos humanos de grandes empresas em São Paulo e no Pólo Petroquímico de Camaçari, sem permanecer por mais de dois anos em cada. Militou no movimento sindical ao lado do governador do Estado, Jacques Wagner, e fez política partidária junto com Capinam, Gonzaguinha, Fábio Paes e Jorge Portugal. Gravou três CDs, e suas músicas foram interpretadas por artistas de várias gerações. Atualmente, sobrevive apenas de música e foi integrante do Assentamento Eldorado (“Pitinga”), do MST, em Santo Amaro, onde é muito querido pela comunidade.



A conversa que se segue, sintetizada aqui nos trechos mais significativos, ocorreu na Secretaria do MST, em Salvador, entre risadas e goles de cervejas ingeridas pelo entrevistado, que traçou um rico painel da sua trajetória de vida e musical. Das mágoas com setores de esquerda aos sonhos de contribuir com a luta do MST, além de suas composições e das pinturas ao lado da sua companheira, que promoveu aulas de artesanato no assentamento em que residiu e comercializou seus produtos.





Para iniciar, fale de sua experiência no campo. Você plantou num sítio no sertão de Piritiba, pegando na enxada como pega um catingueiro, como conta na música “Capim-Guiné”?



Wilson Aragão – (Risos!...) Trabalhei muito com meu pai, na foice. Ele era um bom pedreiro, construiu dez casinhas simples de adobe, depois vendeu e comprou um sítio no sertão de Piritiba. Mais tarde, compraria o outro lado da estrada. Enquanto capinava, abrindo as covas, eu ia jogando as sementes e tapando as 70 ou 80 tarefas de feijão, milho, banana, aipim, mandioca, caju, jaca, entre outras culturas. Catei muita mamona e puxei carro de boi para pegar madeira da floresta. Lembro que na roça ele tinha um rádio de seis faixas, e quando a gente estava trabalhando ele aumentava o volume pra gente escutar a música, numa distância de 50 a 100 metros. Gostava de ouvir Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Carlos Nobre e Jackson do Pandeiro. E assim passei a infância e a adolescência, recebendo todas essas influências.



E lá pras bandas de Piritiba, Morro do Chapéu e Mira Serra, havia virtuosos violeiros?



Sempre surgia novidade na feira; homens vindos da Paraíba, foragidos da seca, procurando emprego nas roças, que traziam a cultura de lá. Eu achava muito bonito o pessoal batendo pandeiro e dizendo versos. Lá em Mira Serra tinha até um sujeito que fazia um som maravilhoso, uma mistura de cavaquinho com viola, extraído de um instrumento inventado por ele, num formato de lata de óleo, com cordas de arame de estender roupa.





Aprendeu a tocar lá instrumentos; o violão, por exemplo?



Eu ficava cutucando, mas vim aprender a tocar um pouquinho de violão já depois de casado. Minha vida toda foi no Evangelho, minha família sempre foi prebisteriana, era igreja quarta, sexta, domingo. Meu pai dizia que violão era coisa de vagabundo, e não deixava aproximar do violão. Eu disse que quando fosse dono do meu nariz, compraria um violão. E realmente, quando meu pai separou de minha mãe e eu fui pra São Paulo trabalhar, comprei um violão.



Era uma época de euforia, da ideologia “Brasil, potência do mundo”; da conquista do tricampeonato mundial de futebol; da proliferação das torturas nos porões da ditadura; e da pornochanchada nas telas do cinema brasileiro. Os militares estavam no auge da sua popularidade, por conta do chamado “Milagre Econômico”: “ninguém segura esse país”, “ame ou deixe-o”...



Eu morava em Piritiba já pleiteando algum emprego, mas toda a minha família era de oposição. Os políticos de direita da cidade eram da ARENA e não deixaram que eu trabalhasse na prefeitura, nem no Banco da Bahia. Sem opção de trabalho formal, só me restou ganhar algum dinheiro como artista, fazendo desenhos e pintura. A prefeitura era obrigada a me engolir porque eu produzia todas suas faixas.



Desenhava ainda escudos do colégio etc. Na 1º Exposição de Arte da Cidade, conquistei três prêmios, inclusive o 1º lugar de desenho, imaginação e pintura. Cantava ainda no coral e nos muitos grupos que formávamos, como o grupo musical “Os Helps”, que tinha muita influência dos Beatles, e depois virou “Os Horríveis” (risos...).




Você percebeu que a cidade era pequena para suas inquietações...



No dia em que fui pra São Paulo, minha mãe correu atrás do ônibus, tropeçou e caiu no meio da rua. Na metrópole, meu tio me deu abrigo por um ano, aí dividimos um quartinho, eu e um amigo. Mais tarde, fui promovido na fábrica Companhia Brasileira de Alumínio, na cidade de Mairinque, onde eu também morava, e, pra estudar Pedagogia na Universidade de Sorocaba, eu tinha que viajar diariamente 60 a 70 km de distância. Passei a admirar um professor comunista chamado Álvaro Vanucchi, que foi preso na ditadura militar, expulso do Brasil e depois voltou. O sobrinho dele era estudante de medicina e foi morto numa praça em São Paulo, em plena luz do dia. Eu fui assimilando estas histórias e tomando conhecimento do que era a ditadura militar. Quando bateu a saudade, eu vim-me embora, em 1978, com greves estourando em tudo que é canto. Como eu era especialista em Recursos Humanos, as empresas se interessaram por mim. Comecei a trabalhar no Pólo Petroquímico ganhando 21 salários mínimos, um dinheirão pra época. Montava planos de cargos e salários, convênios e assistência médica. Quando me chamavam para tocar em algum lugar, eu dispensava cachê. Ah, se eu soubesse que esse tempo ia passar...



Parece que a sua composição de maior sucesso, “Capim-Guiné”, foi feita neste período. Fale um pouco sobre a música.



Em 1979, nas horas vagas do trabalho, compus “Capim-Guiné”, que é um protesto contra a grilagem de terras na ditadura militar. Ocorreu que um fazendeiro de Tapiramutá, cheio de pistoleiros, invadiu de madrugada a propriedade de meu pai, que era evangélico e não tinha armas. No outro dia, meu pai foi à delegacia prestar queixa e o delegado não gostou. Seguiu então para Salvador, a fim de conversar com o governador. Houve um telegrama do gabinete do governador perguntando quem era o meu pai. Quando souberam que se tratava de um homem de oposição, do MDB, disseram: “pode invadir as terras”. O fazendeiro cortava o arame e botava o gado para comer a nossa plantação. Nós emendávamos e ele novamente cortava. Meu pai foi a Brasília conversar com o presidente Geisel, e este também enviou uma mensagem. Quando foi informado de que a família era de oposição, disse que não podia fazer nada.




Ouvindo hoje “Capim-Guiné”, tem-se a impressão que há na letra algumas metáforas para ludibriar a censura.



Há sim, mas nessa época era proibido falar palavrão, e a música não passou na censura. Veio uma carta para todas as emissoras de rádio proibindo tocar “Capim- Guiné”. É bom esclarecer que a cara de veado à qual me referi era o presidente Geisel, pois qualquer barulhinho para o veado, ele pára, escuta atentamente, mas não toma atitude. Já o Caxinguelê é um esquilo brasileiro. Quanto a “não planto capim-guiné pra boi abanar rabo”, é porque eu não iria mais fazer roça pra bandido vir e tomar, desfrutando de tudo...



Esclareça a dúvida que paira entre os ouvintes de MPB: “Capim-Guiné” é apenas sua ou tem parceria com Raul Seixas? Como foi mesmo que você conheceu Raul?



Em 1982, em Piritiba, eu já havia conquistado um festival de música com “Capim- guiné”, antes de conhecer Raul. Na época, Elba Ramalho estava surgindo com muito sucesso, e eu fi cava sentado na porta dos hotéis esperando ela acordar. Aí, eu perguntava: “Gostou de Capim- Guiné?”, ela respondia: “Ouvi a fita e gostei de todas suas músicas, mas me dá um tempo, porque meu disco já está cheio”. Continuei colado com Elba. Um dia, os músicos me falaram: “Elba ensaiou Capim-Guiné, e está de arrombar, mas o diretor de produção pediu pra tirar e gravar uma música do Gonzaguinha, “Casca do Ovo”, porque ninguém sabe quem é esse Aragão”. Aí fi quei chateado e tive um “pega pra capar” com ela. A gente era amigo e ficamos diferentes até hoje.



Um conterrâneo de Piritiba, chamado Beto Sodré, me convenceu oferecer a música a Raul Seixas e mandou-a pra São Paulo. Um dia, ligamos para ele do orelhão e ele falou que havia gostado, mas queria propor pequenas alterações. Em vez, por exemplo, da frase “comprei um sítio, plantei jabuticaba, dois pés de guabiraba” etc. elaborado por mim, ele propôs “plantei um sítio no sertão de piritiba...”, homenageando a minha cidade, e misturou guabiraba com as pindaíbas, que eram as cachaças que ele bebia, botou guataíba, que não existe, e gravou.


 Jardelino Satanás


No lançamento do disco, em 1983, no Esporte Clube Periperi, a nossa amizade foi se estreitando. Ficamos num hotel, na Barra, o dia todo na beira da piscina “comendo água”. Gostei muito dele, suas palavras tinham sentimento, um coração bom, um jeito meio ameninado e meio maluco. Passei dois dias na casa dele em São Paulo, e enquanto ele cheirava muito éter e lança-perfume, eu tomava minhas cervejas. Depois, ele veio pra minha casa em Salvador e fez uma verdadeira revolução no Engenho Velho de Brotas, pois saiu bebendo cachaça em tudo que era boteco, e todo mundo querendo conhecê-lo. Também demos um passeio pelo sul da Bahia, fomos em Ibirataia, Barra do Rocha e Ipiaú.



Sua música mais conhecida é “Capim-Guiné”, mas qual é a que você mais gosta?



Sou apaixonado por “Sertões e Sertões”, do primeiro disco. Fiz quando eu tava sofrendo porque tiraram o trem de ferro, a Leste Brasileira, de Piritiba: “Ó mira, mira bem para o resto da estrada de ferro. Quantos braços cravados, quantos dormentes para ouvir o trem na curva apitar, apitou pra nunca mais”. Eu estava em São Paulo quando minha mãe me escreveu uma carta. Cheguei em casa e chorei.





E as feridas da vida?



Eu tenho uma mágoa danada. A gente que é de esquerda sempre foi boicotado. Quando a esquerda conquistou o poder, não abriu espaço para a nossa arte. As prefeituras do PT aqui da Bahia quase nenhuma me contrata. Só querem Calypso e Calcinha Preta, que deseduca a população. É a indústria da anti-cultura. Esse povo nunca foi forró. A cultura brasileira sempre foi voltada para os mesmos, se concentrando em torno dos poderosos. A Rádio Educadora aí tem dias que tocam dez músicas do Caetano, oito do Djavan, e nenhuma dos outros. Por que não divide o espaço? Convidam a gente para participar de reunião, de discussão, mas na hora de contratar e pagar o cachê, continuam os mesmos.



A gente tem que valorizar aquela coisa de raiz, Bule-bule, repentistas, samba de roda... Na região de Cachoeira e Santo Amaro tem grandes sambistas. No nosso assentamento, Eldorado, tem Luizinho, Delis e Rebeca, uma menininha de 4 anos.



As emissoras de rádio massacram os ouvidos, pegam qualquer besteira, pagam jabá pra tocar 50 vezes por dia e sonegam direitos autorais. Tem algumas que nem pagam porque alegam que a rádio dá prejuízo. Se dá prejuízo, porque não passa pra gente do MST? Cantei muito, sem cobrar cachê, para o Sindicato dos Bancários, da Construção Civil, dos Metalúrgicos e Eletricitários. Hoje, estão fortalecidos e não lembram da gente. Eu colocava minha música a serviço das lutas sindicais, e hoje esquecem que a gente sobrevive dos cachês.




Letra de Capim-Guiné


Plantei um sítio / No sertão de Piritiba / Dois pés de guataiba / Caju, manga e cajá.
Peguei na enxada / Como pega um catingueiro / Fiz acero, botei fogo / "Vá ver como é que tá".
Tem abacate, jenipapo / E bananeira / Milho verde, macaxeira / Como diz no Ceará.
Cebola, coentro / Andu, feijão-de-corda / Vinte porco na engorda / Até o gado no currá.
Com muita raça / Fiz tudo aqui sozinho / Nem um pé de passarinho / Veio a terra semeá.
Agora veja / Cumpadi, a safadeza / Cumeçô a marvadeza / Todo bicho vem prá cá.
Num planto capim-guiné / Pra boi abaná rabo / Eu tô virado no diabo / Eu tô retado cum você.
Tá vendo tudo / E fica aí parado / Cum cara de viado / Que viu caxinguelê.
Suçuarana só fez perversidade / Pardal foi pra cidade / Piruá minha saqüé / Qüé! Qüé!.
Dona raposa / Só vive na mardade / Me faça a caridade /Se vire e dê no pé.
Sagüi trepado / No pé da goiabeira / Sariguê na macaxeira /Tem inté tamanduá...
Minhas galinha / Já num fica mais parada / E o galo de madrugada / Tem medo de cantá.
Num planto capim-guiné / Pra boi abaná rabo / Eu tô virado no diabo / Eu tô retado cum você.
Tá vendo tudo / E fica aí parado / Cum cara de viado / Que viu caxinguelê.
Num planto capim-guiné / Pra boi abaná rabo / Eu tô virado no diabo / Eu tô retado cum você.
Tá vendo tudo / E fica aí parado / Cum cara de viado / Que viu caxinguelê.
Num planto capim-guiné / Pra boi abaná rabo / Eu tô virado no diabo / Eu tô é, tô é retado cum você.
Tá vendo tudo / E fica aí parado / Cum cara de viado, ôme? / Que viu caxinguelê.

Fonte:

http://www.brasildefato.com.br/v01/impresso/anteriores/jornal.2008-03-20.5670775414/editoria.2008-03-20.9892961498/materia.2008-03-20.9666859983

2º cd de Wilson Aragão

 
3º cd de Wilson Aragão


Conheça a trajetória desse grande cancioneiro do sertão de Piritiba visitando sua página. Lá você encontrará todos os cds para downloads. Artigos de jornal, seus amigos cantadores, shows e as canções ainda inéditas. Wilson Aragão, o orgulho piritibano representante de nossa cultura e de nosso patrimônio imaterial.

 http://wilsonaragao.wordpress.com/about/

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