sábado, 17 de agosto de 2024

Dr. ARY NASI - Cirurgia do Aparelho Digestivo e gastroenterologista

Ary Nasi - Médico - Grupo Fleury | LinkedIn

Em março de 2023 fui surpreendido e agraciado com um livro batizado de  Anjos Suspeitos, autoria do Dr Ary Nasi, que dispensa apresentação, um dos ícones da medicina brasileira.

Como de costume li, li e reli, depois coloquei na minha instante para reler e saborear noutros momentos, uma vez que só comento depois de sorver e melhorar o meu lado cultural, preciso organizar um glossário para compreender o português regional deste imenso país.

Na terceira semana de julho fiz uma vigem ao meu Ceará, ao meu Juazeiro do Norte  e à minha Chapada do Araripe, terra onde fugerado.  Lá, debruçado em algumas literaturas e deitado numa rede branca , de puro algodão, abri mais uma vez a obra do Dr.Ary e  iniciei uma nova leitura.

Não fiquei conformdo com aquele gesto, lê uma obra deste quilate em berço esplêndido. Saí da rede,  sentei numa cadeira de cedro,  forrada com couro cru e polida com cera, cadeira quase que centenária, o meu tio falou que era  de um  boi chamado de Carreiro, este animal era o motor nas moagens e nas prensas da  velha fazenda.

Os pássaros cantarolavam, voavam e de vez em quando o mugir de uma vaca, o relinchar de um cavalo,  o bodejar de um pai de chiqueiro e o tilintar dos chocalhos, de metal,   nos pescoços de  algumas cabras a orientar os seus cabritos.

Li e saboreei  as belas crônicas do mestre Ary, peguei o livro(  ANJOS SUSEPITOs, e repassei para os meus irmãos.  O mais jovem leu em voz alta algumas  crônica, escolhidas a dedo, depois fiz questão da sua devolução

No avião Juazeiro/Recife depois Recife/Salvador não li, porém nas cinco horas da conexão, sedimentei a leitura. Este livro de memórias não deveria ficar hibernando em mesas e nem em instantes, deveria  sim, renascer nas mãos de milhares de leitores. Que outros rebento cheguem até às minhas mãos. Dr Ary Nasi, muito obrigado.

Cabe apenas parabenizar o grande mestre, que além de  médico é escritor nato.

Para este escritor memorialista,  Eu, Iderval Reginaldo Tenório, tiro o chapéu.

                                Salvador, 28 de Julho de 2024

                                                        Iderval Reginaldo Tenório

ANJOS SUSPEITOS

                        ANJOS SUSPEITOS

  • Editora ‏ : ‎ GANDRA; 1ª edição (30 junho 2022)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 247 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 6599092322
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-6599092329

Assistam a bela entrevista do mestre Ary Nasi, um dos ícones da medicina brasileira.

Nenhum comentário: