quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MERCEDES BATISTA , A GRANDE BAILARINA NEGRA BRASILEIRA- UM DOS ÍCONES DA CULTURA DO BRASIL.

MERCEDES BATISTA , A GRANDE BAILARINA NEGRA BRASILEIRA- UM DOS ÍCONES DA CULTURA DO BRASIL.


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Mercedes Ignácia da Silva Krieger, Mercedes Batista, nasceu em 1921, no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em uma família humilde que vivia do trabalho de sua mãe, a costureira Maria Ignácia da Silva. Ainda jovem, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, exercendo diversas atividades profissionais. Trabalhou em uma gráfica, em fábrica de chapéus e como não podia fugir a regra de grande parte das meninas negras de seu tempo, foi empregada doméstica. Trabalhou, também, em bilheteria de cinema; quando podia, assistia aos filmes; neste período acalentava o sonho dos palcos. Mobilizada por realizar seu sonho, começou a dedicar-se a dança. 

Cabe salientar que Mercedes Baptista foi iniciada no balé clássico e dança folclórica, pela grande Eros Volúsia (bailarina que abrilhantou o Brasil através de suas coreografias inspiradas na cultura brasileira). Na década de 1940 ingressou na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo a oportunidade de estudar com Yuco Lindberg e Vaslav Veltchek, artistas que possuíam projeção internacional. No ano de 1947 é admitida como bailarina profissional no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tornando-se assim a primeira mulher negra a ingressar como bailarina nesta casa de espetáculos.


Embora fizesse parte do corpo de Baile do Teatro Municipal, teve poucas chances de atuar, pois pouquíssimas vezes foi escalada para as apresentações. Percebeu então um traço do preconceito. Enquanto mulher negra e artista sofreu discriminação, mas também aprendeu com os próprios passos e escolhas a criar mecanismos de superação. É neste mesmo período que conhece Abdias do Nascimento e passou a acompanhar os ideais do Teatro Experimental do Negro. Juntamente com as forças renovadas e ao perceber que outros negros e negras, desenvolviam formas de atuação de luta contra o racismo no Brasil, uniu forças com estes grupos, criando espaços e estratégias para lutar contra o preconceito racial. 


Neste cenário, buscou formas de valorizar a cultura brasileira, assim como lutou contra o preconceito que tentava inferiorizar a população negra. Foi então, que sistematicamente trabalhou pela reafirmação do artista negro na dança; com talento, perseverança e o uso da pesquisa enquanto instrumento/ferramenta. Conseguiu magistralmente, embasar e aprofundar o conhecimento sobre as artes negras, assim entendendo e conhecendo suas origens usando-a enquanto elemento criativo, e, portanto, uma nova postura sobre a dança afro-brasileira.


Mercedes Baptista participou de diversos eventos promovidos pelo TEN, sendo, em 1948, eleita a Rainha das Mulatas. No ano de 1950, tornou-se membro do Conselho de Mulheres Negras.


Em finais da década de 1950 foi selecionada pela coreógrafa e antropóloga americana Katherine Dunham a conquistou uma bolsa de estudos em Nova York. Quando de sua volta para o Brasil, no Rio de Janeiro, funda o Ballet Folclórico Mercedes Baptista. Grupo formado por bailarinos negros que desenvolviam pesquisas e divulgava a cultura negra e afro-brasileiras, descortinando novos horizontes para a dança, introduzindo elementos afro na dança moderna brasileira. O grupo ganhou notoriedade e respeito, apresentaram-se na Europa e vários países da América do Sul. 


Na década de 1960, Mercedes Baptista, teve a oportunidade de atuar no G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro, elaborando coreografia, para o tema O Quilombo dos Palmares, escolhido pela escola. As escolas de samba curvaram-se ao talento de Mercedes, pois foi ela quem idealizou as apresentações das escolas com alas coreografadas. E não fica por aí, coreografou para cinema, televisão e teatro.


Mercedes Baptista ministrou diversos cursos fora do Brasil - Nova York e Califórnia. Influenciou a dança em outros países, mais também teve consistência e prestígio para introduzir na Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro a disciplina dança afro-brasileira.


Por sua capacidade de conciliar técnica e talento, por inovar, por sua trajetória de vida e sua importância para dança nacional, e por que não dizer mundial, no ano de 2005 recebeu uma homenagem através da exposição “Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança”, com curadoria de Paulo Melgaço e Jandira Lima. Em desdobramento a exposição, no ano de 2007 foi lançado o livro Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança, de autoria de Paulo Melgaço da Silva Júnior, publicado pela Fundação Cultural Palmares. 


Também recebeu, em 2008, a homenagem da Escola de Samba Cubango (grupo de acesso), sendo considerado um dos sambas mais bonitos deste ano. No ano seguinte a Escola de Samba Vila Isabel, escolheu por tema o centenário da Teatro Municipal, quanto este lhe rendeu a merecida homenagem, por ser Mercedes batista uma figura emblemática da dança nacional e referência obrigatória no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.


Seu legado é a valorização das culturas de matrizes africanas e a introdução de elementos da dança afro a dança moderna brasileira, mais sobretudo o exemplo de superação e criatividade para a juventude negra, fazendo dela um dos nomes mais respeitado no Brasil nessa área


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TRANSITO SALVADOR- TRECHO SINALEIRA MADEREIRA BROTAS, MACRO E VIADUTO NELSON DAHIA


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Meus amigos, dando continuidade em mostrar e contribuir com o transito de Salvador, apresento mais um artigo pontual, desta vez abordarei sobre o Viaduto Nelson Dahia, Macro, Marcos Freire, Madeireira Brotas , Lip e demais embrolhos do trecho.

1- Os engarrafamentos só acontecem devido a autoduplicação dos carros, isto é , o  mesmo veículo se duplica quando faz um trajeto desnecessário, soma na ida e soma na volta.

 Exemplos
 A) O Veículo que sai da LIP vindo do Costa Azul , do Sara e do fim da Tancredo Neves  e precisa ir para a Pituba ou Itaigara tem que seguir até o retorno  após o hiper posto, retornar até este mesmo posto e tomar o rumo da Pituba- Este veículo com esta conduta apenas se autoduplica, uma vez que poderia evitar este grande trajeto.

 Esta propriedade de autoduplicação é comum  aqui em Salvador, todos os veículos que estão vindo na Paralela e de todos os bairros à sua direita para atingir o IMBUI tem que se autoduplicarem até o viaduto Luiz Eduardo, somam na descida e na subida,  assim é também no retorno do H.Aliança e muitos outros.

Problema a corrigir

1-O Viaduto Nelson Dahia corta o fim da Paralela em duas vias- uma à sua direita e outra à sua esquerda , ambas  se encontram mais na frente antes de chegarem na sinaleira da Madereira Brotas, porque não corrigir este problema.

Solução-
a) Os carros que vem da Paralela uma deveria circular subindo o viaduto indo para a Pituba ou retornando para a mesma Paralela(Macro-Tend Tudo), outra seguiria à direita do viaduto  em direção ao Iguatemi e Rodoviária ou a via que passa defronte à Madeireira Brotas   que também desemboca na Rodoviária, em nada atrapalharia , melhoraria e muito.

b)Os carros oriundos da LIP (ÍTEM A acima  )-parte  faria o trajeto atual seguindo para o Iguatemi - Rodoviaria e outra parte subiria o Viaduto Nelson Dahia tomando o rumo da Pituba , do Macro e do Tend Tudo, evitando  o que acontece o que foi descrito no  ítem  A.

c)Os veículos que vem do Iguatemi, do Bonocô e Av.Antonio Carlos Magalhaes  encontram neste entroncamento logo no inicio da Paralela um esporão , fruto do calçadão do Tend Tudo- Macro na Marcos Freire, a solução é retira-lo , com esta medida os carros que forem para o Macro, para o Shopping Salvador transitariam livres e deixariam a entrada da Paralela livre , não seriam travados pelos carros da Paralela.

Medidas simples, sem gastos e que melhorariam em muito aquele emaranhado transito.

Aguardo comentários, a cidade não pode ficar estática e entalada. 

Iderval Reginaldo Tenório
Médico

terça-feira, 3 de setembro de 2013

AO AMIGO JOSE CARLOS ALELUIA-O TRANSITO DE SALVADOR


AO AMIGO JOSE CARLOS ALELUIA
O TRANSITO DE SALVADOR
Amigos do Blog Cultural, sei das boas intenções do amigo José Carlos Aleluia e de todos que fazem a Prefeitura para melhorar a locomoção na cidade. Como cidadão  envio a todos os interessados e para todos os responsáveis as minhas ideias, são muitas e são pontuais, aos poucos postarei neste blog e sei que chegarão aos responsáveis em promover as mudanças necessárias,  são difíceis e demandaria muito  dinheiro para solucioná-las como um todo , pontuarei por etapas.

1ª-
Primeira-A bifurcação da Tancredo Neves-  para a Magalhães  Neto e Costa Azul
Esta via é alimentada pelo Iguatemi, pela Paralela, Marcos Freire, Fundos do Jornal A tarde, Fundos do Shoping  Salvador e Centro Médico Iguatemi,  na última sinaleira defronte ao Sumaré e o  Salvador Trade são 07 fileiras de carros, chega-se  o famigerado gargalo .
                                                                 Ao assunto:
 A  pista da esquerda que contorna uma grande loja de móveis recebe muitas vezes apenas um carro e é uma pista muito larga e a pista da direita que logo na frente bifurca para o Costa Azul e a Magalhaes  Neto é muito estreita e recebe 90% dos carros oriundo dos pontos elencados acima e tem mais, vem da orla uma gama de carros em mais três pistas e se misturam com os que saem da Tancredo Neves para o Costa Azul, é muito carro para uma via muito estreita.
 Observação:
Ali existe uma passarela  ainda não acionada e uma pequena saída à direita que toma a direção do Itaigara por dentro.                                             
SOLUÇÃO
1-Acionar a passarela imediatamente, depois se faz uma inauguração.
2-Fazer uma ligação desta passarela com o canteiro de dentro da Magalhães Neto, muitos são os pedestres que precisam atravessar de um lado para o outro , ficam à espera da sinaleira que ajuda a travar o transito, gasta-se pouco, apenas faz mais um acesso.
3-Com a medida 2 , retira-se a sinaleira que existe e o transito ficará aberto para a orla e a entrada que foi aberta à direita passará a ter sentido lógico de existir.
4-A pista da esquerda da via Tancredo Neves nesta bifurcação deverá sofrer um estreitamento passando a acomodar 02 veículos e a pista que vai para o Costa Azul um alargamento, será adicionado o que se retirou da via  esquerda , com estas medidas acabaria com aquele engarrafamento uma vez que 90% dos veículos da Tancredo Neves seguem para o Costa Azul ou Magalhães Neto.
           COMENTÁRIO 
Peço que uma autoridade no assunto se desloque até as imediações e observe o que eu estou falando, faça um estudo lógico, depois tire as suas impressões e leve-as para os responsáveis pelo assunto. Salvador  ficará muito grato se estas medidas forem tomadas.
O próximo artigo será sobre a Avenida que passa na frente do S.Salvador e a partir  do dia 31 de agosto passou a receber 40% dos ônibus que transitavam  na Tancredo Neves e que de nada servirá, direi o porque. Um abraço e até o próximo artigo.
           Iderval Reginaldo Tenório

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

2.Overdose de Forró -DE ALDO SOUZA COM O GRANDE ISRAEL FILHO



  1. Miniatura 3:52
  2. Overdose de Forró

  3. de Wagner Fagundes

ISRAEL FILHO UM GRANDE ARTISTA DE CARUARU, DE PERNAMBUCO, DO NORDESTE E DO BRASIL

  
Amigos, mais uma vez apresento um dos maiores artistas deste Brasil, o mestre Israel Filho.
Israel Filho, cantor e compositor, nascido no "país de Caruaru". Primeiro pernambucano a conquistar o Prêmio Sharp de Música, em 1990!
Descrição
Israel Filho, cantor e compositor, nascido no "país de Caruaru". Primeiro pernambucano a conquistar o Prêmio Sharp de Música, em 1990!! Canta a música regional brasileira, tendo como principal destaque de sua carreira a canção "Ai que saudade d'ocê", de Vital Farias.

Israel Filho cantou o grande Luiz Gonzaga, Onildo Almeida  em A Feira de Caruaru e agora faz uma parceria com um dos gênios da música da Bahia e do Brasil , o mestre compositor e cantor  Aldo Souza.
 O Israel Filho, o Aldo Souza e o Guilherme Machado grande estudioso das coisas  boas do Nordeste  constituem  hoje a santíssima trindade do Sertão Brasileiro.  O primeiro na desenvoltura da voz e do ritmo, o segundo na importância de suas letras e o terceiro na  musica, nas letras e na documentação histórica do pais cultural. 
 Conheçam mais um pouco do Israel Filho .
  •    
  1. Com esta canção, o cantor e compositor pernambucano Israel Filho conquistou o título de melhor intérprete do Festival de Música ...
  •    
  1. CLIPE EM HOMENAGEM AO ETERNO REI DO BAIÃO LUIZ LUA GONZAGA COM UMA CANÇÃO QUE NASCEU DE UM SONHO ...


    1. ISRAEL FILHO - FICHA LIMPA, O XOTE.wmv


    1. Miniatura 3:52
    2. Overdose de Forró

    1. de Wagner Fagundes

    1. ESTA É UMA SIMPLES FORMA DE ALERTA A TODO POVO BRASILEIRO, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL UMA ...

    PATATIVA DO ASSARÉ- O BOI ZEBU E AS FORMIGAS- O CEARENSE DO SÉCULO - LÁ DO ASSARÉ


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    Amigos relembrando o grande Patativa do Assaré .
    Nascido na Serra de Santana no  Sul do Ceará, na minha querida  Cidade do Assaré.

    Nos  mandou este recado.
    ESCUTEM NA VOZ DO PRÓPRIO PATATIVA A DECLAMAÇÃO DESTA MARAVILHA, DEPOIS DIGA A TODO MUNDO:

    EU SOU UM PRIVILEGIADO, OUVI NA VOZ DO MAIOR POETA BRASILEIRO UMA POESIA DECLAMADA PELO PRÓPRIO AUTOR.DIVULGUEM , SÓ OS SORTUDOS CONSEGUEM ESTA PROEZA.






    O BOI ZEBU E AS FORMIGAS - Patativa do Assaré



    Um boi zebu certa vez
    Moiadinho de suó,
    Querem saber o que ele fez
    Temendo o calor do só
    Entendeu de demorá
    E uns minuto cuchilá
    Na sombra de um juazêro
    Que havia dentro da mata
    E firmou as quatro pata
    Em riba de um formiguêro.

    Já se sabe que a formiga
    Cumpre a sua obrigação,
    Uma com outra não briga
    Veve em perfeita união
    Paciente trabaiando
    Suas foia carregando
    Um grande inzempro revela
    Naquele seu vai e vem
    E não mexe com mais ninguém
    Se ninguém mexe com ela.

    Por isso com a chegada
    Daquele grande animá
    Todas ficaro zangada,
    Começou a se açanhá
    E foro se reunindo
    Nas pernas do boi subindo,
    Constantemente a subi,
    Mas tão devagá andava
    Que no começo não dava
    Pra de nada senti.

    Mas porém como a formiga
    Em todo canto se soca,
    Dos casco até a barriga
    Começou a frivioca
    E no corpo se espaiado
    O zebu foi se zangando
    E os cascos no chão batia
    Ma porém não miorava,
    Quanto mais coice ele dava
    Mais formiga aparecia.

    Com essa formigaria
    Tudo picando sem dó,
    O lombo do boi ardia
    Mais do que na luz do só
    E ele zangado as patada,
    Mais força incorporava,
    O zebu não tava bem,
    Quando ele matava cem,
    Chegava mais de quinhenta.

    Com a feição de guerrêra
    Uma formiga animada
    Gritou para as companhêra:
    - Vamo minhas camarada
    Acaba com os capricho
    Deste ignorante bicho
    Com a nossa força comum
    Defendendo o formigêro
    Nos somos muitos miêro
    E este zebu é só um.

    Tanta formiga chegou
    Que a terra ali ficou cheia
    Formiga de toda cô
    Preta, amarela e vermêa
    No boi zebu se espaiando
    Cutucando e pinicando
    Aqui e ali tinha um moio
    E ele com grande fadiga
    Pruquê já tinha formiga
    Até por dentro dos óio.

    Com o lombo todo ardendo
    Daquele grande aperreio
    O zebu saiu correndo
    Fungando e berrando feio
    E as formiga inocente
    Mostraro pra toda gente
    Esta lição de morá
    Contra a farta de respeito
    Cada um tem seu direito
    Até nas leis da natura.

    As formiga a defendê
    Sua casa, o formigêro,
    Botando o boi pra corrê
    Da sombra do juazêro,
    Mostraro nessa lição
    Quanto pode a união;
    Neste meu poema novo
    O boi zebu qué dizê
    Que é os mandão do podê,
    E as formiga é o povo





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    Diana Pequeno - Blowin'in the wind .wmv

    Diana Pequeno - Blowin'in the wind DIANA PEQUENO 1978 De B. Dylan/Versão: D. Pequeno
    de MARCOSPA10  2 meses atrás  41 views




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    Filme JORNAL A VOZ DO POVO ENCRUZILHADA-BAHIA.wmv

    Poema de Patativa do Assaré o Boi Zebú e as Formigas!!! ... felisbertomartins ... Filme JORNAL A VOZ DO POVO ENCRUZILHADA BAHIA ...
    de felisbertomartins  4 meses atrás  77 views




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    Vaca Estrela e Boi Fubá - Fagner

    Música de Patativa do Assaré, retirada do Disco de 1980 "Eternas Ondas" de Raimundo Fagner...

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