QUANDO A PAUTA É A EDUCAÇÃO
Quando a pauta é a educação, faz-se necessário estudar o assunto para saber o que é realmente educação.
É importante mergulhar nos anais da história e entender que a trajetória educacional é constituída de várias etapas.
Tem início na fase embrionária, nesta todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese) e o bebê é chamado de embrião, vai da concepção até o fim da oitava semana de gestação . Depois vem a fase fetal, da nona semana até o nascimento e o bebê é chamado de feto . Estes dois períodos, segundo a neurociência , são de suma importância para o ser humano. No primeiro forja-se o corpo e na segunda o detalhamento, isto é , o acabamento de cada trato, de cada aparelho e a interação dos órgãos .
É
na fase fetal que o sistema nervoso, o elétrico, conecta os aparelhos ,
assim como o sistema vascular, o hidráulico, sedimenta as ligações
sanguínias e plasmáticas de todos os elementos corporais. Para este fenômeno acontecer, isto é ,
a conxeção do sistema cerebral, tegumentar, cardiovascular,
gástrico, pulmonar, osteomusculoligamentar, glandular e os demais é
fundamental uma boa alimentação e essencial
o abandono de vícios por parte dos pais, precisamente da mãe , como
drogas em geral, brigas e os descontroles emocionais .
É crucial saber que, nesta fase, já
na décima oitava semana os neurônios começam a conectarem-se por
intermédio das sinapses e formam o ser humano , literalmente humano.
Após o nascimento, dos zero aos cinco anos , é primordial unir todos os esforços na pluralidade educacional, nas informações e na alimentação do cérebro enfatizando as artes, os esportes, os exercícios mentais e as demandas cognitivas .
Nesta fase são conectadas mais 800mil sinapses por segundo, o ápice acontece entre o segundo e o quarto ano de vida, sendo reforçado até os oito. Após o oitavo ano de vida, mesmo com a diminuição da formação das sinapses, que nunca param de conectarem-se, os cuidados devem ser dobrados devido múltiplos fatores externos encampados pelos humanos na sua socialização, a escola, os contatos com todos da família, os novos amigos, a comunidade e o meio social do qual pertence.
Dos oito aos catorze anos requer muita atenção , é o período de transição entre a infância , a adolescência e a fase adulta, nela tem início o amadurecimento fisico e psicológico do ser humano.
A sedimentação da educação vai até os dezoito anos de idade, a partir dos desenove tudo que se aprende vai depender desta primordial fase de apredizado. Significa que as famílias e os gestores deveriam aplicar mais verbas e atenção neste segmento, promovendo a inlcusão social e o exercicio da cidadania com responsabilidade , notadamente para os menos afortunados no tocante ao lado financeiro , cerebral e motor, a população de baixa renda e aqueles com dificuldades no aprendizado por diversos fatores .
Aplicar no solo, na raiz , no caule , cuidar da fase de floração até a de frutificação é tarefa dos responsáveis. Enfim proteger das ervas daninhas, das pragas e dos predadores configura um dos principais significados de educação, onde conclui-se que a base da educação é cuidar do ser humano da fase embrionária até os dezoito anos, as demais são consequências.
É comum um político dizer que cuida da educação do país criando e facilitando o curso superior sem lastro cultural para todos, na verdade este ato prejudica o país, uma vez que esquece da base da educação e investe na fronde deixando milhões de jovens no ostracismo e no abandono, isto é , deixa o cérebro na melhor fase do aprendizado sem o ensino infantil , fundamental e médio de qualidade .
Uma
boa educação guarda semelhança com a natureza. Num pomar mal cuidado e
mal planejado os frutos serão azedos, defeituosos, sem resistências,
secos, sem firmezas, atrofiados, sem sementes boas para continuar a sua
prole, presas fáceis para os predadores e todos os tipos de agressores,
só a exceção servirá para uma boa utilidade.
As nações que cresceram fizeram exatamente o contrário do Brasil, durante trinta anos investiram no terreno, na base , na raiz, no tronco e na proteção da juventude com isonomia, com ensino público para todos independente de raça, cor, nivel social, pensamento político, religião, sexo ou preferencia sexual . Foi assim com a China, Coreia do Sul, Singapura , Japão e outras nações asiáticas, primeiro o curso médio e técnico de qualidade para depois o ingresso nas Universidades.
A primeira fase da formação educacional de um povo é responsabilidade do Estado , da sociedade civil esclarecida, organizada e com a participação de todos . Para o curso superior têm que ser aplicadas outras estratégias, outros modais : gratuito para os menos favorecidos, pagamento escalonado e proporcional para os apaniguados financeiramente, rigor na justiça e seriedade à piramide social com a premissa de que : nenhum cidadão é melhor ou superior a outro, tudo dependará do esforço de cada um.
Para os desiguais, tratamentos desiguais, mais atenção às camadas sociais mais baixas e mais periféricas.
É
injusto o filho do muito rico já nascer com todas as facilidades e
luzes da vida , porém mais injusto é o filho do pobre não ter a chance
de sair da pobreza e continuar na escuridão da vida.
O Brasil só sairá deste fosso com a valorização dos professores que ensinam aos jovens até os dezoito anos, nivelação do curso preparatório, infantil, fundamental e médio por cima com isonomia independente do nível social .
É de grande importancia mostrar à população que para o pobre só tem um caminho :Educação plena e democrática: cursos técnicos de qualidade universal , curso superior de excelencia para os mais destacados conquistado por meritocracia , iniciativa vocacional e força de vontade, para isto é de bom alvitre ensino sem distinção até os dezoito anos . Só assim o país sairá deste fosso.
Os gestores que fizeram diferente prestaram um desserviço ao país. Esta grande quantidade de marginais, de drogados e de prostituição , dos 15 aos 30 anos , é fruto do abandono dos jovens pelos poderes públicos e por políticas equivocadas no setor educação. Ensinos incompletos e com desleixos, sem conteúdos sociológicos, étnicos, filosóficos e de cidadania.
Os
jovens foram literalmente esquecidos e bombardeados pela doença do
consumismo sem lastro moral , financeiro ou de responsabilidades.
Foram escanteados e excluidos do mundo real, contaminados, abstecidos ,
alimentados pelas corrupções dos gestores, cotidianamente revelados
pelos meios de comunicação e pelo alto grau de impunidade por maior que
seja o crime
cometido contra o erário público.
Os espelhos foram e continuam sendo os piores , a juventude pede socorro.
Iderval Reginaldo Tenório
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