quarta-feira, 11 de setembro de 2013

NASCE MAIS UMA ESTRELA NO CÉU E DA MAIOR GRANDEZA



                                                  



Foto
ANTONIA REGINALDO
99 ANOS
DE SABEDORIA E DE VIDA
1914 A  2013
Faleceu hoje em Juazeiro do Norte, aos 99 anos (completaria no próximo dia 18), a Sra. Antônia Reginaldo da Silva, uma das mais antigas moradoras do Bairro do Socorro de Juazeiro do Norte.  Dona Tonha, como era mais conhecida, nasceu no distrito de Cajueiro, município de Maceió, Alagoas, no dia 18 de setembro de 1914. Aos quatro anos de idade veio com toda a família para o Cariri,  residindo inicialmente em Caririaçu. Orientado pelo Padre Cícero o pai dela reuniu a família e rumou para o município de Bodocó, PE, mais precisamente na Serra do Gato, para se dedicar ao plantio de mandioca.
                                                    




                         NASCE UMA ESTRELA NO CÉU
 
Amigos, existem dias tristes na vida de um cidadão, existem dias alegres, existem dias diferentes. Hoje 11 de setembro de 2013 foi um dia diferente, foi um dia muito triste, como também muito alegre. 
 
 Alegre, porque neste dia  11 de setembro de 2013 se celebra a confirmação e a comunhão definitiva e inseparável dos meus pais- José Miguel da Silva e de Antonia Reginaldo da Silva, nascidos em 1914 nos confins dos grotões dos sertões das Alagoas, casados na terra em  1935 e agora no céu ao lado de Deus neste 11 de setembro de 2013, meu pai foi primeiro e hoje partiu a minha mãe ao seu encontro, selando de uma vez por toda esta bela união para o resto dos tempos que será infinito, parabéns para os dois e para toda a nossa família.
 
Hoje também foi um  dia muito triste porque, apesar de não sermos materialistas ,a família perde uma das mais importantes mulheres deste mundo para muitos e a mais importante para este mortal,  mortal sem forças, sem atitudes, sem meios, sem possibilidades de reverter o quadro, pois, lutar contra a vontade de Deus é sacrilégio, injusto , até mesmo incompreensível e imoral. 
 
 Cabe a este simples pecador agradecer os 99 anos de vida de sua mãe, os 60 anos de convivência, de alegria e de aprendizado ao lado da mais sabia mulher de todos os tempos , sábia diante de sua pequena formação literária livresca e que continuará sendo para toda a família e para todos que tiveram a oportunidade de sua convivência, uma das mais sábias das sábias que passou pela terra, que contaminou a Serra do Araripe  e o meu Juazeiro do Norte em todos os seus recantos.
 
Sou feliz por ser filho de Dona Antonia Reginaldo da Silva, que jamais morrerá, que continuará mais viva, mais pujante e reverberando os seus conhecimentos, dona Tonha como o sol, ou madinha Toinha como a natureza  é benevolente, caridosa e  imortal.
 
 Só Deus conseguirá pagar pelo bem aqui praticado e, semeado para o bem de toda uma comunidade.
 
 Mamãe, muito obrigado e rogue aí no céu por todos nós que ficamos na terra, peça a Deus que olhe pelo mundo, peça por todos, pelos ricos e pelos mais necessitados, pelos orgulhosos e pelos humildes ,  continue aí ao lado do Criador com as mesmas atitudes realizadas aqui na Terra, apenas faça o que sempre fez neste curto espaço de tempo que aqui passou, 99 anos de pura bondade.
 
Deus, sei que neste plano sagrado todos estão em festa com a chegada desta guerreira maior, desta guerreira nordestina, lutadora e que jamais reclamou da vida, principalmente Papai, Zuca, Titia, Odílio, Ti Né, Tio Antônio  Miguel, Padim Miguel, Seu Manoel Balbino, Seu Zeca e Dona Maria, Dona Tudinha e muitas centenas  e centenas de amigos e afilhados, esta sim é uma estrela da maior grandeza. 
 
 QUE O SENHOR ESCUTE OS SEUS PEDIDOS.
 Aqui ficamos muito triste, mas  faz parte do ciclo de cada filho de Deus.
 
Iderval Reginaldo Tenório ,
 um dos filhos que agradece a Deus a chance de ser descendente de Jose Miguel da Silva e Antonia Reginaldo da Silva.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ANEDOTAS CURTAS - ANEDOTAS REAIS- ANEDOTAS DO DIA A DIA DO BRASIL. ANEDOTAS QUE NÃO SÃO ANEDOTAS , FAZEM PARTE DA REALIDADE BRASILEIRA.

ANEDOTAS CURTAS - ANEDOTAS REAIS- ANEDOTAS DO DIA A DIA DO BRASIL. ANEDOTAS QUE NÃO SÃO ANEDOTAS , FAZEM PARTE DA REALIDADE BRASILEIRA.



ALÔ, ALÔ, QUE DEMORA É ESSA, QUE TURMA DE PREGUIÇOSOS, NUM TRABALHAM NÃO É, ALÔ, ALÔ, ATENDE DIABO? NUM É POSSÍVEL, QUE DEMORA, ACORDA?
ANEDOTAS CURTAS - ANEDOTAS REAIS- ANEDOTAS DO DIA A DIA DO BRASIL. ANEDOTAS QUE  NÃO SÃO ANEDOTAS , FAZEM PARTE DA REALIDADE BRASILEIRA.

Bem assim !!! Rs



COM A PALAVRA OS NOBRES , COM A REBORDOSA O  CONTRIBUINTE.

ANEDOTAS CURTAS - ANEDOTAS REAIS- ANEDOTAS DO DIA A DIA DO BRASIL. ANEDOTAS QUE NÃO SÃO ANEDOTAS , FAZEM PARTE DA REALIDADE BRASILEIRA.

ANEDOTAS CURTAS - ANEDOTAS REAIS- ANEDOTAS DO DIA A DIA DO BRASIL. ANEDOTAS QUE  NÃO SÃO ANEDOTAS , FAZEM PARTE DA REALIDADE BRASILEIRA.

Bem assim !!! Rs

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MERCEDES BATISTA , A GRANDE BAILARINA NEGRA BRASILEIRA- UM DOS ÍCONES DA CULTURA DO BRASIL.

MERCEDES BATISTA , A GRANDE BAILARINA NEGRA BRASILEIRA- UM DOS ÍCONES DA CULTURA DO BRASIL.


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Mercedes Ignácia da Silva Krieger, Mercedes Batista, nasceu em 1921, no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em uma família humilde que vivia do trabalho de sua mãe, a costureira Maria Ignácia da Silva. Ainda jovem, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, exercendo diversas atividades profissionais. Trabalhou em uma gráfica, em fábrica de chapéus e como não podia fugir a regra de grande parte das meninas negras de seu tempo, foi empregada doméstica. Trabalhou, também, em bilheteria de cinema; quando podia, assistia aos filmes; neste período acalentava o sonho dos palcos. Mobilizada por realizar seu sonho, começou a dedicar-se a dança. 

Cabe salientar que Mercedes Baptista foi iniciada no balé clássico e dança folclórica, pela grande Eros Volúsia (bailarina que abrilhantou o Brasil através de suas coreografias inspiradas na cultura brasileira). Na década de 1940 ingressou na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo a oportunidade de estudar com Yuco Lindberg e Vaslav Veltchek, artistas que possuíam projeção internacional. No ano de 1947 é admitida como bailarina profissional no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tornando-se assim a primeira mulher negra a ingressar como bailarina nesta casa de espetáculos.


Embora fizesse parte do corpo de Baile do Teatro Municipal, teve poucas chances de atuar, pois pouquíssimas vezes foi escalada para as apresentações. Percebeu então um traço do preconceito. Enquanto mulher negra e artista sofreu discriminação, mas também aprendeu com os próprios passos e escolhas a criar mecanismos de superação. É neste mesmo período que conhece Abdias do Nascimento e passou a acompanhar os ideais do Teatro Experimental do Negro. Juntamente com as forças renovadas e ao perceber que outros negros e negras, desenvolviam formas de atuação de luta contra o racismo no Brasil, uniu forças com estes grupos, criando espaços e estratégias para lutar contra o preconceito racial. 


Neste cenário, buscou formas de valorizar a cultura brasileira, assim como lutou contra o preconceito que tentava inferiorizar a população negra. Foi então, que sistematicamente trabalhou pela reafirmação do artista negro na dança; com talento, perseverança e o uso da pesquisa enquanto instrumento/ferramenta. Conseguiu magistralmente, embasar e aprofundar o conhecimento sobre as artes negras, assim entendendo e conhecendo suas origens usando-a enquanto elemento criativo, e, portanto, uma nova postura sobre a dança afro-brasileira.


Mercedes Baptista participou de diversos eventos promovidos pelo TEN, sendo, em 1948, eleita a Rainha das Mulatas. No ano de 1950, tornou-se membro do Conselho de Mulheres Negras.


Em finais da década de 1950 foi selecionada pela coreógrafa e antropóloga americana Katherine Dunham a conquistou uma bolsa de estudos em Nova York. Quando de sua volta para o Brasil, no Rio de Janeiro, funda o Ballet Folclórico Mercedes Baptista. Grupo formado por bailarinos negros que desenvolviam pesquisas e divulgava a cultura negra e afro-brasileiras, descortinando novos horizontes para a dança, introduzindo elementos afro na dança moderna brasileira. O grupo ganhou notoriedade e respeito, apresentaram-se na Europa e vários países da América do Sul. 


Na década de 1960, Mercedes Baptista, teve a oportunidade de atuar no G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro, elaborando coreografia, para o tema O Quilombo dos Palmares, escolhido pela escola. As escolas de samba curvaram-se ao talento de Mercedes, pois foi ela quem idealizou as apresentações das escolas com alas coreografadas. E não fica por aí, coreografou para cinema, televisão e teatro.


Mercedes Baptista ministrou diversos cursos fora do Brasil - Nova York e Califórnia. Influenciou a dança em outros países, mais também teve consistência e prestígio para introduzir na Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro a disciplina dança afro-brasileira.


Por sua capacidade de conciliar técnica e talento, por inovar, por sua trajetória de vida e sua importância para dança nacional, e por que não dizer mundial, no ano de 2005 recebeu uma homenagem através da exposição “Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança”, com curadoria de Paulo Melgaço e Jandira Lima. Em desdobramento a exposição, no ano de 2007 foi lançado o livro Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança, de autoria de Paulo Melgaço da Silva Júnior, publicado pela Fundação Cultural Palmares. 


Também recebeu, em 2008, a homenagem da Escola de Samba Cubango (grupo de acesso), sendo considerado um dos sambas mais bonitos deste ano. No ano seguinte a Escola de Samba Vila Isabel, escolheu por tema o centenário da Teatro Municipal, quanto este lhe rendeu a merecida homenagem, por ser Mercedes batista uma figura emblemática da dança nacional e referência obrigatória no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.


Seu legado é a valorização das culturas de matrizes africanas e a introdução de elementos da dança afro a dança moderna brasileira, mais sobretudo o exemplo de superação e criatividade para a juventude negra, fazendo dela um dos nomes mais respeitado no Brasil nessa área


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TRANSITO SALVADOR- TRECHO SINALEIRA MADEREIRA BROTAS, MACRO E VIADUTO NELSON DAHIA


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Meus amigos, dando continuidade em mostrar e contribuir com o transito de Salvador, apresento mais um artigo pontual, desta vez abordarei sobre o Viaduto Nelson Dahia, Macro, Marcos Freire, Madeireira Brotas , Lip e demais embrolhos do trecho.

1- Os engarrafamentos só acontecem devido a autoduplicação dos carros, isto é , o  mesmo veículo se duplica quando faz um trajeto desnecessário, soma na ida e soma na volta.

 Exemplos
 A) O Veículo que sai da LIP vindo do Costa Azul , do Sara e do fim da Tancredo Neves  e precisa ir para a Pituba ou Itaigara tem que seguir até o retorno  após o hiper posto, retornar até este mesmo posto e tomar o rumo da Pituba- Este veículo com esta conduta apenas se autoduplica, uma vez que poderia evitar este grande trajeto.

 Esta propriedade de autoduplicação é comum  aqui em Salvador, todos os veículos que estão vindo na Paralela e de todos os bairros à sua direita para atingir o IMBUI tem que se autoduplicarem até o viaduto Luiz Eduardo, somam na descida e na subida,  assim é também no retorno do H.Aliança e muitos outros.

Problema a corrigir

1-O Viaduto Nelson Dahia corta o fim da Paralela em duas vias- uma à sua direita e outra à sua esquerda , ambas  se encontram mais na frente antes de chegarem na sinaleira da Madereira Brotas, porque não corrigir este problema.

Solução-
a) Os carros que vem da Paralela uma deveria circular subindo o viaduto indo para a Pituba ou retornando para a mesma Paralela(Macro-Tend Tudo), outra seguiria à direita do viaduto  em direção ao Iguatemi e Rodoviária ou a via que passa defronte à Madeireira Brotas   que também desemboca na Rodoviária, em nada atrapalharia , melhoraria e muito.

b)Os carros oriundos da LIP (ÍTEM A acima  )-parte  faria o trajeto atual seguindo para o Iguatemi - Rodoviaria e outra parte subiria o Viaduto Nelson Dahia tomando o rumo da Pituba , do Macro e do Tend Tudo, evitando  o que acontece o que foi descrito no  ítem  A.

c)Os veículos que vem do Iguatemi, do Bonocô e Av.Antonio Carlos Magalhaes  encontram neste entroncamento logo no inicio da Paralela um esporão , fruto do calçadão do Tend Tudo- Macro na Marcos Freire, a solução é retira-lo , com esta medida os carros que forem para o Macro, para o Shopping Salvador transitariam livres e deixariam a entrada da Paralela livre , não seriam travados pelos carros da Paralela.

Medidas simples, sem gastos e que melhorariam em muito aquele emaranhado transito.

Aguardo comentários, a cidade não pode ficar estática e entalada. 

Iderval Reginaldo Tenório
Médico

terça-feira, 3 de setembro de 2013

AO AMIGO JOSE CARLOS ALELUIA-O TRANSITO DE SALVADOR


AO AMIGO JOSE CARLOS ALELUIA
O TRANSITO DE SALVADOR
Amigos do Blog Cultural, sei das boas intenções do amigo José Carlos Aleluia e de todos que fazem a Prefeitura para melhorar a locomoção na cidade. Como cidadão  envio a todos os interessados e para todos os responsáveis as minhas ideias, são muitas e são pontuais, aos poucos postarei neste blog e sei que chegarão aos responsáveis em promover as mudanças necessárias,  são difíceis e demandaria muito  dinheiro para solucioná-las como um todo , pontuarei por etapas.

1ª-
Primeira-A bifurcação da Tancredo Neves-  para a Magalhães  Neto e Costa Azul
Esta via é alimentada pelo Iguatemi, pela Paralela, Marcos Freire, Fundos do Jornal A tarde, Fundos do Shoping  Salvador e Centro Médico Iguatemi,  na última sinaleira defronte ao Sumaré e o  Salvador Trade são 07 fileiras de carros, chega-se  o famigerado gargalo .
                                                                 Ao assunto:
 A  pista da esquerda que contorna uma grande loja de móveis recebe muitas vezes apenas um carro e é uma pista muito larga e a pista da direita que logo na frente bifurca para o Costa Azul e a Magalhaes  Neto é muito estreita e recebe 90% dos carros oriundo dos pontos elencados acima e tem mais, vem da orla uma gama de carros em mais três pistas e se misturam com os que saem da Tancredo Neves para o Costa Azul, é muito carro para uma via muito estreita.
 Observação:
Ali existe uma passarela  ainda não acionada e uma pequena saída à direita que toma a direção do Itaigara por dentro.                                             
SOLUÇÃO
1-Acionar a passarela imediatamente, depois se faz uma inauguração.
2-Fazer uma ligação desta passarela com o canteiro de dentro da Magalhães Neto, muitos são os pedestres que precisam atravessar de um lado para o outro , ficam à espera da sinaleira que ajuda a travar o transito, gasta-se pouco, apenas faz mais um acesso.
3-Com a medida 2 , retira-se a sinaleira que existe e o transito ficará aberto para a orla e a entrada que foi aberta à direita passará a ter sentido lógico de existir.
4-A pista da esquerda da via Tancredo Neves nesta bifurcação deverá sofrer um estreitamento passando a acomodar 02 veículos e a pista que vai para o Costa Azul um alargamento, será adicionado o que se retirou da via  esquerda , com estas medidas acabaria com aquele engarrafamento uma vez que 90% dos veículos da Tancredo Neves seguem para o Costa Azul ou Magalhães Neto.
           COMENTÁRIO 
Peço que uma autoridade no assunto se desloque até as imediações e observe o que eu estou falando, faça um estudo lógico, depois tire as suas impressões e leve-as para os responsáveis pelo assunto. Salvador  ficará muito grato se estas medidas forem tomadas.
O próximo artigo será sobre a Avenida que passa na frente do S.Salvador e a partir  do dia 31 de agosto passou a receber 40% dos ônibus que transitavam  na Tancredo Neves e que de nada servirá, direi o porque. Um abraço e até o próximo artigo.
           Iderval Reginaldo Tenório

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

2.Overdose de Forró -DE ALDO SOUZA COM O GRANDE ISRAEL FILHO



  1. Miniatura 3:52
  2. Overdose de Forró

  3. de Wagner Fagundes

ISRAEL FILHO UM GRANDE ARTISTA DE CARUARU, DE PERNAMBUCO, DO NORDESTE E DO BRASIL

  
Amigos, mais uma vez apresento um dos maiores artistas deste Brasil, o mestre Israel Filho.
Israel Filho, cantor e compositor, nascido no "país de Caruaru". Primeiro pernambucano a conquistar o Prêmio Sharp de Música, em 1990!
Descrição
Israel Filho, cantor e compositor, nascido no "país de Caruaru". Primeiro pernambucano a conquistar o Prêmio Sharp de Música, em 1990!! Canta a música regional brasileira, tendo como principal destaque de sua carreira a canção "Ai que saudade d'ocê", de Vital Farias.

Israel Filho cantou o grande Luiz Gonzaga, Onildo Almeida  em A Feira de Caruaru e agora faz uma parceria com um dos gênios da música da Bahia e do Brasil , o mestre compositor e cantor  Aldo Souza.
 O Israel Filho, o Aldo Souza e o Guilherme Machado grande estudioso das coisas  boas do Nordeste  constituem  hoje a santíssima trindade do Sertão Brasileiro.  O primeiro na desenvoltura da voz e do ritmo, o segundo na importância de suas letras e o terceiro na  musica, nas letras e na documentação histórica do pais cultural. 
 Conheçam mais um pouco do Israel Filho .
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  1. Com esta canção, o cantor e compositor pernambucano Israel Filho conquistou o título de melhor intérprete do Festival de Música ...
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  1. CLIPE EM HOMENAGEM AO ETERNO REI DO BAIÃO LUIZ LUA GONZAGA COM UMA CANÇÃO QUE NASCEU DE UM SONHO ...


    1. ISRAEL FILHO - FICHA LIMPA, O XOTE.wmv


    1. Miniatura 3:52
    2. Overdose de Forró

    1. de Wagner Fagundes

    1. ESTA É UMA SIMPLES FORMA DE ALERTA A TODO POVO BRASILEIRO, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL UMA ...