domingo, 23 de setembro de 2012

Pirarucu Gigante Amazônico


Pirarucu Gigante Amazônico-MAIS PRUDÊNCIA,MAIS CUIDADO,MAIS RESPONSABILIDADE E MAIS REPRODUÇÃO EM CATIVEIRO SE NÃO O PIRARUCU  DESAPARECERÁ.OLHE O OLHO GRANDE, O MUNDO AGRADECE A PRUDÊNCIA.























O peixe pirarucu (Arapaima gigas)
, originário da bacia hidrográfica Amazônica, tem certas características biológicas e ecológicas que o torna particularmente atrativo para as populações locais. É um peixe grande que pode chegar ao comprimento de até três metros e pesar mais de 250kg, e é conhecido como o "Gigante Amazônico". Entretanto, devido á pesca predatória, sua sobrevivência está ameaçada e seu tamanho médio está diminuindo, apesar de ainda serem encontrados alguns indivíduos com mais de dois metros e pesando mais que 125 kg.
Outra característica incomum deste peixe é seu aparato de respiração: uma vesícula natatória permite que ele capture oxigênio da superfície como um pulmão. Isto permite que o Pirarucu sobreviva nas águas da bacia amazônica, que tem baixo teor de oxigênio, mas também o torna uma presa fácil para os pescadores. Após a postura dos ovos, o período gasto com cuidados com a cria aumenta sua vulnerabilidade: o macho ajuda os filhotes nas semanas iniciais, empurrando-os para a superfície para facilitar a respiração
O pirarucu é um peixe predatório que tem origens na era Jurássica e é a principal fonte de proteínas para a população local, os ribeirinhos, que vivem ao longo das margens do rio. Nas últimas duas décadas, o processo de urbanização acelerado mudou a região e começou a desestabilizar o balanço do ecossistema de lagos, e consequentemente a economia de subsistência tradicional dos ribeirinhos que não estão envolvidos em atividades pesqueiras comerciais. O processo também causou um decréscimo rápido nos estoques naturais de Pirarucu, tornando necessárias as restrições à pesca.
                                         Portal do Amazonas

Conta a minha mãe que em 1950 ,foi vendido na Vila Mata do Sul  Município do Crato interior do ceará, a carne de um  peixe   Pirarucu  que estava estragado e que todos os consumidores adoeceram .
A solução foi mandar todos os Médicos do Crato à vila para receitar o povo que comeu da carne do Pirarucu.
Zé Gonzaga e Luiz Gonzaga gravaram esta música e colocarei no fim da matéria.É um documento cantado. 
                                   Iderval Reginaldo Tenório

         COMO MAMÃE CANTAVA E CANTA COM OS SEUS 98 ANOS

No Crato não tem mais doutô
Foram todos pra Mata do Sul,
Foram todos receitar o povo
Que comeu da carne do Pirarucu.
Foram todos receitar o povo,
Que comeu da carne do Pirarucu.

Esta musica marcou a minha infância no meu Juazeiro do Norte e na minha Serra do Araripe.



Miniatura

ZÉ GONZAGA - CANTANDO A MÚSICA PEIXE PIRARUCU - DÉCADA DE 1950 A 1960

ZÉ GONZAGA - CANTANDO A MÚSICA PEIXE PIRARUCU - DÉECADA DE 1950 À 1960 ESTA MÚSICA É DE AUTORIA DE HUMBERTO TEIXEIRA E LUIZ GONZAGA, ELA FOI ...
9 meses atrás  576 views

Nenhum comentário: