Amigos, o que hoje mais se reclama nas grandes cidades é o tempo perdido nos engarrafamentos, tem dias que o transito trava de um jeito que até a paciência perde a paciência.
Tenho
difundido para os do meu convívio, que os engarrafamentos são planejados, são
de propósitos e magistralmente executados.
Explano
que os engarrafamentos são de interesse dos comerciantes de determinadas regiões, lembro que uma rua ou avenida na qual o transito flua com uma velocidade maior do que 30 quilômetros por hora não é comercialmente viável, os terrenos não têm
valor comercial, as lojas não vendem, não existem bancas de revistas, cantinas,
cafés, restaurantes ou quaisquer tipos de empreendimentos, fica uma avenida
invisível.
Enquanto
maior for o fluxo de veículo e maior a demora de sair do seu perímetro, maior o
seu valor comercial, para isto , se engargalam,
se encinturam, se estreitam e se instalam semáforos. Então resumo, todos os
engarrafamentos urbanos são planejados e milimetricamente projetados. Não sendo
assim, seriam muito fáceis e lógicas as
suas resoluções.
Este artigo é apenas para mostrar aos meus leitores e às autoridades que pelo menos30 a 40% dos engarrafamentos
serão resolvidos com simples manobras e atitudes.
Este artigo é apenas para mostrar aos meus leitores e às autoridades que pelo menos
Não
tenho medo de falar e de explicar para os meus amigos, que em menos de
06 meses, com aplicação dessas medidas parte destes entraves seriam resolvidos.
MEDIDAS E COMETÁRIOS
1-Educação
do motorista- É primordial
A)Inicia-se
com o aprendizado na direção . O primeiro passo para ser motorista é ter conhecimento
sobre a Ética humana, o motorista deve
respeitar os princípios éticos de um povo, tem que seguir os ditames à risca. As
atravessadas, as tesouras e os desvios indevidos são abomináveis para qualquer cidadão.
B)É
prioridade o estudo da logística na direção, todo o princípio da direção é
embasado na LOGÍSTICA , o indivíduo que segui-la não precisa de sinais de
trânsito, pois seguindo o princípio logístico
jamais cometeria infrações ao código logístico do transito. Ultrapassar
pela direita, parada brusca, parar ou
estacionar em curvas e entroncamentos urbanos , parar no meio fio das avenidas dos dois lados e
outras condutas reprováveis, quase todas as curvas de ruas transversais às grande avenidas tem carros parados, estreitando o acesso.
C)Pensar
que é o dono da rua e dirigir apenas para si, o motorista tem que dirigir para
todos, sempre ajudando o próximo e dando agilidade na cinética da rua.
2-Compromisso
dos Gestores. Tem que agir com responsabilidade e com pontualidade.
A)Exarar
regras para os motoristas e definir horários específicos para determinados
tipos de veículos. Cargas e descargas, todos os estabelecimentos deveriam orientar os seus caminhões, não
poderiam transitar em determinados horários , não deveriam fechar as ruas com
as suas grandes carrocerias e nem estacionarem nas ruas, servindo estas de
garagens.
B)Realizar
um nova engenharia de trânsito acabando com os gargalos, com os esporões, boleando
as curvas , sincronizando os semáforos e
tornando lógicos os retornos. Como exemplo em Salvador: O samba do crioulo
doído defronte ao Iguatemi-Rodoviária-Detran, a sinaleira do Macro na Paralela com Marcos Freire, a retirada do esporão
neste mesmo entroncamento, a abertura do gargalo no fim da Tancredo Neves,
deságue nesta mesma avenida defronte ao Posto Petrobras e outras modificações.
C)Exigir
dos grandes empreendimentos a otimização do trânsito para não prejudicar a
cidade, como exemplo mostro as entradas
do S.Salvador e as estenoses nas saídas,
parece até que não existem engenheiros nestes projetos e foram feitos sem
nenhuma preocupação e sem pensar nas conseqüências.
D)Por
fim empreender uma fiscalização com
pessoal treinado, estudado e que entenda
de lógica de trânsito, não pode ser feita por pessoal desqualificado ,
pessoas apenas treinados, o pessoal tem que ser estudado, qualificado, treinado
, ético , educado e inteligente .
Como
sugestão , seria feito uma comissão compostas por médicos que entendessem dos transito sanguíneos, motoristas de ônibus
centrados, taxistas qualificados, pedestres éticos, sociólogos , engenheiros especializados no
assunto , representantes do comercio comprometido com o município e ambientalistas.
Depois
de feita uma analise e executado o plano traçado, poderia a prefeitura partir
para as grandes obras necessárias para uma resolução definitiva e a longo prazo.
É a minha contribuição para o cidadão não perder o direito de ir e vir na sua
cidade, ofereço aos gestores os meus conhecimentos básicos para uma confabulação. Eu disse 06 meses para melhorar o trânsito, 06 meses e poucas despesas, apenas seriam utilizadas a logística , alguns pequenos investimentos e o mínimo de mudanças.
Ao debate e com as autoridades a solução.
Ao debate e com as autoridades a solução.
Iderval
Reginaldo Tenório
TONY TORNADO - BR 3
Composição: Antonio Adolfo e Tibério Gaspar A gente corre na BR-3 A gente morre na BR-3 Há um foguete Rasgando o céu, cruzando ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário