Paulo Freire- (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997)
Um pernambucano de fibra e visão . Pensava na coletividade e de como retirar os brasileiros do fosso no qual se encontravam. A única solução era com educação plena para todos e com a mudança de muitos paradigmas sociais.
Hoje com a divisão do Brasil Político em tribos, as elites extremistas de cada grupo tribal, direita e esquerda, procuram plantar o ódio entre a população com métodos alheios aos pensamentos do grande Paulo Freire. Muitos falam sem saber o que estão falando, falam o que os seus lideres ordenam.
O homem queria apenas que cada cidadão fosse cidadão, cada brasileiro tivesse a mesma chance na educação.
O homem não mexeu com as materias concretas, as matérias do imaginario humano: Português, Matemática, Fisica, Biologia ,Geografia e História. Foi claro quando disse que , sem estes estudos não haverá conhecimentos , o pedagogo mexeu com a mente das pessoas e com as atitudes dos gestores da época.
O Filósofo atiçou a filosofia, a sociologia e a política de formação da cidadania , mexeu com a mente, com a consciência .
Pregou a igualdade em todos os vieses da educação. O Paulo queria criar uma sociedade sem opressores e sem oprimidos. Sem as extremas direita e nem esquerda, queria implantar as mesmas chances educacionais para todos os brasileiros.
Pregou que cada cidadão de uma sociedade tem os seus direitos e deveres independente da classe social que ocupe, pregou a educação com isonomia até os dezoito anos para todos. Não priorizou o curso superior de qualidade duvidosa como acontece hoje no país. Não criou a mercantilização do ensino, o que traz privivilégios para os mais apaniguados . O filósofo virou o vetor educacional para os oprimidos das periferias , para o homem do campo e para os desprotegidos pelas leis do pais.
Paulo Freire pregou a esperança e a revolução na formação dos cidadãos brasileiros, pensou nas classes abafadas sem educção , sem escolas , sem a chance de properar e sair da base da pirâmide social, pensou num cidadão com a mente aberta e sem subserviencia, pensou num Brasil melhor para todos.
Pensou em quebrar os paradigams seissentistas que grassavam no país. Paulo foi criado dos 10 aos 25anos na maior ditadura que o país passou( 1930/1945), dos 25 aos 39anos nos piores governos das elites( 1945 /1963), dos 39 aos 58anos nos governos Militares(1964/1985). O homem viu muita coisa e queria mudanças , assim foi o filósofo e pensador Paulo Freire.
Assista o vídeo
Iderval Reginaldo Tenório
Um comentário:
Meu Dr. Abrigado pela aula de sociologia.
Bravo.
Postar um comentário