domingo, 26 de abril de 2015

ESCRITORA MIRM -AYLA CEDRAZ- UM FENÔMENO- MAIS UMA VEZ PREMIADA.

Adicionar legenda
ESCRITORA MIRIM AYLA CEDRAZ. CONTO :
 
A ESTRANHEZA
 
 
Dando continuidade ao projeto cultural , do qual faz parte  a   demonstração dos escritores mirins da Bahia, publico da Escritora Ayla Cedraz, 14 anos, de Conceição do Coité ,  este belo CONTO A ESTRANHEZA.
Nesta foto os seus pais e a sua irmã mais velha Jade Cedraz estudante de Medicina.
 
Estranheza
                              Talvez sua alma fosse grande demais para caber no próprio corpo ou pequena demais para preenchê-lo e controlá-lo. Mas o fato é que o homem parecia não se adaptar a si próprio, parecia estar desconfortável consigo mesmo. Caminhava aos tropeços, confundia-se entre os próprios passos, por não saber exatamente aonde ir. Deixava simplesmente que lhe empurrassem aos dias e às noites, para que conseguisse exercer a raridade de estar vivo por inteiro. É que ele não permitia que lhe tocassem, tinha medo do que é sujo e feio.  O semblante cansado deixava transparecer a desistência em relação aos seus próprios costumes, aos seus próprios pensamentos e a adaptação de si mesmo em meio aos outros já adaptados. Jogava-se simplesmente em meio a tantos outros, príncipes ou não, um corpo como qualquer outro corpo, e nada mais a declarar sobre o assunto.                                
 
                            Tinha para si, toda manhã, a arte de deslizar, tão própria de quem tem escondida uma chama de quem acredita. Era macio e de fácil manuseio, protegido através da falta de erros. Mais além, através da falta de tentativas. Queria para si, toda manhã, o poder da descontração. Imaginava ser a solução de todos os problemas. A sua incapacidade para adaptar-se às próprias mentiras parecia ser a razão de todo o fracasso de sua encarnação.                           
 
                           Não se permitia, em momento algum, sentir. Deixava que, em tantos momentos que justificariam uma explosão, o ódio morresse. Sobre o amor, mal ouvira falar. O seu, já se tornara obsoleto. Mas era todo amor, embora nem desconfiasse. É que tudo era tão incolor, tão insosso, tão reto... Como podia ele, sentir qualquer alteração? Ainda mais ele, que não tinha controle do próprio corpo. Carregava às costas o próprio peso multiplicado por mil, porque não sabia contar. Enchia-se de madeira velha, de poeira, pano e, o que sustentava tudo, apesar de tudo, poesia. Nos raros momentos em que não encolhia o peito, percebia-se assim. E, cansado, não tinha tempo de sentir-se feliz por isso. Era como a sua peça locomotora. Não se vê. Mas se vai, já nada mais é. 
 
                         Desmoronado, volta o homem. O corpo se desmancha em pó, que logo se dispersa pelo ar. Com a maior facilidade, é possível encontrar seus indícios. Por todo canto, por todo lado. Basta respirar  .
 
                                                                           Ayla Cedraz


 
A autora é uma jovem estudante secundarista  da Cidade de Conceição do Coité, morou até os 08 anos em Camaçari-Ba, oriunda de uma família guerreira, de uma família que tem nas suas fileiras o sangue da intelectualidade,  pais comprometidos com a educação e que prezam por uma formação humanizada.  
Diante a sua pequena idade aqui na terra e em pleno vigor,  uma vez que ainda não completou os  de 16 anos, luta cotidianamente e aos poucos vence  barreiras que para muitos seriam desanimadoras,  a sua batalha de vida  como a de todos que abraçam as artes tem sido  árdua .  
Ayla Cedraz  nasceu com o dom da  escrita,  da  escultura  e da  pintura, nasceu  com as artes e caminharão juntas por muitos e muitos anos  a reverberar cultura.
Talentosa, de uma inteligência  invejável, conhecimento estarrecedor e de  um interesse exacerbado  pelas artes do universo, transita espontaneamente e com desenvoltura por todos os séculos garimpando cultura, tem como parceiros os grandes imortais  das letras, dos pinceis, dos mármores  e das notas musicais. 
Esta jovem tem  muito o  que mostrar para a Bahia , para o Brasil e para o mundo.
O céu é o limite.

Eu se autoridade fosse requisitaria todos estes jovens talentos para um futuro melhor.

 Iderval Reinaldo Tenório

Belchior-Fotografia 3x4 - YouTube

www.youtube.com/watch?v=fdwBcRJqDfk
10/07/2011 - Vídeo enviado por Nilton Victorino Filho
Belchior-Fotografia 3x4. Nilton Victorino ... COMO NOSSOS PAIS - BELCHIOR by vangodias 245,404 ...
  • Belchior - Fotografia 3 x 4 - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=8DjDUNNCbNE
    17/10/2012 - Vídeo enviado por Marcos Pessoa
    Belchior - Fotografia 3 x 4 "ALUCINAÇÃO" De Belchior "Eu me ... Transmissor - Fotografia 3x4 by ...
  • Fotografia 3x4 - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=AM9AadRhGbw
    05/12/2012 - Vídeo enviado por Nilo castro
    blues Belchior ...cd muito bom... http://www.belchiorblues



  •  

    Nenhum comentário: