sábado, 30 de março de 2019

EDUCAÇÃO BÁSICA, O ALICERCE DE UMA GRANDE SOCIEDADE

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EDUCAÇÃO BÁSICA, O ALICERCE DE UMA GRANDE SOCIEDADE. 


             Quando se aborda a pauta   educação,  a primeira ideia que vem à  cabeça é a educação familiar, aquela que vem de berço, aquela na qual é a família o bastião mor da sua condução.

   A Educação de Berço   é socialmente heterogenia ,  plural  e   núcleo dependente,  significa  que é responsabilidade da família  a primeira fase educacional  do cidadão,    é  familiarmente  hermética , homogenia e  fica atrelada ao nível social de cada  núcleo,  o que se configura  umas das maiores causas de exclusão social, uma vez que é passado aos  descendentes os costumes de cada família  principalmente  se o sistema for patriarcal e  a mulher  nula na sua  condução ,  este  modus operandi era a regra das civilizações antigas, onde as crianças e as mulheres não possuíam peso, eram consideradas simples componentes, poderiam ser castigadas ao extremo ou até serem vendidas como escravos ou mercadorias, não havia liderança, o que vigorava era o medo e a testosterona era a rainha mor de cada núcleo ou de cada comunidade. 

Com a evolução da sociedade  tantos as mulheres como as crianças passaram a possuir alma , nome e  serem  aceitas como cidadãs, a família tomou outra face , foi se adaptando a um mundo realmente humano e se afastando do mundo quase que irracional, isto é,   do mundo animal no qual  a força e a testosterona eram as molas impulsionadoras .  

Na  atualidade ainda existem nações que seguem o arcaísmo social, muitos são os países nos quais as mulheres e as crianças não possuem voz ,  cidadania e são propriedades do provedor  como no universo dos animais irracionais, notadamente  dos predadores. Muitos povos do continente Africano ainda rezam nesta macabra cartilha, são povos regidos pelo sistema patriarcal e politicamente por  regimes ditatoriais.

No Brasil a educação familiar , a de berço,  era mais presente nas comunidades enquanto mais longínquas dos centros desenvolvidos, notadamente nas  regiões isoladas e nos rincões  mais  apegadas aos ditames dos antepassados que,  como  amálgamas engessavam e blindavam a novos conhecimentos e costumes , os quais levaram o país a ter uma grande heterogeneidade educacional, chegando   ao ponto de se falar que existem vários Brasis, uns do primeiro mundo e outros que vivem mergulhados abaixo do nível da pobreza,  fruto da ausência do Estado no setor da Educação Infantil, a primeira e provavelmente a principal pilastra de uma sociedade desenvolvida ,  ficando a  formação educacional da criança  a mercê de cada núcleo familiar, como cada núcleo dependia  do nível social no qual pertencia , o fosso entre as classes tendia a aumentar.

 O ano de 1932 pode ser considerado o marco desta mudança, neste ano a mulher brasileira passou a ser considerada cidadã de primeira, passou a ter direito oficialmente ao voto e o seu ingresso num mundo igualitário. ( ADENDO N-01)

O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.

 Este marco constitucional, com fulcro  na igualdade, na fraternidade  e na liberdade  elevou a importância da mulher na vida social do país , porém  a criança continuou sob a tutela da educação familiar, contudo com uma grande diferença e para melhor, uma vez que se  deu inicio à introdução do    sistema matriarcal até mesmo nos distantes rincões,  desbancando paulatinamente o tradicional e histórico patriarcal, passando    a mãe a ser personagem  de suma importância no seio da família .

Da década de 60 até à década de 80 a  mulher começou a tomar as rédeas da educação infantil domiciliar,  trazendo  cristalinos  e inovadores avanços  em todas as  propriedades pertinentes à vida , principalmente na do  humanismo , da tolerância, da igualdade , da solidariedade, da compreensão,  do amor  e da coesão  familiar, a família entrou no ciclo realmente humanitário, mostrando que a ascensão da mulher e a sua decisiva participação na educação de sua prole foi uma das alavancas  da família brasileira da atualidade, famílias matriarcais guardam ligação com o sucesso dos seus componentes .

 Com a ascensão da mulher, esta passou a ser o foco da sociedade, passou a ocupar cada vez mais cargos antes exercidos  pelos homens, principalmente no parque fabril .

 Com a  participação da mulher no mercado de trabalho surgiu uma grande demanda  na educação dos seus filhos, ficou em aberto quem cuidaria das crianças quando as mães estivessem na labuta  e ausente de casa, com muitas lutas e plausíveis argumentos   foram  criados  por parte das mulheres intelectualizadas movimentos e frentes paredistas    para proteger as trabalhadoras.

Nos moldes das grandes nações como os movimentos do Martin Luter King, Rosa Parks e Elizabeth Eckford   foram elencados diversos programas sociais , dentre eles e o mais importante a criação de creches com a preocupação do cuidar,  uma vez que a mulher no mercado de trabalho já era uma realidade e os seus rebentos não poderiam ficar sem um norte, sem um paradeiro, sem um rumo.  

Adendo 3
No dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks se negou a ceder a um branco o seu assento em um ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados Unidos.
Martin Luter King
Líder negro norte-americano (15/1/1929-4/4/1968). Nasce em Atlanta. O pai e o avô materno eram pastores batistas, carreira que ele também decide seguir. Aos 22 anos forma-se em teologia e dois anos depois casa-se com Coretta Scott, com quem tem quatro filhos. 

Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos- Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela freqüentava uma escola exclusiva para estudantes negros.


 

Aos poucos as solicitações  foram contempladas   e a mulher passou a ser o sustentáculo moral e muitas vezes econômica de muitos núcleos familiares, neste momento não era mais a mulher o foco social e sim a condução educacional da criança, que se configurava como  a esperança e o futuro da nação, nesta fase o ser humano infantil  passou a ser a maior preocupação da sociedade brasileira, realmente adquiriu alma , nome , sobrenome e nos dias de hoje até uma carteira de identidade com CPF .

 A  partir de 1980 a criança passou a ser o fulcro da sociedade e dos movimentos reivindicatórios, principalmente na educação, passando a ser o  Estado o responsável por uma formação homogenia em todas as classes sociais,  foi instituido por lei um   ensino básico de qualidade com isonomia para todos dos 0 aos 06 anos;  sendo dos 0 aos 03 creches  e dos 04 aos 06 pré-escola  , em 1990 com o Estatuto da Criança e do Adolescente a criança passou a ser o foco principal   , principalmente  com a municipalização do ensino infantil, quando por lei foi instituído: dos 0 aos 03 creches , dos 04 aos 05 pré-escola , responsabilidade do governo municipal ; e com 06 anos  todas deveriam ingressar no primeiro ano do curso fundamental sob a tutela do Governo Estadual .

   Nos dias de hoje,  mesmo com todas as leis e com a escola sob a tutela dos  municípios,  mais de 1,8 milhões de crianças dos 0 aos 05 estão fora da escola por diversos fatores, sendo um deles e o principal as precárias condições sociais da família, além  do não cumprimento constitucional por parte dos gestores. 

Trabalhos mostram que enquanto mais baixo o nível social  mais baixo a adesão ao ensino infantil, isto tem repercussão em toda a formação até os 18 anos,  atingido todo o curso fundamental,  os mesmos trabalhos mostram que mais de 1,3 milhões de jovens entre os 14 e 16 anos estão fora da escola e mais de 2,0 milhões dos 17 aos 18 anos abandonaram ou evadiram    para ingressarem  em subempregos por total falta de condições financeiras, é bom frisar que estes subempregos são precarizados e sem nenhuma perspectiva de futuro . Os trabalhos concluíram que  estes jovens terão dificuldades de retornarem à escola por desanimo, por necessidade do trabalho precarizado e por falta de escolas técnicas gratuitas que os capacitem para o futuro, para estes só com uma reviravolta para  reiniciarem um novo curso preparatório.

O modelo brasileiro é criminoso, excludente e olha para os jovens com descasos, totalmente diferente do vizinho país do Prata, a Argentina que resolveu cuidar da sua prole com isonomia  desde 1858.  

 ( Adendo numero 2 ).
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação. 



Outro marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da Europa". 

   Educação básica na Argentina: história, estrutura e desafios

Encontra-se  nesta propriedade o alto grau cultural da Argentina e do Chile que praticamente tiveram as mesmas preocupações com a educação do seu povo, o Brasil encontra-se a 02 séculos de atraso, cabe ao novo povo brasileiro olhar para as suas bases humanas independente do viés político .

 Iderval Reginaldo Tenório



ADENDOS IMPORTANTES

                                          1- PRIMEIRO CÓDIGO ELEITORAL DO BRASIL 

(No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.).

Com a elaboração do primeiro Código Eleitoral do Brasil, em 1932, houve a criação da Justiça Eleitoral, de eleições padronizadas e voto obrigatório, secreto e universal, incluindo as mulheres.


Com isto, nas eleições legislativas de 1933, as brasileiras puderam votar e ser votadas pela primeira vez. Nestas eleições, também foi escolhida a primeira deputada federal do país, a médica paulista Carlota de Queirós.


Incorporada à Constituição de 1934, o voto feminino era estendido às mulheres solteiras e viúvas que exerciam trabalhos remunerados. As mulheres casadas deveriam ser autorizadas pelos maridos para votar.


No ano seguinte, o Código Eleitoral de 1935, precisou que era obrigatório o voto das mulheres que tinham atividades remuneradas.


Para aquelas que não recebiam salário, contudo, o voto era considerado facultativo. Esta situação seria modificada com o Código Eleitoral de 1965 que igualou o voto feminino ao masculino.


Professora de História



                                                                  2- ARGENTNA
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação. 



Outro marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da Europa". 

   Educação básica na Argentina: história, estrutura e desafios
      Everton Vieira Vargas
   Fernando Perdigão
 CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO:
              portal.educacion.gov.ar/consejo/
                                               PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO:
              hdrstats.undp.org/es/cuadros/
         BANCO MUNDIAL




3  ADENDO



Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos

Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela freqüentava uma escola exclusiva para estudantes negros.
Quando completou 15 anos, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos declarou que a segregação dos alunos negros era ilegal.
No entanto, no Arkansas, as escolas de alunos brancos conatinuavam rejeitando a entrada dos estudantes negros.



Rosa Parks

1955: Rosa Parks se recusa a ceder lugar a um branco nos EUA

No dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks se negou a ceder a um branco o seu assento em um ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados Unidos.
Em Montgomery, capital do Alabama, as primeiras filas dos ônibus eram, por lei, reservadas para passageiros brancos. Atrás vinham os assentos nos quais os negros podiam sentar-se. No dia 1° de dezembro de 1955, Rosa Parks tomou um desses ônibus a caminho do trabalho para casa e sentou-se num dos lugares situados ao meio do ônibus. Quando o motorista – branco – exigiu que ela e outros três negros se levantassem para dar lugar a brancos que haviam entrado no ônibus, Parks se negou a cumprir a ordem. Ela continuou sentada e, por isso, foi detida e levada para a prisão.

Martin Luter King
Líder negro norte-americano (15/1/1929-4/4/1968). Nasce em Atlanta. O pai e o avô materno eram pastores batistas, carreira que ele também decide seguir. Aos 22 anos forma-se em teologia e dois anos depois casa-se com Coretta Scott, com quem tem quatro filhos.
Em 1954 assume as funções como pastor em Montgomery, Alabama, foco dos maiores conflitos raciais do país. Nos estados do sul, a segregação racial era amparada pela lei. Nos ônibus de Montgomery, por exemplo, o motorista tinha de ser branco e só os últimos bancos ficavam disponíveis aos negros.
Em 1955, por causa da prisão de uma negra que se recusara a ceder o lugar para um branco, King lidera um boicote contra a segregação nos ônibus. O movimento dura 381 dias e termina com a decisão da Suprema Corte americana de proibir a discriminação.
King passa então a organizar campanhas pelos direitos civis dos negros, baseadas na filosofia de não-violência do líder indiano Gandhi. Em 1960 consegue liberar o acesso de negros a bibliotecas, parques públicos e lanchonetes. Lidera a Marcha sobre Washington, que reúne 250 mil pessoas em 1963.
Ao fim dela, profere um famoso discurso que começa com a frase "I have a dream" (Eu tenho um sonho) e descreve uma sociedade em que brancos e negros vivem em harmonia. Da marcha resulta a Lei dos Direitos Civis (1964), que garante igualdade de direitos entre brancos e negros. Recebe o Prêmio Nobel da Paz de 1964. É assassinado por um branco. 


Maria Tecla Artemisia Montessori




Conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora
 
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Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adaptou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.

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