terça-feira, 3 de maio de 2011

JUAZEIRO E A SUA REVISTA

Capital da Fé recebe a Cariri Revista - Do Cariri para o Mundo
 Considerada um oásis no sertão do Ceará, a Região do Cariri contará a partir de maio, com mais um veículo de comunicação: Cariri Revista. O lançamento está marcado para 05 de Maio de 2011, às 19 horas, no Restaurante Marco Pólo, em Juazeiro do Norte; e dia 13 do mesmo mês, no Restaurante Carpen Diem, em Brasília.
 A publicação de 60 páginas, periodicidade bimestral e, tiragem inicial de 30.000 exemplares, tem como Editoras Tuty Osório (Geral), e Cláudia Albuquerque (Texto). O suplemento traz ainda, projeto gráfico de Fernando Brito - premiado em Barcelona como designer gráfico na categoria revista.
 O fundamento da Revista é a cobertura simultânea do que é contemporâneo em outros centros, colocando o Cariri em sintonia com o mundo, trazendo matérias, artigos e colunas produzidas por profissionais de áreas diversas: economia, política, cultura, sociedade, turismo, lazer, saúde e comportamento.
 Direcionada para públicos especiais e formadores de opinião de todas as regiões do Brasil, a Cariri Revista tem como finalidade, promover a região divulgando as conquistas concretas da economia, potencialidades do desenvolvimento, capacidade empreendedora da população, riqueza cultural e, exuberância da natureza.
 Fortalecer a presença do Cariri numa comunidade de leitores qualificados, protagonistas de decisões e de opiniões, também será o foco central da publicação que pretende mostrar ao mundo dos investimentos financeiros e intelectuais, o que é o Cariri - presente e futuro.

 A Distribuição
A Cariri Revista será distribuída de forma estratégica: em aeroportos, principais hotéis e restaurantes da Região do Cariri, Fortaleza, São Paulo e Brasília. Seu mailling institucional contemplará Câmara Federal, Senado, Ministérios, Embaixadas, órgãos públicos, empresas públicas e privadas. Já o mailling para pessoas físicas reunirá dentre os formadores de opinião, jornalistas, publicitários, profissionais liberais, servidores públicos, empresários, políticos e executivos.
 Em Juazeiro do Norte, a Cariri Revista estará presente no Cariri Shopping e nas Faculdades Leão Sampaio, promovendo o intercâmbio de informações, além de divulgar a região, e intensificar o turismo, o comércio e os negócios.
 Como surgiu a Cariri Revista 
 A idéia partiu de dois jovens empresários, Isabela Bezerra (Cearense) e Renato Fernandes (Paulista) que são do segmento de moda. Eles lançaram uma marca de Street Wear em Brasília, e estão no Cariri há dois anos com um magazine de moda feminina, masculina e infantil. 
0s empreendedores de 28 e 27 anos, respectivamente, preocupam-se em trabalhar com produtos de qualidade, e em levar informações fundamentais ao segmento na região. Participam de cursos e palestras, voluntariamente, capacitando profissionais diversos no segmento - modelos, estilistas e confeccionistas.

  O Cariri
 Localizado ao sul do estado do Ceará, a aproximadamente 500 km de Fortaleza, o Cariri abrange uma área de mais de 6.000 km² e inclui 32 municípios. O ambiente difere do típico interior nordestino, tanto por sua ecologia, como pela riqueza cultural. Suas temperaturas amenas tomam o lugar do calor em algumas épocas do ano.
 A Chapada do Araripe, uma formação geológica com aproximadamente 180 km de extensão, abriga a Floresta Nacional do Araripe-Apodi e estende-se numa mancha verde misturada a matizes de cores. Cachoeiras e trilhas convidam aos esportes radicais e aos mais leves.
 Com o solo originário do período Cretáceo, que predominou há 100 milhões de anos, a Chapada abriga um vasto sítio arqueológico com inúmeros fósseis, cavernas e é reduto de animais únicos - entre eles, o Soldadinho-do-Araripe, pássaro em extinção só encontrado na região.
 Literatura, artesanato, artes cênicas, todas as variantes da cultura enchem as ruas e os espaços em datas diversas. A religião é mais do que um calendário de efemérides. Destino de fé, a energia dos peregrinos dá força especial ao Cariri. No aspecto econômico, a região é uma das mais importantes do Nordeste e destaca-se pela riqueza do solo, recursos hídricos e minerais.
 A agricultura é diversificada e proporcionou o desenvolvimento de agroindústrias de derivados da cana-de-açúcar, algodão e couro, além de atividades na metalurgia, ourivesaria, agropecuária orgânica, avicultura, produção têxtil, produção de calçados e de medicamentos.

 As Cidades
Juazeiro do Norte
 Com cerca de 270 mil habitantes, um aeroporto com projeto de expansão, 2 distritos industriais e infra-estrutura desenvolvida, Juazeiro do Norte é a principal cidade da região, a segunda maior do Estado do Ceará, e um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina. Todos os anos, Juazeiro atrai milhões de pessoas pela fé em Padre Cícero, seu fundador, e forte referência religiosa.
 De economia e desenvolvimento crescente, Juazeiro do Norte acumula resultados positivos - obteve em 2008, o 23º maior crescimento de PIB do Nordeste. E, de acordo com o IBGE, em 2009, a cidade cresceu 18,2%. Hoje, com 95% de taxa de urbanização e renda per capita de R$ 4.564,00, a cidade tem no setor industrial 29,9% do seu PIB. No comércio, seu principal setor, o PIB chega a 69,6%.
 Projetos previstos para a região, como a ampliação do aeroporto e a linha férrea ligando o Porto do Suape ao Pecém ampliarão mais ainda as possibilidades crescentes do comércio de Juazeiro do Norte, que está localizado exatamente no centro do nordeste, vantajosamente eqüidistante das capitais, posicionando-a como um entreposto útil aos negócios do semi-árido em crescimento. É a prova viva que a interiorização do desenvolvimento é uma realidade no nosso país.
 Crato
 Palco de lutas libertárias desde o Brasil Colônia e de grande tradição intelectual, o Crato conserva ainda hoje parte de sua arquitetura histórica, além de revelar ruas e praças arborizadas, em harmonia com calçamentos centenários e a Chapada do Araripe no horizonte de todas as suas ladeiras. Segundo dados do IBGE, a urbe de mais de dois séculos tem hoje 121.462 habitantes, com um PIB de 644.522 mil reais. Resultante de uma economia ancorada, principalmente, na produção e comercialização agropecuária, mineração, indústria e turismo. Eventos de porte nacional e internacional, como a EXPOCRATO e o Festival de Artes Cênicas, são uma marca da prosperidade convivente com um ambiente acadêmico vigoroso e uma cultura em constante efervescência.
 Barbalha
 Aliando a modernidade ao cenário do século XIX presente em seu casario, Barbalha integra o trio de cidades líderes da região do Cariri onde todos os municípios mobilizam-se para o crescimento que impacta, fortemente, no equilíbrio imprescindível à nação de destaque que é hoje o Brasil.
 Cariri Revista. O Cariri para o mundo. O mundo para o Cariri.


Nenhum comentário: