Caros, veja a importância de ser amigo de intelectuais apesar da minha pouca leitura das coisas do mundo. Acho importante, porque de vez em quando, sou surpreendido com uma crônica, um texto ou algo que fale a meu respeito, dando ênfase às minhas caatingueiras origens.
Nesta página, o mestre, Dr Ildo Simões, pneumologista, médico do trabalho, inspetor do SUS, médico fiscal, cantor, compositor, poeta, cordelista, historiador, baiano, 88 anos de idade e o melhor, cheio de saúde.
O mestre numa caricatura escrita, conseguiu em prosa retratar este mero mortal , este confesso pecador que tem muito o que aprender. Não aprende mais devido a falta de mais de 30% dos neurônios que entraram em apoptose antes dos 8 anos de idade, o marco preconizado pela neurociência para o aprendizado, mesmo assim, conseguiu sair do universo dos analfabetos funcionais graças ao impenho dos seus aguerridos e visionários pais, conduta efetuadas para com todos os filhos, sobrinhos, afilhados e os filhos dos amigos, estes pais foram e continuam exemplares, mesmo noutro patamar .
O cabeção consgue entender muitas coisas que tem acesso, não é com a maestria do mestre Ildo e dos seus colegas, porém o suficiente para se comunicar.
Mestre Ildo Simões, aquerle muito obrigado.
Iderval Reginaldo Tenório
Escola no Ceará
Ildo Simões
Ano de mil novecentos e setenta e poucos, sol tinindo no bestunto, na cidade de Santa Maria do Desespero, suando pelos cotovelos, abanando-se com uma palha de licuri, entra na sala de aula a Professora Emerentina da Encarnação. A molecada toda se perfila reza um Pai Nosso pra chover, e ela começa a chamada:
-Esperidião? Presente fessora. Anacleto? – presente fessora.! Belarmino? Presente fessora!
-Iderval!....Iderval?.... Iderval? Presente fessora!
-O senhor quer ter a bondade de ficar de pé? -Eu tou de pé fessora. É que minha cabeça é grande mesmo. Não é uma melencia, não!
-Diga a seu pai que compareça à escola porque ele matriculou três alunos e só ta pagando um.
-Não Fessora! Meu nome é triangular mesmo: Iderval// Reginaldo /Tenório!
- Adeneilton!! Aquela bolacha Maria que chama bolacha de água e sal... de que é feita?
-É feita de água e sal fessora, mas eu não sei o que é água!
-Adelvandro ? O que é água?
-O cantador da feira diz que é aquele coisa que cai de pé, corre deitada, cai no mar e fica salgada. -Mas eu nunca vi chuva pra mode entende cuma é!
-Iderval, Reginaldo, Tenório.... entredentes a professora comenta: que nominho fi da molesta!! Seo Reginaldo, o que é mar? Fessora, eu nunca vi mar, mas o povo diz que que é uma cumbuca grande, feita de água sargada (ou será salgada?) Se a bolacha é feita de água e sal e o mar é feito de água e sal...o mar é um bulachão.
-Meu jesus cristinho! Na outra encarnação eu venho cobra porque basta engulir um sapo e dormir um mês. Arre égua!!!
Ildo Simões
Um comentário:
Muito bom e divertido. Show de bola! Amei e estou rindo até agora. Um mestre reverenciando o outro. Parabéns
Postar um comentário