O blog foi criado para a cultura. Mostra o quanto é importante o conhecimento.Basta um click no artigo. Centro Médico Iguatemi,310.CLINICA SÃO GABRIEL LTDA- 33419630 33425331Participe ,comente, seja seguidor. DR IDERVAL REGINALDO TENÓRIO , 1954 , JUAZEIRO DO NORTE -CEARÁ. 08041988lgvi.1984 CHEGOU EM SALVADOR COM 18 ANOS , MEDICINA NA UFBA. CIRURGIÃO GERAL. driderval@bol.com.br
ACESSEM DO AMIGO E RADIALISTA PERFILINO NETO O SEU SITE DE MUSICA eradoradio.com.br
9-NÃO QUEIRA NADA FÁCIL, NÃO DIFICULTE PARA O
OUTRO.
10-.QUEIRA, VIBRE E TRABALHE PARA O SUCESSO DO
OUTRO.
11-SIRVA E FAÇA TUDO PARA NÃO SER SERVIDO PELO
OUTRO.
12-FAÇA O QUE FOR POSSÍVEL PARA O
ENGRANDECIMENTO DO OUTRO
13-FAÇA O MELHOR, DÊ CONFORTO E SEJA SOLIDÁRIO
PARA COM O OUTRO.
14-NUNCA PENSE EM LEVAR VANTAGEM E NADA ESPERE
DE RECOMPENSA DO OUTRO.
15-DEIXE E CEDA O MELHOR LUGAR, A MELHOR VAGA
DE GARAGEM, A MELHOR ÁGUA E O MELHOR PÃO PARA
O OUTRO, NÃO SE IRRITE COM O OUTRO E SIM PELO OUTRO.
16-PRATIQUE O BEM, SEJA AMIGO DE SUA MÃE, DO SEU PAI, DO SEU IRMÃO, DO SEU AMIGO, DO OUTRO E DO AMIGO DO OUTRO.ACEITE O OUTRO COM O OUTRO É.
17-PROCURE FAZER A COISA CERTA E O QUE FOR BOM PARA O OUTRO.LEMBRE QUE PARA O OUTRO VOCÊ É O OUTRO.
18-DEIXEM PENSAR QUE VOCÊ É BÔBO, PARA NÃO CONTRARIA O OUTRO, PASSE POR BÔBO, MAS, NUNCA FAÇA O OUTRO DE BÔBO.
19-QUEM AJUDA O OUTRO, UM DIA SERÁ AJUDADP PELO OUTRO, PELO FILHO DO OUTRO, PELO NETO DO OUTRO OU PELO AMIGO DO OUTRO, MESMO SEM SABER E SEM QUERER SERÁ.
20-PRATIQUE ESTA CARTILHA E O MUNDO SERÁ MAIS HUMANO E O OUTRO TERÁ MAIS SUCESSO. A VIDA SERÁ MELHOR; FAÇA TUDO PARA APRENDER A FAZER O BEM AO OUTRO, NÃO QUEIRA AS COISAS FÁCEIS. PROCURE CONQUISTAR O SEU ESPAÇO, RESPEITANDO O ESPAÇO DO OUTRO.
DO AMIGO IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
MELHOR; FAÇA TUDO PARA APRENDER A FAZER O BEM AO OUTRO, NÃO QUEIRA AS COISAS FÁCEIS. PROCURE CONQUISTAR O SEU ESPAÇO, RESPEITANDO O ESPAÇO DO OUTRO.
Amigos vejam o que um jovem médico 08 anos depois de formado falou para a humanidade, acredito que ainda hoje muitos pontos são atuais, como é importante documentar os seus pensamentos.
Iderval Reginaldo Tenório
1990
CONDUTA PARA O SER HUMANO SER HUMANO
Iderval Reginaldo Tenório
Quero a sua Opinião
1-SER GENTE
2-SER IRMÃO
3-SER OTIMISTA
4-SER SOLIDÁRIO
5-SER HUMANO
6-SER COMPANHEIRO
7-SÓ PENSAR NO BEM
8-TODOS SÃO IGUAIS
9-VIVER PARA SERVIR
10-TRABALHE SEMPRE
11-AGILIZAR SEM FERIR
12-RESPEITAR O CIDADÃO
13-NUNCA SÓ PENSAR EM SI
14-NUNCA QUERER SÓ PARA SI
15-NUNCA DIGA QUE É O MELHOR
16-NUNCA ACHAR QUE É O MELHOR
17-NÃO PROCURE INVENTAR O ÓBVIO
18-APAGUE O “NÃO” DO SEU COTIDIANO
19-NÃO EXISTE SER SUPERIOR NA TERRA
20-SEMPRE SE PREOCUPE COM O PRÓXIMO
21-DISTRIBUIR ESTIMA E CONSIDERAÇÃO
22-NÃO SEJA MACABRO OU PREGUIÇOSO
23-NÃO ALIMENTE A FALTA DE RESPEITO.
24-LUTAR, LUTAR É O CAMINHO CERTO
25-DISTRIBUIR ALEGRIA E PRENDER A TRISTEZA
26-AGILIZAR SEM COMENTER DEFEITOS OU FALHAS
27-COMUNICAR AO PRÓXIMO TUDO QUE FOR PARA O BEM
28-NÃO ALIMENTE A OCIOSIDADE- ESTEJA SEMPRE PRONTO
29-COLOQUE NA MENTE QUE SERVIR É O MAIS IMPORTANTE
30-NUNCA QUEIRA SER E NEM PENSE QUE É O MAIS BONITO OU MELHOR
31-NUNCA COLOQUE DIFICULDADES E NEM DESCULPAS
32-O SER HUMANO É DIFERENTE DOS OUTROS ANIMAIS APENAS PORQUE É HUMANO,GENETICAMENTE A DIFERENÇA É MÍNIMA E ENTRE OS HUMANOS ESTA DIFERENÇA NÃO EXISTE. ENTÃO: SEJA HUMANO.
Estudo lista sete hábitos saudáveis recomendados pela American Heart Association
Por Minha Vida - publicado em 19/03/2013
Um estudo publicado nesta segunda (18) no periódico Circulation descobriu que os sete passos recomendados para evitar doenças cardíacas recomendados pela American Heart Association também podem reduzir o risco de desenvolver um câncer. Ser fiel a pelo menos seis das sete recomendações pode diminuir pela metade a probabilidade de ter a doença. A descoberta foi feita por uma especialista da Northwestern University Feinberg School of Medicine, nos Estados Unidos.
Para chegar a essa conclusão, foram analisados dados de 13.253 homens e mulheres que haviam participado de um estudo sobre o risco de aterosclerose em 1987. Na época, todos foram submetidos a exames físicos e entrevistas sobre seus hábitos de vida. Por fim, os pesquisadores olharam registros de hospitais e clínicas para identificar quais deles desenvolveram câncer nos 20 anos subsequentes. Foram identificados 2.880 casos de câncer entre os voluntários e os tipos mais comuns foram câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de próstata.
Os resultados mostram, então, que 2.7% participantes que seguiam seis das sete etapas recomendadas pela instituição apresentavam um risco 51% menor de ter câncer em comparação com aqueles que não seguiam as etapas. Obedecer a quatro recomendações, por sua vez, levava a uma redução de 33% no risco de desenvolver a doença e os que seguiam uma ou duas etapas apresentaram risco 21% menor de ter câncer.
Limite a ingestão de gorduras saturadas e trans, além de sódio, colesterol e açúcar de adição. Invista em fibras de grãos integrais, proteína magra e na maior variedade possível de frutas e outros vegetais.
Controle o colesterol
Tenha como meta manter os níveis de colesterol abaixo de 200 mg/dL. Além disso, cheque as taxas individuais do bom colesterol (HLD) e do mau colesterol (LDL) regularmente.
Controle a pressão arterial
Uma pressão arterial normal deve ser inferior a 120 mm Hg sistólica e 80 mm Hg diastólica.
Reduza os níveis de açúcar no sangue
Apresentar nível de açúcar no sangue acima de 100 quando se está em jejum pode indicar diabetes ou pré-diabetes.
Não fume
O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. O hábito aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, doença cardíaca coronária e AVC.
O amigo Zelito é cria da nossa Universidade Federal da Bahia, nos idos de 1976 a 1982 perambulávamos no Corredor da Vitória em busca do saber e da sobrevivência. Zelito Miranda, Carlos Pita, Diana Pequeno, Pedro Arcanjo, Fernando Guerreiro, Luiz Caetano, Lídice da Mata, Alice Portugal e nós mortais de engenharia, medicina, veterinária e outras áreas, lutávamos pelo pão de cada dia e pela sede do saber. Hoje, uns na raia alta da política da Bahia e do Brasil, outros no teatro e na música , muitos na vida liberal, no magistério, na magistratura como um todo e mais de uma dezenas na pesquisa por este mundo afora. O importante é que todos ou quase todos bem colocados no que escolheram. Por isso amigos, grito cotidianamente, VIVA A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, celeiro de grandes homens, viva a nossa querida UFBA. Zelito Miranda foi um destes que viveu o que estou falando. Iderval Reginaldo Tenório sou grato a FAMED e a UFBA
Zelito Miranda
História
Diferente, irreverente e autêntica, foi assim que começou e é assim que segue a carreira do forrozeiro Zelito Miranda. Nascido no município de Serrinha, embora sua intimidade com o triângulo tenha começado ainda na infância, aos oito anos de idade, Zelito trilhou por vários caminhos, das artes plásticas, ao teatro, ao cinema até chegar a música, e ao forró.
Pioneiro nos ensaios do gênero nordestino nas casas noturnas da capital baiana, há 26 anos, o “rei do forró temperado” se dedica a arte de misturar elementos do mais autentico forró pé-de-serra, a o que há de mais moderno e cosmopolita.
Hoje, com um DVD e 12 Cd’s gravados, Zelito Miranda é o grande anfitrião do projeto que leva de janeiro a junho, milhares de pessoas ao Parque da Cidade. O Projeto “Forró no Parque com Zelito Miranda e convidados”, acontece desde 2010, uma vez por mês, nas manhãs de domingo, com a participação de vários artistas da música brasileira. O Show
Além do forró temperado de Zelito Miranda com canções autorais e de outros tantos artistas da cultura popular brasileira, o show conta com um corpo de ballet que faz toda a movimentação cênica com danças e figurinos típicos. Sob a direção do renomado coreógrafo Roberto Spinolla, oito bailarinos apresentam no palco, coreografias que vão desde o forró pé de serra, a gafieira, a dança de salão e o tango.
Roberto já assinou trabalhos como a abertura do Fantástico, do espetáculo teatral Não Fuja da Raia (c/ Cláudia Raia), entre tantos outros nacionalmente conhecidos.
AMIGOS , ESTE MOVIMENTO SURGIU COM O GRANDE ODAIR JOSÉ, QUANDO SOZINHO LEVANTOU A BANDEIRA DA DOMÉSTICA NO BRASIL, EXIGINDO OS SEUS DIREITOS. E NAQUELA ÉPOCA LANÇOU: DEIXA ESSA VERGONHA DE LADO
Iderval Reginaldo Tenório
Quero a sua opinião
PEC das Domésticas é aprovada em primeiro turno no Senado
Senadores ainda precisam apreciar texto em segundo turno de votação. Proposta amplia direitos trabalhistas de trabalhadores domésticos.
Felipe NériDo G1, em Brasília
A ministra Eleonora Menicucci comemora aprovação da PEC ao lado da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) (Foto: Felipe Néri/G1)
O Senado aprovou nesta terça-feira (19), por unanimidade, com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas, que amplia direitos dos trabalhadores domésticos. O texto, que já foi aprovado na Câmara, ainda precisa de aprovação em segundo turno pelos senadores. A votação está marcada para a próxima terça (26); depois disso, se aprovada, a PEC vai à promulgação pelo Congresso Nacional.
No fim da tarde, líderes dos partidos informaram que a PEC não seria votada esta semana, ao contrário do que havia sido informado inicialmente pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No entanto, em plenário, Renan sugeriu que o primeiro turno da votação fosse realizado no mesmo dia.
O texto aprovado garante 16 direitos trabalhistas de babás, faxineiros e cozinheiros, dentre outros trabalhos exercidos em residência, que já são assegurados aos trabalhadores urbanos e rurais (veja na tabela ao lado).
Os profissionais passarão, por exemplo, a ter direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao pagamento de horas extras. Também fica garantido o direito ao recebimento de salário não inferior ao mínimo.
De acordo com a relatora do projeto na CCJ, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), dados da Federação Nacional dos Empregados domésticos apontam que 94% dos 9,1 milhões de trabalhadores do setor são mulheres. 84% desse total são negros.
Regulamentação Alguns dos principais itens da proposta ainda vão precisar de regulamentação. Entre eles, estão o FGTS, a proteção contra demissão sem justa-causa, o seguro-desemprego e a assistência gratuita de creche para filhos de empregados de até cinco anos.
O texto aprovado pela Câmara incluía a licença-maternidade de 120 dias entre os itens que deveriam ser regulamentados. No entanto, uma alteração na redação foi incluída na CCJ do Senado com base em emenda apresentada pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e a licença passa a valer automaticamente assim que a lei for promulgada.
Emoção
A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que foi relatora da PEC na Câmara, foi ao Senado e chorou ao falar da aprovação do texto.
"O Brasil precisa criar uma nova cultura para um novo segmento. Nos acostumamos, desde a casa grande e da senzala, que era fácil nós termos uma pessoa trabalhando em nossa casa, que era alguém da família, mas que não podia dispor de todas as liberdades que nós temos como donos da casa. Agora, não. É uma relação de trabalho, uma relação respeitosa e uma relação carinhosa", afirmou.
Após a aprovação da PEC, a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, esteve no Senado e comemorou a aprovação da PEC. "Estamos definitivamente retirando as mulheres trabalhadoras domésticas do sistema de escravidão no nosso país", disse a ministra. "O Senado hoje se inscreveu na história da libertação da mulheres."
Em relação aos trechos da PEC que precisam de regulamentação, a ministra disse que é preciso avançar "passo a passo". "Agora era para aprovar na Câmara e no Senado. Vamos agora aguardar a promulgação pelo Senado semana que vem, depois é outro passo. O governo fará isso com a maior lealdade e respeito às trabalhadoras domésticas", disse.
Solicito aos leitores, que façam chegar ao conhecimento dos gestores, a opinião de um cidadão que não é especialista em transito, apenas tem boa vontade , esta tarefa cabe aos engenheiros .
Nas grandes e médias metrópoles , o homem criar engarramento já é fato consumado, o que não deve ser aceito é colocar em risco as vidas dos habitantes, proporcionar prejuízo à nação no consumo de combustíveis fósseis , no desgaste dos veículos , contribuir no aparecimento de doenças, azeitar o consumo de equipamentos e de medicamentos no apaziguamento das doenças, principalmente as psiquiátricas e das neurológicas.
Ao Assunto
Em Salvador, a engenharia de trânsito conseguiu propiciar o maior desalento à população em determinados trechos da cidade.
Neste artigo, pontuarei pelo menos três fragmentos .
1-Trecho Marcos Freire-Tancredo Neves-Shopping Salvador, Centro Médico Iguatemi-Makro e Adjacências.
O maior empreendimento da região é o Shopping Salvador, construído com diversos equívocos. Em sendo um ambiente que circulam milhares de pessoas, deveria possuir um sistema lógico, mais moderno, mais humano e virado para evitar catástrofes.
O Avançado Centro mesmo fora dos horários de pico , é um dos causadores de um grande travamento . Muitas sãos as causas, a primeira observação que faço são as suas entradas, elas são grandes , ficam na mesma fachada, ficam no corredor principal e não possuem recuos para amortecer a velocidade . As saídas são poucas, são estreitas e por incrível que pareça , ficam na mesma fachada das entradas, no corredor principal, travando ainda mais o caótico trafego de veículos, travam nas entradas e nas saídas.
Chamo a atenção que nada deveria ser inventado, apenas deveria ser imitado o corpo de um animal, uma vez que num sistemam oral-aboral , jamais este modelo seria aprovado pela natureza, a boca sempre fica na frente e a saída sempre por trás, peço que se mirem neste exemplo, façam de conta que o shopping seja um grande elefante africano. Então as entradas deveriam ser na frente e as saídas nos fundos.
Outro equívoco imperdoável à engenharia de tráfego, é o gargalo na sua saída para pegar a Paralela e a LIP, este fica defronte ao Hospital Sara , entre o shopping e a antiga Dismel . Suporta apenas um veículo, quando tinha que suportar mais de cinco alimentadores, os veículos que saem do Centro Comercial, os egressos do Makro , do Iguatemi, das Torres de Escritórios daquele miolo, da Casa do Comercio e das adjacências. É impossível não travar . Acredito que os engenheiros estão cientes e entendendo o meu comentário.
2-Outro gargalo feio, é na curva da Tancredo Neves com a Magalhães Neto-Costa Azul , este fica defronte a uma mega loja de utilidades. A pista da esquerda fica livre até nas horas de pique, a que vai para o Costa Azul fechada e paralisada até nos horários fora do rash devido os carros que vêm da praia na Magalhaes Neto , enquanto a pista da Magalhães Neto Hospital da Bahia fica travada devido uma desnecessária sinaleira e a mal distribuição do espaço.
3-Outro entrave incompreensível, é o esporão que existe na ponta Macro-Tend Tudo, no início da Paralela com a Marcos Freire junto a uma complexa sinaleira. Ali , pra quem vem do Iguatemi/ Detran , existe um triângulo o qual chamo de esporão, que invade a paralela dificultando os veículos que procuram a pista defronte ao Macro para atingirem o Centro Médico Iguatemi , o próprio Shopping Salvador e todos os empreendimentos de escritórios daquele capão super habitado, quando o transito trava naquele gargalo, naquele esporão, engarrafa até a rótula do abacaxi, urge a sua retirada.
Para encerrar, pergunto aos estudiosos.
1-Porquê quem sai da Ligação Tancredo Neves- Iguatemi- Paralela -Rodoviária (LIP) não lhes é permitido subir o viaduto defronte à Madereira Brotas(Nelson Dahia), viaduto que liga a Paralela ao C.das Árvores, uma vez que 30% destes veículos estão indo para a Pituba/Itaigara-C. das Árvores e terão que fazer a volta depois do hiper posto sobrecarregando o transito naquele trecho tanto na ida como na volta, duplicando desnecessariamente o número de veículos. A pista da esquerda que vem da Paralela seria desviada para a direita do viaduto N.Dahia, alargando a pista que sai da LIP e vai para o Iguatemi, 30% não chegariam nem no Viaduto Raul Seixas defronte Á Rodoviaria.
2-Porquê não se redimensiona o fluxo no fim da Paralela, quando as suas quatro pistas se deparam com um gargalo no inicio do Viaduto N.Dahia , este como a pista do meio sanduichado por duas laterais, uma para a esquerda e outra para a direita que se encontram 20 metros depois, logo abaixo do Viaduto, a da esquerda seria aberta para a LIP e se alargaria um pouco a da direita..
Este gargalo confunde os motoristas, seria prudente que todos os carros que vêm da paralela possuam duas opções, a primeira era subir o viaduto e sair na Tancredo Neves ou Caminho das Árvores-Itaigara-Pituba e a segunda opção , tangenciar o viaduto pela direita, poderia ir para o Iguatemi, Rodoviária ,Detran ou Pernambués, neste caso a pista da esquerda seria utilizada pela LIP, em nada prejudicaria, melhoraria e muito.
3- Porquê, quem sai do Centro Médico Iguatemi e adjacências para ir para a Pituba - C.das Árvores -Itaigara têm que fazer o retorno na Av.Luiz Eduardo ou contornar a Magalhães Neto atravessando toda a engarrafada Tancredo Neves -Costa Azul, quando poderia transitar por baixo do Viaduto Mamede Paes Mendonça defronte ao Desembanco e já sair na Odebrecht Jornal/ A Tarde e pegar a Espatódia.
4-Será que o gargalo por trás do Jornal A Tarde não tem solução.
Fico por aqui, existem condições de com poucos recursos para melhorar e muito este estressante e perigoso transito.
Conduta urgente urgentíssimo é o caso do Shopping Salvador, muitas entradas e poucas saídas, entradas largas e saídas estreitas, todas anti naturais e na mesma fachada, isto é , na mesma linha , na linha de frente do Shopping. Deveria apenas imitar a natureza animal, entradas na frente e saídas pelos fundos, jamais na mesma trincheira.
Detalhe maior para o afunilamento entre o Shopping e antiga Dismel defronte ao H.Sara, muito estreita para a quantidade de veículos que têm que desaguar.
SE UMA CATÁSTROFE ACONTECER, MILHARES DE VIDAS SERÃO CEIFADAS, MILHARES DE MORTES SERÃO LAMENTADAS POR TODOS.
FAÇO UMA SUGESTÃO: QUE JUNTO AOS ENGENHEIROS, TRABALHEM TAMBÉM MÉDICOS ANGIOLOGISTAS , ANATOMISTAS E PROFESSORES DE FISIOLOGIA. COM CERTEZA TERIAM ÓTIMAS IDÉIAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO DAS GRANDES METRÓPOLES.