domingo, 10 de junho de 2018

TRÊS GERAÇÕES NA TERRA. DUAS CRIANÇAS E DOIS ADULTOS. CONFLITOS EDUCACIONAIS


Resultado de imagem para eu tenho um sonho

Resultado de imagem para tres gerações na escola

Imagem relacionada

Resultado de imagem para eu tenho um sonho

TRÊS GERAÇÕES   NA TERRA.
DUAS CRIANÇAS E DOIS ADULTOS.
CONFLITOS EDUCACIONAIS 

A sala estava tão  pequena que o respirar de um influenciava no respirar do outro, pequena não no tamanho, não geometricamente, pequena  porque o ar de cumplicidade invadia o espaço do outro, a interação foi  plena.

___Qual a idade de vocês ? vocês estão bem na escola?

A mais espevitada, porém de olhar angelical, respondeu que vai completar nove anos e a sua prima completou  onze  , falou mostrando os dez dedos das mãos  e que vão muito bem na escola.

O velho foi mais enfático e emendou a segunda pergunta:

___Quando vocês crescerem, qual a profissão que vão escolher?

A pré-adolescente, a de onze anos, foi rápida na resposta e falou que vai ser médica,  afirmou peremptoriamente que não é questão de querer, ela vai ser e assim será, a mais nova, compenetradamente,   complementou a fala.

___Você não pode ser  médica, só pode ser médica ou médico se a criança for filho de medica, irmã  ou neta de médica ou se o pai for médico, pois ainda dentro da barriga da mãe a criança escuta eles estudarem, receitarem, trabalharem e falarem das doenças dos seus pacientes  ,  assim ela vai aprendendo,  já nasce sabendo um pouquinho, depois entra na escola para aprender tudo até ser adulta, a criança desde pequena  já vem como uma médica, entendeu como é? não é qualquer criança que pode ser médica.

O velho amigo ficou boquiaberto com a conclusão da criança, uma vez que esta opinião pueril fundamenta o velho ditado gravado na cabeça do povo durante séculos :  “ filho de gato, gatinho é”  e  “filho de peixe, peixinho é”.

A  menina mais vivida abriu os olhos, olhou para a mais  nova , deu uma risadinha e falou:

___Não é nada disso, não é assim, qualquer pessoa pode ser médica ou médico, basta estudar, os filhos  dos médicos são médicos ou médicas  porque os pais podem pagar uma boa escola  quando a pessoa ainda é criança, que é a base , minha mãe disse     que escola boa para crianças é muito cara e é por isso que muitas vezes os pobres não são bem preparados ,  a vontade de estudar é grande , o que falta é condição , se o pobre tivesse escola boa como os ricos a vida era mais fácil, minha mãe também falou que para o pobre tudo é mais trabalhoso.

O velho amigo não suportou tão gratificante explanação,  com os olhos marejando mirou os olhos da mãe que também estavam a marejar, marejou tanto que teve que assuar o nariz  e a  esboçar um embutido  soluço, quase imperceptível, porém soluçou.

A menina também chorou quando viu o que fez com a jovem mãe e com o velho amigo, virou o rosto para si, enxugou as lágrimas, engoliu o soluço  e falou.

___Filho de pobre tem dificuldades para estudar, as escolas dos bairros não são boas  e não têm professores, a minha mãe disse que o governo não quer  que o pobre estude muito, mas ela disse que não é para prestar atenção no que  ele quer, tem que estudar assim mesmo e por conta própria, pois para o pobre melhorar de vida tem que estudar, mesmo que os governadores não dêem condições.

O velho interlocutor interessado sobre a escolaridade de sua mãe faz algumas suaves e discretas perguntas , a menina não titubeou  e respondeu.

___A minha mãe  estudou pouco, terminou o segundo grau numa Escola Pública do bairro e que ensinava muito pouco, não diferente de hoje,  minha avó era doméstica e não tinha estudo, porém disse  que minha mãe tinha que estudar para não trabalhar em casa de família, inclusive a patroa de minha avó pediu que ela levasse a minha mãe , ainda com 14)catorze) anos, para ser a babá da sua neta, a minha avó disse que não, ela   tinha que ter uma profissão e estava na escola.  

A minha mãe   não  continuou os estudos até o fim  porque era pobre e tinha que trabalhar ainda jovem, no tempo dela a vida era muito difícil, inclusive terminou tendo um filho muito nova, se hoje eu tenho 11(onze) anos e ela tem  29(vinte e nove ) ,  então  teve um filho com  18(dezoito)  , eu preciso é estudar, tenho que cuidar de minha mãe , minha mãe disse que teve que abandonar a escola  quando eu nasci , eu não vou abandonar os meus estudo,  eu vou ser uma médica.

Todos que estavam na sala ficaram em silêncio, a   menina em soluços entrecortados  foi até a mãe e a abraçou com todas as suas forças numa demonstração de respeito e agradecimento, ambas  se desmancharam num silencioso choro, o verdadeiro e incontestável choro, choro que só Deus e  quem está chorando sabe o porquê e a sua profundidade, o velho amigo também chorou e  ainda desconsertado cantarolou  um clássico do Luiz Vieira, Menino de Braçanã

“É tarde, eu já vou indo
Preciso ir embora, 'té amanhã
Mamãe quando eu saí disse
Filhinho não demora em Braçanã
Se eu demoro mamaezinha Tá a me esperar
Pra me castigar Tá doido moço
Num faço isso, não
Vou-me embora, vou sem medo dessa escuridão
Quem anda com Deus
Não tem medo de assombração
e eu ando com Jesus Cristo
No meu coração”


A conversa prolongou-se por mais um tempo, todos queriam tomar o caminho de casa, as meninas alegres e  já recuperadas das cenas vividas, o velho renovado após receber mais uma aula da sabedoria infantil, o ensino foi tão profundo que os seus olhos sempre marejam  ao recordar.

O velho amigo abraçou todos que estavam na  sala, inclusive a si próprio e mais uma vez aprendeu que está nas crianças  a essência da vida, está na inocência deste seres em formação o real significado da vida, entendeu que comete crime aquele gestor que não olha para este segmento populacional em formação , estão neste segmento o solo,  as sementes, as raízes , os troncos e as frondes  das árvores do futuro, olhando com responsabilidade estes detalhes, os pomares do futuro darão bons frutos,    na despedida assim sem pronunciou.

___Meninas  o mundo é de todos, a cúpula da espécie humana, os muito ricos,  insiste em se apresentar como a rainha do universo, durante muitos e muitos anos afirma que  os ricos têm direito a tudo e nós, o povo , teremos que lutar e muito para conseguir os nossos ideais, tudo  é regrado, contado, trabalhado e conquistado, quantas vezes não se escuta que  “ filho de gato , gatinho é e filho de peixe peixinho é? ” numa afirmativa  que diz, se o seu pai for carpinteiro  você também provavelmente será carpinteiro,  se a sua mãe é lavadeira a filha deverá seguir o seu caminho de lavadeira, isto é , os filhos seguem a profissão dos pais , vocês estão vendo que não é assim .

Quando uma mãe é doméstica a sua filha pode ter outra profissão, basta estudar, se esforçar e seguir nos estudos, muitos médicos  vieram da roça, muitos professores possuem pais analfabetos, muitos advogados são filhos de pescadores, vigilantes, zeladores e  vendedores ambulantes, na raça humana quem decide é o cérebro, quem manda  é o raciocínio, basta que o pobre tenha  uma única chance, basta que seja atencioso, interessado, compenetrado, estudioso, corajoso, que tenha uma  família unida   e que tenha coragem, todos os cidadãos têm os mesmos  direitos e podem seguir a profissão dos sonhos, basta estudarem e vencerem muitas   dificuldades na vida , principalmente as impostas pelas classes dominantes e pelos gestores da nação, e que são muitas , temos diversos exemplos a seguir.

O importante é ter a liberdade para pensar, o importante é exercer a cidadania, ter um exemplo para seguir, receber muitos incentivos da família,  vocês são jovens, inclusive a mãe de vocês,  vocês estão no início da vida, no começo da jornada, são importantes para a família, para todos nós e para o Brasil, não se esqueçam da escola, pois filho de pobre pode ter a profissão que almeja, muitas serão as dificuldades,  porém basta estudar e não ceder aos vícios, as coisas fáceis da vida , fator primordial é seguir unido à família , vão em frente. 

O filho de um gato jamais será um leão, isto porque não raciocinam, porém na raça humana o filho de uma lavadeira pode sim ser um Ministro do Supremo Tribunal, pode sim ser um Reitor de uma Universidade,  um grande Engenheiro, um Médico ou umimportnte  Professor, para isto o humano tem o CÉREBRO.          AVANTE.

Iderval Reginaldo Tenório

ESCUTEM EM DIVERSAS VERSÕES -  MENINO DE BRAÇANÃ,DE LUIZ VIEIRA.

Luiz Vieira - Menino de Braçanã - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=KChYMGTKKhw
1 de ago de 2013 - Vídeo enviado por André Batista
É tarde, eu já vou indo. Preciso ir embora, "té amanhã". Mamãe, quando eu saí, disse: "filhinho não demora ..

Zizi Possi – Menino de Braçanã - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Qi5P4BkReew
26 de ago de 2014 - Vídeo enviado por Moriyama Sakiko
Zizi Possi "Menino de Braçanã" From the album Zizi Possi – "Sobre Todas As Coisas"

Rita Lee - Menino de Braçanã - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=viMMq0a2So4
3 de out de 2012 - Vídeo enviado por Gui Caldeirinha
Não encontrei essa música no youtube, então fiz questão de compartilhar. Salve Rita Lee! É tarde, eu já vou .

Maria Bethânia - Menino de Braçanã - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=E0ZErtmrc-I
11 de jul de 2016 - Vídeo enviado por Vinício Vilela
Extraído do DVD ''Caderno de Poesias''.

Menino de Braçanã - Zé Tobias - Sr. Brasil 01/09/2011 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=4JIZ8AHl588
2 de set de 2011 - Vídeo enviado por TV Cultura Digital
ZÉ TOBIAS (Recife - PE) canta ?MENINO DE BRAÇANÃ? .Músicos acompanhantes: Alexandre de La Peña ...

Roberto Paiva - O MENINO DE BRAÇANÃ - toada de Luiz Vieira e ...

https://www.youtube.com/watch?v=CU0an8sYIyk
2 de ago de 2014 - Vídeo enviado por luciano hortencio
Roberto Paiva - O MENINO DE BRAÇANÃ - toada de Luiz Vieira e Arnaldo Passos. Gravação de 1953 ...
  








Nenhum comentário: