O Ceará e o seu Cariri
O Coração do Sul
JUAZEIRO/CRATO/BARBALHA
O Sul do Ceará é conhecido como o Vale do Cariri, O OÁSIS DO NORDESTE, faz divisa com os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí. É nesta abençoada região que foi oficializado o Geopark do Araripe.
É a Chapada do Araripe uma dádiva de Deus para o
mundo. Possui diversas fontes de águas especiais e perenes( Balneário do caldas, das Batateiras, Cahoeira de Missão velha e outras), O Rio Salgado é o principal, o popularmente chamado Rio Salgadinho.
Fica colado à Cidade do Exu, onde nasceu o Rei do Baião, Luiz Lua Gozanga. Faz parte da região, a Cidade do Assaré, onde nasceu o grande Patativa do Assaré, como estrela maior, o Padre Cicero Romao Batista, meu Padim Ciço, nascido na cidade do Crato.
Nesta região peregrinaram - O Padre Cícero, o Frei Damião de Bozano e o Padre Ibiapina, todos em fase de beatificação, e os três homens do século XX para o Ceará e Pernambuco- Luiz Gonzaga, Padre Cícero e o Patativa do Assaré.
Banhada por pequenos rios, emoldurada por bonitas serras é conhecida popularmente como o OÁSIS do Nordeste. É uma região verde, boa temperatura e de progresso para o Ceará, é o segundo polo Industrial e Cultural do Estado.
Cidades principais- Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.
Juazeiro do Norte, A Capital da Fé, é a Cidade Industrial, Comercial, Universitária e Religiosa da Região, fundada pelo Padre Cícero Romão Batista, emancipada em 1911, 300 mil habitantes, ex distrito da cidade do Crato..
Crato é um monumento Histórico, 280 anos de vida, elevada a cidade no dia 17 de outubro de 1853, a mais tradicional e cultural cidade do interior do Nordeste, foi do Crato que todas as outras cidades tiveram origem. É uma cidade culta, altaneira, histórica e universitária. Foi lá onde nasceu o Padre Cícero, o fundador de Juazeiro de Norte. População atual 140 mil habitantes.
Barbalha- a mais bonita e aconchegante cidade do Estado do Ceará, bom clima, muito verde, culta e de uma Medicina capaz de causar inveja a grandes polos deste país, estar em Barbalha a primeira Faculdade de Medicina Federal do interior do Estado.
Quem conhece o Sul do Ceará, principalmente o seu coração, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, jamais esquecerá. Sairá com uma bagagem cultural de causar inveja a qualquer letrado, sairá de lá com outra visão do mundo, é impressionante. A região possui uma magia, possui uma crença excepcional. Recebe com tanto respeito os visitantes, que a maior vontade é de nunca sair daquele torrão.
As três principais cidades que distam uma da outra uma média de 12km são:
1-Juazeiro do Norte, 300 mil habitantes,fundada pelo Padre Cícero
2-Crato, 140 mil habitantes, a cidade que o Padre Cícero Nasceu no dia 24 de março 1844
3- Barbalha 80 mil habitantes, as terras mais férteis do Ceará.
Hoje é um polo Religioso devido o Padre Cícero Romão Batista em Juazeiro do Norte, é um polo Universitário devido as Universidades tanto Estadual-Federal e Particular, são mais de 120 Faculdades contando com três de Medicina.
O Crato é uma cidade histórica e
importante para o país, Barbalha agrega a escola de Medicina Federal e o polo
canavial da região, Juazeiro do Norte é
um misto de tudo que existe no Brasil, de tudo se faz, de relógios a aviões.
A Economia da Região: Polo Educacional, Polo Industrial bem desenvolvido, Polo Agropecuário, Turismo Religioso e possui uma boa rede hoteleira .
Tem ligação com todo o Brasil através de um moderno Aeroporto Regional, Aeroporto Regional do Cariri em Juazeiro do Norte, 500 a 800mil passageiros por ano.
Nesta Região foi criado um moderno
sistema de transporte interligando os dois principais municípios- Juazeiro do
Norte e Crato. O metrô do cariri, 27 quilômetros, um sistema rápido, barato
e que atende as necessidades da região. Vale a pena conhecer a região.
O cariri fica por via aérea a
60 minutos de salvador, 30 de Fortaleza, 45 do recife, 120 de Brasília e 120 de
São Paulo, voos diários, alguns diretos
e outros com conexão Recife/Fortaleza, pousam modernas Aeronaves.
Iderval Reginaldo Tenório
Viva Meu Padim (Luiz Gonzaga/João Silva) - YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário