terça-feira, 5 de junho de 2018

A MENINA QUE FOI VENTO
 SYMONA GROPPER.

O livro pode ser encontrado na livraria LDM (Shopping Paseo Itaigara e Cine Itaú Glauber Rocha) e na livraria Leitura (Shopping Bela Vista). 
PELA INTERNET
 https://sefer.com.br/a-menina-que-foi-vento/1/
                                                   TAMBÉM PESQUISA NA INTERNET
                          TODO MUNDO DO MUNDO DEVERIA CONHECER ESTA OBRA

Resultado de imagem para a menina que foi vento

Resultado de imagem para a menina que foi vento

Experiente jornalista cultural, Symona Gropper lança , seu terceiro livro: A Menina Que Foi Vento - Memórias de Uma Imigrante (Assembleia Cultural, selo da Assembleia Legislativa da Bahia).

Trata-se de uma autobiografia, na qual Symona resgata a própria história – e a de sua família – como refugiados do regime comunista soviético que ocupou sua terra natal no pós-Guerra.
Como seu pai tinha origem em uma família burguesa (em oposição às famílias proletárias), o estado não lhe garantia emprego no novo regime. Para sobreviver, a solução foi deixar o país. Mas nada foi fácil para a família de Symona.

“Eu nasci em Bucareste, Romênia. A raiz do nome Bucarest é alegria. Eu perdi essa alegria quando saí de lá aos cinco anos e meio. Não foi uma fuga no sentido literal da palavra. Eu, meus pais e minha irmã saímos oficialmente”, conta.

“Mas foi uma fuga do regime comunista, que para nós representava a miséria. Papai havia nascido em família burguesa, portanto, sem direito a emprego. As autoridades comunistas só admitiam deixar os judeus saírem para Israel. Mas confiscavam o que podiam: o apartamento, as joias, os quadros”, acrescenta.

Como se vê, os comunistas soviéticos, que conseguiram aniquilar os nazistas da Europa Central, não tiveram atitudes lá muito diferentes das dos oponentes. A família de Symona perdeu quase tudo o que tinha ao deixar a Romênia.

“Só pudemos viajar com 40 quilos de bagagem – para uma mudança de vida e de país. Na saída, todos eram revistados, inclusive as crianças. Revista minuciosa, inclusive ginecológica. Até os grandes cachos louros da minha irmã passaram por um exame minucioso”, lembra.
Após embarcarem em um navio, Symona, seus pais e irmã chegaram ao recém-fundado estado de Israel. Um país novo e sem qualquer estrutura, que naquele momento recebia, aos milhares, os judeus que fugiam da guerra e da miséria que a ela se seguiu.

“Fomos instalados em um campo de refugiados lotado de tendas. Uma tenda minúscula, sem forro no chão, foi nossa primeira morada. Fazíamos fila todo dia para receber um prato de comida. As crianças tinham direito a um pedacinho de chocolate”, conta.

Na escola improvisada, mais dificuldades: “Lembro do meu desespero por não entender nada do que a professora dizia. Me cortou o coração o recente caso da menina muçulmana decretada autista pela professora brasileira, quando o fato é que ela não entendia português. Eu mesma tive uma experiência traumática com minha primeira professora no Brasil”, relata.
Symona Gropper
Jornal A TARDE




Iderval reginaldo Tenório
Minha preclara Jornalista, Escritora e Intelectual  Symona  Gropper.

Faço parte de um grupo que recebe e participa do lançamento  de obras literárias da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia , devido os afazeres , por ser médico cirurgião e gastroenterologista em Salvador, só agora em maio dediquei  parte do tempo para a leitura de algumas obras  catalogadas do meu arsenal e dei de cara com A menina que foi vento de sua autoria , confesso que tenho mergulhado em muitos mundos, dos clássicos aos regionais e aos nacionais , porém nenhuma obra me deixou tão feliz  como A menina que foi vento


A mestra foi fundo do principio ao fim, foi  eclética letra por letra, histórica, geopolítica  , pedagoga, psicóloga, socióloga, sexóloga   e romancista, a sua obra é prima, uma obra mestra, uma obra capital , é ouro , é o que existe de melhor na nossa literatura.

Quiçá que  os intelectuais, os professores, os jovens e a população como um todo tivesse acesso a esta obra. Fico aqui na minha insignificância  feliz e cônscio que depois desta leitura me transformei noutro homem, noutro cidadão e mais participante  do mundo, viajei Romênia adentro,  saindo de Bucareste  atravessei  imaginariamente a Rússia, a Alemanha, França, Ucrânia, a  Itália, a Grécia e mergulhei no Mediterrâneo até alcançar Israel, atravessei a África e fui direto ao  Atlântico , desci oceano abaixo e apontei em Copacabana , Rio de Janeiro , lá  deparei-me  com José de Alencar, Machado de Assis e com toda a beleza das cidades do Rio de Janeiro , a Capital Nacional,   Petrópolis e as suas riquezas naturais. 

Minha escritora e amiga Symona,  para você eu tiro o chapéu.

Parabéns por estes ensinamentos, pela resiliência, força, coragem e depoimentos vividos e vencidos com sapiência. 

Abraços do amigo
Iderval  Reginaldo Tenório
MEDICO-SALVADOR


Resultado de imagem para a menina que foi vento
Resultado de imagem para a menina que foi vento



https://www.youtube.com/watch?v=GRxofEmo3HA
30 de jan de 2011 - Vídeo enviado por AnAmericanComposer
Antonio Vivaldi - Four Seasons Budapest Strings Bela Banfalvi, Conductor You can get the exact album I have ...

The Best of Vivaldi - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=O6NRLYUThrY
6 de fev de 2013 - Vídeo enviado por HALIDONMUSIC
Subscribe for more classical music http://bit.ly/YouTubeHalidonMusic Listen to our Vivaldi playlist on Spotify ...

Vivaldi - Classical Music for Relaxation - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=aFATDqU4c78
21 de jun de 2017 - Vídeo enviado por HALIDONMUSIC
Subscribe for more classical music: http://bit.ly/YouTubeHalidonMusic Listen to our Vivaldi playlist on Spotify ...

As Quatro Estações (Primavera) - Antonio Vivaldi - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=91teT8R2ZSc
12 de nov de 2015 - Vídeo enviado por Adler Müller
Orquestra Sinfônica do Paraná – As Quatro Estações de Antonio Vivaldi, Primavera 1. Allegro Concerto No ...




Nenhum comentário: