EDUCAÇÃO
BÁSICA, O ALICERCE DE UMA GRANDE SOCIEDADE.
Quando se aborda a pauta educação, a primeira ideia que vem à cabeça é a educação familiar, aquela que vem de berço, aquela na qual é a família o bastião mor da sua condução.
A Educação de Berço é socialmente heterogenia , plural e
núcleo dependente, significa que é responsabilidade da
família a primeira fase educacional do cidadão,
é familiarmente hermética , homogenia e fica atrelada ao
nível social de cada núcleo, o que se configura umas das
maiores causas de exclusão social, uma vez que é passado aos descendentes
os costumes de cada família principalmente se o sistema for
patriarcal e a mulher nula na sua condução , este
modus operandi era a regra das civilizações antigas, onde as crianças e as
mulheres não possuíam peso, eram consideradas simples componentes, poderiam ser
castigadas ao extremo ou até serem vendidas como escravos ou mercadorias, não
havia liderança, o que vigorava era o medo e a testosterona era a rainha mor de
cada núcleo ou de cada comunidade.
Com a
evolução da sociedade tantos as mulheres como as crianças passaram a
possuir alma , nome e serem aceitas como cidadãs, a família tomou
outra face , foi se adaptando a um mundo realmente humano e se afastando do
mundo quase que irracional, isto é, do mundo animal no qual a
força e a testosterona eram as molas impulsionadoras .
Na
atualidade ainda existem nações que seguem o arcaísmo social, muitos são os
países nos quais as mulheres e as crianças não possuem voz , cidadania e
são propriedades do provedor como no universo dos animais irracionais,
notadamente dos predadores. Muitos povos do continente Africano ainda
rezam nesta macabra cartilha, são povos regidos pelo sistema patriarcal e
politicamente por regimes ditatoriais.
No Brasil
a educação familiar , a de berço, era mais presente nas comunidades
enquanto mais longínquas dos centros desenvolvidos, notadamente nas
regiões isoladas e nos rincões mais apegadas aos ditames dos antepassados
que, como amálgamas engessavam e blindavam a novos conhecimentos e
costumes , os quais levaram o país a ter uma grande heterogeneidade
educacional, chegando ao ponto de se falar que existem vários Brasis,
uns do primeiro mundo e outros que vivem mergulhados abaixo do nível da
pobreza, fruto da ausência do Estado no setor da Educação Infantil, a
primeira e provavelmente a principal pilastra de uma sociedade desenvolvida
, ficando a formação educacional da criança a mercê de cada
núcleo familiar, como cada núcleo dependia do nível social no qual
pertencia , o fosso entre as classes tendia a aumentar.
O
ano de 1932 pode ser considerado o marco desta mudança, neste ano a mulher
brasileira passou a ser considerada cidadã de primeira, passou a ter direito
oficialmente ao voto e o seu ingresso num mundo igualitário. ( ADENDO N-01)
O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.
O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.
Este
marco constitucional, com fulcro na igualdade, na fraternidade e na
liberdade elevou a importância da mulher na vida social do país ,
porém a criança continuou sob a tutela da educação familiar, contudo com
uma grande diferença e para melhor, uma vez que se deu inicio à
introdução do sistema matriarcal até mesmo nos distantes
rincões, desbancando paulatinamente o tradicional e histórico patriarcal,
passando a mãe a ser personagem de suma importância no seio
da família .
Da década
de 60 até à década de 80 a mulher começou a tomar as rédeas da educação
infantil domiciliar, trazendo cristalinos e inovadores
avanços em todas as propriedades pertinentes à vida ,
principalmente na do humanismo , da tolerância, da igualdade , da
solidariedade, da compreensão, do amor e da coesão familiar,
a família entrou no ciclo realmente humanitário, mostrando que a ascensão da
mulher e a sua decisiva participação na educação de sua prole foi uma das
alavancas da família brasileira da atualidade, famílias matriarcais
guardam ligação com o sucesso dos seus componentes .
Com
a ascensão da mulher, esta passou a ser o foco da sociedade, passou a ocupar
cada vez mais cargos antes exercidos pelos homens, principalmente no
parque fabril .
Com
a participação da mulher no mercado de trabalho surgiu uma grande
demanda na educação dos seus filhos, ficou em aberto quem cuidaria das
crianças quando as mães estivessem na labuta e ausente de casa, com
muitas lutas e plausíveis argumentos foram criados por parte
das mulheres intelectualizadas movimentos e frentes paredistas
para proteger as trabalhadoras.
Nos
moldes das grandes nações como os movimentos do Martin Luter King, Rosa Parks e
Elizabeth Eckford foram elencados diversos programas sociais , dentre
eles e o mais importante a criação de creches com a preocupação do
cuidar, uma vez que a mulher no mercado de trabalho já era uma realidade
e os seus rebentos não poderiam ficar sem um norte, sem um paradeiro, sem um
rumo.
Adendo 3
No dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks se negou a ceder a um branco o seu assento em um ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados Unidos.
Martin Luter King
Adendo 3
No dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks se negou a ceder a um branco o seu assento em um ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados Unidos.
Martin Luter King
Líder negro norte-americano (15/1/1929-4/4/1968).
Nasce em Atlanta. O pai e o avô materno eram pastores batistas,
carreira que ele também decide seguir. Aos 22 anos forma-se em teologia
e dois anos depois casa-se com Coretta Scott, com quem tem quatro
filhos.
Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos- Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela freqüentava uma escola exclusiva para estudantes negros.
Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos- Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela freqüentava uma escola exclusiva para estudantes negros.
Aos poucos as solicitações foram contempladas e a mulher passou a
ser o sustentáculo moral e muitas vezes econômica de muitos núcleos familiares,
neste momento não era mais a mulher o foco social e sim a condução educacional
da criança, que se configurava como a esperança e o futuro da nação,
nesta fase o ser humano infantil passou a ser a maior preocupação da
sociedade brasileira, realmente adquiriu alma , nome , sobrenome e nos dias de
hoje até uma carteira de identidade com CPF .
A
partir de 1980 a criança passou a ser o fulcro da sociedade e dos
movimentos reivindicatórios, principalmente na educação, passando a ser o
Estado o responsável por uma formação homogenia em todas as classes
sociais, foi instituido por lei um ensino básico de qualidade
com isonomia para todos dos 0 aos 06 anos; sendo dos 0 aos 03
creches e dos 04 aos 06 pré-escola , em 1990 com o Estatuto da
Criança e do Adolescente a criança passou a ser o foco principal ,
principalmente com a municipalização do ensino infantil, quando por lei
foi instituído: dos 0 aos 03 creches , dos 04 aos 05 pré-escola ,
responsabilidade do governo municipal ; e com 06 anos todas deveriam
ingressar no primeiro ano do curso fundamental sob a tutela do Governo Estadual
.
Nos dias de hoje, mesmo com todas as leis e com a escola sob
a tutela dos municípios, mais de 1,8 milhões de crianças dos 0 aos
05 estão fora da escola por diversos fatores, sendo um deles e o principal as
precárias condições sociais da família, além do não cumprimento
constitucional por parte dos gestores.
Trabalhos
mostram que enquanto mais baixo o nível social mais baixo a adesão ao
ensino infantil, isto tem repercussão em toda a formação até os 18 anos,
atingido todo o curso fundamental, os mesmos trabalhos mostram que mais
de 1,3 milhões de jovens entre os 14 e 16 anos estão fora da escola e mais de 2,0
milhões dos 17 aos 18 anos abandonaram ou evadiram para
ingressarem em subempregos por total falta de condições financeiras, é
bom frisar que estes subempregos são precarizados e sem nenhuma perspectiva de
futuro . Os trabalhos concluíram que estes jovens terão dificuldades de
retornarem à escola por desanimo, por necessidade do trabalho precarizado e por
falta de escolas técnicas gratuitas que os capacitem para o futuro, para estes
só com uma reviravolta para reiniciarem um novo curso preparatório.
O modelo brasileiro é criminoso, excludente e olha para os jovens com descasos, totalmente diferente do vizinho país do Prata, a Argentina que resolveu cuidar da sua prole com isonomia desde 1858.
O modelo brasileiro é criminoso, excludente e olha para os jovens com descasos, totalmente diferente do vizinho país do Prata, a Argentina que resolveu cuidar da sua prole com isonomia desde 1858.
( Adendo numero 2 ).
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação.
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação.
Outro marco fundamental na evolução do sistema foi
o governo do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a
educação como instrumento de desenvolvimento nacional e individual, inaugurou
grande número de escolas e bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair
imigrantes vindos da Europa".
Educação básica na Argentina: história, estrutura e desafios
Encontra-se
nesta propriedade o alto grau cultural da Argentina e do Chile que praticamente
tiveram as mesmas preocupações com a educação do seu povo, o Brasil encontra-se
a 02 séculos de atraso, cabe ao novo povo brasileiro olhar para as suas bases
humanas independente do viés político .
Iderval Reginaldo Tenório
ADENDOS IMPORTANTES
1- PRIMEIRO CÓDIGO ELEITORAL DO BRASIL
(No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de
24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto
feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo
direito das mulheres ao voto.).
Com a elaboração do primeiro Código Eleitoral do
Brasil, em 1932, houve a criação da Justiça Eleitoral, de eleições padronizadas
e voto obrigatório, secreto e universal, incluindo as mulheres.
Com isto, nas eleições legislativas de 1933, as
brasileiras puderam votar e ser votadas pela primeira vez. Nestas eleições,
também foi escolhida a primeira deputada federal do país, a médica paulista Carlota
de Queirós.
Incorporada à Constituição de 1934, o voto feminino era
estendido às mulheres solteiras e viúvas que exerciam trabalhos remunerados. As
mulheres casadas deveriam ser autorizadas pelos maridos para votar.
No ano seguinte, o Código Eleitoral de 1935,
precisou que era obrigatório o voto das mulheres que tinham atividades
remuneradas.
Para aquelas que não recebiam salário, contudo, o
voto era considerado facultativo. Esta situação seria modificada com o Código
Eleitoral de 1965 que igualou o voto feminino ao masculino.
Professora de História
2- ARGENTNA
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação.
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação.
Outro marco fundamental na evolução do sistema foi
o governo do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a
educação como instrumento de desenvolvimento nacional e individual, inaugurou
grande número de escolas e bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair
imigrantes vindos da Europa".
Educação básica na Argentina: história, estrutura e desafios
Everton Vieira Vargas
Fernando Perdigão
Fernando Perdigão
CONSELHO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO:
portal.educacion.gov.ar/consejo/
portal.educacion.gov.ar/consejo/
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO:
hdrstats.undp.org/es/cuadros/
hdrstats.undp.org/es/cuadros/
BANCO MUNDIAL
3 ADENDO
Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos
Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela freqüentava uma escola exclusiva para estudantes negros.
Quando completou 15 anos, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos declarou que a segregação dos alunos negros era ilegal.
No entanto, no Arkansas, as escolas de alunos brancos conatinuavam rejeitando a entrada dos estudantes negros.
Martin Luter King
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: http://bit.ly/2xdeB4N Listen to ...
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos
Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela freqüentava uma escola exclusiva para estudantes negros.
Quando completou 15 anos, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos declarou que a segregação dos alunos negros era ilegal.
No entanto, no Arkansas, as escolas de alunos brancos conatinuavam rejeitando a entrada dos estudantes negros.
Rosa Parks
1955: Rosa Parks se recusa a ceder lugar a um branco nos EUA
No dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks se negou a
ceder a um branco o seu assento em um ônibus. O ato foi um marco no
movimento antirracista nos Estados Unidos.
Em Montgomery, capital do Alabama, as primeiras filas dos ônibus
eram, por lei, reservadas para passageiros brancos. Atrás vinham os
assentos nos quais os negros podiam sentar-se. No dia 1° de dezembro de
1955, Rosa Parks tomou um desses ônibus a caminho do trabalho para casa e
sentou-se num dos lugares situados ao meio do ônibus. Quando o
motorista – branco – exigiu que ela e outros três negros se levantassem
para dar lugar a brancos que haviam entrado no ônibus, Parks se negou a
cumprir a ordem. Ela continuou sentada e, por isso, foi detida e levada
para a prisão.Martin Luter King
Líder negro norte-americano (15/1/1929-4/4/1968).
Nasce em Atlanta. O pai e o avô materno eram pastores batistas,
carreira que ele também decide seguir. Aos 22 anos forma-se em teologia
e dois anos depois casa-se com Coretta Scott, com quem tem quatro
filhos.
Em 1954 assume as funções como pastor em
Montgomery, Alabama, foco dos maiores conflitos raciais do país. Nos
estados do sul, a segregação racial era amparada pela lei. Nos ônibus
de Montgomery, por exemplo, o motorista tinha de ser branco e só os
últimos bancos ficavam disponíveis aos negros.
Em 1955, por causa da prisão de uma negra que se recusara a ceder o lugar para um branco, King lidera um boicote contra a segregação nos ônibus. O movimento dura 381 dias e termina com a decisão da Suprema Corte americana de proibir a discriminação.
Em 1955, por causa da prisão de uma negra que se recusara a ceder o lugar para um branco, King lidera um boicote contra a segregação nos ônibus. O movimento dura 381 dias e termina com a decisão da Suprema Corte americana de proibir a discriminação.
King passa então a organizar campanhas pelos direitos
civis dos negros, baseadas na filosofia de não-violência do líder
indiano Gandhi. Em 1960 consegue liberar o acesso de negros a
bibliotecas, parques públicos e lanchonetes. Lidera a Marcha sobre
Washington, que reúne 250 mil pessoas em 1963.
Ao fim dela, profere um famoso discurso que
começa com a frase "I have a dream" (Eu tenho um sonho) e descreve uma
sociedade em que brancos e negros vivem em harmonia. Da marcha
resulta a Lei dos Direitos Civis (1964), que garante igualdade de
direitos entre brancos e negros. Recebe o Prêmio Nobel da Paz de 1964. É
assassinado por um branco.
Maria Tecla Artemisia Montessori
(Chiaravalle, 31 de agosto de 1870
— Noordwijk aan Zee, Países Baixos, 6 de maio de 1952)
foi uma educadora, médica, cristã católica[1] e pedagoga.
Conhecida pelo método educativo que
desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas
mundo afora
.
Destacou a importância da liberdade,
da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças.
Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível
conquistar uma sem a outra. Adaptou o princípio da auto-educação, que consiste
na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o
espaço escolar e o material didático.
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