EDUCAÇÃO
BÁSICA, O ALICERCE DE UMA GRANDE SOCIEDADE. 
          Quando se aborda a pauta 
 educação,  vem à  cabeça a educação familiar,  a de berço,
aquela na qual é a família o bastião mor da sua condução.
          A Educação de Berço   é socialmente heterogenia ,  plural  e
  núcleo dependente,  significa  que é responsabilidade da
família  a primeira fase educacional  do cidadão.    É  familiarmente  hermética , homogenia e  atrelada ao nível
social de cada  núcleo,  o que se configura  umas das maiores
causas de exclusão social, uma vez que é transmitido aos  descendentes os
costumes de cada família. É notadamente excludente   se o sistema for
exclusivamente patriarcal , sendo   a mulher  nula na sua 
condução .
O modelo patriarcal era a regra das civilizações antigas, onde as crianças e as mulheres não possuíam peso. Eram consideradas simples componentes, poderiam ser castigadas ao extremo ou até serem vendidas como escravos ou mercadorias, não havia liderança, o que vigorava era o medo. A testosterona era a rainha de cada núcleo ou comunidade.
O modelo patriarcal era a regra das civilizações antigas, onde as crianças e as mulheres não possuíam peso. Eram consideradas simples componentes, poderiam ser castigadas ao extremo ou até serem vendidas como escravos ou mercadorias, não havia liderança, o que vigorava era o medo. A testosterona era a rainha de cada núcleo ou comunidade.
          Com a
evolução da sociedade,  tantos as mulheres como as crianças passaram a
possuir alma , nome e  serem  aceitas como cidadãs.  A família tomou
outra face , foi se adaptando a um mundo realmente humano e se afastando do
mundo quase que irracional, isto é,   do mundo animal no qual  a
força e a testosterona eram as molas impulsionadoras .  
          Na 
atualidade ainda existem nações que seguem o arcaísmo social, muitos são os
países nos quais as mulheres e as crianças não possuem voz ,  cidadania e
são propriedades do provedor, tal qual acontece    no universo dos
animais irracionais, notadamente  dos predadores.
            Muitos povos do
continente Africano  ,  Asiático e Oriental ainda rezam nesta macabra
cartilha, são povos regidos pelo sistema patriarcal e politicamente por 
regimes ditatoriais, neste sistema as crianças, as mulheres e todas as
comunidades LGBT são jogadas no ostracismo e tratadas com extremo rigor.
          No Brasil
a educação familiar , a de berço,  era mais presente nas comunidades  mais longínquas dos centros desenvolvidos, notadamente nas 
regiões isoladas e   apegadas aos ditames dos antepassados que, 
como  amálgamas engessavam e blindavam aos novos conhecimentos e costumes .
        Modelos que levavam o país a ter uma grande heterogeneidade educacional,
chegando   ao ponto de se falar que existem vários Brasis, uns do primeiro
mundo e outros que vivem mergulhados abaixo do nível da pobreza,  fruto da
ausência do Estado em todos os setores, primordialmente  no setor da
Educação Infantil, a primeira e provavelmente a principal pilastra de uma
sociedade desenvolvida . Com a  formação educacional da
criança  a mercê de cada núcleo familiar e como cada núcleo pertence a um
nível social , o fosso entre as classes tendia a aumentar, filho de gato ,
gatinho é e filho de peixe peixinho será, neste sistema as dificuldades para
evoluir na escala social eram sempre progressivas.
          O
ano de 1932 pode ser considerado o marco desta mudança, neste ano a mulher
brasileira passou a ser considerada cidadã de primeira, passou a ter direito
oficialmente ao voto e o seu ingresso num mundo igualitário. 
O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo no Brasil foi assegurado parcialmente.
O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo no Brasil foi assegurado parcialmente.
         Esta
reivindicação, o exercício do direito básico para o pleno exercício da
cidadania,  teve inicio  antes mesmo da Proclamação da República, foi
parcialmente aprovado em 1932 por permitir somente às mulheres casadas, com
autorização dos maridos, às viúvas e solteiras que tivessem renda própria
.
Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.
Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.
           Este
marco constitucional, com fulcro  na igualdade, na fraternidade  e na
liberdade  elevou a importância da mulher na vida social do país ,
porém  a criança continuou sob a tutela da educação familiar, contudo com
uma grande diferença e para melhor, uma vez que se  deu inicio à
introdução do    sistema matriarcal até mesmo nos distantes
rincões,  desbancando paulatinamente o tradicional e histórico patriarcal. A   mãe passou  a ser personagem  de suma importância no seio
da família, uma educação rígida, porém maleável, uma educação dura, porém
amorosa, uma educação com muita exigência,  porém mais compartilhada , uma
educação respeitosa ,  solidária e mais organizada,  na qual o ser
passou a ter a mesma importância do ter ou até mesmo suplantá-lo.
           Da década
de 60 até à década de 80 a  mulher começou a tomar as rédeas da educação
infantil domiciliar,  trazendo  cristalinos  e inovadores
avanços  em todas as  propriedades pertinentes à vida ,
principalmente na do  humanismo , da tolerância, da igualdade , da
solidariedade, da compreensão,  do amor  e da coesão  familiar.  
           A família entrou no ciclo realmente humanitário, mostrando que a ascensão da
mulher e a sua decisiva participação na educação de sua prole foi uma das
alavancas  da família brasileira da atualidade, famílias matriarcais
guardam ligação com o sucesso dos seus componentes . 
           Com
a ascensão da mulher, esta passou a ser o foco da sociedade, passou a ocupar
cada vez mais cargos antes exercidos  pelos homens, principalmente no
parque fabril .
            Com
a  participação da mulher no mercado de trabalho surgiu uma grande
demanda  na educação dos seus filhos, ficou em aberto quem cuidaria das
crianças quando as mães estivessem na labuta  e ausente de casa.  Com
muitas lutas e plausíveis argumentos   foram  criados  por parte
das mulheres intelectualizadas movimentos e frentes paredistas   
para proteger as trabalhadoras.
           Nos
moldes das grandes nações,  como os movimentos do Martin Luter King, Rosa Parks e
Elizabeth Eckford,    foram elencados diversos programas sociais , dentre
eles e o mais importante a criação de creches com a preocupação do
cuidar,  uma vez que a mulher no mercado de trabalho já era uma realidade
e os seus rebentos não poderiam ficar sem um norte, sem um paradeiro, sem um
rumo.    
            Aos
poucos as solicitações  foram contempladas   e a mulher passou a ser
o sustentáculo moral e muitas vezes econômica de muitos núcleos familiares.  A
esta altura e com as conquistas,  não era mais a mulher o foco social e
sim a condução educacional da criança, que se configurava como  a
esperança e o futuro da nação, nesta fase o ser humano infantil  passou a
ser a maior preocupação da sociedade brasileira. Foi quando  realmente adquiriu alma , nome
, sobrenome e nos dias de hoje até uma carteira de identidade com CPF .
            A
 partir de 1980 a criança passou a ser o fulcro da sociedade e dos
movimentos reivindicatórios, principalmente na educação, passando a ser o 
Estado o responsável por uma formação homogenia em todas as classes
sociais. 
            Foi instituído por lei um   ensino básico de qualidade
com isonomia para todos dos 0 aos 06 anos;  sendo dos 0 aos 03
creches  ,  dos 04 aos 06 pré-escola  . Em 1990 com o Estatuto
da Criança e do Adolescente a criança passou a ser o foco principal  
, principalmente  com a municipalização do ensino infantil. Por lei
foi instituído que  dos 0 aos 03 creches , dos 04 aos 05 pré-escola 
responsabilidade do governo municipal e a partir do 06 anos  todas
deveriam ingressar no primeiro ano do curso fundamental sob a tutela do Governo
Estadual . 
          
Nos dias de hoje,  mesmo com todas as leis e com a escola sob a tutela
dos  municípios,  mais de 1,8 milhão de crianças dos 0 aos 05 estão
fora da escola por diversos fatores, sendo um deles e o principal as precárias
condições sociais da família, além  do não cumprimento constitucional por
parte dos gestores. 
           Trabalhos mostram que enquanto
mais baixo o nível social, mais baixo a adesão ao ensino infantil, isto
tem repercussão em toda a formação até os 18 anos,  atingido todo o curso
fundamental. 
           Os mesmos trabalhos mostram que mais de 1,3 milhão de
jovens entre os 14 e 16 anos estão fora da escola e mais de 2,0 milhões dos 17
aos 18 anos abandonaram ou evadiram    para ingressarem  em
subempregos por total falta de condições financeiras, é bom frisar que estes
subempregos são precarizados , sem nenhuma perspectiva de futuro e muitos criados pelo governo com o nome de menor aprendi, nos quaisn os menores nada amprende, apenas perdem tempo nos transportes no ir e vir . Os trabalhos
concluíram que  estes jovens terão dificuldades de retornarem à escola por
desanimo, por necessidade do trabalho precarizado e por falta de escolas
técnicas gratuitas que os capacitem para o futuro, para estes só com uma
reviravolta para  reiniciarem um novo curso preparatório.
O modelo brasileiro é criminoso, excludente e olha para os jovens com descasos, totalmente diferente do vizinho país do Prata, a Argentina que resolveu cuidar da sua prole com isonomia desde 1858.
O modelo brasileiro é criminoso, excludente e olha para os jovens com descasos, totalmente diferente do vizinho país do Prata, a Argentina que resolveu cuidar da sua prole com isonomia desde 1858.
"O
primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como
é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que
estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação. 
Outro
marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo
Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de
desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e
bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da
Europa". 
   Educação básica
na Argentina: história, estrutura e desafios
           Encontra-se 
nesta propriedade o alto grau cultural da Argentina e do Chile que praticamente
tiveram as mesmas preocupações com a educação do seu povo, o Brasil encontra-se
a 02 séculos de atraso, cabe ao novo povo brasileiro olhar para as suas bases
humanas independente do viés político .
           Episódios 
e personalidades  importantes que deram vida à cidadania em todo o
Universo.
           Rosa
Parks- 
No dia 1º de dezembro de 1955,  se negou a ceder a um branco o seu
assento em um ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados
Unidos.
Martin
Luter King
Líder
negro norte-americano (15/1/1929-4/4/1968). Nasce em Atlanta. O pai e o avô
materno eram pastores batistas, carreira que ele também decide seguir. Aos 22
anos forma-se em teologia e dois anos depois casa-se com Coretta Scott, com quem
tem quatro filhos. 
Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos- Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela frequentava uma escola exclusiva para estudantes negros.
Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos- Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela frequentava uma escola exclusiva para estudantes negros.
 Iderval
Reginaldo Tenório
ADENDOS
IMPORTANTES 
1- PRIMEIRO CÓDIGO ELEITORAL DO BRASIL
(No
código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932,
durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi
assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.).
Com a
elaboração do primeiro Código Eleitoral do Brasil, em 1932, houve a criação da
Justiça Eleitoral, de eleições padronizadas e voto obrigatório, secreto e
universal, incluindo as mulheres.
Com isto,
nas eleições legislativas de 1933, as brasileiras puderam votar e ser votadas
pela primeira vez. Nestas eleições, também foi escolhida a primeira deputada
federal do país, a médica paulista Carlota de Queirós.
Incorporada
à Constituição de 1934, o voto feminino era
estendido às mulheres solteiras e viúvas que exerciam trabalhos remunerados. As
mulheres casadas deveriam ser autorizadas pelos maridos para votar.
No ano
seguinte, o Código Eleitoral de 1935, precisou que era obrigatório o voto das
mulheres que tinham atividades remuneradas.
Para
aquelas que não recebiam salário, contudo, o voto era considerado facultativo.
Esta situação seria modificada com o Código Eleitoral de 1965 que igualou o
voto feminino ao masculino.
Professora de História
                            
                     
              
2- ARGENTNA
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação.
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação.
Outro
marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo
Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de
desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e
bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da
Europa". 
   Educação básica na Argentina: história, estrutura e
desafios
      Everton Vieira
Vargas
Fernando Perdigão
Fernando Perdigão
 CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO:
portal.educacion.gov.ar/consejo/
portal.educacion.gov.ar/consejo/
                                       
       PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO:
hdrstats.undp.org/es/cuadros/
hdrstats.undp.org/es/cuadros/
        
BANCO MUNDIAL
Best of Mendelssohn - YouTube
22 de mai de 2013 - Vídeo enviado por Top Classical Music
Love classical music? Learn to play the best PIANO pieces the easiest way: http://
30 de nov de 2011 - Vídeo enviado por Fábio Fidelix
Para ver o melhor da música clássica visite http://classicusblog.blogspot.com/
2 de out de 2017 - Vídeo enviado por HALIDONMUSIC
Buy “Mendelssohn - Piano Solo” (MP3 album) on the Official Halidon Music Store
31 de mai de 2017 - Vídeo enviado por Mendelson
Mendelson - "Le Soulèvement" Titre adapté de "The Ghost of Tom Joad" de Bruce Springsteen (© Columbia ...



 
 
 
 





