No dia 29 de Junho de 2022 a Bahia e o Brasil perderam um dos melhores cérebros da atualidade no viés cultural, o jovem escritor Marcus Vinicius Alves Brito com 25 anos , 22 dias e 08hs de idade.
Nascido de uma família humilde no subdistrito de Paripe, em Salvador, no dia 07 de Junho de 1997. Vinha se destacando pelos grandes artigos filosóficos e sociais do mundo contemporâneo e no universo dos grandes pensadores do passado.
Autodidata, intelectual do mais alto valor, possuidor de inteligência invejável , rico vocabulário , vasto conhecimento e de grande força de vontade, que apesar das dificuldades , das barreiras impostas pela sociedade a cada dia se agigantava e dava brilho aos seus pesamentos historiográficos, antropológicos, etnográficos e literários.
Iniciou a sua carreira literária aos 08 anos de idade, porém aos 11 começou a apresentar problemas de saúde. Dores articulares , ligamentares e musculares, degeneração em articulação coxofemoral à esquerda, migração das dores para a coluna e para o joelho direito . Aos 19 anos confirmado o diagnóstico de uma Doença articular degenerativa rara de cunho genético e aos 23 outras complicações no fêmur distal direito, patologia grave , o que levou à morte no dia 29 de junho de 2022.
A vida do jovem escritor foi interrompida na flor da idade aos 25 anos, 22 dias e 08horas .
Perdeu a família e os amigos um membro querido, perdeu a sociedade um ser humano exemplar, perdeu a cultura um intelectual nato, perderam a Bahia e o Brasil um cérebro que prometia muito. Assim se foi um cidadão do bem, que só pensava no bem e só praticava o bem .
Deixou trabalhos publicados por editoras independentes em duas Antologias em caráter nacional e outros as serem publicadas. Obras de grande valia literária e que ainda serão discutidas no futuro pelos intelectuais da Bahia e do país.
O jovem seguiu o mesmo itinerário de grandes nomes da literatura nacional : do baiano Castro Alves que faleceu aos 24 anos, o paulista Alvares de Azevedo aos 20, o paraibano Augusto dos Anjos aos 30, o Carioca Noel Rosas aos 26, o Carioca Casimiro de Abreu aos 21 , o Catarinense Cruz e Souza aos 37 e o Marcus Vinicius Alves Brito, baiano do distrito de Paripe, Salvador, no dia 29 de junho de 2022 aos 25 anos de idade.
Assim quis o Criador. Assim o Criador trilhou o seu destino e foi assim que o Criador o colocou no mesmo caminho dos grandes poetas e escritores que faleceram na flor da idade . O Vinícius Brito deixou órfãos a família, os amigos, a cultura e a nação.
Assim se foi o Jovem Marcus Vinicius e assim se foram muitos poetas deste país.
A vida é uma incógnita e a morte a única certeza de todos os seres vivos. Vai a matéria e fica o legado. É assim a vontade do Criador.
Iderval Reginaldo Tenório
A SOLIDÃO DAS PESSOAS DESSAS CAPITAIS
S
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário