sábado, 26 de agosto de 2023

O FEIJÃO E A LECTINA - COMA FEIJÃO ÓTIMO PARA SAÚDE.

 

 Além do feijão carioca. Conheça outros tipos ricos em nutrientes

COMA FEIJÃO , ELE É ÓTIMO PARA A SAÚDE, BASTA SABER PREPARÁ-LO.

NADA DE FICAR ASSOMBRADO, NÃO ESCUTE MATÉRIAS  SENSACIONALISTAS.

COMA UM DOS MAIS SABOROSOS ALIMENTOS DOS BRASILEIROS;

Lectina: uma ameaça ao seu intestino

Muito se fala dos problemas do glúten na alimentação, mas você sabia que a lectina, também encontrada no trigo, pode ser igualmente prejudicial ao nosso organismo? Ela pode inclusive ser a causa do seu desconforto gastrointestinal, além de agravar a permeabilidade intestinal!

A lectina, considerada um antinutriente, dificulta a absorção de outros elementos essenciais para o organismo e irrita as paredes do intestino, o que aumenta a sua permeabilidade, provocando o “leaky gut” do qual temos falado em posts recentes. Além disso, essa substância pode provocar excesso de gases, dores na região do abdômen e a sensação de “estufamento”.

Além do trigo, a lectina é encontrada em alimentos como o querido feijão, ervilha, lentilha, milho e amendoim, e fica especialmente concentrada na parte que reveste esses grãos, cereais e sementes. Mas calma: não é preciso retirar esses alimentos do seu cardápio (e muito menos perder o seu aporte nutricional)!

Na maioria das vezes, a lectina se encontra na casca dos alimentos e é solúvel em água, portanto para diminuir a sua quantidade é importante deixar os ingredientes de molho em água por cerca de 12 horas. Além de ajudar na higienização, essa é uma prática eficaz para diminuir os efeitos das lectinas em seu intestino.

————————————————–

Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040

Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).

Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089

 

 COMPLEMENTO.      COMA FEIJÃO ELE É ÓTIMO PARA A SAÚDE

FEIJÃO – 

Feijão é um alimento unânime na vida do brasileiro, seja com um simples arroz ou em pratos mais elaborados como a feijoada. Mas, você sabia que ele pode fazer mal para a saúde, dependendo de como for consumido? Muita gente não sabe, e é sobre isso que vamos conversar.

O feijão e a lectina

O feijão, entre outros grãos e leguminosas, possui uma substância tóxica chamada lectina. Essa classe de proteínas se acumula principalmente na casca do grão e tem uma importante função evolutiva de proteção.

Um animal pode se locomover ou mesmo atacar com garras ou dentes quando é ameaçado por um predador. Mas, e um vegetal? Ele não possui essas habilidades, então precisa de estratégias para se proteger. Uma dessas estratégias é acumular substâncias tóxicas (uma delas é a lectina) para que o seu predador passe mal quando ingerir. Isso ensina aos seus inimigos que ela é tóxica e faz com que eles evitem atacar.


Efeitos da lectina

O feijão e os outros alimentos possuem a lectina ativa principalmente quando estão crus, outro nome dessa substância é Hemaglutinina, que explica bem o seu efeito.


feijão, desconforto abdominal, tóxica, cozinhar


Como diminuir a lectina do feijão

As variedades dos feijões possuem quantidades diferentes de lectina, sendo o vermelho e o branco os que possuem maiores reservas. Em alguns testes científicos, 18 horas de molho na água foram suficientes para eliminar 100% da substância tóxica da maioria dos feijões, exceto dessas duas variedades.

É preciso aquecer os grãos em um local úmido. Isso torna o tradicional forno uma escolha ruim por ser extremamente seco, a panela de pressão é uma excelente opção, bastando deixar o feijão por 20 minutos, depois que ela começa a apitar (ou seja, depois que atingiu 100°C).

Por último, é preciso ficar atento que não é somente o feijão que acumula a lectina em suas cascas, outros alimentos bem tradicionais também o fazem, como a soja e outros cereais e grãos.

feijão, lectina, água, molho, cozinhar



 

 

Nenhum comentário: