A alienação parental ocorre quando o pai ou a mãe toma atitudes para colocar a criança ou o adolescente contra o outro genitor.
ZEZITO, O PAI E A MÃE.
Diálogo 1
____Mamãe cadê papai?
____Não sei por onde ele anda. Deve está na rua tomando cachaça, é só o que sabe fazer, além de covitar as mulheres descaradas da rua, estas bandoleiras que ganham a vida se vendendo. Seu pai meu filho é um moleque, um desonesto, mentiroso e um mulherengo, é um escroque.
____Tá mamãe , tá bom.
Diálogo 2
___Papai, quem vai na minha escola falar com a professora hoje?
___Deveria ser a sua mãe, porém se ela for nada vai resolver. Não estuda, não trabalha, não sabe falar, não cuida bem da casa, é um zero à esquerda, você pode passar vergonha. Quem vai sou eu.
É assim que se forja um cidadão sem referências. Veja o cidadão que pode sair deste comportamento misógino do pai e desta alienação parental da mãe para com o pai.
Muitos brasileiros, independente da classe social, vêm deste formato familiar.
Iderval Reginaldo Tenório
Alienação parental?
Ao longo dos anos, a Psicologia ganhou grande importância para com o Direito e seus vários ramos.
No Direito de Família, por exemplo, a relação entre a Psicologia e o Direito se intensificou em razão de algumas problemáticas vividas pelas famílias – questões de divórcio e guarda – que resultam em processo entre os genitores e abalam diretamente a convivência e os vínculos familiares.
A síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardne, psiquiatra estadunidense, em 1985, para classificar uma grave situação que ocorre dentro das relações de família, em que, a criança ou adolescente é induzida, mediante diferentes formas e estratégias de atuação, a destruir seus vínculos com um dos genitores.
É preciso lembrar que a Alienação Parental não ocorre apenas em relação aos ex-cônjuges (esposo/esposa). Qualquer pessoa que tenha a criança ou adolescente sob sua autoridade pode exercer a prática abusiva.
A referida síndrome trata de tema atual, complexo, polêmico e recorrente, que vem despertando atenção de vários profissionais tanto da área jurídica como da área da saúde.
Misoginia x machismo x sexismo:
São três conceitos que estão interligados e sustentam a ocorrência da violência contra a mulher. A misoginia é um sentimento de aversão patológico pelo feminino, que se traduz em uma prática comportamental machista, cujas opiniões e atitudes visam o estabelecimento e a manutenção das desigualdades e da hierarquia entre os gêneros, corroborando a crença de superioridade do poder e da figura masculina pregada pelo machismo.
Da Justiça Brasileira
MUSICA DE FUNDO .
José de Assis Valente (Santo Amaro, Bahia 1911 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1958). Desenhista, protético e compositor.
Nascido em 19 de março de 1911, separa-se dos pais muito cedo. Segundo ele, é roubado dos pais, José de Assis Valente e Maria Esteves Valente, e entregue a outra família para ser criado. A família adotiva força-o a realizar...
Pesquisem . abraços fortes .
Nenhum comentário:
Postar um comentário