A educação equânime é um esforço para criar um ambiente onde
a justiça, a imparcialidade e o respeito pelas diferenças individuais sejam a
base para o aprendizado de todos os alunos.
Uma Educação Equânime.
A Educação de um povo é o principal pilar para o exercício da cidadania plena e o maior impulso para a sua independência.
O Nível de educação de uma população se espraia nos seus elementos e cria no seu âmago uma estratificação de conhecimentos crescente.
De acordo com a evolução e oferecimento do ensino, os elementos crescem na escala social, elevando o seu grau de entendimento e de liberdade.
A contemplação de um ser humano a cidadão, independe do gênero, pensamento político, etnia, religião, letrado, estudado, culto ou analfabeto goza dos mesmos princípios da Constituição Federal, não cabendo desconhecer os seus direitos e deveres. É notório que, enquanto maior o índice de escolaridade e o grau de conhecimentos, tem este cidadão maior poder de discernir e optar por determinadas diretrizes.
Como alicerce é o ensino primário, acoplado ao ensinamento familiar, a bandeira principal e a raiz da árvore educacional.
Baseado nestes princípios, abordarei alguns fatos que poderão despertar o debate entre os responsáveis por todas as áreas, notadamente a educacional.
É sabido que no Brasil a Escola Primária é de responsabilidade do Município, por entender que é neste território que o cidadão mora.
Acontece que este limitado e autônomo sítio, é dirigido por um cidadão chamado Prefeito. Dirigente este, oriundo de qualquer camada social, muitas vezes eleitos por interesses viciados e espúrios de alguns seguimentos da população, principalmente as grandes oligarquias municipais. Depois de eleito, tem plenos poderes de dar o destino que lhe convier, sob a tutela dos vereadores e dos chefes oligárquicos, os coronéis regionais.
Fatos relevantes contribuem para as condutas: Localização, região, economia, renda per capta e o peso político do município, sem se esquecer as prioridades, as vontades, o moderno coronelismo e outros fatos intestinais pertinentes a cada povo.
Acontece que este limitado e autônomo sítio, é dirigido por um cidadão chamado Prefeito. Dirigente este, oriundo de qualquer camada social, muitas vezes eleitos por interesses viciados e espúrios de alguns seguimentos da população, principalmente as grandes oligarquias municipais. Depois de eleito, tem plenos poderes de dar o destino que lhe convier, sob a tutela dos vereadores e dos chefes oligárquicos, os coronéis regionais.
Fatos relevantes contribuem para as condutas: Localização, região, economia, renda per capta e o peso político do município, sem se esquecer as prioridades, as vontades, o moderno coronelismo e outros fatos intestinais pertinentes a cada povo.
O que proponho ao debate, é criar uma pauta para Federalizar as leis para este segmento educacional, uma vez que todos os cidadãos, antes de tudo, são Brasileiros e têm direitos e deveres constitucionais basilares iguais, o que obrigaria a cada prefeito e vereadores aplicarem o mesmo modo operandi em todos os municípios, isto traria isonomia e equidade em todo o território nacional.
Antes de ser Paulistano, Soteropolitano, Juazeirense, Canudense, Piripiriense, Caxiense ou Santista, o Cidadão é BRASILEIRO. Este brasileiro não deve sofrer qualquer tipo retaliação, seja regional, financeira, religiosa, de raça, gênero, sexual ou preferência política, ele tem direito por lei a um ensino básico de qualidade em qualquer recanto que viva, isto é, um ensino homogêneo em todo o território nacional.
Antes de ser Paulistano, Soteropolitano, Juazeirense, Canudense, Piripiriense, Caxiense ou Santista, o Cidadão é BRASILEIRO. Este brasileiro não deve sofrer qualquer tipo retaliação, seja regional, financeira, religiosa, de raça, gênero, sexual ou preferência política, ele tem direito por lei a um ensino básico de qualidade em qualquer recanto que viva, isto é, um ensino homogêneo em todo o território nacional.
Entende-se que nesta fase da vida, dos zero aos catorze anos, a Escolaridade Primária é considerada uma atitude de Estado, uma atitude pétrea e não de Governo, não deveria sofrer restrições politicas partidárias.
Com esta modalidade, todos cidadãos brasileiros de Norte a Sul, de leste a Oeste teriam assegurados até os 14 anos de idade, uma educação igualitária em todo o território nacional, educação esta regida pelas mesmas leis e com o mesmo conteúdo de informação, comandado por um único dirigente nacional e supervisionado pelas autoridades municipais. Desta maneira, teria o Brasil, uma população adolescente com as mesmas chances de enfrentar a diversidade da vida na fase mais difícil da sua existência, que é a segunda etapa da adolescência, dos 14 aos 20 anos de vida; e escolheria ingressar num curso médio de qualidade ou num curso técnico básico, para em seguida um curso superior ou aperfeiçoamento num curso técnico profissional de ponta, saindo preparado para atuar em qualquer parte do país ou do mundo.
Nesta segunda etapa, o Município e o Estado teriam a obrigação de prosseguir o ensino.
O Municipal oferecendo cursos técnicos profissionalizantes de curta e média duração, enquanto o Estado, cursos científicos preparatórios para os cursos superiores e cursos técnicos profissionalizantes de alta complexidade para implementar o desenvolvimento regional endógeno, ficando os cursos superiores em segundo plano e sob a tutela da Rede Privada, Rede Estadual e Rede Federal.
Acredito que com esta configuração, o pais em breve sairia deste pesadelo educacional e deste boom de marginalidade, fruto da pouca escolaridade, da pouca ocupação dos adolescentes em todos os níveis sociais e endeusando os políticos de uma maneira em geral.
Teria o pais uma conduta equânime, cada cidadão teria direito à mesma carga de ensino, a verba seria pulverizada nacionalmente independente da arrecadação do município.
As regras da Escolarização Primária seria responsabilidade do Governo Federal, as verbas das três instâncias e os municípios pobre receberiam mais, Só assim seria assegurado a cada cidadão, as mesmas ferramentas para se enfrentar a tão concorrida vida na fase adulta, dando cabo a este famigerado fosso social.
A Educação básica e irrestrita é de responsabilidade da União, está aí um bom álibi para uma justa distribuição dos royalties do Petróleo.
Salvador 02 de Julho de 2025
Iderval Reginaldo Tenório
YouTube · Luiz Gonzaga - Topic · 10 de abr. de 2017
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