domingo, 8 de março de 2020

TRÊS GERAÇÕES NA TERRA. DUAS CRIANÇAS E DOIS ADULTOS. CONFLITOS EDUCACIONAIS

TRÊS GERAÇÕES NA TERRA. DUAS CRIANÇAS E DOIS ADULTOS. CONFLITOS EDUCACIONAIS


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TRÊS GERAÇÕES   NA TERRA.
DUAS CRIANÇAS E DOIS ADULTOS.
CONFLITOS EDUCACIONAIS 
A sala estava tão  pequena que o respirar de um influenciava no respirar do outro, pequena não no tamanho, não geometricamente, pequena  porque o ar de cumplicidade invadia o espaço do outro, a interação foi  plena.

___Qual a idade de vocês ? vocês estão bem na escola?

A mais espevitada, porém de olhar angelical, respondeu que vai completar nove anos e a sua prima completou  onze  , falou mostrando os dez dedos das mãos  e que vão muito bem na escola.

O velho foi mais enfático e emendou a segunda pergunta:

___Quando vocês crescerem, qual a profissão que vão escolher?

A pré-adolescente, a de onze anos, foi rápida na resposta e falou que vai ser médica,  afirmou peremptoriamente que não é questão de querer, ela vai ser e assim será, a mais nova, compenetradamente,   complementou a fala.

___Você não pode ser  médica, só pode ser médica ou médico se a criança for filho de medica, irmã  ou neta de médica ou se o pai for médico, pois ainda dentro da barriga da mãe a criança escuta eles estudarem, receitarem, trabalharem e falarem das doenças dos seus pacientes  ,  assim ela vai aprendendo,  já nasce sabendo um pouquinho, depois entra na escola para aprender tudo até ser adulta, a criança desde pequena  já vem como uma médica, entendeu como é? não é qualquer criança que pode ser médica.

O velho amigo ficou boquiaberto com a conclusão da criança, uma vez que esta opinião pueril fundamenta o velho ditado gravado na cabeça do povo durante séculos :  “ filho de gato, gatinho é”  e  “filho de peixe, peixinho é”.

A  menina mais vivida abriu os olhos, olhou para a mais  nova , deu uma risadinha e falou:

___Não é nada disso, não é assim, qualquer pessoa pode ser médica ou médico, basta estudar, os filhos  dos médicos são médicos ou médicas  porque os pais podem pagar uma boa escola  quando a pessoa ainda é criança, que é a base , minha mãe disse     que escola boa para crianças é muito cara e é por isso que muitas vezes os pobres não são bem preparados ,  a vontade de estudar é grande , o que falta é condição , se o pobre tivesse escola boa como os ricos a vida era mais fácil, minha mãe também falou que para o pobre tudo é mais trabalhoso.

O velho amigo não suportou tão gratificante explanação,  com os olhos marejando mirou os olhos da mãe que também estavam a marejar, marejou tanto que teve que assoar o nariz  e a  esboçar um embutido  soluço, quase imperceptível, porém soluçou.

A menina também chorou quando viu o que fez com a jovem mãe e com o velho amigo, virou o rosto para si, enxugou as lágrimas, engoliu o soluço  e falou.

___Filho de pobre tem dificuldades para estudar, as escolas dos bairros não são boas  e não têm professores, a minha mãe disse que o governo não quer  que o pobre estude muito, mas ela disse que não é para prestar atenção no que  ele quer, tem que estudar assim mesmo e por conta própria, pois para o pobre melhorar de vida tem que estudar, mesmo que os governadores não propiciem condições.

O velho interlocutor interessado sobre a escolaridade de sua mãe faz algumas suaves e discretas perguntas , a menina não titubeou  e respondeu.

___A minha mãe  estudou pouco, terminou o segundo grau numa Escola Pública do bairro e que ensinava muito pouco, não diferente de hoje,  minha avó era doméstica e não tinha estudo, porém disse  que minha mãe tinha que estudar para não trabalhar em casa de família, inclusive a patroa de minha avó pediu que ela levasse a minha mãe , ainda com 14(catorze) anos  para ser a babá da sua neta, a minha avó disse que não, ela   tinha que ter uma profissão , estava na escola, não iria ser babá e nem cuidadora dos filhos dos outros, teria que ter uma profissão melhor.   A minha mãe   não  continuou os estudos até o fim  porque era pobre e tinha que trabalhar ainda jovem, no tempo dela a vida era muito difícil, inclusive terminou tendo um filho muito nova, se hoje eu tenho 11(onze) anos e ela tem  29(vinte e nove ) ,  então  teve um filho com  18(dezoito)  , eu preciso é estudar, tenho que cuidar de minha mãe , minha mãe disse que teve que abandonar a escola  quando eu nasci , eu não vou abandonar os meus estudo,  eu vou ser uma médica.

Todos que estavam na sala ficaram em silêncio, a   menina em soluços entrecortados  foi até a mãe e a abraçou com todas as suas forças numa demonstração de respeito e agradecimento, ambas  se desmancharam num silencioso choro, o verdadeiro e incontestável choro, choro que só Deus e  quem está chorando sabe o porquê e a sua profundidade, o velho amigo também chorou e  ainda desconsertado cantarolou  um clássico do Luiz Vieira, Menino de Braçanã

“É tarde, eu já vou indo
Preciso ir embora,/ 'té amanhã/
Mamãe quando eu saí disse
Filhinho/ não demora em Braçanã/
Se eu demoro mamaezinha Tá a me esperar/
Pra me castigar /Tá doido moço
Num faço isso, não/
Vou-me embora, vou sem medo dessa escuridão/
Quem anda com Deus
Não tem medo de assombração/
e eu ando com Jesus Cristo
No meu coração”

A conversa prolongou-se por mais um tempo, todos queriam tomar o caminho de casa, as meninas alegres e  já recuperadas das cenas vividas, o velho renovado após receber mais uma aula da sabedoria infantil, o ensino foi tão profundo que os seus olhos sempre marejam  ao recordar.

O velho amigo abraçou todos que estavam na  sala, inclusive a si próprio e mais uma vez aprendeu que está nas crianças  a essência da vida, está na inocência deste seres em formação o real significado da vida, entendeu que comete crime aquele gestor que não olha para este segmento populacional em formação , estão neste segmento o solo,  as sementes, as raízes , os troncos e as frondes  das árvores do futuro, olhando com responsabilidade estes detalhes, os pomares do futuro darão bons frutos,    na despedida assim sem pronunciou.

___Meninas  o mundo é de todos, a cúpula da espécie humana, os muito ricos,  insiste em se apresentar como a rainha do universo, durante muitos e muitos anos afirma que  os ricos têm direito a tudo e nós, o povo , teremos que lutar e muito para conseguir os nossos ideais, tudo  é regrado, contado, trabalhado e conquistado, quantas vezes não se escuta que  “ filho de gato , gatinho é e filho de peixe peixinho é? ” numa afirmativa  que diz, se o seu pai for carpinteiro  você também provavelmente será carpinteiro,  se a sua mãe é lavadeira a filha deverá seguir o seu caminho de lavadeira, isto é , os filhos seguem a profissão dos pais , vocês estão vendo que não é assim .

Quando uma mãe é doméstica a sua filha pode ter outra profissão, basta estudar, se esforçar e seguir nos estudos, muitos médicos  vieram da roça, muitos professores possuem pais analfabetos, muitos advogados são filhos de pescadores, vigilantes, zeladores e  vendedores ambulantes, na raça humana quem decide é o cérebro, quem manda  é o raciocínio, basta que o pobre tenha  uma única chance, basta que seja atencioso, interessado, compenetrado, estudioso, corajoso, que tenha uma  família unida   e que tenha coragem, todos os cidadãos têm os mesmos  direitos e podem seguir a profissão dos sonhos, basta estudarem e vencerem muitas   dificuldades na vida , principalmente as impostas pelas classes dominantes e pelos gestores da nação, e que são muitas , temos diversos exemplos a seguir. 

O importante é ter a liberdade para pensar, o importante é exercer a cidadania, ter um exemplo para seguir, receber muitos incentivos da família,  vocês são jovens, inclusive a mãe de vocês,  vocês estão no início da vida, no começo da jornada, são importantes para a família, para todos nós e para o Brasil, não se esqueçam da escola, pois filho de pobre pode ter a profissão que almeja, muitas serão as dificuldades,  porém basta estudar e não ceder aos vícios, as coisas fáceis da vida , fator primordial é seguir unido à família , vão em frente. 

O filho de um gato jamais será um leão, isto porque não raciocinam, porém na raça humana o filho de uma lavadeira pode sim ser um Ministro do Supremo Tribunal, pode sim ser um Reitor de uma Universidade,  um grande Engenheiro, um Médico ou importante  Professor, para isto o humano tem o CÉREBRO.          AVANTE.

Iderval Reginaldo Tenório

ESCUTEM EM DIVERSAS VERSÕES -  MENINO DE BRAÇANÃ,DE LUIZ VIEIRA.

Luiz Vieira - Menino de Braçanã - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=KChYMGTKKhw
1 de ago de 2013 - Vídeo enviado por André Batista
É tarde, eu já vou indo. Preciso ir embora, "té amanhã". Mamãe, quando eu saí, disse: "filhinho não demora ..

Zizi Possi – Menino de Braçanã - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Qi5P4BkReew
26 de ago de 2014 - Vídeo enviado por Moriyama Sakiko
Zizi Possi "Menino de Braçanã" From the album Zizi Possi – "Sobre Todas As Coisas"

Rita Lee - Menino de Braçanã - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=viMMq0a2So4
3 de out de 2012 - Vídeo enviado por Gui Caldeirinha
Não encontrei essa música no youtube, então fiz questão de compartilhar. Salve Rita Lee! É tarde, eu já vou .

Maria Bethânia - Menino de Braçanã - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=E0ZErtmrc-I
11 de jul de 2016 - Vídeo enviado por Vinício Vilela
Extraído do DVD ''Caderno de Poesias''.

Menino de Braçanã - Zé Tobias - Sr. Brasil 01/09/2011 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=4JIZ8AHl588
2 de set de 2011 - Vídeo enviado por TV Cultura Digital
ZÉ TOBIAS (Recife - PE) canta ?MENINO DE BRAÇANÃ? .Músicos acompanhantes: Alexandre de La Peña ...

Roberto Paiva - O MENINO DE BRAÇANÃ - toada de Luiz Vieira e ...

https://www.youtube.com/watch?v=CU0an8sYIyk
2 de ago de 2014 - Vídeo enviado por luciano hortencio
Roberto Paiva - O MENINO DE BRAÇANÃ - toada de Luiz Vieira e Arnaldo Passos. Gravação de 1953 ...

EDUCAÇÃO BÁSICA, O ALICERCE DE UMA GRANDE SOCIEDADE.




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EDUCAÇÃO BÁSICA, O ALICERCE DE UMA GRANDE SOCIEDADE. 

          Quando se aborda a pauta   educação,  vem à  cabeça a educação familiar,  a de berço, aquela na qual é a família o bastião mor da sua condução.
          A Educação de Berço   é socialmente heterogenia ,  plural  e   núcleo dependente,  significa  que é responsabilidade da família  a primeira fase educacional  do cidadão.    É  familiarmente  hermética , homogenia e  atrelada ao nível social de cada  núcleo,  o que se configura  umas das maiores causas de exclusão social, uma vez que é transmitido aos  descendentes os costumes de cada família. É notadamente excludente   se o sistema for exclusivamente patriarcal , sendo   a mulher  nula na sua  condução .
           O  modelo patriarcal era a regra das civilizações antigas, onde as crianças e as mulheres não possuíam peso. Eram consideradas simples componentes, poderiam ser castigadas ao extremo ou até serem vendidas como escravos ou mercadorias, não havia liderança, o que vigorava era o medo.   A testosterona era a rainha  de cada núcleo ou  comunidade. 

          Com a evolução da sociedade,  tantos as mulheres como as crianças passaram a possuir alma , nome e  serem  aceitas como cidadãs.  A família tomou outra face , foi se adaptando a um mundo realmente humano e se afastando do mundo quase que irracional, isto é,   do mundo animal no qual  a força e a testosterona eram as molas impulsionadoras .  

          Na  atualidade ainda existem nações que seguem o arcaísmo social, muitos são os países nos quais as mulheres e as crianças não possuem voz ,  cidadania e são propriedades do provedor, tal qual acontece    no universo dos animais irracionais, notadamente  dos predadores.
            Muitos povos do continente Africano  ,  Asiático e Oriental ainda rezam nesta macabra cartilha, são povos regidos pelo sistema patriarcal e politicamente por  regimes ditatoriais, neste sistema as crianças, as mulheres e todas as comunidades LGBT são jogadas no ostracismo e tratadas com extremo rigor.

          No Brasil a educação familiar , a de berço,  era mais presente nas comunidades  mais longínquas dos centros desenvolvidos, notadamente nas  regiões isoladas e   apegadas aos ditames dos antepassados que,  como  amálgamas engessavam e blindavam aos novos conhecimentos e costumes .
        Modelos que levavam o país a ter uma grande heterogeneidade educacional, chegando   ao ponto de se falar que existem vários Brasis, uns do primeiro mundo e outros que vivem mergulhados abaixo do nível da pobreza,  fruto da ausência do Estado em todos os setores, primordialmente  no setor da Educação Infantil, a primeira e provavelmente a principal pilastra de uma sociedade desenvolvida . Com a  formação educacional da criança  a mercê de cada núcleo familiar e como cada núcleo pertence a um nível social , o fosso entre as classes tendia a aumentar, filho de gato , gatinho é e filho de peixe peixinho será, neste sistema as dificuldades para evoluir na escala social eram sempre progressivas.

          O ano de 1932 pode ser considerado o marco desta mudança, neste ano a mulher brasileira passou a ser considerada cidadã de primeira, passou a ter direito oficialmente ao voto e o seu ingresso num mundo igualitário.

           O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo no Brasil foi assegurado parcialmente.

         Esta reivindicação, o exercício do direito básico para o pleno exercício da cidadania,  teve inicio  antes mesmo da Proclamação da República, foi parcialmente aprovado em 1932 por permitir somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos, às viúvas e solteiras que tivessem renda própria .
           Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.

           Este marco constitucional, com fulcro  na igualdade, na fraternidade  e na liberdade  elevou a importância da mulher na vida social do país , porém  a criança continuou sob a tutela da educação familiar, contudo com uma grande diferença e para melhor, uma vez que se  deu inicio à introdução do    sistema matriarcal até mesmo nos distantes rincões,  desbancando paulatinamente o tradicional e histórico patriarcal. A   mãe passou  a ser personagem  de suma importância no seio da família, uma educação rígida, porém maleável, uma educação dura, porém amorosa, uma educação com muita exigência,  porém mais compartilhada , uma educação respeitosa ,  solidária e mais organizada,  na qual o ser passou a ter a mesma importância do ter ou até mesmo suplantá-lo.
           Da década de 60 até à década de 80 a  mulher começou a tomar as rédeas da educação infantil domiciliar,  trazendo  cristalinos  e inovadores avanços  em todas as  propriedades pertinentes à vida , principalmente na do  humanismo , da tolerância, da igualdade , da solidariedade, da compreensão,  do amor  e da coesão  familiar.  
           A família entrou no ciclo realmente humanitário, mostrando que a ascensão da mulher e a sua decisiva participação na educação de sua prole foi uma das alavancas  da família brasileira da atualidade, famílias matriarcais guardam ligação com o sucesso dos seus componentes .

           Com a ascensão da mulher, esta passou a ser o foco da sociedade, passou a ocupar cada vez mais cargos antes exercidos  pelos homens, principalmente no parque fabril .

            Com a  participação da mulher no mercado de trabalho surgiu uma grande demanda  na educação dos seus filhos, ficou em aberto quem cuidaria das crianças quando as mães estivessem na labuta  e ausente de casa.  Com muitas lutas e plausíveis argumentos   foram  criados  por parte das mulheres intelectualizadas movimentos e frentes paredistas    para proteger as trabalhadoras.

           Nos moldes das grandes nações,  como os movimentos do Martin Luter King, Rosa Parks e Elizabeth Eckford,    foram elencados diversos programas sociais , dentre eles e o mais importante a criação de creches com a preocupação do cuidar,  uma vez que a mulher no mercado de trabalho já era uma realidade e os seus rebentos não poderiam ficar sem um norte, sem um paradeiro, sem um rumo.   

            Aos poucos as solicitações  foram contempladas   e a mulher passou a ser o sustentáculo moral e muitas vezes econômica de muitos núcleos familiares.  A esta altura e com as conquistas,  não era mais a mulher o foco social e sim a condução educacional da criança, que se configurava como  a esperança e o futuro da nação, nesta fase o ser humano infantil  passou a ser a maior preocupação da sociedade brasileira. Foi quando  realmente adquiriu alma , nome , sobrenome e nos dias de hoje até uma carteira de identidade com CPF .

            A  partir de 1980 a criança passou a ser o fulcro da sociedade e dos movimentos reivindicatórios, principalmente na educação, passando a ser o  Estado o responsável por uma formação homogenia em todas as classes sociais. 
 
            Foi instituído por lei um   ensino básico de qualidade com isonomia para todos dos 0 aos 06 anos;  sendo dos 0 aos 03 creches  ,  dos 04 aos 06 pré-escola  . Em 1990 com o Estatuto da Criança e do Adolescente a criança passou a ser o foco principal   , principalmente  com a municipalização do ensino infantil. Por lei foi instituído que  dos 0 aos 03 creches , dos 04 aos 05 pré-escola  responsabilidade do governo municipal e a partir do 06 anos  todas deveriam ingressar no primeiro ano do curso fundamental sob a tutela do Governo Estadual .

           Nos dias de hoje,  mesmo com todas as leis e com a escola sob a tutela dos  municípios,  mais de 1,8 milhão de crianças dos 0 aos 05 estão fora da escola por diversos fatores, sendo um deles e o principal as precárias condições sociais da família, além  do não cumprimento constitucional por parte dos gestores. 

           Trabalhos mostram que enquanto mais baixo o nível social, mais baixo a adesão ao ensino infantil, isto tem repercussão em toda a formação até os 18 anos,  atingido todo o curso fundamental. 
 
           Os mesmos trabalhos mostram que mais de 1,3 milhão de jovens entre os 14 e 16 anos estão fora da escola e mais de 2,0 milhões dos 17 aos 18 anos abandonaram ou evadiram    para ingressarem  em subempregos por total falta de condições financeiras, é bom frisar que estes subempregos são precarizados , sem nenhuma perspectiva de futuro e muitos criados pelo governo com o nome de menor aprendi, nos quaisn os menores nada amprende, apenas perdem tempo nos transportes no ir e vir . Os trabalhos concluíram que  estes jovens terão dificuldades de retornarem à escola por desanimo, por necessidade do trabalho precarizado e por falta de escolas técnicas gratuitas que os capacitem para o futuro, para estes só com uma reviravolta para  reiniciarem um novo curso preparatório.

           O modelo brasileiro é criminoso, excludente e olha para os jovens com descasos, totalmente diferente do vizinho país do Prata, a Argentina que resolveu cuidar da sua prole com isonomia  desde 1858.  


"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação. 

Outro marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da Europa". 
   Educação básica na Argentina: história, estrutura e desafios

           Encontra-se  nesta propriedade o alto grau cultural da Argentina e do Chile que praticamente tiveram as mesmas preocupações com a educação do seu povo, o Brasil encontra-se a 02 séculos de atraso, cabe ao novo povo brasileiro olhar para as suas bases humanas independente do viés político .
           Episódios  e personalidades  importantes que deram vida à cidadania em todo o Universo.

           Rosa Parks- 
No dia 1º de dezembro de 1955,  se negou a ceder a um branco o seu assento em um ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados Unidos.

Martin Luter King
Líder negro norte-americano (15/1/1929-4/4/1968). Nasce em Atlanta. O pai e o avô materno eram pastores batistas, carreira que ele também decide seguir. Aos 22 anos forma-se em teologia e dois anos depois casa-se com Coretta Scott, com quem tem quatro filhos. 
                                             Elizabeth Eckford
A Primeira Mulher Negra a Desafiar o Racismo Americano nas Escolas Exclusivas para Brancos- Como todas as pessoas negras no sul dos Estados Unidos, naquela época, ela frequentava uma escola exclusiva para estudantes negros.

 Iderval Reginaldo Tenório


ADENDOS IMPORTANTES

                                          1- PRIMEIRO CÓDIGO ELEITORAL DO BRASIL 
(No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.).

Com a elaboração do primeiro Código Eleitoral do Brasil, em 1932, houve a criação da Justiça Eleitoral, de eleições padronizadas e voto obrigatório, secreto e universal, incluindo as mulheres.


Com isto, nas eleições legislativas de 1933, as brasileiras puderam votar e ser votadas pela primeira vez. Nestas eleições, também foi escolhida a primeira deputada federal do país, a médica paulista Carlota de Queirós.


Incorporada à Constituição de 1934, o voto feminino era estendido às mulheres solteiras e viúvas que exerciam trabalhos remunerados. As mulheres casadas deveriam ser autorizadas pelos maridos para votar.


No ano seguinte, o Código Eleitoral de 1935, precisou que era obrigatório o voto das mulheres que tinham atividades remuneradas.


Para aquelas que não recebiam salário, contudo, o voto era considerado facultativo. Esta situação seria modificada com o Código Eleitoral de 1965 que igualou o voto feminino ao masculino.


Professora de História



                                                                  2- ARGENTNA
"O primeiro passo importante para o desenho do sistema educacional Argentino como é conhecido hoje foi a Lei 1.420, de 1884 – Lei de Educação Comum – que estabeleceu o caráter obrigatório, estatal, laico e graduado da educação. 


Outro marco fundamental na evolução do sistema foi o governo do Presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868-1874), que priorizou a educação como instrumento de desenvolvimento nacional e individual, inaugurou grande número de escolas e bibliotecas públicas e criou facilidades para atrair imigrantes vindos da Europa". 

   Educação básica na Argentina: história, estrutura e desafios
      Everton Vieira Vargas
   Fernando Perdigão
 CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO:
              portal.educacion.gov.ar/consejo/
                                               PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO:
              hdrstats.undp.org/es/cuadros/
         BANCO MUNDIAL

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