terça-feira, 7 de abril de 2015

O FILHO QUE PROSPEROU



Adicionar legenda

O FILHO QUE NÃO PROSPEROU

O FILHO QUE NÃO PROSPEROU




Numa roda de amigos foi abordado o quanto era importante o olhar,o cheiro ,os conselhos e a presença dos pais.



Num caloroso e contagiante momento contou um dos amigos a seguinte história 



Contou Que na sua cidade havia um bom senhor oriundo de classe social baixa  e que,  apesar do seu analfabetismo, com a sua vasta cultura e o suor do seu próprio rosto conseguiu educar os seus 14 filhos.



O tempo passou,os filhos cresceram, alguns galgaram postos importantes na sua nação e o bom senhor à proporção que ganhava conhecimentos foi envelhecendo.

Envelhecendo com saúde, com dignidade, com cidadania e com o respeito de todos os que lhe rodeavam. Como é peculiar à família, aquela não fugira a regra e anos após anos procurava através de encontros familiares lembrar ao velho carvalho o seu incalculável valor , a sua importância e o quanto era cabal a sua existência para a sua prole. 

De todos os seus filhos , um havia voado mais alto e galgado postos estratégicos na sua República. O tempo passava e de todos os filhos , aquele nunca estava presente devido a sua importância perante a nação e muitas vezes nomeava irmãos e até mesmo amigos para lhe substituir nos encontros familiares, jamais negara ajuda financeira quando solicitado e sempre influente nas questões decisórias da família.


O tempo passou. O ancião foi perdendo as forças, os músculos foram minguando, os cabelos ficaram ralos , a mente foi ficando curta, murchando e o bom homem foi paulatinamente perdendo a memória. Perguntava onde estava, muitas vezes perguntava até mesmo quem ele era.  E a grande e tradicional família continuava as suas comemorações, anos após anos; e anos após anos o filho que prosperou era substituído por outro irmão ou por um dos seus amigos, até o dia em que foi convocado, até o dia em que foi intimado a comparecer ao 99o- aniversário do patriarca por todos os componentes daquela feliz e honesta família.

Ao chegar, entrou no quarto do seu genitor, se aproximou e disse : 


__A bença pai. O velho imobilizado nada respondeu, Repetiu mais alto:



__ A bença pai ,a  bença pai,  o  velho abriu os olhos, mexeu com o pescoço de um lado para o outro, fez esforço para levantar a cabeça , mirou o rosto do seu filho e com a voz trêmula balbuciou:



__Quem é você? DE ONDE VOCÊ VEIO ? ONDE VOCÊ MORA´? QUEM É O SEU PAI? .
O filho parou, pensou, baixou a cabeça e disse :


__ A BENÇA PAI, EU SOU O SEU FILHO, o seu filho do meio, é que faz mais de 20 anos que não vejo o senhor, faz mais de 20 anos que não venho na nossa terra. O pai mais uma vez falou:



__quem é você, de onde você veio, onde você mora, você é filho de quem, quem é o seu pai? Eu te abençou mas não sei quem é você, se você diz que é meu filho é porque é o meu filho,  porém eu não me lembro de você. 



Desencantado pelo vasto tempo que havia visto o seu pai , com a amnésia paterna e decepcionado com o que presenciara não conseguira entender o que se passava, quando mais tarde  , soube por intermédio dos outros irmãos, que o seu pai num processo fisiológico fora perdendo paulatinamente a capacidade de memorizar, de verbalizar e de locomoção, passando a lembrar apenas dos fatos repetitivos, dos rostos do seu cotidiano, do seu cachorro e das pessoas que de mais perto convivera nos últimos dias..



E numa onda de culpa e de irresponsabilidade entendeu , que o pai devido a sua ausência , havia apagado da mente quaisquer resquícios ou lembranças de sua existência, havia apagado de sua mente até mesmo a legitimidade paterna. Entendeu também que foi a sua ausência , a sua distância e o seu descaso para com o velho e bondoso pai que apagara toda a sua existência como filho.



Desconfiado, deprimido e solitário partiu para a conquista, para luta, para a briga, se esforçou, porém, o velho e bondoso senhor aos poucos foi apagando da mente os dados e imagens cerebrais , aos poucos foi esquecendo ,esquecendo,esquecendo... até o dia em que não mais lembrava nem de si, até o dia em que entrou em vegetação.

Com os fatos presenciados o filho passou a entender que o seu pai precisava era de abraços, de carinho, de respeito e de sua presença e não de ajuda financeira. Foi-se o velho,com ele foi sepultado todas as suas memórias e conhecimentos, restando as boas lembranças e os seus ensinamentos.


Para o filho ficou a certeza que foi 20 anos atrás o ultimo dia em que o seu pai lhe viu, ficou gravado na sua memória que os seus filhos não eram netos do seu pai e mais claro ainda que o homem é a mente, o homem é a comunicação , o homem é fruto de sua raiz. . E que o núcleo familiar jamais perderá a sua importância, jamais será substituída e por mais longe que o homem vá, as suas raízes serão mais fortes. Seja pai dos seus pais. 

24 de Janeiro de 1989 Iderval Reginaldo Tenório


  1. Paulo Diniz - E AGORA JOSÉ - poema de Carlos ... - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=1L9mZIxgaq0
    21 de mar de 2014 - Vídeo enviado por luciano hortencio
    Paulo Diniz - E AGORA JOSÉ - poema de Carlos Drummond de Andrade, musicado por Paulo Diniz .

Nenhum comentário: