quinta-feira, 7 de junho de 2018

HISTÓRIA DA MUSICA BRASILEIRA- LUIZ GONZAGA-HUMBERTO TEIXEIRA- E ZÉ DANTAS, O MISTÉRIO DA ASA BRANCA

Imagem relacionada

Resultado de imagem para a asa branca
Adicionar legenda

Resultado de imagem para a asa branca
Adicionar legenda
HISTÓRIA DA MUSICA BRASILEIRA- LUIZ GONZAGA-HUMBERTO TEIXEIRA- E ZÉ DANTAS, O MISTÉRIO DA ASA BRANCA.

            ESCUTEM A VOLTA DA ASA BRANCA NO FIM DA                  MATÉRIA,     NÃO DEIXEM DE ESCUTAR.
 

Amigos do blog cultural , relembro nesta página duas grandes fases do Nordeste Brasileiro que pessoalmente convivi em épocas diferentes da fase  do Luiz Gonzaga.

A primeira, muito bem documentada pelo folclore  trezentos anos atrás e    ressuscitada pelo Humberto Teixeira e o velho Lua ( ASA BRANCA), a segunda pelo médico José Dantas e o Lua( A VOLTA DA ASA BRANCA) . 
 Na primeira o sofrimento da seca,  quando a ASA Branca deixa a sua terra à procura do de comer , do sorriso e da alegria, foi a fase da tristeza, da arribação, do abandono e o da fome , a segunda quando a ASA BRANCA  retorna ao seu sertão , muita chuva, fartura, alegria e muita vida, a fase da bonanza, dos casamentos, a fase do bucho cheio.  O nordeste  é assim, quando das primeiras chuvaradas como um milagre, tudo fica verde, mesmo que tenha passado mais de 03 anos sem chover  e se esquece de tudo.

Eu, quando criança, vivia  na Chapada do Araripe , divisa do Estado de  Pernambuco com o Ceará, tanto que sou da cidade do Bodocó e de Juazeiro do Norte a terra do Padre Cícero, hoje a Meca do Cariri. Nesta Chapada  nasceu o velho Luiz Gonzaga , na cidade do  Exu,  o mestre Patativa do Assaré, no municipio do  Assaré, o Padre Cicero , na cidade do Crato  e  onde viviam e vivem  centenas de  ícones de grande importancia para  o mundo pólitico e cultural país,

Desnecessário  falar que é  a ASA BRANCA  uma das aves mais respeitada pelo nordestino, ela é muito esperta, voa alto e rápido, qualquer barulho por pequeno que seja é capaz de deixá-la de olhos abertos e pronta para voar, é uma ave bonita, serena e que impõe um ar de majestade,  é a Rainha do sertão,  o bater das  suas asas se escuta de muito longe, era comum se ouvir das crianças: “ALI VAI UMA ASA BRANCA” “mamãe eu vi uma asa branca” tal a sua importância para este povo do qual orgulhosamenete  faço parte.

Meu pai e minha mãe nos ensinaram que não se mexe com a  ASA BRANCA , esta ave é a MADRINHA DO NOSSO SOFRIDO SERTÃO.
Agora  vejam as letras da primeira fase(HUMBERTO TEIXEIRA) e da segunda fase(Zé Dantas), na minha opinião é muito mais importante do que a primeira e mais sublime .  
Acho que , A Volta da Asa Branca deveria ser o HINO DO SERTÃO, PROVAVELMENTE UMA DAS MAIS IMPORTANTES MÚSICA  E LETRA DO CANCIONEIRO BRASILEIRO, NÃO ESTOU EXAGERANDO, ESTOU FALANDO A VERDADE COMO SOFREDOR CEARENSE.

Só quem viveu estes momentos , de seca e de chuva,  sabe o valor de uma chuva, eu sou do miolo, sou um retirante que escapou e hoje conta esta ESTÓRIA. 
A Volta da Asa Branca de Zé Dantas significa a volta sorridente do homem ao seu torrão depois de ser expulso pelo sol esturricante dos períodos de seca.


                                                                 Iderval Reginaldo Tenório

    AÍ ESTÃO OS DOIS HINOS

       PRIMEIRO    A ASA  BRANCA  
E
 DEPOIS A VOLTA DA ASA .

LEIAM , ESCUTEM E CANTEM.


ASA BRANCA

LUIZ E HUMBERTO


Quando olhei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação


Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão


Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração


Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão


Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração






Luiz Gonzaga - Asa Branca (Rei do Baião) - YouTube


www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c
26 de out de 2009 - Vídeo enviado por Breno Alves
Asa-Branca é uma canção de choro regional (popularmente conhecido como baião) de autoria da dupla ...



A VOLTA DA ASA BRANCA- NÃO DEIXEM DE ESCUTAR

A Volta da Asa Branca



Compositor: Zé Dantas

Já faz três noites
Que pro norte relampeia
A asa branca
Ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas
E voltou pro meu sertão
Ai, ai eu vou me embora
Vou cuidar da plantação


A seca fez eu desertar da minha terra
Mas felizmente Deus agora se alembrou
De mandar chuva
Pra esse sertão sofredor
Sertão das muié séria
Dos homes trabaiador

Rios correndo
As cachoeira tão zoando
Terra moiada
Mato verde, que riqueza
E a asa branca
A Tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre
Mais alegre a natureza
E a asa branca
A Tarde canta, que beleza
Ai, ai, o povo alegre
Mais alegre a natureza.


Sentindo a chuva
Eu me recordo de Rosinha
A linda flor
Do meu sertão pernambucano
E se a safra
Não atrapaiá meus pranos
Que que há, o seu vigário
Vou casar no fim do ano.
E se a safra
Não atrapaiá meus pranos
Que que há, o seu vigário
Vou casar no fim do ano



Vozes do Sertão - A Volta da Asa Branca - YouTube

www.youtube.com/watch?v=xW5TbsNdgJQ
8 de mar de 2013 - Vídeo enviado por guidosanfoneiro
A Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) Arranjo: Marcio Mattos Vozes do Sertão Teatro Castro
ESPERO O SEU COMENTARIO 

Nenhum comentário: