O LIVRO E A EDUCAÇÃO
Durante anos escuta-se falar que o livro é um produto caro, sendo inclusive o álibi para o desinteresse pelo hábito da leitura .
Pergunta-se aos que utilizam esta insustentável explicação, qual é a média de preço de
um livro , do produto livro, uma vez que o valor do seu conteúdo é
incalculável.
Como produto ou serviço compara-se com uma pizza para
duas pessoas, uma corrida de táxi ou um
almoço num médio restaurante self service . Pode ser confrontado com um
ingresso para o show de um artista mediano, porque de uma
grande estrela o disparate é vergonhoso. Pode também ser confrontado com o um corte
de cabelo em qualquer salão de beleza, sem falar nos outros produtos
deste estabelecimento.
Estas comparações deixa o interlocutor reflexivo com estas citações do dia a dia. Deduz-se que o valor do mais barato dos produtos ou serviços equivale ou é superior a de um livro . E quando o livro é impresso em papel inferior e em brochuras simples fica mais acessível, custa menos do que uma refeição simples .
É de indignar-se inclusive com alguns letrados e escritores, que contaminados pelo desânimo , pela falta de apoio e descasos dos gestores da cultura passam a acreditar que o livro é muito, muito caro.
Muitos são os argumentos para se fazer uma comparação com o valor de uma obra literária : Se o livro fosse comprado para fazer fogo, enrolar sabão ou pregos numa feira livre seria um produto e caro, pois existem papéis mais baratos. Agora , um livro, este abnegado possuidor de identidade, de um responsável, de um pai e de um criador é um ser que tem vida , alma, personalidade , caráter e ética, não pode ser chamado de objeto ou de coisa, é um ser vivo.
Quando se adquire uma obra literária, jamais esta obra tem um valor pecuniário. O preço na prateleira é simbólico , uma vez que, naquela celulose existe muitos anos de pesquisas , estudos , a participação de diversas cabeças, muitas mãos, noites em claro , quilômetros de andanças a alimentar o cérebro do autor pelos orgãos dos sentidos e incalculáveis doses de emoção.
Conclui-se do ponto de vista literário que o livro não é um mero produto, é um filho , a vida e a alma do autor . É um ser vivo e que nunca morrerá, poderá até viver em hibernação , contudo, despertará todas as vezes que for aberto para leitura. Nascerá com cada leitor, fará parte da sua vida , será incorporado e com ela se confundirá. O livro é uma das mais importantes partes deste ilimitado universo, não é um simples produto .
O valor pago por cada volume é simbólico , comemorativo e o passaporte para o nascimento de mais uma obra, é o incentivo aos magos e abnegados escritores.
Ao visitar um grande Centro Comercial vê-se que o valor de uma xícara de café, de uma água mineral e de uma bola de sorvete equivale ao valor simbólico de um livro.
As palavras , principalmente quando escritas, são alimentos mor do intelecto humano, são combustíveis para o cérebro como é o pão o energético do corpo.
À Reflexão:
O livro meus amigos é como a vida, não tem preço.
O livro como a água é um diluidor universal , é um ser indispensável, é o melhor presente que um jovem deveria receber.
Vá de ônibus, dispense o táxi e lá adquira um livro .
Boa leitura.
Iderval Reginaldo Tenório
Lemas inaceitáveis da atualidade.
“Tenha o corpo bem definido e o cérebro sem definição"
"O corpo perfeito é o passaporte para o sucesso"
" Tudo é válido para se manter jovem, bonito, energético, com vigor e atraente"
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