Iemanjá a padroeira dos pescadores
O Mar é o mais rico bioma do planeta Terra. Ele ocupa mais de 75% do globo e para os antepassados era sem fim.
No mundo africano, nas religiões da matriz da mama África, o Candoblé e a Umbanda, Yemanjá é a detentora do destino de todos os que vivem nas águas e das águas, de todos os que tiram o sustento ou navegam nas águas em busca do amor, da felicidade e da aproxinação com o Criador.
É
considerada a Rainha e a dona das águas, nodadamente as mais profundas. Yemanjá é a deusa dos mares e a Afrodite brasileira .
Torna-se necessário conhecer em terras brasileiras os diversos nomes que a mesma recebe para entender as músicas, os artigos , as lutas, as danças e as coreografias que nos fazem mergulhar em busca da nossa ancestralidade :
Dandalunda, Inaé, Janaina, Odayá, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aioca, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, deusa do Mar, Afrodite brasileira e mais de uma centena de outras sagradas denominações, são as identidades desta onipresente Rainha deusa do mar Yemanjá, filha da divindade soberana das profundezas dos mares e oceanos, a Orixá Funfun, Babá Olokun, a deidade que mantém o equilíbrio com a terra. O importante é acreditar no mundo imaterial e real.
Iemanjá
é a padroeira dos pescadores e quem dá força para enfrentar o Dragão
engolidor de barcos, canoas, caravelas, navios e de homens. Ao retornar
são e salvo e com o ganha pão no barco, o homem aumenta a sua fé.
YEMAJÁ É PATRIMÔNIO IMATERIAL DO MUNDO. É O SUSTENTO EMOCIONAL E MATERIAL DE MILHÕES DE SERES HUMANOS NO GLOBO TERRESTRE.
NA BAHIA E EM SALVADOR É UMA DEUSA.
É UMA PROVEDORA
Iderval Reginaldo Tenório.
Escutem a mestra Margareth Menezes. Uma fiel escudeira da nossa ancestralidade.
Dandalunda - Margareth Menezes (Clipe Oficial) - YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário