domingo, 4 de abril de 2021

Dezessete e Setecentos Luiz Gonzaga , Miguel Lima e Carmélia Alves

 

                                                                              Luiz Gonzaga e Carmélia Alves — Dezessete e Setecentos - YouTube

 

Um dos melhores espetáculos da musica brasileira, o rei Luiz e a rainha Carmélia . O Exu e o Rio juntos para o mundo. 

Não deixem de saborear este grande momento.

Dezessete e Setecentos

Luiz Gonzaga e Carmélia Alves

Dezessete e Setecentos
Luiz Gonzaga



Eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Dezessete e setecentos
Dezesseis e setecentos

Mas se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Porque dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Sou diplomado
Frequentei academia
Conheço geografia
Sei até multiplicar
Dei vinte mango
Pra pagar três e trezentos
Dezessete e setecentos
Você tem que me voltar

É dezessete e setecentos
É dezesseis e setecentos
É dezessete e setecentos
É dezesseis e setecentos

Mas se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas olha aqui
Se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Eu acho bom
Você tirar os nove fora
Evitar que eu vá embora
E deixe a conta sem pagar
Eu já lhe disse
Que essa droga está errada
Vou buscar a tabuada
E volto aqui pra lhe provar

Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
É dezessete e setecentos
É dezesseis e setecentos

Mas se lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Porque dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas rapaz olha aqui
Se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas é dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas se lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Porque dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Não, pera aí
Mas se lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas porque
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas olha aqui rapá
Dezesseis e setecentos
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas não é dezessete e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Então deixa
É por isso que não gosto
De discutir com gente ignorante
Por isso é que o Brasil
Não progrede nisso
Adicionar à playlist
Tamanho
Cifra
Imprimir
Corrigir
Composição: Luiz Gonzaga / Miguel Lima. Essa informação está errada? Nos avise.

 Miguel Lima foi um compositor de importância fundamental na obra de Luiz Gonzaga, porque foi cantando suas letras que o Brasil conheceu sua voz, mas os dicionários e enciclopédias de música não esclarecem sequer quando e onde ele nasceu e morreu.


Miguel Lima -Em 1944, Carmem Costa gravou dele e Luiz Gonzaga o samba "Chamego", seu primeiro grande sucesso como compositor. No mesmo ano, Ademilde Fonseca gravou com acompanhamento de Antenógenes Silva ao acordeom o choro "Pica-pau". Foi o primeiro parceiro de Luiz Gonzaga, com quem compôs a mazurka "Dança mariquinha", os chamegos "Penerô Xerém" e "Cortando pano" e a valsa "Perpétua", todas em 1945. No mesmo ano, Manezinho Araújo gravou o samba "Dezessete e setecentos", parceria com Luiz Gonzaga e que se tornou um grande sucesso, sendo gravado diversas vezes. 

 

Dezessete e Setecentos Luiz Gonzaga , Miguel Lima e Carmélia Alves

 

                                                                               Luiz Gonzaga e Carmélia Alves — Dezessete e Setecentos - YouTube

Dezessete e Setecentos
Luiz Gonzaga

Ouvir Dezessete e Setecentos
Não encontrámos nada.
Pode conter links afiliados

Eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Dezessete e setecentos
Dezesseis e setecentos

Mas se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Porque dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Sou diplomado
Frequentei academia
Conheço geografia
Sei até multiplicar
Dei vinte mango
Pra pagar três e trezentos
Dezessete e setecentos
Você tem que me voltar

É dezessete e setecentos
É dezesseis e setecentos
É dezessete e setecentos
É dezesseis e setecentos

Mas se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas olha aqui
Se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Eu acho bom
Você tirar os nove fora
Evitar que eu vá embora
E deixe a conta sem pagar
Eu já lhe disse
Que essa droga está errada
Vou buscar a tabuada
E volto aqui pra lhe provar

Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
É dezessete e setecentos
É dezesseis e setecentos

Mas se lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Porque dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas rapaz olha aqui
Se eu lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas é dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas se lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Porque dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Não, pera aí
Mas se lhe dei vinte mil réis
Pra pagar três e trezentos
Você tem que me voltar
Dezesseis e setecentos
Mas porque
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Mas olha aqui rapá
Dezesseis e setecentos
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Mas não é dezessete e setecentos?
Dezesseis e setecentos
Dezesseis e setecentos?
Dezesseis e setecentos

Então deixa
É por isso que não gosto
De discutir com gente ignorante
Por isso é que o Brasil
Não progrede nisso
Adicionar à playlist
Tamanho
Cifra
Imprimir
Corrigir
Composição: Luiz Gonzaga / Miguel Lima. Essa informação está errada? Nos avise.

sábado, 3 de abril de 2021

O Incêndio de 1964 Relato do menino Zezinho

                                                                                   Artigo: A Caatinga em Chamas | Rádio Pajeú

Incêndio devasta mais de 700 hectares de caatinga no Sertão de Pernambuco |  Petrolina e Região | G1

CAATINGA> Incêndios devastam vegetação nativa no Ceará; queimadas não param  crescer - Diário Centro Sul | Diário Centro Sul - Diário do Nordeste

Provocar queimadas é crime e pode gerar pena de até 4 anos, alerta Sema |  Manaus | A Crítica | Amazônia - Amazonas - Manaus

O Incêndio de 1964

Relato do menino Zezinho

 

A caatinga ardia em chamas, seu Zé, o proprietário,   e  alguns trabalhadores roçavam as ressecadas moitas  de jiquiris,    canafistas e  outras herbáceas, arbustos e arbóreos endêmicos do semi árido nordeste. 

No outro lado da velha estrada, construída pelo grande líder,  com recursos próprios, dona Tonha, uma guerreira alagoana, descendente dos  índios Cariris e dos  Xucurus,   rodeada por  mulheres e rapazolas  limpavam os aceiros contra lateral ao fumegante fogo. Retiravam os garranchos, os gravetos e os capins desidratados , uma vez que  a caatinga seca  tem a mesma combustão da bucha ensopada com gasolina,  álcool ou   querosene, quase semelhante à queima da pólvora. 

As últimas chuvas datavam de um ano atrás, os barreiros secos, os animais esquálidos e as asas brancas a procurarem outras plagas, apenas os pássaros mais resistentes voavam contracenando com as miragens que vibravam tangenciando o duro, vermelho e ressecado  solo  serrano. 

O verde da vegetação rasteira  encontrava-se cinza, o sol queimava a pele, a cabeça, o coração, a mente e a alma dos fortes homens do campo, era mais um período de seca, mais um ano sem água, mais um ano  de fome e de sofrimentos.

Anuns,   carcarás, gaviões, teiús  e cascavéis rodeavam as ilhas verdes  ensombradas  pelos umbuzeiros, cajueiros, facheiros, xique-xiques e mandacarus  que  resistiam à baixa umidade   à   procura de preás, saguins, calangos, pássaros , besouros , formigas e cupins    para matar a fome.

As rajadas de ventos quentes, muitas vezes em redemoinhos, levavam de eito tudo que encontravam pela frente.  Penas, ciscos,  folhas, ninhos de pássaros,  restos de gafanhotos, argilas e estercos  flutuavam  de um lado para  outro  como se a velha Chapada do Araripe estivesse a caducar ou pagando os seus pecados.

Num visível processo de desertificação,  as lufadas dos ventos  e o mormaço invadiam as desprotegidas  capoeiras e consumiam sem piedade os últimos lampejos de vida.  Pássaros,   insetos rasteiros , insetos  alados e até mesmo os  resistentes répteis eram triturados pelo sol do meio dia.

O descampado da  vegetação xerófila , os cabeças de frades, os rabos de raposas e os mandacarus mirins maltratados pelo escaldante calor  transformavam a caatinga num cinza transparente, expondo ao sol ardente    os  animais  , os vegetais e os recursos naturais,  modificando constantemente   o ecossistema.

O céu azul cristalino, sem nenhuma nuvem, propiciava a visibilidade do mais longínquo infinito.  O astro rei, como se estivesse a metros, consumia  com as suas cortantes  labaredas a ressecada e moribunda carcaça da velha Serra do Araripe.  

Zezinho viu, viveu e apagou fogo, o menino sobreviveu.  A sua mente de criança gravou aquela inesquecível e dantesca cena.  O fogaréu vermelho a cuspir fumaça, os estalos dos gravetos finos e secos em chamas, as faiscantes fuligens carregadas pelos ventos, os homens com mulambos molhados no rosto a proteger as ofegantes narinas e os olhos tracomatosos, mulheres com panos e vassouras de galhos secos a varrerem as margens da estrada, adolescentes correndo em desesperos,  aos gritos de guerras, e o Zezinho encravado no coração do furdunço. Foram momentos de medo, de choro , de insignificância,  de coragem e de reflexão . Foi mais um fato vivido e registrado na sua existência pueril, mais uma lição da natureza e a certeza que o homem do campo, o homem sofrido do nordeste é forte , resistente e merece respeito.

O menino cresceu, lutou, estudou  e envelheceu, porém, jamais deixou que a criança agreste que existe dentro de si sucumbisse, desaparecesse. Entendeu que os segredos da vida só sabe  quem viveu, quem presenciou e sentiu.  Traz de lembranças algumas cicatrizes e dois pterígios , marcas registradas dos sertões pernambucanos.

 Zezinho fez e faz parte deste tenebroso  universo, ele viu, viveu e sobreviveu, o Zezinho é um sobrevivente, como disse o Euclides da Cunha , é antes de tudo, um forte.

Salvador, 18 de Março de 1986

Iderval Reginaldo Tenório

En Cima da Hora 1976 13/14 - Os Sertões - YouTube

Marcado pela própria natureza O Nordeste do meu Brasil Oh! Solitário sertão De sofrimento e solidão A ...
30 de dez. de 2011 · Vídeo enviado por maravillatropical