Braguinha ou João de Barro : compositor, cantor e produtor musical .Tem centenas de músicas cantadas por nós brasileiros .
Nome de batismo Carlos Alberto Ferreira Braga . NASCEU Rio de Janeiro em 1907 / MORREU 24 de dezembro de 2006.
Estudava Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes e resolveu adotar o pseudônimo de João de Barro, abandonou a Faculdade para trabalhar com as artes musicais e cinematográficas .
Em 1937 Braguinha pôs letra na canção até então instrumental de Pixinguinha, “Carinhoso”. O samba havia sido instrumentalizado 20 anos antes, com a letra do Braguinha entrou na cabeça de todos os brasileiros . Foi gravadas por artistas de peso como Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Elis Regina e outros de igual importancia .
O Braguinha contribuiu muito para o cinema brasileiro. Fez muitos roteiros, produziu e compôs vários filmes . Cuidou da dublagem de canções de filmes da Disney como a animação “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937 .
Tem mais de 50 discos com histórias infantis e conseguiu autorizaçao da The Walt Disney Company para colocar textos e versões em portugues para quase todas as suas obras infantis. O Braguinha é o mais internacional dos internacionais brasileiros ou um dos mais
Em 1941, Braguinha fez sua versão de “Valsa da Despedida” para o filme “A Ponte de Waterloo” e versões para “Sorri” de “O Grande Ditador” e em 1952 pôs a conhecida letra na música instrumental “Luzes da Ribalta”, a música título do filme, ambos de Charles Chaplin.
Os brasileiros cantam um brasileiro e pensam que as letras são do Chaplin, quando na verdade são do carioca - Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha ou o João de Barro.
Iderval Reginaldo Tenório
Carinhoso - YouTube
Trio de Ouro - LUZES DA RIBALTA - Charles Chaplin, João ...
Cauby Peixoto - Sorri - YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário