domingo, 7 de fevereiro de 2016

AOS JOVENS DE BAIXA RENDA


          AOS JOVENS DE BAIXA RENDA

Nos últimos dias tenho debatido com muitos jovens de rendas médias e baixas , sinto  que partes destes futuros homens e mulheres  ainda voam como se não existissem o futuro e fazem de tudo para permanecerem como crianças ou eternamente adolescentes, muitos  sob  tutela dos pais  já ultrapassaram os 22 anos de idade , outros beiram os 25 e ainda não conheceram o gosto de possuir uma renda própria, continuam sob a tutela dos genitores, quando nas classes sociais mais altas e   nestas idades,  muitos já são donos do nariz, já possuem uma profissão ou encontram-se em programas de aperfeiçoamentos e caminham com todas as forças para ocuparem os seus lugares na sociedade em que vivem. Alguns com muito sacrifícios dos pais, inclusive financeiros , outros  por imposição e a maioria por vontade própria e por entender a importância de continuar a mesma trajetória dos pais ou para melhorá-la.

O que me chamou  a atenção foi a opinião de muitos e como se comportam , o que me fez escrever este curto artigo abordando as principais traves de espinhos, os altos muros eletrificados e os traiçoeiros rios infestados de piranhas que encontrei, tudo  camuflados na atualidade  como mil maravilhas para os incautos jovens .

   1

O primeiro ponto é para frisar , que aquele que exerce a cidadania não faz o que quer e nem come o que apenas gosta,  existem diretrizes que dizem  que o cidadão só faz o que pode, isto é, o que for permitido por lei e só come o que pode comprar, salvo em ocasiões especiais e lícitas, devendo gostar de tudo que existe como alimentos ao seu alcance, o seu paladar tem que se adaptar às posses dos seus genitores.
2
A segunda e importante propriedade do jovem ,   é saber  que cada cidadão pertence a um nível social e ele não é diferente dos outros, esta indispensável propriedade,  faz com que tenha que se adaptar à sua classe social, tenha que conviver com os seus familiares amavelmente e com respeito  , tem que  conhecer os seus limites de consumo obedecendo as condições dos pais.
                                                                              3
A terceira trincheira,  é não se conformar com a vida que leva e fazer de tudo para ascender na escala social, para isto,  tem que encarar  com decência e ética  o aprendizado escolar como uma possante arma,  depois,  com garra,  partir em busca de uma  profissão técnica essencial,  num curso rápido,  no qual ganhará o  pão de cada dia o que lhe dará a chancela de alcançar um curso superior , o qual,    com mais facilidades ascenderá aos sonhados degraus na pirâmide social.

Com estes argumentos , convoco os jovens das classes sociais mais baixas para juntarem as suas forças, azeitarem a coragem, revigorarem  os ânimos e oxigenarem  os cérebros para a mais bela e importante maratona da vida,  a luta e a conquista   dos ideais.

Lembro que,  para muitos  o futuro já chegou e que a vida de adulto não é a igual a vida de criança, até a maioridade quem responde são os pais, depois dos dezoitos fica tudo sob a responsabilidade dos mesmos, não esqueçam que quando criança o mundo é pequeno, quando vira adulto o mundo se agiganta , muitos serão os desejos a cumprir e para satisfazê-los tem que possuir renda lícita, fruto do suor do próprio rosto.

Não preciso alertar ,  que a única saída par o jovem de baixa renda é o caminho da escola, a escolha de um bom curso técnico, a procura de um progressista estágio , a premiação por mérito  de   um  excelente  emprego antes de completar os 22 anos e para coroar com chave de ouro,  um belo curso superior sob a sua própria tutela.

Com este modus operandi  toda a família será contemplada com um belo e exemplar homem, pensem assim e acreditem neste amigo que só pensa no futuro dos jovens , sonho por um Brasil melhor, à luta.

Iderval Reginaldo Tenório

ESPERO O SEU COMENTARIO 


Dom e Ravel - Você também é responsável. - YouTube


https://www.youtube.com/watch?v=G6kwbZIHZmA
3 de jan de 2008 - Vídeo enviado por Rafael Carvalho
"Ravel", ex. integrante da famosa e polêmica dupla da MPB "Dom & Ravel" , que à partir dos anos ...


DOM E RAVEL - ANIMAIS IRRACIONAIS - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=LofFghy5-_w
23 de out de 2009 - Vídeo enviado por caminhoneirosp
Linda música da saudosa dupla Dom e Ravel. ... ha 2 anos vim conhecer as músicas de Dom Ravel ...




DOM & RAVEL Cd Grandes Sucessos - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=adaSB0rgp4A
13 de jan de 2015 - Vídeo enviado por antoniofsilva54
MUSICAS: 1- CANÇÃO DA FRATERNIDADE 2- SÓ A AMOR CONSTRÓI 3- ANIMAIS IRRACIONAIS 4 ...


Obrigado ao homem do campo - Dom e Ravel - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Ch2NcT24Y0A
12 de out de 2013 - Vídeo enviado por Walburga Nicolodeli
O 5 º ano A homenageia os trabalhadores rurais, por sua coragem incansável na luta do dia a dia, e que ...


 

Um comentário:

Valgomes disse...

Um grande conselho de uma pessoa que, é sabido, vivenciou a luta natural para se chegar ao sucesso profissional, ou seja, o sucesso de viver com o suor de seu rosto.