POLÍTICA
OS CACIQUES
CACIQUE: Aquele que dita as regras ou impõe sua vontade num lugar ou sobre um grupo de indivíduos; mandachuva.
A geopolítica de um país, como nas nações indígenas, é constituída de diversas tribos e cada tribo é dirigida por um cacique .
Quando um Cacique de uma tribo morre , adoece , envelhece ou perde a moral para as demais tribos é substituído por outro, que a partir daquele evento passará a comandar todos os seus componentes.
Jamais um Cacique entrega a sua tribo ao cacique de outra tribo, se por acaso isto acontecer está destruindo o seu povo, por isto não ocorre.
O bom cacique durante a sua gestão forma outros possíveis caciques , forma pré-candidatos capazes de um dia assumir o seu posto com a mesma liderança , força, carisma e o poder de adesão da sua tribo.
No Brasil os caciques são egoístas, egocêntricos, monocráticos, centralizadores , medrosos e muitas vezes violentos, temem qualquer um que queira tomar o seu poder.
Jamais um Cacique de uma grande e importante tribo teria a coragem de indicar um Cacique de outra tribo para comandar a sua gente, isto seria um atestado de fraqueza, de falta de capacidade para formar substitutos e um certificado de falta de liderança.
Este foi o recado do Cacique de uma grande tribo aos seus componentes , diz letra por letra que apesar de não possuir um Cacique preparado, formado para ser Cacique, teve que indicar um cacique sem força, sem carisma e sem liderança por questão moral , apenas para não vê a sua tribo sucumbir. Afirmou intestinalmente que jamais indicaria um Cacique de outra tribo para conduzir o seu povo, seria entregar a alma de sua tribo a uma tribo oponente, seria a morte deliberada do seu povo .
Outra propriedade em voga no meio político é que , enquanto mais forte for o cacique da outra tribo , maior será o cuidado de ser indicado e menor a chance , uma vez que aquele que pediu socorro correrá o risco de ser esquecido e no futuro ser chamado de traidor, medroso, incompetente e até mesmo de ser vendável.
Os Caciques brasileiros têm a doença do PODER MONARQUICO, HEREDITÁRAIO e o NEPOTISMO, não diferente dos Caciques das grandes ditaduras que só passam o bastão para os seus descendentes e ainda nomeiam os parentes mais próximos como assessores.
O Brasil ainda vive a era da MONARQUIA, a era do PAI pra FILHO , do AVÔ pra NETO, do Marido pra Esposa e o explícito NEPOTISMO.
Cada município , estado e região brasileira possuem os seus caciques e estes estão interligados a um cacique nacional, um cacique maior , que na linguagem coloquial é chamado de O MANDACHUVA. Os nossos Caciques não formam substitutos, acham que são donos absolutos de suas tribos.
É muito comum que no primeiro embate , as grandes tribos entrem na briga sozinha, se não for a vencedora , partem com unhas e dentes com as demais perdedoras contra a que ganhou a primeira etapa.
Duas grandes tribos jamais se juntarão, uma quer sempre comer o fígado da outra. Os grandes Caciques jamais entregariam a sua tribo a outro grande Cacique, seria suicídio político.
É o que diz a complexa Ciência Política.
Qualquer semelhança com o Brasil é mera coincidência .
Iderval Reginaldo Tenório
Nenhum comentário:
Postar um comentário