sábado, 29 de abril de 2023

EXERCENDO A CIDADANIA- EDUCAÇÃO, A BASE DE UMA SOCIEDADE

                Cidades: urbanização e desigualdades social - Ensinar Hoje

          Planejamento urbano e a promoção da (des)igualdade

                                                   Entenda porque as cidades planejadas no mundo são decisivas para o futuro  da humanidade

 

   EXERCENDO A CIDADANIA- EDUCAÇÃO, A BASE DE UMA SOCIEDADE

Em tres capítulos. 

Primeiro- A  |Educação 

Segundo - Os considerandos

      Terceiro- Atribuições dos gestores em todas as instâncias

 
O futuro de um povo é proporcional ao seu grau de educação, enquanto mais educado e esclarecido, maior a probabilidade de vida próspera, a  conquista da paz e a diminuição da desigualdade  social. 

O esquecimento social, político e cultural dos gestores, no setor Educação, é fator preponderante e condição mais do que suficiente, para justificar a situação  de insegurança e violência  dos dias atuais.

Educação, na primeira fase da vida,  aumenta o índice de sucesso na fase adulta. Enquanto menos educado é um povo, maior é o índice de corrupção e de  violência.

O Brasil sofre atualmente, miríades de episódios e atentados à paz da sociedade. Os estudiosos do assunto, os que se dizem entendidos na matéria,    creditam à falta de investimentos na segurança, a falta de  policiais, equipamentos, armas,   presídios e os baixos salários.  Imagina-se, se  realmente estão falando sério, se são contratados para amedrontar a população, se estão atrelados ao segmento econômico da  Segurança ou estão também equivocados, como os leigos.   É a  impressão que se tem diante  dos  posicionamentos, uma vez que, os marginais de hoje, são vitimas da falta de investimentos na educação  dos governos passados e do presente, não são causas e sim consequências, são  resultados do abandono da educação.

Uma nação é constituída  de um povo, este povo é a energia,  a alavanca e a alma da  nação,   é do povo que  se emanam  a  cultura e a economia

Numa sociedade democrática, cabe aos gestores,  juntamente com a sociedade  decidir o que fazer para o bem da comunidade em todos os setores. Cabe ao povo apontar onde devem ser aplicados  os seus recursos, cabe ao povo projetar o melhor futuro para os seus filhos e a este mesmo povo exigir dos governantes,  o cumprimento da  planilha administrativa  previamente acordada.

Os considerandos

1-Considerando que a Educação é a única maneira do cidadão exercer a sua cidadania.

2-Considerando que na maior idade,  todos os cidadãos sãs donos do seu nariz e responsável pelos seus atos,  não cabendo desconhecer a Constituição Federal.

3-Considerando que os recursos de um povo, devem ser dirigidos para o bem deste mesmo povo.

4-Considerando que antes da maioridade, todos os  cidadãos têm que ser alfabetizados, educados e preparados para o futuro.

5-Considerando que é na escola onde o menor  aprende a manipular o papel, a caneta, a ética  e a conhecer os seus direitos e deveres.

6-Considerando que é na rua e na desocupação que o menor convive com a marginalidade,  sedimentada nos adultos do hoje, que eram  crianças  20 anos atrás,   consequência da educação roubada.

7-Considerando que é até os  07 anos de idade que os seres humanos forjam o seu caráter, reforçam aos 14 e sedimentam  aos 18.

7-Considerando que, para  uma vida plena, salutar e com dignidade,   uma família precisa de recursos financeiros para custear as suas despesas.

8-Considerando que, até os 14 anos  cabe à família, principalmente à mãe,   mostrar o melhor e mais ético caminho da cidadania.

9- Considerando que, é na ascensão política, financeira e social da mulher que uma nação consegue educar os seus rebentos com mais facilidade.

10-Considerando a necessidade do trabalho diuturno  da mulher, fora do lar,  para o sustento da família, tem que ser proporcionado mais segurança no ir e vir.

11-Considerando a ausência desta matriarca no seio familiar, peça importante para a formação intelectual e moral do seu rebento, os jovens têm que receber mais atenção.

12-Considerando o afastamento dos pais, durante todo o dia, devido o trabalho, deixando os filhos entregues à sorte, às avós, aos estranhos,  aos vizinhos, aos irmãos mais velhos, irmãos estes muitas vezes menores de 10 anos ou entregues aos marginais de plantão, os jovens merecem melhores cuidados. 
 
13-Considerando que, enquanto mais educado é um povo, menos corrupto é o cidadão e menor o grau de violência.


 Responsabilidade do Estado nas  instâncias municiapais, estaduais e federal.

1-Investir pesadamente  na juventude setor comportamental, do respeito e da cidadania.

2-Mostrar às crianças de hoje , os cidadãos do futuro,  que viver com o suor do próprio rosto é mais vantajoso do que com o suor do rosto dos outros.

3- Compensar a ausência dos pais com investimentos justos na educação, mostrando ao jovem, que o manuseio da caneta na infância o afasta do manuseio das armas na fase adulta.

4-Mostrar educativamente que, quem vive da marginalidade tem uma média de vida de 20 anos.

5- Mostrar às autoridades e ao povo que, em detrimento de todos os setores, inclusive  da saúde, a educação é prioridade e a base para toda a formação de um  cidadão.

6-Que os recursos investidos em segurança, apenas enchem os cofres dos empresários do setor, uma vez que, atua na fronde e não na raiz da árvore da vida.  Enquanto mais se poda uma árvore, mais ela brota,  pois, menos galhos e menos folhas, com o crescimento da raiz, a seiva da vida chega mais rápido, com mais força à fronde  e proporcionalmente com mais nutrientes.

7-Mostrar que o custo de  uma penitenciaria de segurança máxima para 100 presos, equivale ao custo de mais de 100 escolas com a mesma área e para mais de cinco mil estudantes.

8-Mostrar que, o que a  escola consome é material escolar, pouca comida e gera cidadãos.

9-Mostrar que aqueles que se encontram presos, se  tivessem aprendido a usar a caneta na fase infantil, não estariam naquela casa devido o uso de armas e roubos.

10-Mostrar ao povo, que o Governo não deveria investir muito  na  segurança, apenas manter o efetivo atual  com mais atenção, inteligência e capacidade.

11- Procurar dirigir a maior parte dos recursos  para o setor Educação, numa atitude profilática.  As  demais   rubricas são apenas consequências de uma educação padrão ouro. 

Quem investe na educação, está na verdade aplicando os recursos em todos os setores.

Com estas medidas, daqui a 20 anos muitas penitenciárias fecharão por falta de  detentos, outras virarão escolas, museus ou serão demolidas para fins educacionais e  de entretenimento.

É um sonho que poderá ser realidade, basta polticas públicas corretas e seriedade dos gestores. Reformas  tributária, politicas, no sistema penitenciário, no sistema judiciário e respeito aos cidadãos.

É a minha opinião.

Salvador 18 de março de 1986

Iderval Reginaldo Tenório

 

CONVERSA ENTRE TRÊS CRIANÇAS

 

Avô E Seu Passeio Dos Gêmeos Das Netas Ilustração do Vetor - Ilustração de  cartoon, netas: 121341319

CONVERSA ENTRE TRÊS CRIANÇAS

__“Eu tenho nove, ela tem sete  e o senhor quantos anos tem? ”

__"Mais de sessenta, mas estou desenvolvendo um remédio para começar a usar, com este remédio, em vez de ganhar,  vou  perder um ano por ano,  até chegar  aos trinta, nesta época deixarei de tomar, ficarei eternamente com trinta anos". 

A menina botou a mão no rosto, de soslaio olhou para a sua mãe,  a prima menor   e caiu no riso, riu que as lágrimas derramaram-se pela fina e delicada face, provavelmente pensou só para si:    “ Esse menino é meio tam-tam , parece que não tem juízo”

 Todos os   olhos presentes marejaram . Enxugadas as lágrimas  perguntou em voz baixa, desconfiada:    
 
___ " E pode?  é possível?   Eu nunca soube disso” .
 
A pré-adolescente  é muito esperta. O sessentão não teve palavras para continuar. O item em pauta foi vencido, ninguém tocou mais  no assunto, para não virar querela,  fora arquivado.

O ancião falou que,  anos atrás , conheceu uma criança com seis anos de idade, hoje uma moça bonita,  sonha  em ser cirurgiã, quer operar as pessoas, diz que vai ser médica e  muito  humana. Depois olhou nos olhos de cada uma e explanou  para as duas crianças :
 
__"Quem tem foco  consegue realizar os seus sonhos, tudo é questão de tempo , esforço e escolaridade."
 
 Perguntou se gostavam de estudar e se acordavam cedo.  
 
A de  09 anos respondeu primeiro : 
 
 __" Acordo cedo,  as vezes tenho um pouquinho de preguiça, mas acordo para ir para a escola, gosto muito de estudar” .
 
A mais nova completou :
 
 __ “ Eu não tenho nenhuma preguiça,  acordo logo.  Na nossa casa sou a primeira  a levantar”.

O  senhor  fez uma revelação   para as três.  Falou  que quando criança estudava num Grupo Municipal  que ficava defronte a sua,  bastava atravessar uma pracinha  e  já estava na escola.   Todo mundo era conhecido, não existia, como hoje,  tanto  perigo para as crianças.
 
Frisou que ia só,  com os seus irmãos ou com os colegas, naquela época não havia tanta maldade.  Quando aparecia uma pessoa que não era do bairro, era considerado um estranho. Todos ficavam de olhos bem aberto . 
 
A Escola Municipal   era muito boa, ensinava até o fundamental.  Quase todos que moravam no bairro  estudavam  neste grupo. Os  professores eram amigos dos  pais das crianças e muitos foram colegas de infância e estudaram  nesta escola.  Nela   estudavam os filhos do professores, dos diretores, vereadores e até do Prefeito.  Hoje é patrimônio histórico, foi tombado por um  ex-aluno que virou prefeito, é uma Escola  eternizada.  

Todas as vezes que vai à sua  cidade, visita  o grupo e senta na mesma carteira que estudou, pode não ser a mesma, mas é a do mesmo lugar. Naquele tempo a carteira da professora era chamada de birô, de bureau em Francês. Afirmou para as duas,  que só a escola salvará os pobres, elas logo rebateram
 
__“ Nós sabemos disso, nós sabemos e gostamos muito de estudar” .
 
 Falou a mais velha.

A surpresa é que trouxeram para o velho amigo,  a mais linda xícara do mundo.  Uma bela caneca branca de louça,   que de um lado tem o retrato da sua caricatura, do outro uma mensagem muito bonita e o retrato das duas.

O abraço da despedida  foi longo, muito longo, foi aconchegante.  Mesmo sendo longo, pareceu curto, muito curto, havia chegado o momento da volta  e elas se foram em busca de conhecimentos  para as suas casas.  
 
Veio na sua mente criança,  que se diz adulta,  um lampejo de preocupação que todos deveriam saber. Explanou para a jovem e para  atenta  mãe: 

__"O mundo ainda tem solução, vamos salvar a nossa juventude,  exigir isonomia no ensino básico para todos, vamos exercer a cidadania. Olhem para os dias de  hoje, vejam que dez anos atrás, muitos destes marginais  que assolam a nação   tinham de oito a dez anos, hoje são homens formados, sem nenhuma noção de cidadania, faltou-lhes escola, ética, família e  respeito. Os dirigentes sãos são maiores culpados, o pior é que muita gente esclarecida apoia.

A  menina de 09 anos entedeu a fala do idoso e compenetradamente   falou :
 
__"Eu acredito na ESCOLA e nos bons ensinamentos, eu vou uma médica e a minha prima também, ela quer ser uma pediatra. "
 
O papo perdurou por mais de trinta minutos sobre diversos assuntos.


Iderval Reginaldo Tenório


CONVERSA ENTRE CRIANÇAS

 

                          

8,547 Ilustrações de Criança Negra - Getty Images

Vetores e ilustrações de Crianca negra lendo para download gratuito |  Freepik
                                                     
Crianças negras: por que educar pensando no recorte racial? – Revista Raça  Brasil

 

CONVERSA ENTRE  CRIANÇAS

___“Eu tenho nove, ela tem sete  e o senhor,  quantos anos tem? ”

De supetão respondi :

___ Mais de sessenta, mas estou desenvolvendo um remédio para começar a usar  na próxima segunda feira, com este remédio em vez de ganhar, eu vou  perder um ano todo os  anos daqui pra frente, até chegar  aos trinta, nesta época deixarei de tomar. 
 

A menina de nove anos  botou a mão no rosto, de soslaio olhou para sua mãe, para a sua prima   e caiu na risada.  Riu que as lágrimas derramaram-se pela fina e delicada face, provavelmente pensou só para si:  “ Esse menino deve ser doido, parece que não tem juízo”. Todos os   oito olhos presentes marejaram, enxugados as lágrimas, perguntou em voz baixa desconfiada:

___ ” E pode?  é possível?   Eu nunca soube disso” .

 A menina é muito esperta e atenta. Não tive palavras para continuar, o item  em pauta foi vencido, ninguém tocou mais  no assunto, para não virar querela fora arquivado.

Indaguei se gostavam de certos alimentos  como frutas, sucos, pão, queijos, doces e biscoitos. Ambas disseram e uníssono que gostavam de quase tudo, a menor foi dizendo:

___  ”Eu não gosto de Nescau  e nem de queijo do interior, amo chocolate em barra e  biscoitos de chocolates”.

 A maior completou:

__” Eu gosto de tudo, só não gosto de comer rabada, toucinho, mocotó e outras comidas gordurosas ”.

A menor deu continuidade:

__ “ Eu gosto muito de feijão”

 Neste momento ocorreu uma pausa e todos ficaram olhando um para o outro, emendei:

__ Feijão puro ou feijão com carne fresca, carne de sertão e calabresas?

Ela  deu um pequeno soluço de aprovação e disse  :

 __“Com  tudo isso dentro, o feijão fica bem melhor, fica mais saboroso” .

Neste momento aconteceu uma grande risada, aliás uma salva de gargalhadas, foi um momento de descontração. 

A conversa prosseguio com outros temas, foi um belo papo. 

Como é bom ser criança. Neste dia ganhei uma caneca de presente.

Salvador, 18 de março de 2015

Iderval Reginaldo Tenório .

 

A Volta da Asa Branca.

Do médico José Dantas e do Luiz Gonzaga. 

O Hino do Nordeste, muita fartura e alegria 

A VOLTA DA ASA BRANCA - LUIZ GONZAGA - YouTube

 
 
 
 
A volta do asa brancaLuiz GonzagaJá faz três noites Que pro norte relampeia A asa branca Ouvindo o ronco do trovão Já bateu asas E voltou ...
YouTube · Sertanejo | M@rcelo Bissi · 23 de jan. de 2013