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quinta-feira, 23 de setembro de 2021
A Independencia de um Povo. O Poder das Artes. Portugal foi Alforriado pela Cultura- Amalia Rodrigues. Iolanda Costa - Lisboa Não Sejas Francesa
O Poder das Artes.
De
1910 a 1950 era a Europa e o Mundo, principalmente os países próximo à
França, domínio cultural desta nação , as roupas, as músicas, os
perfumes, a culinária, os vinhos, enfim, tudo que se assistiam, que se
ouviam e que se consumiam era oriundo , patenteado, fabricado ou
autorizado pelos franceses.
Portugal
uma das menores nação do mundo, uma das mais próximas do condado Francês encontrava-se
em ruínas, uma vez que as suas riquezas encontravam-se em baixa e após a
segunda Guerra Mundial a coisa piorou.
Os políticos, os industriais,
os comerciantes, os agricultores e pecuaristas compraram uma grande
briga, levantar Portugal, mas foi tudo em vão, a máquina Francesa estava
azeitada, era forte e dominava tudo nos mínimos detalhes. Quando nada
mais restava a fazer, das cinzas nasceu um grande movimento lusitano. Os artistas portugueses (músicos, pintores,
atores, cozinheiros, costureiros, perfumistas, cantores e outros) não
aguentando a pressão resolveram reagir e atuar, fizeram uma campanha
nacional pelo nacionalismo e amor à pátria. Abriram os teatros, os cinemas, as casas de
shows, os mercados populares, os restaurantes, as perfumarias e as grandes galerias.
Foi convocado para a batalha um grande compositor portugues , pediram para escrever uma página musical
que seria cantada pela maior estrela portuguesa de todos os tempos,
a grande AMÁLIA RODRIGUES.
O compositor foi o José Maria Galhardo(letra) e a música do grande Raul Ferrão.
Em 1952 foi apresentado no Teatro Avenida em Lisboa, de portas abertas, o FADO intitulado - Lisboa Não Sejas Francesas ,
foi o maior espetáculo já visto naquele país para o mundo, o evento
ganhou as ruas, as igrejas, as escolas , as Universidades e o Eu de cada Português.
No
outro dia os produtos Franceses começaram a apodrecer nas prateleiras,
os perfumes jogados no lixo, roupas armazenadas, ninguém lia os livros
ou escutava as suas músicas , enquanto os produtos Portugueses em alta,
tudo cheirava a Portugal.
As
crianças cantavam, os adultos choravam e
Portugal conseguiu se levantar, a cantora Amália Rodrigues rodou o
mundo, cantou milhares de vezes o belo fado, inclusive em Paris.
Eu
tinha que contar esta história, eu sabia que vocês iriam gostar . Foi
assim que Portugal recuperou no pós-guerra a sua
independência, conseguiu mais uma vez se livrar do julgo e do ranço napoleônico .
1808*
ficou engasgado na goela dos lisboetas, o povo precisava reagir ,
necessitava readiquerir a autoestiuma e o orgulho de ser
português, e assim foi.
A
cultura é a maior arma de um povo, um povo que não canta, que não se
encanta, que não faz o outro cantar a sua cultura, não merece ser um
povo independente.
Não namores os franceses Menina, Lisboa, Portugal é meigo às vezes Mas certas coisas não perdoa Vê-te bem no espelho Desse honrado velho Que o seu belo exemplo atrai Vai, segue o seu leal conselho Não dês desgostos ao teu pai
Lisboa não sejas francesa Com toda a certeza Não vais ser feliz Lisboa, que idéia daninha Vaidosa, alfacinha, Casar com Paris Lisboa, tens cá namorados Que dizem, coitados, Com as almas na voz Lisboa, não sejas francesa Tu és portuguesa Tu és só pra nós
Tens amor às lindas fardas Menina, Lisboa, Vê lá bem pra quem te guardas Donzela sem recato, enjoa Tens aí tenentes, Bravos e valentes, Nados e criados cá, Vá, tenha modos mais decentes Menina caprichosa e má Lisboa não sejas francesa
AINDA HOJE ESTA MÚSICA CONTAMINA PORTUGAL, LISBOA E O MUNDO . ESCUTEM NA VOZ DESTA CRIANÇA PORTUGUESA 70 ANOS DEPOIS.
CHOREM E CANTEM.
LISBOA NÃO SEJA FRANCESA
ESCUTEM ESCUTEM .
*A transferência da corte portuguesa para o Brasil foi o episódio
da história de Portugal e da história do Brasil em que a família real
portuguesa, a sua corte de nobres, servos, empregados domésticos e uma
biblioteca com mais de 60 000 livros, radicaram-se no Brasil, entre 1808
e 1821
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