domingo, 5 de fevereiro de 2017

FILHO DE GATO PODE SE TRANSFORMAR EM UM RESPEITADO LEÃO.





                                                               

Resultado de imagem para LEÃO
Resultado de imagem para LEÃO
Filho de gato tem que ser gatinho?



          Maria levantava ainda com o breu na escuridão da noite,  com uma fraca luz e  enquanto a cidade dormia,  colocava as panelas no fogo e partia para o preparo do desjejum das três bocas  a alimentar.

             No raiar do dia, com o  almoço pronto e o desjejum na mesa , encomendava as três crias à mais querida das amigas, a madrinha do filho caçula, a comadre Zefinha. 

              Sacola pronta  , moedas contadas e com muita pressa , Maria corria para o ponto da lotada condução com um simples café preto a forrar a mucosa gástrica, seis em ponto a velha marinete passava empilhada  de trabalhadores.

                Maria deixava a periferia e partia para a zona nobre para cuidar dos filhos dos outros, partia bem antes do sol nascer para preparar o manjar da classe média , terminada a jornada , lá estava a nobre brasileira , 17h30min  a escalar a  íngreme e enladeirada escadaria do seu verdadeiro  lar, três vidas a aguardar com festas e alegria a chegada da guerreira e atenciosa matriarca, nunca chegara em casa sem o pão, sem o café, sem o açúcar ou um agrado para as elétricas  crianças, antes de subir  passava na venda que ficava defronte ao ponto do ônibus.

             A rotina por mais de 20 anos fazia parte da sofrida, corajosa e amável leoa, salvo nos sábados e nos domingos, quando a  Maria dedicava todo o seu tempo para a vida dos neófitos tesouros, os seus três rebentos. Neste curto tempo no seu verdadeiro e simples  lar , Maria não perdia um só minuto, passava aos filhos o que de mais sublime possuía , a guerreira tinha princípios, era possuidora de uma boa formação familiar, a menina foi bem criada, imperava o respeito.

            A rotina diária foi silenciada numa cinzenta manhã de segunda-feira, nesta mesma manhã mesmo com toda alegria que lhe era peculiar, Maria dissera que estava se sentido triste, acabrunhada , nostálgica e sem enxergar o brilho de mais um raiar do dia, sentada na sua condução e nos solavancos da estrada saiu Maria de seu lar sem se despedir da sua ninhada para nunca mais voltar, saiu com premonição  de algo estranho a acontecer, na verdade não estava equivocada, tudo virou realidade, Maria num infortúnio e desequilíbrio cardíaco perdeu a vida,  e sem norte, sem o seu porto seguro   ficaram as suas crias, perderam a sua mais valiosa riqueza , a  pujante  e cuidadosa mãe. 

                                                    O Diálogo

___É Maria Filha, você está com 15 anos de idade, a sua mãe faleceu e nós queremos retribuir tudo que a sua mãe fez por nós , pois foi a sua mãe quem cuidou dos meus três  filhos, hoje o mais velho está cursando a faculdade, o do meio o curso fundamental e o caçula entrando no curso primário, também cuidou da nossa casa, dos nossos animais e nós não vamos deixar vocês sem paradeiro, vamos ajudar , a sua irmã mais velha  cuidará da casa  e  você cuidará do Joquinha enquanto eu e o Joaquim vamos ao trabalho na secretaria, vocês chegarão as oito da manhã e sairão as dezessete e trinta, como são de menor cada uma receberá meio salário mínimo, comida, transporte, sabonete, pasta de dente, escova,  absorventes, pente e duas vezes no mês irão alisar os cabelos, principalmente você que vai cuidar do Joquinha.

                           
__Dona Jandinha, nosso muito obrigado, nós precisamos é de estudo, nós queremos e vamos  é estudar, a minha mãe sempre dizia para nós que só a escola salva o pobre, ela colocou a gente na escola exatamente para não seguirmos o seu caminho de doméstica, dizia que o seu maior arrependimento foi não ter estudado, minha vó era analfabeta e morava na roça, depois veio para a cidade e trabalhava na casa dos brancos , isso na seca de 1915.

Tem mais , ela dizia   “minhas filhas estudem , pois os ricos têm o costume de dizer desde o tempo de sua vó, que: FILHO DE GATO GATINHO  É ” e ela não concordava , pois dizia que muitos filhos de lavadeiras, de agricultores, de carpinteiros viraram médicos, advogados, engenheiros e até professores, dizia que o ser humano tem dentro de si vários tipos de animais e que mudam de espécies de acordo com o seu esforço , falava também , que alguns se destacam mais do que outros, alguns são cobras, vacas, bois, burros, jumentos, crocodilos, tamanduás,  bodes, gatos, cachorros, antas e até leões, basta que freqüente ou não freqüente a escola, basta que se eduque e procure se aprimorar. 

Dizia muitas vezes  que filho de gato pode virá leão, tigre ou elefante, depende de sua vontade, de sua resiliência e coragem, eu , por exemplo, quero ser professora para ensinar tudo isso aos mais pobres  ou trabalhar num grande escritório, tudo isso para que a minha filha e as minhas sobrinhas sejam  médicas, advogadas, engenheiras, professoras ou grandes jornalistas. 

Mais uma vez,  o nosso muito obrigado. Nós  precisamos  é de uma boa escola  dona Jandinha, de uma boa escola , para mostrar que filho de gato não precisa ser gatinho a vida inteira, um dia virará leão, basta estudar.

          A Maria Filha estudou, tomou outro caminho e luta arduamente para eu os seus descentes, as suas crias,   tenham  um futuro melhor.

             Filho de gato pode ser o animal que quiser, basta foco no caminho do bem, basta atenção , uma boa escola, esforço e seguir bons exemplos.

            Viva a  Maria Mãe e salve a Maria Filha , o futuro já chegou, a Maria já é uma leoa , salve a educação, salve a metamorfose.

                  Iderval Reginaldo Tenório

ESCUTEM DO MAIOR PARCEIRO DEO LUIZ GONZAGA, JOÃO SILVA, NEM SE DESPEDIU DE MIM, NA VOZ DO REI DO BAIÃO, O VELHO LUA.
   

Resultado de imagem para LEÃO
Resultado de imagem para LEÃO

Um comentário:

Miriam Rita Melo de Almeida disse...

Lição de vida é a palavra de ordem!
Emocionante!!
Dedicação e sabedoria é o que define a linda história da matriarca Maria.
A trajetória da Maria mãe retrata o valordo conhecimento, a busca incansável pela informação colocando como prioridade o futuro de suas crias.
Maria era doméstica sim, porém teve a habilidade necessária para reverter as adversidades em seu favor e transforma-las no dever de casa de suas filhas.
Indubitavelmente, a educação é o maior legado que um genitor pode transferir aos seus herdeiros.
Salve, salve as duas Marias