segunda-feira, 22 de novembro de 2021

- ENEM UM PROGRAMA OFICIAL DE EXCLUSÃO-

 

                                            ASSUNTOS QUE CAEM NO ENEM 2021 → O que Estudar Para o Enem?

Conheça treze escolas privadas para os extremamente ricos | Canadian  Academy | Charterhouse School | educação | Epoch Times em Português 

Crianças em escola precária (comunidade da colher) | Mapio.net 

Risco de contaminação: passageiros denunciam ônibus e terminais lotados | A  Gazeta

 ENEM UM  PROGRAMA OFICIAL  DE EXCLUSÃO

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

O ENEM criado pelo Governo Fernando Henrique pelo ministro Paulo Renato tinha  o objetivo de avaliar o ensino  infantil, fundamental e o ensino médio em todo o país e daí aplicar medidas que melhorassem a educação no país, uma grande iniciativa e seria a base para um Brasil melhor. A outra função do ENEM era nivelar a Escola Pública com a  Escola Particular no preparo do jovem para a Universidade.” MEC/BRASIL

                                              I

Em 2003 o Governo Lula assumiu e o ministro Fernando Haddad numa manobra equivocada  anulou a  sua finalidade: 

"Melhorar o ensino básico do país" 

Foi mais longe: Negligenciando a qualidade do ensino infantil , fundamental e médio deu uma nova cara ao ENEM , outorgou ao ENEM   uma das portas  para  ingressar no curso superior, mesmo sabendo do péssimo ensino do país até os 18 anos de idade.

Para cumprir esta propriedade permitiu  e facilitou a abertura de diversos cursos superiores sem se importar com a qualidade ,  criando verdadeiras Fábricas de Diplomas , transformando milhares  de  cursos médios em Faculdades ou Universidades em todos os recantos do país.

Iderval Reginaldo Tenório

II

O governo Lula com o Haddad  em 2009 jogou o país no maior programa oficial  de exclusão educacional, nivelou por baixo .

1-Abandonou o curso infantil

2-Destroçou o curso fundamental

3-Nivelou por baixo o curso médio

4-Priorizou o Curso Superior de péssima qualidade.

Foi mais além na exclusão, criou três níveis de classificação no ENEM: O SISU, o PROUNI e o FIES.  

O SISU para as melhores notas, com direito a escolher as melhores Escolas PÚBLICAS  e os melhores cursos de nível superior  pagos pelo erário publico.  Estudar de graça foi o presente oferecido aos jovens bem preparados, geralmente das classes media alta e alta.

Estes alunos são oriundos das melhores ESCOLAS  de nível  infantil, fundamental e médio, chegam ao ENEM preparadíssimos.

Têm famílias de bom poder aquisitivo e o fulcro é entrar na Universidade, são estudantes profissionais, estudam a vida inteira para dar continuidade às profissões dos pais, tios e familiares de nível superior, são os continuadores do nível social da família, geralmente os filhos vão mais longe do que os pais.  Com ENEM ou sem ENEM  disputariam os melhores cursos, nas melhores escolas e de preferência nas Federais ou Estaduais de boa qualidade, quiçá no exterior.

Estes alunos vêm de  famílias estruturadas, precisamente no lado financeiro. Comem bem, dormem bem, têm bons entretenimentos e  desde cedo têm o curso superior como o foco, sem contar com cursos extras curriculares pagos pelos pais e familiares nas melhores escolas preparatórias  até os dezoito anos, entrar numa boa  faculdade é a regra, não entrar é exceção.

Iderval Reginaldo Tenório

III 

Para os alunos de nível médio que não têm o mesmo preparo e não entram pelo SISU foi idealizado o PROUNI.

São jovens oriundos das péssimas escolas publicas totalmente abandonadas pelos gestores e das particulares de qualidade  duvidosa. A renda familiar não é boa  , têm que trabalhar cedo para o próprio sustento, moram nos bairros mais afastados e tudo para este jovem é difícil. A regra é ser mão de obra para os shoppings e supermercados, a exceção ingressa na Universidade. São  guerreiros, esforçados, heróis e predestinados, que não  são   dobrados pelas elites e pelos gestores públicos.

São alunos da classe média baixa que  saem de casa pela manhã , retornam consumidos  ás 22 horas e sonham com um futuro melhor. Já entram em desvantagem, parte do que ganham é reservado para pagar a faculdade. O PROUNI  proporciona um desconto a depender da escola e do grau economico.

Não possuem um bom poder  aquisitivo, moram nos bairros periféricos e perdem de duas a quatro horas nos transportes coletivos lotados. Comem em restaurantes  de baixa qualidade, quando possuem o vale refeição, e o seu objetivo é lutar por dias melhores, são verdadeiros heróis.  São destes jovens , dos 14 aos 18 anos, os ocupantes   das vagas dos menores aprendizes  em empresas que em nada lhes acrescentam,  em troca do seu precioso tempo  recebem  400 reais por mês.  Estes  lutadores  saem de casa sem se alimentar e vão para escola publica, de lá vão para  camuflados  estágios e chegam exaustos  em casa depois das 22h , muitas vezes não encontram um jantar digno, uma banho recuperador e uma cama confortável.  É muita maldade,  mesmo assim muitos conseguem e vencem todas estas barreiras. Com o PROUNI conseguem abatimentos nas mensalidades e com todos os sacrifícios concluem os seus cursos.

Iderval Reginaldo Tenório

                                                        IV

O FIES- Esta ideia do governo Lula e do Haddad foi o maior crime ao jovem brasileiro, pois tirou a chance de um bom curso infantil, fundamental e médio,  a chance de um bom curso profissionalizante e incutiu que todos deveriam fazer o curso superior. Um curso capenga, deficitário, em péssimas  escolas , sem colocação no mercado depois de formado e que forçam o aluno custeá-lo por programas de financiamentos, este é um crime imperdoável cometido pelos gestores 2003 a 2018. Para estes o ENEM é um castigo, é uma punição. 

Iderval Reginaldo Tenório

                                                                      V

Concluam .

É ou não é  o ENEM o maior programa oficial de exclusão educacional do país?

No dia da prova os alunos de baixa renda, numa punição burocrática,  são inscritos em locais distantes do seu domicílios, nas escolas mais isoladas do município. Sem transportes adequados  devem chegar 30 minutos antes de  iniciar a prova, saem de casa de madrugada ou antes do almoço. 

Será que dormiram ou comeram bem? Ao   termino das provas, à noite,  são premiados  com grandes dilemas  ao voltar para casa: Sem dinheiro para o transporte, o estômago vazio ,  o medo de assaltos e o que jantar no seu domicílio. Sentem-se abandonados pela sociedade.

 Na segunda têm que enfrentar o trabalho cansativo, uma vez que, muitos não são estudantes profissionais, a sua profissão é o trabalho onde ganham o pão de cada dia. É muita maldade.

Queria saber qual os motivos que a mídia, os professores e milhares de brasileiros apoiam este programa e ainda afirmam  que gostam dos jovens pobres desta nação. Será que desconhecem o ENEM , não valorizam os pobres brasileiros  ou só pensam nos seus ?

Convoco  todos a formar um grupo e mudar este modo do ENEM. 

Convoco todos a lutar por um ensino infantil, fundamental e  médio de qualidade para todos os brasileiros. Um ensino com isonomia para todas as classes sociais

Vamos fazer do ENEM um grande programa  de  inclusão nacional. O jovem brasileiro pede socorro. 

Vamos olhar para os jovens  das camadas menos privilegiadas  e dizer a estes jovens que  é a escola o único caminho para sair do fosso no qual se encontram   . 

Salvador, 21 de Novembro de 2021

Iderval Reginaldo Tenório

 

 ADENDO IMPORTANTE

                                                      O QUE É O ENEM

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

O ENEM criado pelo Governo Fernando Henrique pelo ministro Paulo Renato tinha  o objetivo de avaliar o ensino  infantil, fundamental e o ensino médio em todo o país e daí procurariam medidas que melhorassem a educação no país, uma grande iniciativa e seria a base para um Brasil melhor. A outra função do ENEM era nivelar a Escola Pública com a  Escola Particular no preparo do jovem para a Universidade.”

“ Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.” 

SISU

“O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.”

PROUNI

“O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.”

FIES 

“O Fundo de Financiamento Estudantil, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O que é o Novo Fies

O Novo Fies tem as duas modalidades: o Fies, que oferece vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos, e o P-Fies, que é a categoria destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, na qual os financiamentos variam conforme a renda familiar do candidato.

As duas modalidades passarão por mais mudanças. Já no segundo semestre de 2020, o P-Fies sofrerá alterações. O programa foi desvinculado do Fies, por isso não será mais necessário fazer a prova do Enem para concorrer ao financiamento nessa categoria. O MEC anunciou que não haverá mais um limite de renda para conseguir o financiamento. Além disso, o candidato poderá entrar com solicitação de financiamento durante todo o ano (não só no começo dos dois semestres).

O Fies continuará com a mesma dinâmica em 2020, só em 2021 passará por mudanças. A principal delas está nas notas de corte para o financiamento: a partir do primeiro semestre do próximo ano, a nota média mínima no Enem permanece 450 pontos, mas a nota de corte da redação sobe para 400 pontos (antes, só era necessário não zerar).

 

MEC/BRASIL

 

 

 

A LUTA PELA VIDA EM DUAS CLASSES SOCIAIS. CRODINEY VERSUS ROSIVELTINO RUMO À UNIVERSIDADE .

 

 


Metamorfose Acadêmica - cursos para universitários, acadêmicos ...
  
A LUTA PELA VIDA EM DUAS CLASSES SOCIAIS.
    CRODINEY  VERSUS  ROSIVELTINO
     RUMO À UNIVERSIDADE

Crodiney mora num bairro periférico, trabalha como empacotador de um supermercado e os pais  são assalariados, a mãe é domestica e o pai serviços gerais.

Crodiney  estuda no Colégio Estadual  Clemente Cipó, as aulas só começaram 60 dias depois de iniciado o ano letivo, mesmo assim das 08 disciplinas 03 não têm professores, foi assim os três últimos anos do Crodiney.
A casa do menino  fica no meio de uma pirambeira, dois anos atrás um barranco quase derruba a casa do Crodiney, a alimentação do jovem é à base de macarrão e refresco, poucas são as proteínas, Crodiney é um jovem que pensa no futuro.
Rosiveltino mora no centro da capital,  Bairro Ouro do Sucesso, no cobertura da Mansão Ponte do Diamante , não trabalha, vive de casa para a escola, para o clube e o curso de inglês, os pais são formados, o pai é Engenheiro Eletricista tal qual o avô do Rosiveltino e a mãe uma  Médica especialista em oncologia.
Rosiveltino estuda no Colégio Pan-Europa do Futuro, as aulas foram pré-anunciadas com um curso preparatório para os novos alunos 15 dias antes do início do ano letivo. Das 08 disciplinas previstas, 06 são ensinadas por professores PhD e mestres ,  a rotina do aluno nos últimos três anos foi estudar em boas escolas. O Rosiveltino é um bom aluno e sonha em seguir o caminho dos pais, estuda inglês numa boa escola extra curricular.
O país que eles moram não prioriza o ensino infantil,  o fundamental e nem o ensino publico médio . Os ricos estudam em boas escolas , os pobres ocupam as vagas nas escolas publicas ou privadas de péssima qualidade, é o aluno pelo aluno , nada é feito para melhorar o ensino até os 18 anos, fica por conta das famílias, cada uma trilha o seu caminho.
O país possui a sua Universidade Federal , algumas Escolas Superiores Particulares de boa        qualidade e um balaio de escolas pagas de péssima qualidade sustentadas pelo erário publico, verdadeiras empresas sugadoras dos recursos da população, muitas sem professores, sem planos de ensino, sem sedes e sem sustentabilidade, apenas com o intuito de ocupar o horário vazio dos jovens desamparados da nação.

Para ingressar nas Escolas Federais,  gratuitas,  em vez do vestibular Escola por Escola, Região por Região  o governo criou o ENEM , um sistema no qual,  com a mesma prova o aluno escolhe a escola que quer cursar , vai depender de sua nota. Com as melhores  o aluno pode escolher em qualquer lugar do  país onde estudar, o sistema olvida completamente a formação dos jovens nos cursos básicos.  O pobre já entra perdendo , é como  a  disputa 100 metros rasos, um dos concorrentes já entra de perna quebrada,  só um milagre ou uma genialidade para ingressar nos principais cursos e nas principais Escolas  FEDERAIS .

Quem vencerá esta batalha? Os milhões de Crodineys ou os milhares de Rosiveltinos.

Viva o Brasil , um país democrático, um país que pensa em todos, um país que educa os seus filhos, um país que olha para os seus jovens e os apoiam em todas as circunstâncias  . 
Acorda Brasil, acorda, olhe para os jovens das camadas mais baixas, eles pedem socorro, eles clamam por educação de qualidade. 
Existem muitos Crodineys por este Brasil em busca de dias melhores , socorra estes heróis, eles sonham com um futuro melhor e muitos são predestinados ao sucesso, só precisam de uma boa formação educacional até os dezoito anos.
 Pedem isonomia no ensino infantil, fundamental e médio, pedem apenas igualdade e as mesmas chances para o futuro.

IdervalReginaldo Tenório
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domingo, 21 de novembro de 2021

'100% dos smartphones do Brasil têm tecnologia do Recife'

 

UMA MATERIA IMPORTANTE PARA TODOS OS BRASILEIROS CONHECEREM. NOTADAMENTE OS POLITCOS , OS JOVENS E OS PAIS.

 (Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto)

ENTREVISTA

'100% dos smartphones do Brasil têm tecnologia do Recife'

Publicado em: 20/11/2021 08:00 | Atualizado em: 20/11/2021 00:15

 (Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto)
Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto
Prestes a completar 21 anos, o Porto Digital se destaca como um dos maiores centros de inovação do país. O local, que atualmente abriga mais de 13 mil colaboradores, vive a expectativa de dobrar o faturamento em apenas quatro anos. O orçamento atual é de 2,8 bilhões, gerados por cerca de 350 empresas. À frente da instituição, o diretor presidente Pierre Lucena falou ao Diario de Pernambuco sobre os desafios enfrentados por sua gestão e das perspectivas para o futuro, com destaque para o incentivo à educação e o fomento ao empreendedorismo. E aponta como um dos elementos propulsores do Porto Digital a base sólida que o parque tecnológico possui na construção de software, possibilitando a diversificações de serviços.
 
 Desde segurança da informação à inteligência artificial. “Mas, a coisa mais importante que produzimos aqui, do ponto de vista do produto, é a parte mobile. Hoje 100% dos smartphones do Brasil têm tecnologia do Recife”. Não por acaso, as grandes empresas do ramo da telefonia têm um pé aqui, seja  fazendo testes seja sistemas”, nas empresas ligadas ao Porto Digital.
 
Território
O Porto Digital tem sua alma no Bairro do Recife. Aqui, a questão territorial não é apenas com relação ao ambiente de trabalho ou plataforma de negócios, mas pelo que representa na nossa história. Nesses 21 anos, o Porto Digital exerceu um papel cultural muito forte com o bairro e com a cidade, nós nascemos no mesmo ano do carnaval do bairro, que deu uma virada. 
 
Agora, estamos esperançosos com outras atividades que vão chegar, estamos atraindo algumas empresas grandes para cá, como a BTG Pactual, por exemplo, além de outras plantas grandes. Além disso, estamos investindo numa base de capital humano muito maior do que a gente já tem. 
 
Crescimento
Quando vim para cá, no final de 2018, a ideia era dobrar o tamanho do Porto Digital até 2026. No ano que vem, provavelmente, já vamos ter dobrado o faturamento, que era de R$ 1,8 bilhão e agora está em R$ 2,8 bilhões. Temos em torno de 350 empresas aqui na base e cerca de 20 concentram uma parcela significativa do faturamento.

Completei três anos de gestão agora e, nos dois primeiros, aumentamos o faturamento em 50% e o número de colaboradores em 40%, saindo de 9.500 para 13.300. Dentro desse crescimento existem três grupos de colaboradores, divididos em atendimento, administrativo e programação. No ano passado, dos 1.700 novos colaboradores, 700 são da administração e do atendimento, enquanto os outros 1.000 são programadores. No Recife, só formamos 500 por ano, então temos trazido gente de fora, de Campina Grande e Natal, por exemplo.
 
O Recife tem duas grandes vantagens comparativas, a primeira é que a cidade tem 600 PhDs de Ciência da Computação, 500 deles formados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outros no exterior ou em outras universidades. Essa base irradiou um sistema universitário muito forte, que se multiplicou e fez com que tivéssemos muitos alunos de tecnologia, mas sempre temos vagas. Por isso, estamos fazendo uma mobilização para incentivar os jovens.
 
Inovação
Temos recebido muita gente de fora, principalmente empresários. Esse movimento acontece por causa da nossa base sólida na construção de software. Temos um parque muito diversificado de serviços, que vão desde segurança da informação até inteligência artificial. Mas a coisa mais importante que produzimos aqui, do ponto de vista do produto, é a parte mobile. 
 
Hoje 100% dos smartphones do Brasil têm tecnologia do Recife. Todas as grandes empresas estão aqui dentro fazendo testes ou sistemas. Isso é, Samsung, Apple, Nokia, Motorola... seja aqui, na CESAR School ou no CIN da UFPE. Essa é, sem dúvida, a grande contribuição que nós damos e que está na vida de todo mundo. São testes de Android para embarcar em celulares da Samsung, que tem um centro de inovação aqui dentro, apps da Nokia e da Motorola ou parte do sistema da Apple. Aqui é construída a inovação dos smartphones do Brasil.
 
Grande parte dos empresários que procuram o parque é de fora do estado, diz Pierre (Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto)
Grande parte dos empresários que procuram o parque é de fora do estado, diz Pierre (Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto)
 
 
Fomento
Estamos passando por um momento importante de consolidação em que muitas empresas têm sido adquiridas por outras ou estão agregando startups que estão em torno delas, o que a gente considera um movimento natural de um parque já maduro. Agora, nosso crescimento deverá continuar acontecendo a partir do capital humano e de programas de empreendedorismo.
 
 A ideia, criada junto com a PWC, é realizarmos uma chamada nacional, tanto aqui quanto em São Paulo, para montarmos uma rede que nos ajude a qualificar melhor os negócios. A preocupação que temos é que não há nenhum instrumento de fomento para o empreendedorismo, como dinheiro para pagar mentor, sustentar laboratórios, oferecer cursos ou capacitações.
 
Precisamos retomar urgentemente esse ponto porque compromete os hubs de tecnologia que vivem de inovação. Aqui, sete das nossas 10 maiores empresas são de casa. Precisamos fomentar essa plataforma de negócios. No caso do empreendedorismo existem vários estágios, o primeiro é ainda na universidade, com a educação empreendedora. Depois, segue para a incubação e a aceleração. O mercado chega no último, mas temos poucos projetos disponíveis porque essa parte inicial não é incentivada. Hoje, a primeira concorrência que um empreendedor digital encontra é uma oferta de emprego. Nesse momento, ele tem que escolher entre empreender e passar alguns anos sem ganhar nada ou aceitar a proposta que está sendo oferecida. Como não temos nenhum auxílio, essa capacidade empreendedora se perde um pouco.
 
Embarque Digital
Temos um percentual de jovens talentosos, com excelente base do ensino médio, querendo fazer tecnologia. Então, fizemos uma proposta para a Prefeitura do Recife e montamos o Embarque Digital, que tem como parceiros a Unicap, Senac e Unit.
 
 A lógica do programa é: a prefeitura paga a faculdade e o Porto Digital entra com a residência. Assim, vamos colocar 600 estudantes para dentro. Se desse total, 500 se formarem, dobramos a capacidade da cidade em apenas dois anos. Não são apenas 500 que vão se formar, mas sim que vão trabalhar no Porto Digital, já que umas das exigências do programa é de que esses jovens têm que trabalhar na cidade depois de formados.
 
Nesse primeiro momento, tivemos um pouco mais de dois mil inscritos e com isso conseguimos um conjunto significativo de estudantes com boas notas do Enem. Mas, desse total, mais de mil não eram do Recife e sim da RMR (Região Metropolitana do Recife). É uma questão que vou levar para o governo do estado e que já recebeu uma sinalização positiva. Então, estamos vendo uma forma de incluir. O que é preciso ter em mente é que custa R$ 20 mil a formação inteira, e são R$ 20 mil que estão gerando um emprego. Em termos de ISS, em dois anos isso retorna.
 
Presencial
Por mais que as relações no dia a dia das empresas tenham mudado, as relações sociais também são construídas por meio do trabalho e não é de hoje. Agora, a maioria das empresas de tecnologia tem dúvida se a vida vai retornar como era antigamente, mas a grande maioria tem voltado ou já voltou. Poucas não retomaram nenhuma atividade presencial. Ainda há uma dúvida em relação à questão da frequência, mas essa é uma questão mundial.
 
Se você perguntar quem quer voltar para o trabalho 100% presencial, a grande maioria não vai querer por causa da má qualidade urbana no Brasil. Mas, o ganho de networking é fundamental para o crescimento da carreira. É muito difícil construir isso em casa porque existe uma diferença muito grande entre o colaborador e o prestador de serviço. Para a empresa também é difícil, já que o salário passa a ser o único componente de ligação. Nós não temos como competir com o salário da Alemanha, por exemplo. Na pandemia, a situação só não ficou tão crítica porque a maioria dos países não permite a contratação sem visto de trabalho. O fato é que a rotatividade aumentou muito, mas com a volta ao trabalho presencial isso tende a diminuir. Na prática, quem vai resolver essa questão no futuro são os gigantes da tecnologia, Google, Facebook e Amazon.
 
Diálogo
A quantidade de problemas urbanos que temos não tem parâmetro com outra cidade grande do Brasil, mas são problemas que muitas vezes são simples de resolver. Para isso, precisamos de uma energia muito grande. Por exemplo, uma coisa que melhorou muito foi andar de bicicleta na cidade com as ciclofaixas. São soluções simples que não exigem tanto investimento público, mas que podem melhorar significativamente a qualidade de vida. A tecnologia pode ser agregada para melhorar e nós já temos instrumentos para resolver algumas questões, como a da segurança pública. Temos uma das principais empresas desse setor aqui dentro e podemos dar um passo adiante. Para isso, a demanda tem que partir do poder público, mas nós estamos disponíveis.
 
Com a gestão de João Campos, que também marca uma mudança de geração, temos visto uma preocupação com a estratégia econômica da cidade onde o Porto Digital está inserido, além de uma preocupação com a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da tecnologia. O prefeito está disposto a resolver problemas. 
 
O Porto Digital é um órgão privado que nasceu de uma parceria com o governo do estado, mas é uma política pública do município. Algo bem relevante nessa gestão e na de Geraldo Julio é que tivemos a prefeitura como uma parceira bem importante. O Porto Digital é um patrimônio da cidade e do estado. 
 

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sexta-feira, 19 de novembro de 2021

PF pede prisão de padre Robson, acusado de desviar R$ 100 milhões de fiéis

 

PF pede prisão de padre Robson, acusado de desviar R$ 100 milhões de fiéis

O valor deveria ser destinado para a construção da nova basílica, que ainda está em fase inicial de obras, em Trindade, mas, entre outras coisas, o padre comprou fazendas, casa na praia e até um avião

Por Renato Alves | O TEMPO Brasília
19/11/21 - 09h18
Padre Robson de Oliveira reza no Santuário Divino Pai Eterno, em Trindade (GO)
Padre Robson de Oliveira reza no Santuário Divino Pai Eterno, em Trindade (GO)
Foto
Foto: Divulgação/Afipe

A Polícia Federal enviou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um pedido de prisão do padre Robson de Oliveira. Ele é investigado por suspeita de desvio de dinheiro da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), localizada em Trindade e responsável pela construção do maior templo de Goiás. O religioso era reitor do Santuário Divino Pai Eterno, principal ponto de peregrinação de católicos no estado. A apuração foi suspensa por decisão judicial. 

A defesa do padre confirmou o pedido de prisão, afirmou que ele não cometeu qualquer irregularidade, mas não informou seu paradeiro. Investigadores temem que ele tenha deixado Goiás e até o país. 

O pedido foi feito nesta quarta-feira (17). O caso está sob responsabilidade do ministro-relator Benedito Gonçalves. Até o momento não há definição sobre o acolhimento do pedido. A motivação do pedido de prisão foi um áudio anexado ao processo que indicaria compra de sentença favorável ao religioso na Justiça de Goiás. 

A investigação contra o padre Robson de Oliveira começou quando ele era reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O religioso teria criado associações para desviar mais de R$ 100 milhões em doações de fiéis. O valor deveria ser destinado para a construção da nova basílica, que ainda está em fase inicial de obras, em Trindade. Com o dinheiro, entre outras coisas, o padre comprou fazendas, casa na praia e até um avião, segundo o Ministério Público de Goiás.  

Por meio de interceptação autorizada pela Justiça, os investigadores flagraram uma conversa entre o padre Robson de Oliveira e dois advogados sobre o suposto pagamento de propina no valor de R$ 1,5 milhão a desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás para receber uma decisão favorável em um processo envolvendo uma fazenda comprada pela Afipe.

O Ministério Público goiano denunciou o padre à Justiça por organização criminosa, apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro doado por fiéis.

A denúncia à Justiça é decorrente da Operação Vendilhões, que cumpriu mandados em agosto de 2020 para apurar os desvios. 

Padre Robson, que sempre negou qualquer irregularidade, está afastado das atividades e proibido de se manifestar por decreto canônico. Ele tem procurado se manter no anonimato desde que o escândalo veio à tona. A última aparição pública dele ocorreu em fevereiro, durante assembleia on-line dos redentoristas.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

AS FLORESTAS PELO MUNDO

 

Óleo de palma: é possível construir uma indústria ao mesmo tempo que se  preservam as florestas?

Incêndios e óleo de palma ameaçam macacos na Indonésia - Sustentabilidade -  Estadão

                                                                                        Certificação RSPO

AS FLORESTAS PELO MUNDO

Na Europa resta menos de 3% de floresta nativa, tem nações como a Inglaterra que só presevou  0,1%, as demais são por reflorestamentos com fins financeiros, monocultura.  Na China menos de 15%, nos EUA idem , na Africa menos de 40% .

No   Brasil restam apenas 10% da  mata Atlantica, esta margeia toda a costa do oceano atlantico, foi devastada nos ultimos 500 anos   para a construção das grandes metropoles  , das  médias cidades e para o cultivo agrícola. 

A floresta amazônica encontra-se intacta  em 80%, é alvo principal dos estrangeiros , dizem que a floresta não é do Brasil, é do Mundo.  Estas informações devem sem lembradas pela midia ,  pelos ambientalistas  e repassadas à população. 

Na Indonesia os estrangeiros para explorar  o óleo da  Palma estão dizimando os macacos Orangotango e as florestas, isto é    a  FAUNA E A FLORA.

Na África  e na Ásia (Malasia e Ceilão) os ingleses estão destruindo as florestas , eliminando os animais para a exploração da borracha.

O Brasil não é um causador da poluição do planeta , é nesta nação  que se  encontram muitas  soluções , o que não se defende é a inversão do vetor e o congelamento do país  na zona de pobreza por  mais uma eternidade.

Os povos desenvolvidos estão matando o planeta terra  com o apoio e a conivência de todos os subservientes tupiniquins. Para mitigar a situação informam que estão plantando milhares de árvores em seus territórios, sabem que a moncultura jamais substituirá  a floreta nativa, muitas vezes são prejudiciais , só o tempo dirá, uma vez que  existe a flora e a fauna.

 Salvador, 10 de Novembro de 2021

Iderval Reginaldo Tenório

 

 

AS FLORESTAS PELO MUNDO- BRASIL- INDONÉSIA, MALÁSIA E SIR LANKA

Indonésia: Uma saga de óleo de palma, conflito internacional e destruição  de florestas - Portal Macaúba

 Orangotango luta contra escavadeira para salvar sua floresta de desmatamento

Ban óleo de palma

Extração de óleo de palma é responsável por morte de orangotangos

AS FLORESTAS PELO MUNDO

Na Europa resta menos de 3% de floresta nativa, tem nações como a Inglaterra que só presevou  0,1%, as demais são por reflorestamentos com fins financeiros, monocultura.  Na China menos de 15%, nos EUA idem , na Africa menos de 40% .

No   Brasil restam apenas 10% da  mata Atlantica, esta margeia toda a costa do oceano atlantico, foi devastada nos ultimos 500 anos   para a construção das grandes metropoles  , das  médias cidades e para o cultivo agrícola. 

A floresta amazônica encontra-se intacta  em 80%, é alvo principal dos estrangeiros , dizem que a floresta não é do Brasil, é do Mundo.  Estas informações devem sem lembradas pela midia ,  pelos ambientalistas  e repassadas à população. 

Na Indonesia os estrangeiros para explorar ao o óleo da  Palma estão dizimando os macacos Orangotango e as florestas, isto é    a  FAUNA E A FLORA.

Na África  e na Ásia (Malasia e Ceilão) os ingleses estão destruindo as florestas , eliminando os animais para a exploração da borracha.

O Brasil não é um causador da poluição do planeta , é nesta nação  que se  encontram muitas  soluções , o que não se defende é a inversão do vetor e o congelamento do país  na zona de pobreza por  mais uma eternidade.

Os povos desenvolvidos estão matando o planeta terra  com o apoio e a conivência de todos os subservientes tupiniquins. Para mitigar a situação informam que estão plantando milhares de árvores em seus territórios, sabem que a moncultura jamais substituirá  a floreta nativa, muitas vezes são prejudiciais , só o tempo dirá, uma vez que  existe a flora e a fauna.

 Salvador, 10 de Novembro de 2021

Iderval Reginaldo Tenório

 

Três ítens que o mundo tem que saber

Serra do Araripe- Município de Bodocó-Pernambuco-Brasil.

Novembro de 2021

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e ao ar livre 

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e ao ar livre

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "REDMI NOTE 8 AI QUAD CAMERA"

MAIS DE 5 MIL CRIANÇAS MORREM TODOS OS DIAS POR FALTA DE ÁGUA, DIZ  RELATÓRIO DA ONU

 Três ítens que o mundo tem que saber

1-Uma criança de uma nação desenvolvida  consome no primeiro  ano de vida, o que consome um habitante de uma nação periférica até os 50 anos  de idade.

2-Existem nas nações pobres mais 1,5 bilhão de pessoas sem água potável, um déficit de mais de  3 bilhões de vasos sanitários e 1,5 bilhão de pessoas sem casa própria, no Brasil são 13 milhões de familias . 

3-O consumo médio de água nas grandes nações são de 400 litros por pessoa, chegando a 600 litros nos EUA, enquanto nas nações pobres a média é de 90 litros, chegando a existir nações com uma média de 15 litros no continente africano .  No Brasil a média é de 200 litros nas grandes capitais , 100 nas pequenas metrópoles , 80 nas cidades pobres do norte e nordeste e nos sertões áridos  menos de 30 litros .

Salavador, 19 de Novembro de 2021

 

Iderval Reginaldo Tenório

 

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