quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Olavo Bilac. CONHEÇA UM POUCO DESTE BRASILEIRO. Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac

 

 100 anos da morte de Olavo Bilac – Blog do Sistema de Bibliotecas da UCS

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 186528 de dezembro de 1918) foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro, considerado o principal representante do parnasianismo no país. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.

Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano e nacionalista, também defensor do serviço militar obrigatório[1] em um período em que o exército usufruía de amplas faculdades políticas em virtude da proclamação da República em 1889.

Foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira, inicialmente criado para circulação na capital federal (na época, o Rio de Janeiro), e mais tarde sendo adotado em todo o Brasil. Também ficou famoso pelas fortes convicções políticas, sobressaindo-se a ferrenha oposição ao governo militar do marechal Floriano Peixoto.

Em 1907, foi eleito "príncipe dos poetas brasileiros", pela revista Fon-Fon. É autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, como os o sonetos Ora (direis) ouvir estrelas e Língua portuguesa.

Filho de Brás Martins dos Guimarães Bilac e de sua esposa Delfina Belmira Gomes de Paula, terá infância e adolescência comuns para sua época. Era considerado um aluno aplicado, conseguindo, aos 15 anos - antes, portanto, de completar a idade exigida - autorização especial para ingressar no curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, a gosto do pai, que era médico durante a campanha da Guerra do Paraguai, e a contragosto próprio.

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quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Obrigado Dr. Frederick Banting e Dr. Charles Best, descobridores da insulina, um milagre na Medicina.

 

       

 Dr Glaciomar  Machado 

Obrigado Dr. Frederick Banting e Dr. Charles Best, descobridores da insulina o que lhes rendeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.

 


Charles Herbert Best, CBE (18991978) foi um fisiologista canadense. Foi figura de destaque nas pesquisas sobre sangue e diabetes, assistente de Frederick Grant Banting na descoberta da insulina, em 1921

Sir Frederick Grant Banting (1891-1941) Photograph by Granger

Frederick Grant Banting  nasceu em 14 de novembro de 1891, em Alliston, Ontário-Canada. O ensino secundário foi em  escola pública de Alliston

 

 

Enviado pelo Dr Glaciomar  Machado 



Em 1922, cientistas da Universidade de Toronto, Canadá🇨🇦, foram para uma enfermaria de hospital com crianças diabéticas, a maioria delas em coma e morrendo de cetoacidose (alto nível de glicose no sangue). A sala estava cheia de pais sentados à beira do leito esperando a morte inevitável de seus filhos. A diabetes era combatida apenas através de uma rigorosa dieta que acabava levando os pacientes à subnutrição crônica.

Os cientistas foram de cama em cama e injetaram nas crianças o novo extrato purificado - insulina. Quando eles aplicavam na última criança em coma, a primeira criança injetada começou a despertar. Então, uma por uma, todas as crianças acordaram de seus comas diabéticos. Uma sala de morte e tristeza, tornou-se um lugar de alegria e esperança. Obrigado Dr. Frederick Banting e Dr. Charles Best, descobridores da insulina o que lhes rendeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. 

 

Perfil: Dr. Glaciomar Machado

Nasceu em 31 de dezembro de 1939 em Teófilo Otoni (MG).

Filho de Aymoré Olive e Nair Machado.

Graduou-se na então Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro em 1966, onde ocupou a posição de Professor de Gastroenterologia e Chefe do Departamento de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário. Visiting Professor das Universidades de Oslo, Miami e Southern California. Fundador e Chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva Nair Machado, Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Doutor em Medicina pela Universidade de Bristol, Inglaterra.

Considerado um dos pioneiros mundiais da moderna endoscopia digestiva, tendo, inclusive, concebido novas técnicas endoscópicas, como a Coledocoduodenostomia Endoscópica Peroral e a Eletrossecção de Estenoses Esofagianas Benignas em Anel, hoje adotadas em todo o mundo. Introduziu a papilotomia endoscópica na América Latina, em 1975, entre outros métodos inovadores.

Em 1976, fundou a Revista Brasileira de Endoscopia Digestiva, sendo seu editor-responsável durante 10 anos.

Membro Titular da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Peroral, da Sociedade Brasileira de Hepatologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. No exterior, participa de Sociedades na Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Bolívia, Cuba, Itália, Uruguai e Estados Unidos (ASGE). Entre 1998 e 2002, foi Presidente da Organização Mundial de Endoscopia Digestiva.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

ESTUDANTE POBRE VIRA MANCHETE . O ENEM, AS SUAS CONTROVÉRSIAS E O BRASIL DO AMANHÃ. O ENEM É DEMOCRÁTICO?

 

                                                                         Inscrições para o Enem 2020 já estão abertas - Secretaria da Educação

ESTUDANTE POBRE VIRA MANCHETE .

O ENEM,  AS SUAS CONTROVÉRSIAS E O BRASIL DO AMANHÃ. 

O ENEM É DEMOCRÁTICO?

  • É justo o ENEM com os jovens e as famílias de baixa renda?
  • É  um programa  democrático?

O Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso, ano 1998, adotou uma metodologia  para a avaliar a qualidade e a eficácia do ensino médio no país, era ministro da educação o Dr. Paulo Renato  Souza.  No segundo governo Luiz Inácio da Silva, ano  2008, o ministro Fernando Haddad introduziu um novo modelo de prova para o Enem com a proposta de unificar o concurso vestibular das Universidades Federais Brasileiras. 

O Enem, que era usado para avaliar os estudantes do ensino médio e adquirir dados para melhorá-lo,  começou em 2009 a servir para o ingresso no ensino superior  ganhando uma roupagem de vestibular, tornando desnecessário o jovem pagar várias taxas de vestibular e viajar o país para ter acesso a instituições de ensino superior, uma medida premeditada  com o intuito de abrir milhares de Faculdades Particulares de qualidade duvidosa  em todo o território nacional, deixando no abandono a eficácia do ensino médio , que é a base  preparatória para o  futuro da  vida  profissional.

O Presidente Luiz Inácio da Silva transformou o ENEM  num  programa de exclusão social  nas grandes áreas de atuação, direcionando a população  menos privilegiada  a cursar áreas menos valorizadas,   condenando  a dívidas escorchantes por intermédio do  PROUNI  e do FIES , programas subsidiados em diversos  percentuais  , porém  para a população de alta renda, os  melhores classificados, por ter acesso aos melhores cursos médios foi criado o SISU  ( Sistema de Seleção Unificada) para ingressar nas Universidades Públicas de Qualidade,    isto é,  para os jovens mais preparados, uma vez que a prova do ENEM é única, universal, linear e os mais bem avaliados escolhem os melhores cursos, nas melhores Universidades Publicas  Federais do país .  

O ENEM idealizado para  melhorar o curso básico, fundamental e médio do país, com a modificação em 2008/2009 foi transformado no segredo da porta de entrada nas melhores Universidades Públicas ,  escolas gratuitas para os alunos  oriundos  das Escolas Particulares do ensino médio do país.  A população  que pode custear as altas  mensalidades da rede preparatória privada   leva vantagem.

 Como consequência, apenas os jovens predestinados, esforçados, altamente  inteligentes das classes menos privilegiadas    conseguem romper a blindagem desta grossa  e alta barreira , que  é disputar e conquistar  uma vaga nas grandes Universidades Públicas  . Evento este que significa o primeiro degrau para ascensão cultural de toda a  família ,  motivo de orgulho  e  exemplo para todos  da comunidade, principalmente para os jovens.  

Ficou tão raro este acontecimento  que, quando um jovem da rede pública entra num curso de expressão de uma Universidade Pública de Qualidade   como Medicina, Direito e  Engenharia   são manchetes de jornais  e peça de publicidade utilizada pelos gestores Públicos.

Em vez de ser regra o pobre frequentar boas escolas e bons cursos, virou exceção , virou quase que um milagre , merecendo  comemorações  como se fosse um  fenômeno extra natural, isto é vergonhoso para qualquer nação.  

Um jovem que dorme e come bem, que tem tudo ou  quase tudo que precisa,  inclusive escola preparatória  de qualidade para o  Enem  leva vantagem  sobre o jovem que dorme e come mal, que pouco ou nada tem. Outro agravante,   o  maior patrimônio deste jovem é o seu tempo , e este  tem que ser vendido ou alugado na flor da idade aos balcões  do comércio ou a estágios enganadores  para a sobrevivência .

Este jovem na fase principal da vida recebe de presente um verdadeiro cavalo de Tróia, noites mal dormidas, alimentos desequilibrados, escolas sucateadas , distantes , sem segurança no ir e vir , disciplinas  incompletas ,  professores desvalorizados, desrespeitados e sem incentivos.

Sobra para os menos avaliados  o consolo do PROUNI  e do FIES, programas que lhe darão o direito a ingressarem em cursos menos concorridos nas milhares de Faculdades Particulares  pulverizadas em todo o Território Nacional  ,  cursos com baixas perspectivas de um  bom futuro, de ascender na escala social,  política  e  econômica.  

Ficam embutidos nos seus sonhos os cursos capazes   de proporcionar o crescimento de toda a família ou comunidade, como Medicina, Direito e Engenharia, não desclassificando as demais formações.

1-É aceitável, para a sociedade atual, mais de três milhões de jovens de baixa renda abandonar os estudos por total falta de condições financeira?

2-É salutar estes mesmos jovens sem uma profissão definida perambularem por subempregos no período escolar para as suas sobrevivências?

3-É natural para esta mesma sociedade ver jovens venderem o seu tempo por salários baixos, ver o alto grau de evasão escolar puramente por necessidades básicas?

 Quantos profissionais de alta qualificação, quantos seres humanos, quantos jovens estão sendo empurrados para o desânimo, para a marginalidade e para descrença no país por não poderem continuar os seus estudos?

Quantos médicos  , engenheiros  e advogados estão  hibernados na mente e nos  sonhos  de muitos  jovens  inteligentes, sonhos que    ficaram no caminho sem rumo e sem prumo ? O pior,  pode ser que continuem para o resto  da vida, isto numa sociedade igualitária e democrática  constitui  uma contravenção ou até  mesmo um crime contra a humanidade. 

A principal fase do aprendizado vai dos zero(0) aos (18)dezoito anos, ênfase dos (3)três aos (8)oito anos e super ênfase dos (12)doze aos (18)dezoito anos , é este modelo adotado por todas as nações do primeiro mundo e de todos que saíram do fosso do qual se encontravam . 

Verba para a educação de qualidade com isonomia não é despesa, é investimento , é a principal  manobra para uma nação proporcionar uma vida com dignidade e cidadania  ao seu povo.

Se o Brasil sonha com uma nação melhor, que seja investido na educação.  Que o ensino até os dezoito anos seja com isonomia para que todos tenham a mesma chance de competir pelo pão e pelo exercício da CIDADANIA. 

Só com Educação de qualidade  o país poderá  sair do fosso no qual se encontra.

É o ENEM justo? É Democrático? É um programa de inclusão ou de exclusão?

 

Iderval Reginaldo Tenório

 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O VÍRUS HTLV-Contagioso como Aids, perigoso como câncer- SE FOR MÉDICO LEIA A MATERIA, SE NÃO FOR LEIA TAMBEM -DIVULGUE , COMPARTILHE.

 

 

  

    PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA INSTITUTO NACIONAL DE  CONTROLE DE QUALIDADE EM SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

O VÍRUS HTLV

 Diário Catarinense

Contagioso como Aids, perigoso como câncer

Em 18 anos como presidente do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa), em Florianópolis, Helena Lima Pires foi surpreendida, dias atrás, por um homem que buscou ajuda na instituição. "Sou portador do HTLV e preciso de apoio", disse o paciente de 52 anos. O que aos ouvidos de Helena, em princípio, parecia um erro, anunciava, na verdade, uma doença ainda pouco conhecida. 


Acostumada a siglas como HIV (vírus da Aids), HCV (hepatite C) e HPV (câncer de cólon de útero), entre outras denominações, Helena ouvia pela primeira vez sobre a doença que tem formas de contágio muito parecidas com as das Aids. O vírus é causador de leucemia e de uma doença neurológica que leva à dificuldade de locomoção e atinge olhos, pele e articulações. 


Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros estejam infectados. Preocupada, Helena foi em busca de informações. "Não podemos deixar que se transforme em epidemia, como ocorreu com a Aids", defende. "Existe a necessidade de se implantar políticas públicas e de se reforçar as existentes, como forma de conscientizar as pessoas", sugere a presidente do Gapa de Florianópolis. 


Helena diz que se preocupou ainda mais ao saber que não havia boletim epidemiológico da doença em Santa Catarina. "Por acaso o paciente chegou aqui. Mas como será que ele lida com a questão em relação ao sexo seguro, por exemplo?"



Infelizmente, conta Helena, na vez que buscou informação na gerência de DST Aids do Estado, e mesmo na prefeitura de Florianópolis, as pessoas demonstram desconhecimento. Com relação ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), explica Helena, não existe o exame confirmatório para a realização do teste. 


Ontem à tarde Helena buscou mais dados junto ao Ministério da Saúde, em Brasília. Foi informada sobre uma pesquisa realizada na Bahia e no Maranhão, com a prevalência considerada alta. 

"Historicamente Santa Catarina lidera os casos de Aids no país. Temos um grande número de idosos infectados, portanto, acho que o Estado deveria ter sido também incluído na pesquisa", reclama.
O médico infectologista Antônio Miranda, que trabalha no Hospital Nereu Ramos, reconhece a doença como nova e grave. Conforme ele, existe baixa incidência e o paciente é crônico. "Não há o que fazer", diz.

O que é preciso saber

- O que é o vírus HTLV?

O vírus HTLV (sigla da língua inglesa que indica vírus que infecta células T humanas) é um retrovírus isolado em 1980 a partir de um paciente com um tipo raro de leucemia de células T. Apresenta dois tipos: o HTLV-I, que está implicado em doença neurológica e leucemia, e o tipo 2 (HTLV-II), que está pouco evidenciado como causa de doença.

- Todas as pessoas que estão infectadas pelo HTLV-I irão desenvolver alguma doença?

Não. A minoria dos portadores assintomáticos (sem sintomas) poderá desenvolver alguma doença.


- Quais os primeiros sintomas?


Estima-se que 99% das pessoas portadoras nunca irão desenvolver qualquer problema relacionado ao vírus. Mas alguns pacientes poderão ter problemas neurológicos, como dores nos membros inferiores (panturrilhas), na região lombar, dificuldades de defecção e de urinar.


- Quais os modos de transmissão mais freqüentes do HTLV?


Os mesmos de vírus como o da Aids e da Hepatite C: relação sexual desprotegida com pessoa infectada, uso em comum de seringas e agulhas com pessoas contaminadas, mãe infectada para o recém-nascido (principalmente pelo aleitamento materno).

- Existe risco de transmissão através da transfusão de sangue?

Desde 1993 os bancos de sangue do país fazem testes do HTLV para doadores, o que leva ao descarte do sangue, caso seja identificado.

- Como se faz o diagnóstico da infecção pelo HTLV-I?

Somente por exame sorológico específico para pesquisa de anticorpos anti-HTLV no sangue. Após os exames de triagem, geralmente utilizando o teste de Elisa, existe uma necessidade, em caso de este ser reativo (positivo), da realização do teste para confirmar e diferenciar anticorpos anti-HTLV-I e anti-HTLV-II.

 

Tratamento

Como o risco do desenvolvimento da doença associado ao HTLV é muito baixo, não há tratamento específico para a infecção. O paciente deve ser acompanhado em serviço de saúde especializado, para diagnosticar e tratar precocemente doenças que podem estar associadas.


Tratamento geral e sintomático:
No que diz respeito ao tratamento sintomático da paresia, com intuito de melhorar a força, manter a musculatura ativa, evitando a atrofia e contraturas, sugere-se: Fisioterapia para o fortalecimento dos membros superiores e do tronco; treinamento de equilíbrio estático e dinâmico; manobras de reabilitação muscular; melhora da amplitude articular; treinamento de marcha; uso de órteses, quando necessário; e nos cadeirantes a terapia ocupacional.
Quanto ao tratamento sintomático da espasticidade, com a finalidade de melhorar a mobilidade, sugere-se o uso de relaxantes musculares ou toxina botulínica. O tratamento sintomático da bexiga neurogênica inclui: cateterização vesical intermitente de 4/4 ou de 6/6 horas, objetivando um volume residual inferior a 500 ml, além de alguns medicamentos.
O tratamento para os sintomas decorrentes da constipação intestinal crônica inclui: avaliação nutricional, objetivando uma dieta anticonstipante, rica em fibras e com elevado teor hídrico; mucilóide psyllium ou óleo mineral via oral de 1-3 vezes ao dia, dentre outros.
Dores neuropáticas de origem medular, radicular ou neural periférica: Amitriptilina, Nortriptilina ou Imipramina, Gabapentina, Carbamazepina ou Hidantoína.

Tratamento específico:
Não há consenso na literatura acerca da existência de um tratamento específico comprovadamente eficaz para as manifestações neurológicas do HTLV. Nessa circunstância, sugere-se o encaminhamento para centros especializados.

Complemento da resposta O paciente com acometimento neurológico pelo HTLV e sua família/cuidadores terão benefícios do acompanhamento da equipe de saúde da atenção primária à saúde. Todos devem estar envolvidos, apesar de também serem atendidos pelo médico especialista (neurologista), pois a proximidade e envolvimento da equipe de APS trarão mais tranquilidade.